Nelson Tucci
A Horse foi selecionada para fornecer motor de baixa emissão
de poluentes para ônibus elétrico do Chile. A expertise e tecnologia
desenvolvida na unidade de Curitiba/PR a credenciaram. São motores que servirão
os ônibus elétricos da chilena Reborn Electric Motors. A empresa foi
selecionada por sua experiência no mercado local e pela capacidade de produção,
que pode garantir o fornecimento a longo prazo.
Esses equipamentos são produzidos nas instalações
paranaenses, uma das maiores bases industriais da empresa na América do Sul,
englobando uma fábrica de powertrain – que produz motores de 1.0 litro
(BR10) e 1.6 litro (HR16), virabrequins, cabeçotes de cilindro e blocos de
motor - e de fundição de blocos de motor e cabeçotes de cilindro em alumínio.
O motor 1.0 turbo a gasolina de 3 cilindros, que foi
instalado em um ônibus de 24 lugares com tecnologia Range Extender, tem
potência máxima de 86 kW a 5.000 rpm e atinge torque máximo de 200 Nm @1.750
rpm. A tecnologia acoplada retira energia do motor e carrega a bateria de
bordo, que fornece eletricidade para alimentar o motor elétrico que aciona as
rodas.
DESIGN – A Kia Corporation anunciou a nomeação dos novos chefes de design Oliver Samson e Seungmo Lim como respectivos chefes dos Centros Globais de Design da Europa e da China, a partir de 1º de abril.
Com vasta experiência adquirida em algumas das marcas de
automóveis mais reconhecidas do mundo, as novidades reforçam a dedicação da Kia
com o design impactante e a propagação da filosofia “Opostos Unidos”, destaca a
companhia.
LANÇAMENTO – A GWM acaba de lançar no
México o TANK 300, um SUV projetado para atender às necessidades daqueles que
buscam a combinação perfeita entre desempenho off-road e luxo. O modelo é um
HEV (Hybrid Electric Vehicle, ou veículo elétrico híbrido), equipado com um
motor 2.0 turbo combinado a um motor elétrico, que produzem uma potência de 341
cv e torque de 64,7 kgfm, fazendo de 0 a 100 km/h em 8,1 segundos.
O TANK 300 alcança a classificação máxima de segurança de
cinco estrelas da Ancap, superando inclusive alguns produtos de marcas premium.
Outras características do veículo são: tração 4x4 com reduzida, câmbio
automático de 9 marchas, capacidade de atravessar terrenos alagados de até 70
cm de profundidade, bloqueio de diferencial traseiro e dianteiro e capacidade
de reboque de 750 kg.
IMPORTADOS – As 10 marcas filiadas à Associação Brasileira das Empresas Importadoras e Fabricantes de Veículos Automotores (Abeifa), com licenciamento de 8.465 unidades, das quais 8.334 importadas e 131 veículos de produção nacional, anotaram em março último aumento em suas vendas de 37,7% ante fevereiro, quando foram comercializadas 6.147 unidades. Comparado a março do ano passado, o aumento é de 185,3%: 8.465 unidades contra 2.967 veículos.
Em março último, com 8.465 unidades licenciadas (importados +
produção nacional), a participação das associadas à Abeifa foi de 4,81% do
mercado total de autos e comerciais leves (175.982 unidades). Se consideradas
somente as 8.334 unidades importadas, as associadas à entidade responderam por
apenas 4,73% do mercado interno brasileiro, enquanto as unidades nacionais, com
131 veículos, significaram marketshare de 0,07%.
DESEMPENHO – Neste dia 8, a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) divulgará o desempenho (mensal e do trimestre) do mês de março.
AEA – Nove palestras, de representantes da indústria, da academia e do governo, vão compor a 10ª edição do Simpósio de Eficiência Energética, Emissões e Combustíveis, a ser promovido pela AEA – Associação Brasileira de Engenharia Automotiva, no próximo dia 18 de abril, no Millenium Centro de Convenções, em São Paulo.
Sob o tema “Vocação brasileira para a descarbonização da
mobilidade”, o simpósio – subdividido em dois painéis. Logo após à palestra de
abertura, a ser conduzida por Marlon Arraes, do Ministério das Minas e Energia,
sobre “Propostas e tendências do Brasil”, o primeiro painel traz a “Visão da
Anfavea da descarbonização na mobilidade”, com Henry Joseph Junior, seguido por
“Descarbonização da mobilidade”, da Bosch, “Frota 100% biodiesel”, de Ricardo
Tomczyk, da Amaggi, e “Bioeletrificção pra veículo elétrico, de Bernardo Pelliciari,
da AVL South America.
No Painel Hidrogênio Verde, seguem-se as palestras
“Hidrogênio como vetor sustentável para a descarbonização da mobilidade”, com
Daniel Cantane (Parque Tecnológico Itaipu), “Veículos pesados a hidrogênio”, de
Anderson Costa (Hyundai Brasil), “FCVE/Mirai”, com Gustavo Noronha (Toyota do
Brasil) e infraestrutura para mobilidade com H2 a partir do etanol”, de Daniel
Lopes (Hytron). Esse painel terá sessão de debate com a mediação de Mário Reis,
coordenador da Comissão Técnica de H2 da AEA.
Nelson Tucci é editor de Veículos & Negócios, do Jornal PERSPECTIVA.
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