Nelson Tucci
A presidente da Stellantis para América do Sul, Emanuele
Cappellano, recebeu a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, para anunciar os
novos investimentos e celebrar a trajetória de sucesso do Polo de Goiana,
naquele estado. No total, a Stellantis investirá R$ 30 bilhões no Brasil,
considerado o maior ciclo de investimentos da história da indústria automotiva
do Brasil e América do Sul.
Em encontro realizado no Polo Automotivo Stellantis de Goiana,
a Cappelano anunciou para a governadora de Pernambuco, um aporte de R$ 13
bilhões em investimentos de 2025 a 2030.
Após a celebração dos nove anos daquela planta industrial,
reafirmando o compromisso da empresa com o estado e a importância estratégica
do Polo Automotivo de Goiana para o desenvolvimento da região e do país,
Cappelano frisou que o total de investimentos será de R$ 30 bilhões no Brasil,
entre 2025 e 2030.
“Desde que iniciamos as operações no Polo Automotivo
Stellantis de Goiana, em abril de 2015, queríamos deixar um legado e fazer
parte da trajetória de desenvolvimento de Pernambuco. Agora estamos novamente
fazendo história ao anunciar mais um ciclo de investimentos de R$ 13 bilhões no
polo. Esse valor será direcionado para renovar nossa linha de produtos,
desenvolver novas tecnologias, atrair fornecedores e gerar novos
empregos", afirmou a presidente da Stellantis para a América do Sul.
AEA – Sob o tema “Vocação Brasileira para a Descarbonização da Mobilidade”, a Associação Brasileira de Engenharia Automotiva (AEA) reuniu especialistas na 10ª edição do Simpósio de Eficiência Energética, Emissões e Combustível. O evento, o primeiro do ano, no qual a entidade completa 40 anos de atividades, foi considerado simbólico pelo presidente Marcus Vinicius Aguiar em virtude das oportunidades proporcionadas pelo Programa de Mobilidade Verde e Inovação (Mover), do governo gederal.
“O programa encaminha as próximas diretrizes para o setor
automotivo. O Brasil se posiciona com vantagem em relação a outros países pela
diversidade de matrizes energéticas, mas temos de fazer as escolhas corretas
para defender a indústria nacional”, resumiu o presidente da AEA durante
abertura do encontro no auditório do Milenium Centro de Convenções, em São
Paulo, semana passada.
Enquanto as consequências das mudanças climáticas pedem
urgência, os desafios são muitos e exigem diversas medidas políticas que
envolvem muitos atores. Como apresentou Marlon Arraes Jardim, diretor do
Departamento de Biocombustíveis do Ministério de Minas e Energia (MME),
calcula-se mais de 2 bilhões de motores a combustão no mundo, dos quais 1,5
bilhão de veículos. “Trata-se de um passivo ambiental que precisa de solução
não só na frota circulante, que terá de ser sucateada em algum momento, como
também por meio de outras plataformas”, disse.
FRETE – O atraso na safra de grãos e o comportamento de recuo no preço do litro do diesel estão entre os principais fatores da baixa no preço médio do frete por quilômetro rodado em março, de acordo com dados do Índice de Frete Edenred Repom (IFR).
“Fechamos o primeiro trimestre de 2024 com uma queda
acumulada de 2,5% no preço médio do frete por quilômetro rodado. Já no
comparativo com março de 2023, quando o valor estava a R$ 7,97, a redução no
preço chega a 22%”, destaca Vinicios Fernandes, diretor da Edenred Repom.
PET – A Citroën (marca da Stellantis que
detém apenas 1,87% de participação no mercado brasileiro) quer se tornar “marca
pet friendly” e, para tanto, celebra parceria com a ONG Ampara Animal para
eventos de adoção de animais de estimação.
O modelo Citroën Jumpet será usado em ações de resgates,
campanhas de castração, entre outros eventos e as concessionárias serão
adaptadas e capacitadas para receber os pets com segurança e conforto –
diferentemente de companhias aéreas brasileiras que despacham animais feitos
bagagens e os “extraviam”, chegando a causar morte por stress e condições
inadequadas de transporte.
A parceria com a ONG Ampara Animal foi firmada para que as
concessionárias da marca sejam uma extensão da causa. Elas desenvolveram manual
e treinamento que incluem placas informativas, kit de boas-vindas, itens de
higiene para cães e gatos e cartilhas de conscientização sobre adoção. Neste
“pacote” está o uso do Citroën Jumpy, para que ele seja utilizado tanto em
eventos de adoção quanto em projetos de arrecadação de alimentos e outras ações
coordenadas pela Ampara. Para conferir ainda mais personalidade à ação, o
veículo foi batizado carinhosamente de “Jumpet”, uma união do seu nome com a
palavra em inglês que significa animal de estimação.
OFF ROAD – Tem mais chinês
chegando no Brasil. Agora é a vez do modelo Jaecoo 7, o primeiro produto da
marca off road no Brasil que chegará no último trimestre do ano. Já o modelo
Jaecoo 8 será lançado no início de 2025 e o já confirmado Omoda 5 marcará a
entrada oficial da companhia no país, durante o terceiro trimestre deste ano.
Durante o Salão de Automóvel de Pequim, a O&J confirmou as
datas acima. E ambas as marcas estão em expansão global, prometendo “veículos
mais sustentáveis, seguros, com designs inovadores e tecnologia de ponta”.
SOLAR – A SolarEdge, líder em tecnologia Smart Energy, anunciou ter concluído a aquisição de 100% do capital social da Wevo. A startup de software é especializada em otimização e gerenciamento de carregamento de veículos elétricos para locais com grandes quantidades de carregadores, como prédios de apartamentos, estacionamentos corporativos e locais de carregamento públicos.
O software da Wevo foi projetado para ser utilizado
independente do fornecedor, ou seja, não está vinculado a uma marca específica
de carregador de veículo elétrico, além de oferecer suporte aos protocolos
abertos a líderes do setor, permitindo preços e faturamento multiusuário:
quando o carregador é utilizado em um prédio público ou um estacionamento, por
exemplo, o software identifica como precificar e cobrar todos esses veículos
elétricos individualmente, informa a companhia.
SOCIAL – Visando capacitar interessados nas áreas de programação e desenvolvimento de software, a Volkswagen Caminhões e Ônibus lança o projeto social CO.DE School para ofertar 32 vagas a pessoas da região Sul Fluminense e do Consórcio Modular VWCO, valorizando a diversidade em todas as suas dimensões (mulheres, pretos, pardos, indígenas, pessoas com deficiência e da comunidade Lgbtqiapn+).
Realizada em parceria com a Fundação Grupo Volkswagen, a
Firjan e o Senai, a iniciativa tem duração de 12 meses e as aulas serão 100%
presenciais no período noturno e serão realizadas no Senai Resende/RJ.
“O lançamento do
programa é uma conquista tanto para a VWCO quanto para toda a região Sul fluminense.
Poder viabilizar esta oportunidade para a comunidade condiz com nossos valores
de responsabilidade social e com nosso papel de sempre estar retribuindo à
sociedade, além de podermos gerar impacto positivo no presente e transformar o
futuro de gerações”, enfatiza Roberto Cortes, presidente e CEO da VWCO.
A seleção será feita considerando-se renda familiar per
capita, além da priorização de pessoas pertencentes a grupos minorizados
(mulheres, pretos, pardos, indígenas, pessoas com deficiência e pessoas da
comunidade Lgbtqiapn+).
Nelson Tucci é editor de Veículos & Negócios, do Jornal PERSPECTIVA.
Leia também no
site www.jornalperspectiva.com.br
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