segunda-feira, 30 de junho de 2025

Veículos ecológicos em Aracaju

Divulgação  Cidade quer ser a primeira do Nordeste em mobilidade elétrica

Nelson Tucci

Rodando um ano, sem emitir gases de efeito estufa (GEE), os ônibus elétricos de Aracaju/SE são ambientalmente equivalentes ao plantio de 18 mil árvores. Os 15 ônibus elétricos adquiridos serão distribuídos em 10 linhas da cidade, garantindo que todas as regiões de Aracaju tenham acesso aos novos veículos.

Segundo Nelson Felipe, superintendente Municipal de Transportes e Trânsito, a entrega simboliza um novo padrão de cuidado com a população. “A gente quer ser a maior frota elétrica do país proporcionalmente, ter mais ônibus elétricos por pessoa”, disse Felipe, ao receber 15 ônibus 100% elétricos e integrá-los ao sistema de transporte público coletivo de Aracaju na última sexta-feira, 27.

Os ônibus, que têm capacidade para até 75 passageiros, são do modelo Azure A12BR, da fabricante TEVX Higer, e operam com emissão zero de CO e ruído. Eles possuem piso totalmente baixo, ar-condicionado com saídas individuais, tomadas USB em todos os assentos e espaços reservados para pessoas com mobilidade reduzida.


Divulgação                  Marca apresentou a Van e a Supervan elétricas

LANÇAMENTO – Durante a Eletrocar Show, ocorrida entre 23 e 26 últimos em São Paulo, a Farizon, marca global do Geely Holding Group, apresentou oficialmente ao público brasileiro sua linha de veículos comerciais 100% elétricos. Representada com exclusividade pelo Grupo Timber no país, a marca lança os modelos de vans SuperVAN, de 8 m³ e 11 m³, a V6E e o caminhão H9E, em duas configurações, de seis e de oito toneladas.

A motorização 100% elétrica da V6E (van menor) entrega 100 kW (equivalente a 136 cv), com tração traseira e torque imediato, considerada ideal para deslocamentos em centros urbanos. A velocidade máxima é de 110 km/h e o modelo é equipado com bateria de 81 kWh LFP de última geração, que proporciona uma autonomia de até 285 km no ciclo urbano (índice WLTC).

As vendas devem iniciar entre agosto e setembro próximos, quando o primeiro lote de 500 veículos desembarca no Brasil vindo da China.


Divulgação                              Novo modelo alcançará 360 km/h

PREMIUM – A Mercedes-Benz apresenta o Concept AMG GT XX, anunciado como o programa tecnológico pioneiro que oferece uma prévia para um futuro automóvel esportivo de quatro portas da Mercedes-AMG.

Com três motores de fluxo axial e bateria de alto desempenho, a marca de Affalterbach oferece um conceito de propulsão revolucionário que reúne uma série de soluções técnicas destinadas a equipar os futuros automóveis desenvolvidos com a plataforma elétrica de alto desempenho da marca: AMG.EA (AMG Electric Architecture).

Na história de quase 60 anos da marca Mercedes-AMG, o sistema de propulsão sempre foi o coração do veículo, sem exceção. A equipe de Affalterbach dá continuidade a essa tradição com o Concept AMG GT XX, que estreia uma tecnologia de tração revolucionária por meio do inovador motor de fluxo axial. Os motores elétricos inovadores proporcionam alta potência em um pacote compacto e entrarão em produção em série na Mercedes-AMG futuramente. Com um pico de potência superior a 1.000 kW, o Concept AMG GT XX será capaz de atingir velocidades máximas acima de 360 km/h.


LIMPA – Ainda durante a Eletrocar Show 25 foi realizada a entrega do Prêmio Mobilidade Limpa, em sua 3ª edição, pela Agência Autoinforme.

Na oportunidade foram reconhecidas 24 marcas e 80 modelos premiados em diversas categorias, sendo o modelo campeão geral o Dolphin Mini Entrada Elétrico, da BYD, com 0,41 MJ/km.


ESTRADA – A EcoRodovias venceu o leilão de concessão da BR-101/ES/BA, realizado na B3, garantindo a continuidade da gestão do trecho de 478 km que liga o Espírito Santo a Bahia. O certame faz parte do processo de modernização e otimização do contrato da sua concessionária Ecovias 101, que já opera o trecho desde 2013.

Com o resultado, a empresa inicia um novo plano de modernização da rodovia com mais de R$ 10 bilhões em investimentos para a execução de obras e operação do trecho, além de implantar descontos tarifários para usuários do sistema de pagamento eletrônico (tag) e isenção para motos, categoria atualmente pagante.

Segundo Marcello Guidotti, CEO da EcoRodovias, nos primeiros três anos do novo contrato estão previstos R$ 1,82 bilhão em investimentos, incluindo a conclusão de 84 km de duplicações, 9,45 km de marginais, 19 novos retornos, 6 km ciclovia, 4 passarelas, 2 Pontos de Parada e Descanso (PPD) para caminhoneiro, além do início das obras dos Contornos de Ibiraçu e Fundão.


Nelson Tucci é editor de Veículos & Negócios, do Jornal PERSPECTIVA.

Leia também no site www.jornalperspectiva.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário