segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Volkswagen chama donos de Amarok

Nelson Tucci

A Volkswagen do Brasil informa que “os veículos Amarok modelos 2011 e parcialmente os 2012, incluídos na tabela abaixo, estão equipados com um software da unidade de comando do motor que pode otimizar os resultados de emissões de NOx (óxidos de nitrogênio) durante os ensaios de emissão medidos em laboratório. A empresa está verificando por meio de investigações na Alemanha a influência desse software no atendimento dos limites de emissões. Tecnicamente, a aplicação desse software não afeta a segurança nem a funcionalidade do veículo”.
A Amarok é produzida na Argentina e vem equipada com motor diesel 2.0 L do tipo EA189 desenvolvido e produzido na Alemanha. A medida envolve um total de 17.057 unidades no mercado brasileiro. Segundo a montadora, parte dos modelos Amarok 2012 e todos os modelos a partir de 2013 não estão afetados pelo software que pode não mostrar os reais valores de NOx (óxidos de nitrogênio) expelidos durante os testes de emissões.
Ano e chassi das Amaroks atingidas:
2011 - BA000257 até BA000338
2011 - B8000200 até B8082605
2012 - CA001950 até CA026145
“Todos os demais produtos da marca oferecidos no mercado brasileiro, equipados com motorização a gasolina ou Total Flex, estão de acordo com os níveis da legislação de emissões”, assegura a Volkswagen.
Para informações adicionais, poderão ser consultados a Central de Relacionamento com Clientes pelo telefone 0800 019 5775 ou o site da empresa www.vw.com.br

Divulgação    Cledorvino Belini: Executivo Destaque do Prêmio José Costa

DESTAQUE – O presidente da Fiat Chrysler Automobiles (FCA) para a América Latina, Cledorvino Belini, foi premiado como Executivo Destaque da 5ª edição do Prêmio José Costa, que também reconheceu iniciativas de sustentabilidade do grupo. O prêmio foi organizado pelo Diário do Comércio em parceria com a Fundação Dom Cabral (FDC) e entregue a empresas que contribuem para o crescimento sustentável de Minas Gerais. O anúncio foi feito em cerimônia realizada na quarta-feira da semana passada, na FDC, em Nova Lima (MG).
Belini recebeu o Prêmio José Costa por ser um exemplo de liderança globalmente responsável. O executivo está no grupo desde 1973 e em 2004 assumiu a presidência. Entre os projetos que liderou e que contribuíram para o desenvolvimento do estado, está a atração de fornecedores para as proximidades da fábrica de Betim, em um processo que ficou conhecido como “mineirização”.
A FCA venceu na categoria Economia Circular. A fábrica da Fiat em Betim (MG), a maior do grupo no mundo, não envia para aterros nenhum resíduo que produz, resultado do projeto Aterro Zero. Todos os resíduos são destinados à reciclagem ou reutilização. Somente a reciclagem de papel e papelão foi equivalente à preservação de mais de um milhão de árvores desde 1994.

F1 – Evolução da segurança, uso de materiais, eficiência energética, tecnologias da F1 e seu reflexo sobre os automóveis de rua são temas da apresentação de Marcin Budkowski, coordenador técnico e esportivo da Fórmula 1 na FIA (Fédération Internationale de L’Automobile) e de Emerson Fittipaldi, que dividirão o painel “A evolução da Fórmula 1” na Conferência Internacional SAE Brasil de Tecnologia e Inovação 2015.
A conferência será realizada em São Paulo no dia 12 de novembro, no Centro Brasileiro Britânico, na Rua Ferreira de Araújo, 741, Pinheiros. Alex Ellis, embaixador britânico no Brasil, e Richard Greaves, presidente da SAE International, abrirão o evento, e Joanna Crellin, cônsul britânica, e Frank Sowade, presidente da SAE Brasil, encerrarão a programação, que apresentará cinco painéis.

TECNOLOGIA – Ontário, no Canadá, está lançando um programa piloto para permitir o teste de veículos automatizados nas estradas do país. A partir de janeiro de 2016, Ontário será a primeira província do Canadá a testar veículos automatizados e tecnologia correspondente em estrada. Atualmente, existem cerca de 100 empresas e instituições envolvidas na indústria de transporte conectado e veículos autônomos na província. O programa piloto vai permitir que as empresas realizem pesquisa e desenvolvimento em Ontário, em vez de jurisdições concorrentes, bem como apoiar oportunidades para levar veículos automatizados para o mercado.
Caracterizados por se moverem sem condutor, os veículos autônomos são capazes de detectar o ambiente no entorno usando inteligência artificial, sensores e coordenadas do sistema de posicionamento global (GPS). As tecnologias de transportes automatizados e conectados têm potencial para ajudar a melhorar a eficiência de combustível, bem como reduzir congestionamentos, emissões de gases de efeito de estufa e distração do motorista.
"Ontário é líder mundial no desenvolvimento e fabricação da próxima geração de veículos. Este programa vai aproveitar o nosso sucesso e ajudar Ontário a liderar o desenvolvimento de tecnologias de carros autônomos e conectados, além de investir nos talentos das pessoas para criar a próxima geração de tecnologias inovadoras”, disse Brad Duguid, ministro de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Infraestrutura de Ontário.

AIR BAG – Em razão do crescente volume de veículos com air bag no mercado, o Instituto da Qualidade Automotiva (IQA), organismo de certificação acreditado pela Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro, alerta para a correta reparação do sistema, que requer o uso da norma NBR 14828/ 2002 – Procedimentos de Segurança para Manutenção em Veículos Equipados com Bolsa Inflável (Air Bag).
Segundo Sérgio Fabiano, gerente de Certificação de Serviços Automotivos do IQA, o atendimento à norma garante segurança aos profissionais de reparação: “O equipamento exige atenção redobrada para manuseio e remoção, porque descargas de energia espontâneas ou curtos-circuitos podem causar a deflagração e a explosão da bolsa e, por consequência, sérios danos aos reparadores”.
A norma NBR 14828/ 2002 apresenta requisitos técnicos específicos para o reparo dos componentes, em relação a ferramentas, procedimentos e conhecimentos técnicos, além de requisitos básicos destinados a qualquer oficina.

SELO VERDE – Centro de reciclagem automotiva localizado em Guarulhos, na Grande São Paulo, com atendimento exclusivo para o segmento de vans, o Luk Diesel conquistou o Selo Verde IQA, o Instituto da Qualidade Automotiva. Com a certificação, a empresa pode adotar série de práticas ambientais em conformidade com leis, resoluções e normas específicas ao assunto.
Para receber a certificação ambiental, o estabelecimento passou por melhorias. “Sempre tivemos forte interesse pela certificação, porque a preservação ambiental é, antes de tudo, uma preocupação nossa”, afirma Evandro Betto, gerente de Marketing, Desenvolvimento e Novos Negócios da Luk Diesel.
Entre os investimentos está a contratação de empresa credenciada para a coleta seletiva. “Do processo de descontaminação dos veículos, resíduos como fluidos, gases e sobras de combustível são coletados para a correta destinação. Da desmontagem são encaminhados para reciclagem componentes que estão muito danificados ou que não podem ser reaproveitados, como itens de segurança”.

C & T – Reforçando seu compromisso com o desenvolvimento social da região e com o município de Porto Real, a PSA Peugeot Citroën participou da II Semana Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, ocorrida em Porto Real, entre os dias 19 e 24.
A empresa contribui com o evento expondo uma maquete do Citroën C3. Trata-se de um veículo especial cortado nos pontos onde se consegue ver as novas tecnologias utilizadas na fabricação do modelo, tais como o motor EC5 (1.6l), os mais de 30 Kg de material verde, além da suspensão, o para-brisa Zenith e as palhetas de câmbio no volante.
O engenheiro Franck Turkovics, responsável por Inovação de Powertrain na PSA Peugeot Citroën, ministrou a palestra “Biocombustíveis e Redução de CO2” aos alunos do Instituto Educacional Porto Real (IEPR).

RASTREADOR – A Telit, uma facilitadora global da Internet das Coisas (IoT), anuncia que seus módulos celulares e GNSS vão integrar o Yon Motor, um novo produto de Nastek Indústria e Tecnologia, trazendo ao mercado o menor rastreador veicular, com aplicação móvel e fácil de usar. Além da segurança do veículo, a velocidade é uma das principais preocupações para os pais de motoristas adolescentes
Os acidentes de trânsito são a principal causa de mortes por jovens e registrou 172.780 internações em 2014. De acordo com levantamento do Ministério da Saúde, em uma década, apenas os acidentes de moto aumentaram 280%, sendo 12 mil vítimas anualmente. Com a proposta de ser lançado para reverter este cenário, o Yon Motor oferece dados de localização e velocidade em tempo real por meio de aplicativo no celular, juntamente com uma série de características de segurança do veículo.
"Quem não se preocupa com a saída noturna do seu filho ou não dormiria melhor ao saber que ele está dentro do limite de velocidade? A ideia do Yon Motor é conseguir aproximar as pessoas por meio da Internet das coisas", diz Lauro Cruz, CTO da Nastek. O rastreador foi construído com tecnologia de última geração. Além disso, a solução é leve e a prova d'água, permitindo que o consumidor possa acoplar em qualquer veículo.

LEILÃO – Líder brasileira no mercado brasileiro de leilões eletrônicos, a Sold coloca à venda 10 Mitsubishi Pajeros Dakar com preços 50% mais baratos que os valores de mercado. Os veículos – modelos 2012 e 2013, a diesel, equipados com ar condicionado, rádio, direção hidráulica, vidros e travas elétricas e rodas de liga leve – têm lance inicial a partir de R$ 45.500, enquanto seu preço da tabela Fipe não fica abaixo de R$ 100.000.
Todas eles estão disponíveis para ser retirados em Jacarepaguá, Rio de Janeiro (RJ).
O leilão será encerrado a partir das 10h30 do próximo sábado 31, sendo que a habilitação dos participantes poderá ser feita até uma hora antes do inicio do encerramento. Todos os lotes podem ser acessados por meio do link www.sold.com.br/lote/lista/leilao/3108
Os consumidores que quiserem verificar pessoalmente o estado dos produtos podem agendar uma visita no local e nos dias e horários indicados pelas empresas no portal da Sold.

MELHORES – A Zen, maior fabricante independente de impulsores de partida do mundo, é uma das finalistas do “Prêmio AutoData, Os Melhores do Setor Automotivo”, cujos vencedores serão anunciados em meados de novembro, após o Congresso Perspectivas AutoData 2016, que ocorre em São Paulo entre os dias 20 e 21 de outubro 2015.
A empresa é a única genuinamente brasileira na categoria Fornecedor de Peças, Partes e Componentes e uma das poucas nacionais presentes na premiação. “A Zen está obtendo bons resultados por não ter abandonado o mercado externo nos bons períodos da economia”, diz Gilberto Heinzelmann.

Divulgação            Executivos da Marcopolo recebem a certificação

LIMPA – A Marcopolo, uma das maiores fabricantes de ônibus do mundo, recebeu, no último dia 15, a certificação Perfil Energia+Limpa, desenvolvida pela Perfil Energia, consultoria em energia com gestão ambiental da Ecovalor. A empresa foi distinguida pelas iniciativas que promovem a preservação e a melhoria do meio ambiente por intermédio da utilização de energia limpa em suas unidades fabris.
O certificado Perfil Energia+Limpa agracia as empresas que deixaram de emitir gases de efeito estufa (GEE) por intermédio da compra de energia renovável no Ambiente de Contratação Livre. Dentro do Programa Perfil Sustentável, desenvolvido e gerenciado por uma auditoria independente e, seguindo metodologia aceita internacionalmente, as empresas são avaliadas pela utilização de energia renovável.
Segundo Mauro Bellini, presidente do Conselho de Administração da Marcopolo, a empresa foi reconhecida por ter substituído a energia elétrica tradicional pela energia oriunda de fontes renováveis.

Nelson Tucci é editor de Veículos & Negócios, do Jornal PERSPECTIVA.
Leia também no site www.jornalperspectiva.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário