segunda-feira, 14 de setembro de 2015

A expansão do mercado de drones

Divulgação                Drone: mercado diversificado para o veículo

Nelson Tucci

A proposta de regulamentação para o Veículo Aéreo Não Tripulado (VANT), mais conhecido como drone, divulgada no início do mês pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), deverá impulsionar o mercado desse equipamento no país. A cadeia produtiva do setor, formada por fabricantes brasileiros, importadores e prestadores de serviço, aguardava com ansiedade o documento da agência.
“O fabricante brasileiro precisa de mais investimentos para crescer internamente e exportar, com captação de recursos de fundos como uma das alternativas. Com a regulamentação da atividade para uso profissional, a insegurança jurídica desaparece e o mercado tende a sair da fase embrionária que se encontra para crescer exponencialmente”, analisa Emerson Zanon Granemann, diretor da MundoGeo, empresa responsável pela realização da feira Drone Show Latin América, a 1ª da América Latina que reunirá fabricantes, fornecedores, importadores, prestadores de serviços e técnicos, e terá uma programação com palestras, cursos e seminários sobre o mercado de drones no país, nos dias 28 e 29 de outubro, em São Paulo (SP).
Segundo Granemann, vários fabricantes globais aguardavam esta regulamentação para entrar no país. “O Brasil tem um grande potencial de uso de drones por profissionais dos setores de mapeamento e monitoramento nas áreas de mineração, óleo dutos, gasoduto, distribuição de energia, construção civil, segurança pública e privada, transportes, meio ambiente e principalmente agricultura”, afirma Granemann.

LIDERANÇA – A Fiat Chrysler Automobiles (FCA) manteve a liderança de vendas em automóveis e comerciais leves no Brasil em agosto e nos oito primeiros meses deste ano. O grupo vendeu 40.974 unidades das marcas Fiat, Jeep, Chrysler, Dodge e RAM no mês passado, o que representa um market share de 20,5%. No ano, foram comercializadas 329.505 veículos dessas marcas, quantidade correspondente a 19,5% do total do mercado. Os dados são da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).
A Fiat foi novamente a marca mais vendida do Brasil, com 36.042 unidades emplacadas no mês (18% de market share) e 310.825 no ano (18,4% do mercado). Entre os cinco modelos mais vendidos em agosto, três foram da Fiat: Palio (9.260 veículos), picape Strada (8.870) e Uno (6.917). A Strada também manteve a liderança no segmento de comerciais leves, com vendas um pouco maiores do que o dobro do segundo colocado.
Já no segmento Premium a “taça” fica com a Audi, que registra um recorde histórico de vendas no último mês. Pela primeira vez, uma marca premium emplaca mais de 1.900 carros no mesmo mês. O A3 Sedan 1.4 é o carro mais vendido no ano nesta categoria. O crescimento da Audi no acumulado de janeiro a agosto é de 40,4% em relação ao mesmo período de 2014.
“Estamos extremamente satisfeitos com os resultados do mercado brasileiro. A marca vem crescendo e registrando recordes de vendas mês a mês, mesmo em um período de retração na economia brasileira. No último mês não só superamos as nossas marcas como quebramos o recorde do próprio setor. Isso mostra, mais uma vez, que traçamos uma estratégia acertada, que está criando bases sólidas para o nosso crescimento no país” afirma Jörg Hofmann, presidente e CEO da Audi do Brasil.

Eliana Herrera/Divulgação    Ministro Patrus Ananias conheceu o trator 4233

AGRALE – O ministro do Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias, conheceu em 3 de setembro, durante a 38ª Expointer – a maior feira agropecuária da América Latina, o inédito trator Agrale 4233, único isodiamétrico (com rodados de tamanhos iguais) produzido no Brasil, lançado no Espaço MDA. O ministro destacou a importância do Programa Mais Alimentos para o pequeno agricultor e para a indústria nacional de máquinas.
Ao lado do presidente do Sindicato das Indústrias de Máquinas e Implementos Agrícolas do Rio Grande do Sul (Simers), Claudio Bier, salientou o papel fundamental do acesso dos agricultores familiares a tecnologias, como o trator Agrale 4233 lançado, além de máquinas e implementos agrícolas. “Queremos uma agricultura familiar mais desenvolvida que produza alimentos em quantidade e também em qualidade, que garanta a soberania alimentar do nosso país”, afirmou o ministro.
Com proposta inovadora, o trator Agrale 4233 possui dimensões reduzidas, tornando-o ideal para trabalhos em culturas baixas e estreitas, que exigem equipamentos de dimensões reduzidas, como na viticultura (uva latada), fruticultura e avicultura, entre outras. O trator é equipado com motor Agrale M790, com 30 cv de potência, fator que proporciona melhor desempenho e economia.
       
EXPORTAÇÃO – A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) divulgou o resultado da indústria automobilística em agosto. Os dados apontam que as exportações de autoveículos, que engloba automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus, aumentaram 10,5% este ano comparado com o ano passado.
O volume de veículos exportados este ano chegou a 260 mil unidades enquanto no mesmo período do ano passado era de 235,3 mil.
Já o mercado interno continua combalido. As vendas ficaram abaixo em 21,4% no período janeiro a agosto deste ano, quando 1,75 milhão de veículos foi negociado – em 2014, o resultado de igual período era de 2,23 milhões.

Divulgação           Prius chega à 4ª geração em rígida plataforma

HÍBRIDO – A Toyota revelou em Las Vegas, nos Estados Unidos, a 4ª geração do híbrido Prius, que redefine a expectativa do mercado sobre carros híbridos, estabelecendo novos padrões de estilo e prazer ao dirigir.
O Prius chegou ao mercado em 1997 como o primeiro veículo híbrido de produção em larga escala do mundo. Ao oferecer desempenho ambiental em um pacote acessível, mudou percepções e o status dos carros movidos a energia alternativa de coadjuvantes a protagonistas em um mercado em constante evolução.
Devido ao pioneirismo de modelos como o Prius, hoje, clientes em todo o mundo consideram a eficiência energética de um automóvel como fundamental. Em resposta a esta tendência, a Toyota trabalhou para garantir que a 4ª geração do Prius fosse marcada, não só por ser mais favorável ao meio ambiente, mas também por possuir um design elegante e em conformidade com o prazer que o motorista tem ao dirigi-lo. Além disso, como primeiro carro da marca a ser montado sobre a Nova Arquitetura Global da Toyota (TNGA, em inglês), o Prius conta com rígida plataforma, combinada a um baixo centro de gravidade e novas suspensões. O Novo Prius mostra ainda novíssimo design, com linhas que sugerem elegância e uma presença marcante.

ECOLAB – Luiz Gustavo E. Pereira é o novo VP da Ecolab Brasil. Com 20 anos de empresa, o engenheiro de minas atuou nos últimos três anos como vice-presidente para América Latina no negócio de Water, and Process Services (WPS).
Parceira de mais de um milhão de clientes, a american Ecolab (ECL) é líder global em tecnologias e serviços para água, higiene e energia, protegendo pessoas e recursos vitais. Com vendas em 2014 de US$ 14 bilhões e 47 mil associados, a Ecolab entrega soluções e serviços realizados nos clientes, visando otimizar o uso de água e energia e aumentar a eficiência operacional de clientes nos mercados de alimentos, saúde, energia, hotelaria e industrial.

CLIMA – Promover novas parcerias em nível nacional e internacional entre empresas e entidades é a finalidade do Encontro de Negócios, que será realizado no próximo dia 25 no Royal Palm Plaza, em Campinas, no interior do Estado de São Paulo.
A iniciativa integra o 29º Congresso Anual da União Mundial de Mercados Atacadistas (World Union of Wholesale Markets/WUWM), que ocorre entre os dias 23 e 26. Sob o tema “O meio ambiente e o futuro dos mercados atacadistas”, o evento irá debater os impactos globais das mudanças climáticas na produção agrícola e no abastecimento.
A organização do Congresso e do Encontro é da Associação Brasileira das Centrais de Abastecimento (Abracen), entidade que reúne 23 centrais de abastecimento, responsáveis pela gestão de 56 entrepostos atacadistas instalados em todo o país.

COLABORATIVA – Mapeamento inédito feito pelo Movimento Cidade Colaborativa identificou 100 projetos de compartilhamento disponíveis na cidade de São Paulo. As ações foram reunidas no portal www.cidadecolaborativa.org e organizadas em 10 categorias: cultura (15), mobilidade (13), consumo (11), serviços (10), trabalho e coworking (10), educação (9), meio ambiente (8), alimentação (6), moradia (5) e ONGs e poder público (13).
Cruzamento feito nos dias 24 e 25 de agosto entre cada um desses projetos e seus seguidores no Facebook, revela que, juntos, eles já são alvo de 14.568.505 milhões de manifestações positivas, uma prova de que milhares de brasileiros aderiram, em algum grau, à chamada economia colaborativa. Esse é o número de pessoas e de curtidas registradas nas páginas dos 100 projetos que figuram no guia. Como a mesma pessoa pode ter curtido mais de um projeto, não se pode precisar o número de adeptos.
Para mensurar a força nas redes sociais dos 100 projetos listados no guia, foram somados os números de seguidores e de likes de cada iniciativa. Comparado ao universo dos 38 milhões de brasileiros (usuários únicos), que curtem pelo menos uma fanpage no Facebook (Social Bakers), o resultado é que os 100 projetos juntos representam 38,22% no universo dos brasileiros que curtem pelo menos uma página. Ou seja: os serviços baseados em colaboração têm espaço para crescer por meio das redes sociais. O crescimento desse setor, não apenas em São Paulo, mas em todo o mundo, está relacionado justamente à conectividade dos usuários dos serviços.

Nelson Tucci é editor de Veículos & Negócios, do Jornal PERSPECTIVA.
Leia também no site www.jornalperspectiva.com.br

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