Divulgação Queda foi de 1,27%, mas Fenabrave
espera crescer 10% neste ano
Nelson Tucci
A
Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) divulgou
o balanço das vendas de veículos do mês de fevereiro e do acumulado do primeiro
bimestre do ano. Considerando todos os segmentos somados (automóveis,
comerciais leves, caminhões, ônibus, motocicletas, implementos rodoviários e
outros veículos) foram emplacadas 591.565 unidades nos dois primeiros meses
deste ano, o que representa leve retração, de 1,27%, ante igual período de
2019, quando 599.188 veículos foram vendidos.
Apenas
em fevereiro foram emplacados 293.157 veículos, uma retração menor do que 1%
perante o volume registrado no mesmo mês do ano passado, quando foram
licenciadas 295.893 unidades. Quando comparado com os 298.408 veículos
emplacados em janeiro, esse desempenho de fevereiro mostra-se 1,76% menor.
Para
o presidente da Fenabrave, Alarico Assumpção Júnior, embora o desempenho do
bimestre tenha apresentado uma pequena retração nas vendas, a entidade mantém
suas expectativas otimistas para o ano: “O primeiro bimestre sofre com os
impactados do período de férias escolares e com os compromissos de pagamentos
acumulados no início do ano, como o IPTU, despesas com materiais escolares,
além do reflexo da pausa para o Carnaval. Por isso, consideramos o desempenho
do primeiro bimestre normal e sem surpresas com relação às nossas projeções,
que estão mantidas em um crescimento geral em torno de 10% para 2020”.
ADIAMENTO
– A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) e a Reed
Exhibitions Alcantara Machado comunicam que a edição 2020 do Salão do Automóvel
de São Paulo foi adiada para 2021.
Luiz
Carlos Moraes, presidente da Anfavea, afirmou: “O Salão do Automóvel é um
evento que precisa evoluir e refletir o momento de disrupção tecnológica que
nossa indústria está vivendo. Em conjunto com a Reed, tomamos a decisão de
adiar a edição do Salão de 2020 para reduzir custos e termos tempo de avaliar
novos formatos. A revisão do Salão não é um movimento local, está acontecendo
em todos os países do mundo e pelos mesmos motivos”.
Cláudio Della Nina, presidente
da Redd Exhibitions Alcantara Machado, acrescentou: “A Reed possui o grande
desafio de propor um novo Salão do Automóvel alinhado com as expectativas do
público visitante e com a nova realidade das montadoras. Estamos focados na
solução deste desafio e comprometidos com a entrega da melhor edição do Salão
do Automóvel em 2021”.
IMPORTADOS
–
As 15 marcas filiadas à Associação Brasileira das Empresas Importadoras e
Fabricantes de Veículos Automotores (Abeifa), com licenciamento de 2.668
unidades, anotaram em fevereiro último alta de 10,8% em relação a janeiro,
quando foram vendidas 2.407 unidades importadas. Quando comparado a fevereiro
de 2019, mediante comercialização de 2.497 unidades, o aumento foi de 6,8%. Com
esses resultados, o primeiro bimestre do ano fechou com alta de 2,1%,
registrando 5.705 unidades contra 4.972 emplacamentos de veículos importados.
“Com
a valorização da moeda norte-americana de 11,6%, somente no período de 2 de
janeiro de 2020 a 2 de março, o setor de veículos importados esforçou-se ao
máximo em manter os preços mais estáveis em reais. Por esse motivo, em
fevereiro e no primeiro bimestre, obtivemos um resultado positivo. Mas a
permanecer essa escalada do dólar, porém, certamente nossos números de venda
serão afetados seriamente para baixo nos próximos meses”, analisa José Luiz
Gandini, presidente da Abeifa.
MULHER
–
A população brasileira é predominantemente feminina, sendo composta em 51,6%
por mulheres, segundo o IBGE, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.
No setor automotivo, em 2019, a mulher teve uma representatividade ainda
tímida, com quase 20% de atuação, segundo o estudo Diversidade no Setor
Automotivo, feito pela Automotive Business, em parceria com a MHD Consultoria.
Neste
cenário, a maior parte do trabalho feminino está concentrada nas áreas de
produção e manufatura (47%). No entanto, elas estão à frente na formação
profissional: as mulheres que atuam na indústria automotiva apresentam formação
mais completa que os homens: 33% delas têm ensino superior e 8% possuem
especialização.
É
o caso da operadora de raspagem de pneus, Érica Reginato, 40, que trabalha na
empresa do Grupo, Stéfani Pneus, em Jaboticabal/SP, no setor de recapagem.
Trabalhando num cargo, que era ocupado sobretudo por profissionais do sexo
masculino, a operadora diz que já ensinou, inclusive, vários homens a operarem
a máquina de raspagem de pneus. Porém, no começo, ela conta que houve
preconceito por parte dos colegas de trabalho que achavam que ela não iria dar
conta: “Cheguei a ouvir alguns comentários de desconfiança, do tipo: ‘não falou
que dava conta, então faz aí’”. Mas, segundo ela, com o tempo, o cenário de
desconfiança deu espaço para um ambiente amigável e de muito respeito.
ANTIGOS
–
A 7º edição do Encontro Brasileiro de Autos Antigos (EBAA) de Águas de Lindóia
espera receber mais de 500 mil visitantes entre os dias 18 a 21 de abril de
2020. Ao todo, serão mais de 800 veículos expostos e 700 modelos disponíveis
para venda e o público esperado é de 500 mil pessoas nos quatro dias do evento.
Além
dos clássicos, a exposição apresenta uma ampla diversidade de estilos que vão
dos originais até os customizados (hot rods, streets e até os gigantes caminhões
antigos fazem parte da exposição). Entre os destaques do evento, estão o
concurso de elegância e a maior feira de peças, antiguidades e artigos para
restauração da América Latina.
As
inscrições para os expositores já estão abertas e devem ser feita através do
site www.encontroaguasdelindoia.com.br
A entrada no evento é gratuita para visitantes durante todos os dias.
RODOVIAS
–
A Arteris, do setor de concessão de rodovias, atingiu 97% da meta da
Organização das Nações Unidas (ONU) para a redução do número de fatalidades no
trânsito. A empresa aderiu de forma voluntária à Década de Ação para Segurança
no Trânsito que prevê a redução pela metade no número de ocorrências até fim de
2020. A um ano do término desse prazo, a Arteris praticamente atingiu a meta.
A
companhia tem realizado estudos voltados para o aprimoramento da gestão de suas
rodovias. “Nos últimos anos, a Arteris investiu cerca de R$ 20 bilhões em suas
rodovias. A companhia conta com um grupo estratégico de redução de acidentes,
para que profissionais de diferentes áreas discutam soluções de segurança
viária de forma holística, de acordo com sua especialidade. Este comitê, aliado
aos investimentos realizados, contribui para uma atuação mais assertiva das
concessionárias, com reflexo direto na prestação de serviço e,
consequentemente, na redução das fatalidades”, afirma Sérgio Garcia, diretor
executivo de operações.
Com
esse trabalho, a companhia vem entregando obras relevantes para mitigar o
número de acidentes, como as áreas de escape da Arteris Litoral Sul e Arteris
Régis Bittencourt. Esses dispositivos são construídos às margens das rodovias,
principalmente em trechos de descida da serra, para auxiliar a frenagem de
veículos desgovernados. A estrutura é planejada com faixa de acesso direcionada
para uma caixa com profundidade de até 1,1 metro. A lógica é semelhante à
aplicada em pistas de automobilismo (caixa de brita) e faz com que o veículo
reduza a velocidade a zero, preservando a condição física dos condutores e,
secundariamente, minimizando possíveis danos ao veículo.
SEGUROS
–
A empresa do Grupo Sompo Holdings, do mercado segurador, investe na expansão da
carteira automóvel e tem perspectiva de alcançar 14% de crescimento em 2020. “O
novo seguro automóvel da Sompo, lançado em 2019, teve uma excelente
receptividade. Com as várias novidades implementadas e com uma política de
negócios bastante estratégica, a companhia cresceu de forma sustentável muito
acima do mercado na área de automóvel e também teve a carteira com a maior
expansão entre as 10 maiores do ranking. Em 2020, a Sompo deve superar R$ 1,1
bilhão em prêmios emitidos no ramo automóvel”, destaca Adailton Dias, diretor
executivo de Produtos e Resseguros.
Em
2019, a companhia consolidou a estratégia de expansão no segmento Automóvel e
alcançou 19,2% de crescimento, totalizando R$ 963 milhões em prêmios emitidos
no segmento automóvel no ano passado contra R$ 808 milhões em 2018. Segundo
dados da Superintendência de Seguros Privados (Susep), o mercado de seguro automóvel
brasileiro apresentou um crescimento de 0,5% e passou de R$ 36 bilhões em 2018
para R$ 36,2 bilhões em 2019.
PICAPES
–
Um levantamento elaborado pelo aplicativo Papa Recall, que informa e alerta
motoristas a respeito de recalls, mostra que, de todas as 720 campanhas
realizadas no ano passado, 85 se referiam a problemas com picapes. O número
representa 11,8% do total de recalls efetuados.
Os
chamamentos envolveram as montadoras Ford, Chevrolet, Toyota, VW, Nissan, Fiat,
Mitsubishi e Ram. O problema mais recorrente envolveu os airbags, responsáveis por
22 do total de 85 recalls, ou 25,8% desse total.
LOGÍSTICA
–
A Intecom Logística, operadora com 20 anos de atuação, anuncia a contratação de
José Paulo Pereira para o cargo de diretor executivo. No cargo desde dezembro passado,
Pereira tem o desafio de expandir a atuação da empresa em todo o país.
Divulgação 911 Turbo S Coupé e 911 Turbo
S Cabrio
TURBO
–
A Porsche apresenta o 911 Turbo S de nova geração com uma potência sem
precedentes, maior dinamismo de direção e conforto. O novo 911 topo de linha
está sendo lançado nas versões Coupé e Cabriolet, ambas impulsionadas por um
novo motor boxer 3,8 litros com dois turbocompressores com geometria variável,
que entrega 478 kW (650 cv), 51 kW (70 cv) mais do que seu antecessor. O torque
máximo agora atinge 800 Nm (um aumento de 50 Nm). A transmissão Porsche
Doppelkupplung (com dupla embreagem) específica para o Turbo reduziu a
arrancada de 0 a 100 km/h para 2,7 segundos (uma queda de 0,2 segundos),
enquanto a velocidade máxima se manteve inalterada em 330 km/h.
O
motor completamente novo do 911 Turbo S é baseado na atual geração do 911
Carrera. Ele apresenta um sistema reprojetado de resfriamento do ar,
turbocompressores VTG (com geometria da turbina variável) maiores num layout
simétrico com flaps do wastegate (válvula de alívio para excesso de pressão)
ajustáveis, assim como o uso de injetores piezoelétricos, que melhorou
consideravelmente o desempenho do veículo relativamente às respostas, potência,
torque, emissões e limite de rotações.
PRÊMIO
–
A Michelin recebeu, pelo segundo ano consecutivo, o título de Fabricante de
Pneus do Ano na Tire Technology Expo, em Hanover, na Alemanha, prêmio criado em
2008. A empresa também foi premiada na categoria Inovação, com o pneu Uptis, à
prova de perfurações.
Nelson Tucci é editor de Veículos &
Negócios, do Jornal PERSPECTIVA.
Leia também no site www.jornalperspectiva.com.br
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