segunda-feira, 22 de julho de 2024

Hyundai renova o Lixo Zero

Divulgação               Fabricante recebeu nota máxima de boas práticas

Nelson Tucci

A Hyundai Motor Brasil anuncia novas iniciativas voltadas à reutilização de materiais e otimização de recursos em sua planta em Piracicaba/SP. A empresa, que no último ano se tornou a primeira fabricante de automóveis a ser certificada pelo Instituto Lixo Zero Brasil, acaba de ter o reconhecimento renovado após aumentar seu índice de conformidade na destinação de descartes, de 93% para 94,2%. Com este resultado, a Hyundai Motor Brasil se junta a um seleto grupo de três empresas do setor industrial com fábricas instaladas no estado de São Paulo, que alcançaram uma classificação superior a 94% e receberam nota máxima de boas práticas adotadas.

Uma das iniciativas recém apresentadas pela Hyundai prevê a confecção de tapetes automotivos provenientes dos retalhos de PVC descartados na produção dos bancos dos veículos. Outra é a ação que trata a reciclagem da borra de tinta residual do processo de pintura dos veículos produzidos em Piracicaba/SP.

Nesta segunda parceria com a Global Química, a Hyundai vai direcionar, a cada mês, mais de 500 toneladas de borra de tinta, a base de água ou solvente, para a produção de uma tinta de segunda linha, que poderá ser utilizada em manutenções prediais e projetos socioambientais.


TRATOR – Com o avanço da agricultura nas últimas décadas, impulsionado pelo crescimento tecnológico, é comum vermos no campo tratores cada vez maiores e mais robustos trabalhando nas lavouras. Para acompanhar essa modernização dos equipamentos, os pneus também tiveram e precisam se adaptar à nova realidade, indo além da função de gerar tração. Para ajudar os produtores no ganho de eficiência dessas máquinas, a Titan Pneus, desenvolveu e oferece ao mercado o Supreme TFC (Tractor, Field, Crop).

Segundo Meire Santorio, diretora de qualidade e tecnologia da Titan, essa nova linha foi desenvolvida a partir da referência do Dyna Torque II, um pneu consagrado da marca, criado na década de 60, e largamente utilizado pelos agricultores. “O Supreme foi criado pensando na nova era da agricultura a qual conta com equipamentos cada vez mais robustos, com mais potência e maior velocidade na operação, e os pneus precisavam de inovação e tecnologia embarcadas para se adaptarem a essas necessidades”, justifica.


EXPORTAÇÃO – Entre os maiores mercados internacionais da Volkswagen Caminhões e Ônibus, o Peru alcança o marco de 12.500 veículos da montadora em circulação. Do total, 8.300 são destinados ao transporte de cargas e 4.200 atendem à movimentação de passageiros. A unidade emblemática que representa esta comemoração acaba de chegar ao país para operar na frota do grupo Arguelles na limpeza pública.

A tradição da VWCO no Peru se consolida com a Euromotors, importadora oficial dos caminhões e ônibus VW. Para atender ao mercado, a marca conta com uma rede de seis concessionários e mais cinco oficinas de atendimento, estrategicamente distribuídas em todo o território do país e responsáveis pelo alto padrão de pós-vendas garantido pela montadora a seus clientes.

“Em um cenário de grande competitividade, sempre nos posicionamos como o grande parceiro que somos de nossos clientes e importadores, com produtos de qualidade, serviços de excelência e uma relação muito próxima, focada em suas necessidades sob medida. São esses pilares que nos conduzem a mais este marco em nossa internacionalização da Volkswagen Caminhões e Ônibus”, destaca Leonardo Soloaga, diretor de Vendas Internacionais da empresa.


LIMPA – A Agência Autoinforme, promotora e organizadora do Prêmio Mobilidade Limpa, em sua 2ª edição, divulgou os resultados dos automóveis e comerciais leves com os melhores índices de consumo energético (MJ/km, na Eletrolar Show 2024, no Transamérica Expo Center, em São Paulo.

Lançado em julho de 2023, durante o Festival Interlagos – Carros, o Prêmio Mobilidade Limpa, naquela edição avaliou, por meio de banca de jurados formada por jornalistas automotivos e ambientalistas, somente as tecnologias de veículos eletrificados, mas já antevendo a possibilidade de também contemplar os veículos a combustão, aqueles que reúnem os melhores índices de consumo energético (MJ/km).

Nesta edição, o Prêmio Mobilidade Limpa 2024 resgatou e organizou os dados públicos disponíveis do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular, do Inmetro, data-base de março de 2024, que considera 35 marcas e 975 modelos/versões, nas categorias elétricos, plug-in, híbridos, flex, gasolina e diesel.

Ao reconhecer os esforços técnicos de montadoras e de importadoras, a Autoinforme objetiva difundir entre os consumidores brasileiros os veículos a combustão e eletrificados com os melhores índices de eficiência energética, em contribuição efetiva ao esforço de descarbonização do planeta.

A cerimônia de entrega da premiação foi precedida por um painel de debates, com a participação de Marcio Alfonso, diretor de Engenharia & PDI da GWM Brasil, e de João Irineu Medeiros, vice-presidente de Assuntos Regulatórios da Stellantis South America, mediado pelo jornalista Joel Leite.


Nelson Tucci é editor de Veículos & Negócios, do Jornal PERSPECTIVA.

Leia também no site www.jornalperspectiva.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário