Nelson Tucci
O dia 11 de julho de 1899 entrou para a história da indústria
automotiva. Nesta data, no Palazzo Bricherasio, em Turim, foi fundada a Società
Anonima Fabbrica Italiana di Automobili – Torino, posteriormente simplificada
para Fabbrica Italiana Automobili Torino – e conhecida por todos por seu
acrônimo: FIAT. A marca expandiu para além das fronteiras italianas e se tornou
uma das maiores do setor automotivo no mundo. Em 11 de julho a Fiat celebrou
125 anos de história e tradição.
Uma das marcas automotivas em operação há mais tempo no
mundo, a marca produziu mais de 18 milhões de veículos somente no Brasil. Por
aqui estabeleceu vínculos, construindo o que hoje é umas das maiores redes de
concessionários (mais de 500), espalhados por todo território nacional e
consolidando-se como líder do mercado há três anos consecutivos.
Não só o Brasil como toda a América Latina são mercados
destacados nessa trajetória. “Na Argentina a marca tem mais de 100 anos de
história, e o Brasil desempenha um papel essencial como um dos principais
mercados da Fiat, onde foram desenvolvidos e produzidos diferentes modelos
icônicos que fazem parte da vida de milhões de latino-americanos", destaca
Alexandre Aquino, vice-presidente da marca Fiat para a América do Sul.
VAGAS – A Stellantis abre vagas para a 3ª
rodada do Programa de Estágio 2024 e as inscrições vão até 12 de agosto. São
mais de 200 vagas anunciadas para as cidades de Betim, Itaúna, Belo horizonte e
Nova Lima (MG), Goiana, Recife e Jaboatão (PE), São Paulo (SP) e Porto Real
(RJ).
Para se candidatar, o aluno deve estar cursando graduação nas
áreas de Administração, Comunicação Social, Ciências Contábeis, Direito, Gestão
de Projetos, Pedagogia, Design de Produto, Economia, Engenharia Automotiva,
Engenharia de Controle e Automação, Finanças, Jornalismo, Publicidade e
Propaganda, Relações Internacionais, dentre outras. Além disso, é necessária a previsão
de formação entre 2025 e 2027 (conforme modalidade do curso).
As inscrições podem ser realizadas diretamente em www.estagiostellantis2024.com.br
INVESTIMENTOS – Santiago Chamorro, presidente no Brasil e diretor geral para a América do Sul da GM, esteve com o governador Eduardo Leite, do Rio Grande do Sul, anunciando investimento de R$ 1,2 bilhão que a General Motors fará no complexo industrial de Gravataí/RS.
O investimento contempla a produção de um veículo inédito da
Chevrolet na América do Sul e a atualização dos produtos já fabricados no
Estado, disse Chamorro: “Reafirmamos, assim, o compromisso da GM com o
desenvolvimento econômico e social do Rio Grande do Sul, uma parceria de
sucesso há 24 anos”.
METALÚRGICOS – O Sindicato dos Metalúrgicos de Gravataí (Sinmgra) aguardava com alta expectativa o anúncio dos investimentos previstos pela General Motors para sua unidade fabril na cidade. “A GM, como parte da primeira fase de seu novo ciclo de investimentos no Brasil, planeja aportar R$ 7 bilhões no país até 2028, visando a modernização e adaptação de suas fábricas para a produção de novos veículos”, diz a entidade.
A montadora atingiu recentemente um marco histórico em
Gravataí, com a produção de 4,5 milhões de veículos em 2023.
CHASSIS – A produção brasileira de chassis de ônibus fechou o primeiro semestre com 14.668 novas unidades, representando crescimento de 53,8% em relação às 9.539 unidades fabricadas no mesmo período do ano passado. De acordo com a Associação Nacional os Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), em junho a produção foi 35,4% superior à do mesmo mês de 2023, com 2.639 ônibus contra os 1.949 veículos fabricados anteriormente.
Do total de chassis de ônibus produzidos de janeiro a junho
deste ano, 85% (12.462 unidades) foram de modelos urbanos, com crescimento de
57,4% em relação aos primeiros seis meses do ano passado (7.915 unidades). De
rodoviários, foram 2.206 unidades (15% de participação), com aumento de 35,8%
em relação aos 1.624 veículos fabricados no mesmo período de 2023.
ATRASO – Em razão do recente pleito de aumento imediato do imposto de importação para veículos híbridos e elétricos para 35%, a Associação Brasileira das Empresas Importadoras e Fabricantes de Veículos Automotores (Abeifa) se posiciona contrária a quaisquer mudanças de regras e apoia previsibilidade nas políticas industriais do setor automotivo brasileiro, “sobretudo em respeito aos clientes/consumidores que têm o direito ao acesso e a escolha por tecnologias de ponta”, destaca, em nota.
A entidade reforça o argumento de que políticas
protecionistas não trazem benefícios ao Brasil, ressaltando que nos anos 1990,
não fossem a abertura do mercado interno para veículos importados, o país não
teria o parque industrial de hoje com algumas dezenas de fabricantes.
“Nos encontramos na iminência de ter um grave retrocesso do
setor automotivo brasileiro”, alerta Marcelo de Godoy, presidente da Abeifa,
para quem “medidas protecionistas ou barreiras alfandegárias artificiais são
sempre ineficazes. A médio e longo prazos, são prejudiciais a toda a cadeia
automotiva e em especial ao Brasil. As importações, além de regular o mercado
interno por meio da competitividade de tecnologias e de preços, desafiam as
montadoras locais a melhorar seus próprios produtos e ao aumento efetivo das
exportações, o que vale dizer que a competitividade coloca em xeque a indústria
local”.
SEMESTRE – As 10 marcas filiadas à Abeifa, com licenciamento de 7.979 unidades, das quais 7.830 importadas e 149 veículos de produção nacional, contabilizaram em junho último alta nas vendas de 3,2% ante maio, quando foram comercializadas 7.728 unidades. Comparado a junho do ano passado, o aumento é de 231,4%: 7.979 unidades contra 2.408 veículos.
NAVEGAÇÃO – O Canal do Panamá é
rota estratégica para o comércio global e recebe alto fluxo de embarcações para
travessia e o mais novo sistema de navegação marítima da Saab, o R6 NAV NEO,
recebeu aprovação da Autoridade do Canal do Panamá. Isso o torna o primeiro sistema
de navegação aprovado pela Solas (*) para uso geral em quaisquer águas, e que
também atende aos novos requisitos para trânsitos no Canal do Panamá.
“O R6 NAV NEO redefine a precisão da navegação e a proteção
da integridade. Testado para atender aos rigorosos requisitos de precisão para
monitorar os movimentos de navios durante os trânsitos do Canal do Panamá, é
uma excelente adição ao nosso portfólio de sistemas de navegação”, afirma
Johanna Gustafsson, diretora da Saab TransponderTech.
(*) Solas é a Convenção Internacional para a Salvaguarda da
Vida Humana no Mar.
PODCAST – Está no ar o POD+ Empresas com estreia do tema Mercado de Capitais. O convidado é André Vasconcellos, um dos principais expoentes da nova geração. O podcast é apresentado por este colunista e pode ser acessado pelo link www.youtube.com/watch?v=zmiLXb6Q-Ow
Nelson Tucci é editor de Veículos & Negócios, do Jornal PERSPECTIVA.
Leia também no
site www.jornalperspectiva.com.br


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