segunda-feira, 15 de julho de 2024

Fiat celebra 125 anos

Divulgação                                      Início foi marcado por modelos de 4 HP

Nelson Tucci

O dia 11 de julho de 1899 entrou para a história da indústria automotiva. Nesta data, no Palazzo Bricherasio, em Turim, foi fundada a Società Anonima Fabbrica Italiana di Automobili – Torino, posteriormente simplificada para Fabbrica Italiana Automobili Torino – e conhecida por todos por seu acrônimo: FIAT. A marca expandiu para além das fronteiras italianas e se tornou uma das maiores do setor automotivo no mundo. Em 11 de julho a Fiat celebrou 125 anos de história e tradição.

Uma das marcas automotivas em operação há mais tempo no mundo, a marca produziu mais de 18 milhões de veículos somente no Brasil. Por aqui estabeleceu vínculos, construindo o que hoje é umas das maiores redes de concessionários (mais de 500), espalhados por todo território nacional e consolidando-se como líder do mercado há três anos consecutivos.

Não só o Brasil como toda a América Latina são mercados destacados nessa trajetória. “Na Argentina a marca tem mais de 100 anos de história, e o Brasil desempenha um papel essencial como um dos principais mercados da Fiat, onde foram desenvolvidos e produzidos diferentes modelos icônicos que fazem parte da vida de milhões de latino-americanos", destaca Alexandre Aquino, vice-presidente da marca Fiat para a América do Sul.


Divulgação      Inscrições até 12 de agosto ao Programa de Estágio 2024

VAGAS – A Stellantis abre vagas para a 3ª rodada do Programa de Estágio 2024 e as inscrições vão até 12 de agosto. São mais de 200 vagas anunciadas para as cidades de Betim, Itaúna, Belo horizonte e Nova Lima (MG), Goiana, Recife e Jaboatão (PE), São Paulo (SP) e Porto Real (RJ).

Para se candidatar, o aluno deve estar cursando graduação nas áreas de Administração, Comunicação Social, Ciências Contábeis, Direito, Gestão de Projetos, Pedagogia, Design de Produto, Economia, Engenharia Automotiva, Engenharia de Controle e Automação, Finanças, Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Relações Internacionais, dentre outras. Além disso, é necessária a previsão de formação entre 2025 e 2027 (conforme modalidade do curso).

As inscrições podem ser realizadas diretamente em www.estagiostellantis2024.com.br


INVESTIMENTOS – Santiago Chamorro, presidente no Brasil e diretor geral para a América do Sul da GM, esteve com o governador Eduardo Leite, do Rio Grande do Sul, anunciando investimento de R$ 1,2 bilhão que a General Motors fará no complexo industrial de Gravataí/RS.

O investimento contempla a produção de um veículo inédito da Chevrolet na América do Sul e a atualização dos produtos já fabricados no Estado, disse Chamorro: “Reafirmamos, assim, o compromisso da GM com o desenvolvimento econômico e social do Rio Grande do Sul, uma parceria de sucesso há 24 anos”.


METALÚRGICOS – O Sindicato dos Metalúrgicos de Gravataí (Sinmgra) aguardava com alta expectativa o anúncio dos investimentos previstos pela General Motors para sua unidade fabril na cidade. “A GM, como parte da primeira fase de seu novo ciclo de investimentos no Brasil, planeja aportar R$ 7 bilhões no país até 2028, visando a modernização e adaptação de suas fábricas para a produção de novos veículos”, diz a entidade.

A montadora atingiu recentemente um marco histórico em Gravataí, com a produção de 4,5 milhões de veículos em 2023.


CHASSIS – A produção brasileira de chassis de ônibus fechou o primeiro semestre com 14.668 novas unidades, representando crescimento de 53,8% em relação às 9.539 unidades fabricadas no mesmo período do ano passado. De acordo com a Associação Nacional os Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), em junho a produção foi 35,4% superior à do mesmo mês de 2023, com 2.639 ônibus contra os 1.949 veículos fabricados anteriormente.

Do total de chassis de ônibus produzidos de janeiro a junho deste ano, 85% (12.462 unidades) foram de modelos urbanos, com crescimento de 57,4% em relação aos primeiros seis meses do ano passado (7.915 unidades). De rodoviários, foram 2.206 unidades (15% de participação), com aumento de 35,8% em relação aos 1.624 veículos fabricados no mesmo período de 2023.


ATRASO – Em razão do recente pleito de aumento imediato do imposto de importação para veículos híbridos e elétricos para 35%, a Associação Brasileira das Empresas Importadoras e Fabricantes de Veículos Automotores (Abeifa) se posiciona contrária a quaisquer mudanças de regras e apoia previsibilidade nas políticas industriais do setor automotivo brasileiro, “sobretudo em respeito aos clientes/consumidores que têm o direito ao acesso e a escolha por tecnologias de ponta”, destaca, em nota.

A entidade reforça o argumento de que políticas protecionistas não trazem benefícios ao Brasil, ressaltando que nos anos 1990, não fossem a abertura do mercado interno para veículos importados, o país não teria o parque industrial de hoje com algumas dezenas de fabricantes.

“Nos encontramos na iminência de ter um grave retrocesso do setor automotivo brasileiro”, alerta Marcelo de Godoy, presidente da Abeifa, para quem “medidas protecionistas ou barreiras alfandegárias artificiais são sempre ineficazes. A médio e longo prazos, são prejudiciais a toda a cadeia automotiva e em especial ao Brasil. As importações, além de regular o mercado interno por meio da competitividade de tecnologias e de preços, desafiam as montadoras locais a melhorar seus próprios produtos e ao aumento efetivo das exportações, o que vale dizer que a competitividade coloca em xeque a indústria local”.


SEMESTRE – As 10 marcas filiadas à Abeifa, com licenciamento de 7.979 unidades, das quais 7.830 importadas e 149 veículos de produção nacional, contabilizaram em junho último alta nas vendas de 3,2% ante maio, quando foram comercializadas 7.728 unidades. Comparado a junho do ano passado, o aumento é de 231,4%: 7.979 unidades contra 2.408 veículos.


Divulgação                             Transponder da SAAB é aprovado

NAVEGAÇÃO – O Canal do Panamá é rota estratégica para o comércio global e recebe alto fluxo de embarcações para travessia e o mais novo sistema de navegação marítima da Saab, o R6 NAV NEO, recebeu aprovação da Autoridade do Canal do Panamá. Isso o torna o primeiro sistema de navegação aprovado pela Solas (*) para uso geral em quaisquer águas, e que também atende aos novos requisitos para trânsitos no Canal do Panamá.

“O R6 NAV NEO redefine a precisão da navegação e a proteção da integridade. Testado para atender aos rigorosos requisitos de precisão para monitorar os movimentos de navios durante os trânsitos do Canal do Panamá, é uma excelente adição ao nosso portfólio de sistemas de navegação”, afirma Johanna Gustafsson, diretora da Saab TransponderTech.

(*) Solas é a Convenção Internacional para a Salvaguarda da Vida Humana no Mar.


PODCAST – Está no ar o POD+ Empresas com estreia do tema Mercado de Capitais. O convidado é André Vasconcellos, um dos principais expoentes da nova geração. O podcast é apresentado por este colunista e pode ser acessado pelo link www.youtube.com/watch?v=zmiLXb6Q-Ow


Nelson Tucci é editor de Veículos & Negócios, do Jornal PERSPECTIVA.

Leia também no site www.jornalperspectiva.com.br

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