Nelson Tucci
Neste dia 1º de fevereiro o país acorda com uma interrogação: afinal, vai ter greve de caminhoneiro ou não? Diferentemente de 2018, as grandes transportadoras e os profissionais ligados ao agronegócio não devem aderir ao movimento. Grupos menores têm se mobilizado, mas estão espargidos. A julgar pela falação geral, alguma paralisação deverá ocorrer, mas em que nível ainda é cedo para saber.
A CNT emitiu o seguinte comunicado: “A Confederação Nacional do Transporte (CNT), por intermédio do seu presidente, Vander Costa, vem a público informar que não apoia nenhum tipo de paralisação de caminhoneiros e reafirma o compromisso do setor de transportador com a sociedade. Se houver algum movimento dessa natureza, as transportadoras garantem o abastecimento do país, desde que seja garantida a segurança nas rodovias”.
FECHADO – Os Ciretrans e unidades do Detran nos Postos do Poupatempo de todo o Estado, incluindo as localizadas em cidades que estão na fase laranja do Plano São Paulo, estarão fechadas, como medida de prevenção à Covid-19 nos sábados (passado e no próximo, dia 6). Agendamentos feitos para estas datas estão automaticamente cancelados.
A
mudança decorre de determinação do governo de São Paulo que inclui todo o
estado na fase vermelha do plano aos finais de semana. A medida é válida até 8
de fevereiro, quando nova reclassificação das regiões deve ser anunciada.
É
importante destacar que as equipes internas do Detran.SP continuam
desenvolvendo suas atividades. Nos portais do Detran.SP (www.detran.sp.gov.br) e do Poupatempo (www.poupatempo.sp.gov.br), além do
aplicativo Poupatempo Digital, o cidadão pode acessar mais de 70 opções de
serviços online do departamento estadual de trânsito de São Paulo.
RÉPLICAS – Para a celebração dos 70 anos do lendário C-Type, a Jaguar Classic abrirá programa de produção limitada de novas réplicas do modelo, que serão produzidas à mão nas instalações da Jaguar Classic Works em Coventry, no Reino Unido.
O
programa de réplicas do C-Type permitirá aos amantes da história do modelo
adquirirem, pela primeira vez, diretamente da Jaguar, uma unidade nova do
C-Type de competição de 1953 com freios a disco. O modelo, produzido entre 1951
e 1953, ficou marcado na história pela enorme fluidez das linhas concebidas
pelo artista, especialista em aerodinâmica e designer Malcolm Sayer. O C-Type
venceu as 24 Horas de Le Mans na sua estreia em 1951, a primeira das sete
vitórias absolutas da Jaguar na prova francesa de resistência. E não parou mais
de colecionar títulos.
"Graças
a alguns dos pilotos mais admirados da história, o C-Type estabeleceu as bases
do sucesso da Jaguar nas provas de resistência e tornou-se sinônimo de inovação
em design e engenharia. Setenta anos depois, a equipe da Jaguar Classic tem o
grande orgulho de poder unir as tecnologias mais recentes de produção com as
técnicas tradicionais e a sua experiência incomparável, para que uma nova
geração de entusiastas desfrute desse veículo lendário", comenta Dan Pink,
diretor da Jaguar Classic.
Das 53 unidades do Jaguar C-Type produzidas nos anos 50, 43 foram vendidas a clientes. Em 2022 serão produzidas oito novas réplicas do C-Type antes da realização do evento de celebração para proprietários inspirado no modelo. Todas as unidades seguirão a especificação do veículo da equipe de competição que venceu em Le Mans em 1953, incluindo o motor de seis cilindros em linha de 3.4 litros, freios a disco e carburador triplo Weber 40DCO3, desenvolvendo potência máxima de 220 cv.
MOTOS – Após um ano de muitas restrições causadas pela pandemia do novo coronavírus, que inviabilizaram o atendimento integral da demanda por motos em todo o país e ainda geram filas de espera, a produção de motos no Polo Industrial de Manaus (PIM) voltou este mês a enfrentar os efeitos do alastramento descontrolado da Covid-19 no Amazonas, com suspensão das atividades na maior fábrica, a Honda e trabalho reduzido a um turno nas demais.
O
cenário adverso fez a Abraciclo, que reúne os fabricantes do setor de duas
rodas, reduzir suas expectativas em relação a 2021. A entidade divulgou dia 27
último os resultado finais de 2020 e projeções de crescimento tímido para o
setor este ano.
Marcos
Fermanian, presidente da Abraciclo, lembra que os fabricantes estavam recuperando
o ritmo e esperavam produzir pouco mais 1,1 milhão de motos em 2020, mas
tiveram um ano de apenas 10 meses, com a paralisação quase completa da produção
em abril e maio.
LOGÍSTICA – As diretrizes que orientarão as ações de um dos principais agentes de carga do Brasil pelos próximos 10 anos estão definidas. As informações são a base do Planejamento Estratégico 2031 da Allog, com matriz em Itajaí/SC e atuação em diferentes estados do Brasil, para o mercado de comércio exterior e da logística internacional. A movimentação de 81 mil TEUS em 2020 – entre importação e exportação – representou um crescimento de mais de 40% no faturamento da empresa em relação ao ano anterior.
A
formatação do planejamento estratégico deu início às comemorações de 20 anos de
atuação no mercado logístico. As ações especiais seguirão até dezembro, mês de
aniversário da empresa. Focada em transporte marítimo, aéreo, rodoviário
internacional, carga ro-ro, carga projeto, cargas líquidas, seguro
internacional de cargas e desembaraço aduaneiro, a Allog é hoje a maior
embarcadora de cargas em contêiner do Brasil para os Estados Unidos entre os
agentes de carga. Historicamente, também atua forte na movimentação dos
segmentos de alimentos e bebidas, têxtil, energia sustentável,
eletroeletrônicos, agronegócio, químicos e polímeros, embarcações de passeio, e
máquinas e equipamentos.
SUSTENTÁVEL – Com uma estratégia global tendo a sustentabilidade no centro de seus negócios, o BMW Group Brasil redesenha mais um processo interno em sua fábrica de carros em Araquari/SC e implementa o projeto realizado com empresas parceiras consumidoras de pasta de PVC, incentivando a economia circular e as práticas sustentáveis com parceiros locais.
O
selante de PCV é usado diariamente no processo de pintura dos carros produzidos
na fábrica do BMW Group em Araquari e as sobras da substância durante o
procedimento são inevitáveis – excedentes do processo gerados, por exemplo, em
ações de manutenção dos equipamentos. Mas, apesar desses resíduos já terem a
destinação adequada e sustentável – envio para blendagem e coprocessamento – o
desafio foi criar oportunidades de economia circular e reinseri-los na
produção. Esse é o “Seal the Deal”, material que pode ser usado para fazer
diversos produtos, como tapetes, carpetes, solas de sapato, cones de trânsito e
até barracas para acampamento.
DELIVERY – A família Delivery ganha mais um integrante, com a chegada ao mercado do novo Delivery Express+, que vem com configuração especial para adicionar segurança ao dia a dia na operação. Com 3.381 unidades emplacadas em 2020, o Delivery Express conquistou uma fatia importante do segmento: mantém-se na vice-liderança entre seus competidores diretos de veículos chassi-cabine com 3,5 toneladas.
Com
o e-commerce aquecido no último ano, o Express favoreceu empreendedores
interessados em ter uma logística própria com a robustez de um caminhão e a
facilidade de condução de um automóvel. “O modelo já é um dos mais desejados da
categoria e agora vamos agregar novas oportunidades e tecnologias de segurança
para atrair os clientes com o Delivery Express+”, avalia Ricardo Alouche,
vice-presidente de Vendas e Marketing da Volkswagen Caminhões e Ônibus.
PRÊMIO – A Volare, marca brasileira no segmento de micro-ônibus, foi reconhecida pelo seu desempenho de vendas e a liderança de mercado no segmento em 2020. A empresa acaba de ser agraciada, mais uma vez, com o Prêmio Lótus 2021, promovido pela editora Frota, na categoria Marco do Ano em Micro-Ônibus.
Segundo
Sidnei Vargas, gerente comercial da Volare, a conquista do prêmio demonstra e
reconhece todas as iniciativas que a marca fez para manter estreito
relacionamento com os clientes e passageiros, mesmo com todas as restrições
enfrentadas ao longo do ano passado. “A Volare manteve a sua liderança no
mercado em 2020 e inovou oferecendo veículos com as soluções de biossegurança
da plataforma Marcopolo BioSafe. Colaboramos para a retomada do transporte e da
mobilidade no País”, comenta o executivo.
OTIMISMO – Como se não bastassem os efeitos da pandemia para trazer incertezas, o ano de 2021 começou com a notícia da saída da Ford do Brasil, que para muitos representa um sinal de problemas estruturais tanto no setor de transportes quanto na economia do país. Apesar disso, ao aprofundar a análise observando aspectos específicos do setor de caminhões, concessionárias e revendedores conseguem manter o otimismo, projetar crescimento e até fazer investimentos apostando nas possibilidades de aumentar a rentabilidade no ano.
Segundo
a Anfavea (associação das montadoras), o crescimento do volume de vendas neste
ano será de 13%, alcançando um total de 103 mil unidades de caminhões
comercializadas no período. De olho nas oportunidades deste cenário, a Via
Trucks, concessionária da DAF Caminhões, é uma das companhias que olham para
2021 com entusiasmo. A empresa começou a se preparar ainda no final de 2020,
com a inauguração de sua segunda loja no estado de São Paulo, instalada em São
Bernardo do Campo, no Grande ABC. Para 2021, o planejamento estratégico prevê
novos investimentos com a expansão para Santos.
A
Via Trucks investiu R$ 1,8 milhão para atender seus clientes no ABC em um
espaço de aproximadamente 12 mil metros quadrados, que oferece 14 boxes
normais, um box express e uma capacidade produtiva inicial para atender à
passagem de 30 caminhões por dia.
SOCIAL – A Rodobens Automóveis, em parceria com suas concessionárias, localizadas em vários estados do Brasil, realizou a doação de mais de 500 cestas básicas em dezembro último. Estas começaram a ser entregues na última semana de dezembro e atenderão 14 instituições beneficentes e comunidades carentes, impactando centenas de famílias. A doação faz parte do calendário de ações sociais que a Rodobens promoveu durante o ano passado, e que será mantido em 2021.
Nelson Tucci é editor de Veículos & Negócios, do Jornal PERSPECTIVA.
Leia também no site www.jornalperspectiva.com.br
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