segunda-feira, 1 de abril de 2024

Em pauta o custo da Logística

Divulgação                        Os rios na região ainda estão baixos

Nelson Tucci

Amanhã, quarta e quinta-feira desta semana os principais players do setor de logística participarão da 9ª edição do “Fórum de Logística”, evento promovido pelo Centro da Indústria do Estado do Amazonas (Cieam), em Manaus/AM.

A entidade aponta que durante a Grande Seca de 2023, a indústria do Amazonas teve um sobrecusto de R$ 1,4 bilhão em sua operação logística, devido a problemas causados pelas dificuldades no transporte de insumos. O montante inclui, por exemplo, as taxas e custos adicionais cobrados pelos armadores e em toda a operação e até o frete aéreo usado em situações de urgência.

Atualmente, os gastos com transportes hidroviários no Amazonas são estimados pelo Cieam entre 3% e 7% do PIB, o que representa algo entre R$ 4,8 e R$ 11,2 bilhões por ano. O PIB do Amazonas foi de R$ 160,2 bilhões no ano passado, representando um crescimento de 6,53% sobre 2022. “De acordo com os nossos estudos, o ideal é que o custo com esse logística fosse a metade desse valor para recuperar a competitividade da Zona Franca de Manaus”, explica Augusto Rocha, coordenador da comissão Cieam de Logística.


Divulgação                                 Bongo 4x4 tem capacidade para 1.800 kg

CARGAS – A Kia Brasil iniciou a venda do Bongo K2500 4x4, ano modelo 24/25, com preços mantidos de R$ 174.990 (versão sem ar-condicionado) e de R$ 181.990 (com ar-condicionado), e algumas novidades, como faróis de neblina com lâmpadas halógenas e para-brisa degradê como itens de série.

O Bongo 4x4 tem motor 2.5 litros, 4 cilindros em linha, 16 válvulas, turbo diesel intercooler, e injeção eletrônica Common Rail (Bosch), entregando potência de 130,5 cv a 3.800 rpm e toque de 26 kgf/m a 1.250 rpm.


Divulgação                                       Marinha recebe Veículos Táticos Leves

FUZILEIROS – A Allison Transmission, projetista e fabricante de soluções de propulsão de veículos convencionais e eletrificados para veículos táticos de defesa com rodas e esteiras, anuncia a chegada do segundo lote, de quatro, do Joint Light Tactical Vehicles (JLTV) equipados para a Marinha do Brasil. Os modelos foram produzidos pela Oshkosh Defense e equipados com transmissões Allison Speciality. O veículo é usado pelo Exército, Marinha/Corpo de Fuzileiros Navais e Força Aérea dos EUA, bem como pelas forças aliadas em todo o mundo.

Blindado, foi projetado para operar em condições ambientais extremas, como solo arenoso, ao mesmo tempo em que proporciona velocidade, potência e mobilidade. A transmissão totalmente automática Allison 2500 SP equipa o JLTV desde o início de sua produção em 2015. Com base no desempenho de mais de 19.000 transmissões instaladas nesse tipo de veículo, o Exército dos EUA continuou a requisitar a transmissão Allison 2500 SP para a próxima geração do JLTV.


DESEMPENHO – O desempenho da indústria automotiva brasileira já está contabilizado neste primeiro trimestre do ano e será divulgado, oficialmente, pela Associação dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) no dia 8 próximo.


PODCAST – No último Episódio do POD+ Empresas, podcast voltado à gestão, inovação e sustentabilidade (uma parceria do jornalista Nelson Tucci com a publisher Lilian Mancuso, do Jornal Empresas & Negócios), este colunista entrevista Patrícia Nakamura, jornalista e RP, e a neuropsicanalista Adriana Duarte para discutir o tema Saúde Mental nas empresas e na sociedade.

Acesse no link https://youtu.be/IVxxIPw9qgk


Nelson Tucci é editor de Veículos & Negócios, do Jornal PERSPECTIVA.

Leia também no site www.jornalperspectiva.com.br

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