segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Energia para o Brasil crescer

Nelson Tucci

A semana que passou foi marcada pela denúncia de fraude da Volkswagen, nos Estados Unidos, e por um turbilhão de recall como nunca antes na história desta coluna. A boa nova é que na quinta-freira, 1°, será lançada uma campanha sobre Energia. Boa leitura!

Será lançada na quinta-feira a campanha “A Energia para o Brasil Crescer é Livre”, promovida pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e outras 60 empresas e organizações brasileiras. Na ocasião também será divulgada pesquisa exclusiva do Ibope com a percepção dos brasileiros sobre os principais temas que envolvem o fornecimento de luz no Brasil: preços, cortes, microgeração, fontes limpas e liberdade de escolha.
São esperadas personalidades no evento, como Joaquim Levy, ministro da Fazenda; Eduardo Braga, ministro das Minas e Energia; Luís Carlos Mendonça de Barros, economista (ex-ministro das Telecomunicações); Eduardo Giannetti da Fonseca, Economista e Reginaldo Medeiros, presidente da Abraceel.
Local é a sede da Confederação Nacional da Indústria (CNI), em Brasília.

EXPANSÃO – O mercado online de acessórios automotivos está em franca expansão. Segundo dados da e-bit, que mensura o comportamento do e-commerce nacional, o faturamento registrado no setor de peças de reposição de veículos apresentou crescimento de 82,7% em agosto deste ano, em relação ao mesmo período de 2014, passando a ocupar a nona colocação no ranking das vendas brasileiras online – um ano atrás ocupava a 13ª posição.
A grande estrela da categoria, líder disparado em vendas, é o pneu, seguido por farol para carros e capacete para motociclistas, no mercado automotivo em geral. Somente em um das grandes redes a venda de pneus nos últimos 12 meses mais que triplicou. São Paulo é o estado com os consumidores que mais compraram no site da empresa, seguido de Minas Gerais e Rio de Janeiro.

SMARTPHONE – O número de pessoas que usam o smartphone para ter acesso à internet continua em crescimento no Brasil e chegou a 72,4 milhões no segundo trimestre de 2015. O aumento foi de 4%, ou cerca de 4 milhões de pessoas a mais em relação aos 68,4 milhões do primeiro trimestre.
Mas houve uma diminuição no ritmo de crescimento na comparação com o quarto trimestre de 2014, quando o número de pessoas com smartphones online era de 58,6 milhões, sobretudo entre os jovens.
O maior crescimento nos últimos meses do uso de internet pelo smartphone ocorreu entre adultos e idosos. O grupo a partir de 35 anos de idade, que representava 35% dos usuários de smartphones conectados no quarto trimestre de 2014, chegou a 38% no segundo trimestre de 2015.

RECALL 1 – A Honda Automóveis convoca os proprietários dos veículos modelo Fit, ano/modelo 2015, fabricados entre 27/1/14 a 22/4/2015, com numeração de chassis não sequenciais 93HGK58*0F Z de 200031 até 258686, a comparecerem em uma concessionária da marca para atualização da Unidade de Controle Eletrônico (ECU) do sistema de transmissão automática CVT.
A empresa constatou falha na programação do software, possibilitando o rompimento do eixo da polia motora da transmissão, ocasionando a perda de aceleração. Este defeito poderá ser um dos fatores para possível colisão que, em situações extremas, poderá causar danos materiais e lesões físicas aos ocupantes e/ou terceiros.
Para agendamento e mais informações, a Honda disponibiliza o telefone 0800 701 3432 e o site www.honda.com.br/recall/autos

RECALL 2 – A Volvo Car Brasil Importação e Comércio de Veículos Ltda. convoca os proprietários dos veículos modelos XC60 e S60, abaixo, a comparecerem em uma concessionária da marca para substituição do fusível do motor de partida por um de maior capacidade.
Identificação dos veículos: Volvo XC60 – data de fabricação de 19/4/15 a 14/7/15 – chassis: YVDZ40CDG2775257 a YV1DZ40CDG2815299
Também são chamados: Volvo S60 – data de fabricação de 20/4/15 a 23/7/15 – chassis: YV1FS40CDG2390402 a YV1FS40CDG2398086
A empresa informa ter constatado que em condições de trânsito lento, na qual ocorrem diversas paradas, e caso a função de arranque/paragem automática seja acionada (Start/Stop) – essa função desliga o motor automaticamente quando o veículo atinge 0 km/h e o religa assim que o acelerador é acionado –, o fusível do motor de partida pode sofrer sobrecarga, resultando em sua falha. Esta condição deixará o veículo sem a função de partida automática. Devido a esta falha, o motor do veículo não será acionado automaticamente como pretendido pela função de arranque e paragem automática, deixando o veiculo inoperante em via de trânsito até que o arranque manual seja acionado. Este defeito pode aumentar o risco de colisão traseira e, consequentemente, causar danos físicos e/ou materiais aos ocupantes do veículo e a terceiros, incluindo lesões graves ou até mesmo fatais.
Para mais informações, a Volvo disponibiliza o telefone 0800 707 7590, email sac.volvocars@volvocars.com e site www.volvocars.com.br

RECALL 3 – A Fiat Chrysler Automobiles (FCA) informa os proprietários dos veículos Jeep Cherokee, ano/modelo 2014 e 2015, motor gasolina, com numeração de chassis (não sequenciais) de 1C4PJMBSOFW641849 a 1C4PJMDSXFW666769, sobre dois defeitos encontrados nestas unidades e, que serão convocados para uma segunda fase do chamamento tão logo as peças estejam disponíveis para sanar o problema.
A empresa informa a possibilidade de curto-circuito na central eletrônica de controle (BCM) em decorrência de descarga eletrostática (EDS) proveniente do sistema de limpador de para-brisas, podendo, em casos extremos, interromper inadvertidamente o seu funcionamento. O outro defeito identificado se encontra na possibilidade de falha no conector elétrico do módulo do porta-malas do veículo em decorrência de eventual infiltração de líquidos em tal sistema elétrico, permitindo o início de corrosão do mesmo e em casos extremos ocasionar curto-circuito no dispositivo, o que, consequentemente, pode causar a inoperância do acionamento elétrico do porta-malas e/ou foco de incêndio em seu módulo.
Para mais informações, a FCA disponibiliza o telefone 0800 703 7150 e o site www.jeep.com.br

RECALL 4 – Na última sexta-feira a fabricante de bicicletas Cannondale convocou os proprietários das bicicletas mountain bike, produzidas entre 2011 e 2015, para procurarem o serviço autorizado da empresa para realizar um ajuste a ser feito no interior da mesa OPI de sua bicicleta – a instalação de uma peça de reforço no interior da mesa OPI e novos parafusos no grampo Lefty.
A empresa informa ter detectado uma redução da capacidade de resistência ao desgaste da mesa OPI, o que com o passar do tempo pode levar a quebra dos grampos ou parafusos do garfo. Se tal fato ocorrer, o ciclista poderá perder o controle da bicicleta e sofrer um acidente. A empresa recomenda que o ciclista interrompa o uso do produto até que seja feito o ajuste.
Para confirmar se a bicicleta é participante deste recall, o consumidor deve verificar se a sua unidade contém o logotipo OPI impresso em preto com uma faixa branca por cima, conforme a figura acima. Esta mesa fica no tubo principal da bicicleta, tem aspecto liso e é arredondada. Para identificação dos postos de atendimento e para mais informações, a Cannondale disponibiliza o telefone 0800 701 8022.

RECALL 5 – Sobre o Recall de veículos, o Procon-SP, órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da defesa da Cidadania do Governo do Estado de São Paulo, orienta os consumidores sobre seus direitos: “A empresa deverá apresentar os esclarecimentos que se fizerem necessários, conforme determina o Código de Defesa do Consumidor, inclusive com informações claras e precisas sobre os riscos para o consumidor”.
O Código de Defesa do Consumidor, em seu artigo 10, estabelece que: “O fornecedor não poderá colocar no mercado de consumo produto ou serviço que sabe ou deveria saber apresentar alto grau de nocividade ou periculosidade à saúde ou segurança.
§ 1º O fornecedor de produtos e serviços que, posteriormente à sua introdução no mercado de consumo, tiver conhecimento da periculosidade que apresentem, deverá comunicar o fato imediatamente às autoridades competentes e aos consumidores, mediante anúncios publicitários”.
Os consumidores que já passaram por algum acidente causado pelo defeito apontado poderão solicitar, por meio do Judiciário, reparação por danos morais e patrimoniais, eventualmente sofridos.
 A Fundação Procon-SP mantém, desde 2002, um banco de dados com informações sobre todas as campanhas de recalls realizadas no Brasil http://sistemas.procon.sp.gov.br/recall/

FLUIDOS – A Mercedes-Benz é a nova marca parceira da Actioil no Brasil. A montadora homologou o A550 como um fluido multifuncional de tratamento dos sistemas movidos a diesel e já começou a revender o produto, com um rótulo desenvolvido especialmente para a marca alemã.
Todas as 180 concessionárias da Mercedes-Benz disponibilizam a solução para seus clientes de caminhões, ônibus e vans. Para orientar quanto à utilização do produto, a área de treinamento da Actioil visitou e capacitou 70% das concessionárias da montadora no Brasil.
Entre os benefícios oferecidos pelo Actioil A550 estão a conservação do diesel, melhora da vida útil do motor, diminuição do consumo de combustível, na emissão de dióxido de carbono, nos custos de manutenção de filtros e outras peças.

Divulgação                        Processo aumenta durabilidade de pneus

SUSPENSÃO – Oferecer soluções para o frotista é preocupação permanente da NSA Pneutec. Por isso, a empresa acaba de lançar o serviço de embuchamento de suspensão para veículos de carga. A solução se resume na troca de bucha dos pinos, arruelas, travas e rolamentos da manga de eixo, aumentando a vida útil dos pneus ao preservar o desgaste irregular desses.
Com mais vida útil, afiança a NSA, o embuchamento pode garantir até dois anos de durabilidade para pneus de carga e um ano para micro-ônibus, por exemplo. “Diante da necessidade de alguns clientes, decidimos implantar a solução, pois para pneus de carga o embuchamento é mais uma maneira de ampliar a sua durabilidade. Um veículo sem folga no embuchamento da suspensão terá pneus com vida mais longa”, afirma o gerente comercial da NSA Pneutec, Alex Alves.

CARGA NEGATIVA – A Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (ANIP), que representa a indústria de pneus e câmaras de ar instalada no Brasil, informa que no balanço setorial de janeiro a agosto de 2015, o volume de vendas de pneus de carga caiu 17,3% em relação ao mesmo período no ano passado. Considerando-se como medida as toneladas de pneus de carga vendidos, a queda chega a 22,4% negativos. "É uma categoria que acompanha o PIB, o ritmo industrial e o crescimento do país, portanto a queda expressiva na venda de pneus de carga é um sintoma da crise econômica em que o país está mergulhado", destaca Alberto Mayer, presidente da ANIP.
As exportações de pneus e as vendas para as montadoras também caíram entre janeiro e agosto de 2015 em relação ao mesmo período do ano passado. O mercado de exportação retraiu 9,7% no período e as compras no setor automotivo recuaram 19,4%, em volume de pneus. As vendas de pneus para montadoras reduziram em todas as categorias, especialmente as de carga (-46,8%), duas rodas (-19,1%) e pneus de carro de passeio (-15,6%).
Segundo Mayer, a indústria não tem benefícios com a valorização cambial, uma vez que grande parte dos insumos utilizados na produção dos pneus no Brasil é importada: "O país não é autossuficiente em borracha, além da tributação excessiva sobre insumos sem similar nacional”.

CONTRAMÃO – Na contramão das altas taxas de desemprego, resultado do debilitado nível da atividade econômica diante do cenário recessivo, o setor de Tecnologia da Informação registrou resultado positivo do emprego formal em 3.319 mil postos entre janeiro e julho de 2015. Os dados foram divulgados pelo Cadastro Geral de Empregos e Desempregados (Caged) e evidenciam o saldo líquido das movimentações do mercado de trabalho, isto é, o número de contratações menos o de desligamentos, em todo o Brasil.
Apenas em São Paulo – principal responsável pelo efeito favorável da movimentação no setor de TI – foram mantidos 2.604 mil postos de trabalho. De acordo com análise elaborada pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), o estado figura no topo do ranking sobre o fluxo do emprego para trabalhadores em empresas de Tecnologia da Informação no País, sendo Santa Catarina, com uma diferença de 1.440 mil, o segundo estado com saldo positivo (1.164).

AÇÃO SOCIAL – O “Movimento Dourado”, que será realizado pela Bettanin, marca o início de uma parceria entre a empresa e uma das mais representativas instituições brasileiras sem fins lucrativos de apoio ao tratamento do câncer infanto-juvenil: o Grupo de Apoio o Adolescente e a Criança com Câncer (Graacc). O movimento é derivado do “Novembro Dourado”, mês de conscientização do câncer infanto-juvenil, reconhecido dessa maneira como forma de lembrar que as crianças valem ouro. Aliado a essa ação, a Bettanin lança mais uma edição especial da Noviça, marca líder na categoria vassouras e presente em território nacional, composta por sete produtos – entre vassouras, balde, rodo, pá e escova – que serão expostos no mercado em embalagens estratégicas para apoio à causa.
Além de apoiar as crianças do Graacc, os produtos Noviça Movimento Dourado (que destinarão uma parcela da receita para a instituição) trarão informações sobre o diagnóstico precoce da doença em crianças e adolescentes. Veja mais em www.bettanin.com.br/movimentodourado

USADO NOVO – Chega este mês ao mercado o primeiro portal focado em veículos com mais de 10 anos de uso. Inovador no segmento, o Meu Usado Novo (MUN) foi criado para agilizar e fomentar o relacionamento entre clientes e lojistas na comercialização de motos, carros e caminhões. Além disso, o MUN irá fomentar uma série de serviços para atender uma demanda de aproximadamente três milhões de brasileiros que querem adquirir um veículo dentro deste perfil.
Os veículos serão expostos por lojistas no portal, traz um sistema de geoprocessamento para filtrar os usuários e ofertas por região, entre outros diferenciais, que fazem do MUN uma alternativa no mercado automotivo, já que é o único especializado em veículos fabricados há 10 anos ou mais.

RISCOS – A venda de usados tem crescido mês a mês no Brasil. Dados da Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores (Fenauto) mostram que de janeiro a agosto deste ano houve alta de 4,1% na comercialização em relação ao mesmo período de 2014. Com o aumento na procura de veículos usados, o ideal é que os consumidores passem a se preocupar mais com os riscos que podem correr ao realizar uma compra sem verificar o histórico do veículo. Mas nem sempre isso é feito.
O balanço mensal da Checkauto, empresa do Grupo Dekra Brasil especializada em consultas sobre o histórico online de veículos seminovos e usados, apontou restrições em 11% dos carros consultados em agosto, evitando aos bolsos dos consumidores um prejuízo de R$ 177,3 milhões.
Do total das consultas que retornaram com algum tipo de alerta, 26% referem-se a veículos com histórico de leilão, 22% com histórico de recall e, em seguida, com 10%, roubo e furto em aberto. Por fim, quilometragem divergente, com 4%. “A importância de se realizar uma consulta está justamente em evitar problemas futuros na hora de comprar um seminovo ou usado. É um valor pequeno a se investir e pode evitar diversas dores de cabeças”, explica o gerente da Checkauto, José Felix.

Divulgação                                              Ônibus brasileiros rodam nos Andes

EXPORTAÇÃO – O mercado peruano de ônibus transformou-se em um dos mais importantes para a Marcopolo nos primeiros oito meses deste ano. A empresa fechou contratos de fornecimento de 165 novos ônibus rodoviários para algumas das principais operadoras de transporte daquele país, com crescimento de cerca de 30% em relação ao mesmo período de 2014.
“Nos últimos anos, o Peru vem se consolidando como um dos principais mercados consumidores de ônibus rodoviários. Os operadores têm investido muito em qualidade, sofisticação e segurança, com a aquisição de modelos Paradiso 1800 Double Decker, de dois andares, e do novo Paradiso 1350”, observa Ricardo Portolan, gerente de exportação da Marcopolo.
Os ônibus adquiridos fazem parte de um contínuo programa de renovação das frotas das empresas peruanas, que utilizam em larga escala veículos com duas classes de serviço e com maior capacidade de transporte, como o Paradiso 1800 DD e o Paradiso 1350. Foram 108 unidades dos modelos Paradiso 1800 DD e Paradiso 1600 LD, e 48 do novo Paradiso 1350 e do Paradiso 1200, além de nove micro-ônibus Senior.

Divulgação                     Por ora será vendida só na cor vermelha

MOTINHA – Buscando ampliar e atender todos os públicos das marcas do grupo FCA, a Mopar passa a oferecer o Trikke, um triciclo elétrico extremamente prático, seguro e divertido, nas concessionárias Fiat em todo o Brasil. “Com a expansão das vendas do Trikke na rede Fiat, a Mopar demonstra sua atenção com as pessoas, oferecendo produtos e serviços diferenciados, além de muito divertido como no caso do Trikke”, afirma Norberto Klein, diretor da Mopar para a América Latina.
Desenvolvido para circular em espaços fechados, como parques e condomínios, o Trikke Elétrico se destaca pela facilidade de condução. A segurança é garantida pelo exclusivo sistema que mantém as três rodas em contato com o solo. A boa aderência é garantida nas curvas, feitas inclinando-se o corpo na direção desejada (de forma semelhante à de uma motocicleta).
A tração é proveniente do motor elétrico de 36 volts e 250 watts, montado na roda dianteira. Alimentado uma bateria de íon de lítio de 9.000 mA/h e 324 watts, o Mopar Trikke pode ser recarregado em qualquer tomada doméstica e sua reposição total leva aproximadamente 5 horas na rede de 220 volts. Com a bateria completa, a autonomia é de 25 km e a velocidade máxima, 25 km/h. Os freios são a disco nas rodas traseiras, com travas de estacionamento.

CARGAS – Em um cenário marcado por pedidos menores, mas com frequência maior de entrega, discutir as tendências para a movimentação de cargas torna-se fundamental para vencer o grande desafio da logística brasileira: equilibrar as variáveis de custo e qualidade de serviço.
Pensando na importância desse tema, o Terminal de Contêineres de Salvador (Tecon Salvador), operado pela Wilson Sons, promoveu o IV Seminário de Logística, na Bahia, semana passada, para abordar as cargas fracionadas e de projeto, traçando as tendências de movimentação de cargas para o estado da Bahia.
O evento reuniu mais de 200 pessoas, entre armadores, empresários, despachantes, transportadores, gestores públicos e pessoas ligadas à atividade comercial marítima brasileira. O presidente da Companhia de Docas da Bahia (Codeba), José Rebouças, ressaltou a importância dos investimentos em cabotagem: “Precisamos continuar investindo em cabotagem, pois um país que tem 8 mil km de costa não pode ignorar esta estrada feita de mar que tem à disposição e todas as oportunidades que ela oferece”.

Divulgação   (Esq. Pra dir) Carlos Klink, Secretário de Mudanças Climáticas; Cristiano
Oliveira, gerente da MVC, e Miguel Quintero consultor das Nações Unidas

AMIGA – A MVC, empresa brasileira líder no desenvolvimento de produtos e soluções em plásticos de engenharia (pertencente às empresas Artecola e Marcopolo), recebeu a certificação de “Empresa Amiga do Meio Ambiente”, dentro do Programa Brasileiro de Eliminação dos HCFCs. A empresa foi certificada pela substituição de substâncias que agridem a camada de ozônio na produção de poliuretano. Esse trabalho foi desenvolvido juntamente com a Purcom Química Ltda., seguindo as determinações do Protocolo de Montreal.
“A certificação demonstra o reconhecimento do elevado nível de excelência que a MVC alcançou nos últimos anos. Estamos trabalhando continuamente para superar as expectativas dos nossos clientes e nos tornarmos uma empresa sustentável e ”amiga” do meio ambiente. A conquista nos mantém motivados para desenvolver e fornecer produtos da mais alta qualidade sem nos esquecer do foco na preservação ambiental”, ressalta Gilmar Lima, diretor-geral da MVC.
O Programa Brasileiro de Eliminação dos HCFCs (PBH) é coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente.

FRUTAS – Cercado por fronteiras naturais como o Deserto do Atacama ao Norte, a Cordilheira dos Andes ao Leste, o Oceano Pacífico a Oeste e a fria região da Patagônia ao Sul, o Chile tem defesas naturais que o deixam praticamente livre de pragas e doenças. O Brasil, um dos principais parceiros comerciais do Chile, começa a receber, a partir deste segundo semestre, as frutas cítricas chilenas, após um processo que durou 12 anos devido a trâmites e protocolos de controle de pragas aplicados por entidades brasileiras.
Limão, Laranja-Bahia, Tangerina e Clementina estarão na mesa dos brasileiros acompanhando o vinho, salmão, azeite, mexilhão e outros produtos chilenos já amplamente consumidos no Brasil.

Nelson Tucci é editor de Veículos & Negócios, do Jornal PERSPECTIVA.
Leia também no site www.jornalperspectiva.com.br

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