segunda-feira, 16 de março de 2020

SOS. Coronavírus na área!


Divulgação      R$ 225 milhões para impulsionar a economia de São Paulo

Nelson Tucci

Correm os tempos e as epidemias, endemias e pandemias vão e vêm, sempre parecendo uma mais difícil que as outras. Agora enfrentamos a do novo coronavírus, o Covid-19. Assim, todo o panorama de negócios, trabalho, competições esportivas e lazer assumem novos contornos – em escala mundial. E, óbvio, o Brasil está 100% inserido nessa situação.
Em São Paulo, o governo anunciou na última sexta-feira a liberação de R$ 225 milhões para impulsionar a economia do estado e tentar impedir impactos negativos do Covid-19. De acordo com o governador, o dinheiro extra será aplicado em programas de incentivo ao empreendedorismo e à geração de emprego e renda.
"Nós não podemos sucumbir a uma crise do coronavírus sem medidas objetivas e pragmáticas de crescimento e da proteção ao emprego e à economia do maior estado do país, que tem a obrigação de continuar liderando o PIB nacional. No ano passado, o crescimento do PIB do Brasil foi de 1,1% e o de São Paulo foi de 2,8%. A contribuição de São Paulo ao PIB do país foi de 60%, portanto é nossa obrigação conduzir a economia corretamente e reagir positivamente. Nós não vamos esperar terminar a crise do coronavírus para reagir", disse o chefe do Executivo.
Desse montante, serão R$ 200 milhões em crédito com condições especiais de financiamento para oferecer mais liquidez a empresas paulistas. A Desenvolve SP reduziu a taxa de juros da linha de capital de giro de 1,43% para 1,20% ao mês. O prazo do financiamento subiu de 36 para 42 meses, e a carência foi de três para nove meses.

SHOPPINGS – Depois da declaração da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre a pandemia do novo coronavírus, a Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop) tem trabalhado ativamente a comunicação entre seus associados, a fim de colaborar com informações para conter a propagação do vírus em ambientes fechados como shoppings, lojas e centros comerciais.
A entidade reforçou o alerta sobre os principais cuidados com a higiene pessoal, como lavar as mãos com água e sabão constantemente, fazer o uso do álcool gel, cobrir o nariz e a boca ao tossir e espirrar, não compartilhar objetos pessoais e evitar aglomerações. “O objetivo deste comunicado foi contribuir com o reforço das informações do Ministério da Saúde para tentar diminuir o risco de contágio, lembrando que os shoppings e centros de compras são locais onde há grande circulação de pessoas e todo cuidado deve ser tomado”, afirma o presidente Nabil Sahyoun.

ÁLCOOL GEL – A Secretaria de Cultura e Economia Criativa informa que, de acordo com as recomendações do governo do estado de São Paulo, e sob a orientação do Centro de Contingência do Coronavírus, determinou: 1) Manter o funcionamento e a programação de suas instituições e espaços culturais, limitando a permanência de no máximo 500 pessoas por vez em cada atividade; e 2) Adiar atividades quando não for viável restringir o público a 500 pessoas ou menos.
As ações de prevenção foram reforçadas: os museus, bibliotecas, teatros, auditórios e centros culturais e de formação deverão disponibilizar álcool gel e lenços descartáveis gratuitos em locais de circulação de público; afixar cartazes com as orientações sobre o tema; distribuir flyers com recomendações; apresentar o vídeo oficial da campanha de combate ao coronavírus; e oferecer orientações a funcionários e frequentadores que apresentem sintomas.

IVECO – Clientes do Consórcio Iveco, do segmento de pesados, já sentem os impactos do coronavírus. A empresa anunciou o adiamento de duas viagens das suas promoções para clientes, a primeira delas para a Espanha, país que já contabiliza cerca de oito mil infectados pelo novo vírus, e a segunda, um cruzeiro para os Estados Unidos, onde, até agora, aproximadamente mil casos foram registrados. Mais de 300 consorciados foram afetados pela medida, que visa evitar a disseminação e transmissão do Covid-19.

TURISMO – A Aviesp, que realiza anualmente sua Expo de Negócios em Turismo, reconhecendo o momento delicado pela declarada pandemia do coronavírus, bem como o atual cenário de providências sanitárias tomadas pelos governantes locais, decidiu postergar a realização da Expo Aviesp 2020 para os próximos dias 31 de julho e 1º de agosto na mesma cidade de Aguas de Lindóia/SP.

Divulgação   “Elas na Logística”: despertar as mulheres e criar novas lideranças

LOGÍSTICA – Elas têm entre 12 e 14 anos e já conhecem um pouco do complexo sistema que envolve a logística internacional. Contêineres, caminhões de carga, maquinário pesado e navios – elementos comuns de um dos principais portos do Brasil – foram apresentados a seis meninas da rede pública de ensino de Itajaí, em Santa Catarina.
Estudantes da Escola Básica Pedro Padre Baron, as adolescentes participaram da ação “Elas na Logística”, desenvolvida pela empresa de logística Allog para marcar o Mês da Mulher. Selecionadas em um concurso de redação promovido na escola, onde escreveram sobre “A Logística da Minha Cidade”, as adolescentes visitaram a APM Terminals, responsável pelas operações de carga do Porto de Itajaí, e passaram a tarde na Allog.
A proposta do “Elas na Logística” é despertar o interesse em futuras novas lideranças para um universo ainda predominantemente masculino. A própria Allog é um caso à parte no segmento de comércio exterior. Na empresa, 53,4% do time de colaboradores é composto por mulheres. “Considerando este cenário, a ideia é incentivar a igualdade e, quem sabe, descobrir juntos a essas meninas futuros talentos para o setor logístico do nosso país”, sintetiza a gerente de marketing da Allog, Luciana Oliveira.

RODOVIAS – A Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) publicou na sexta-feira 13, no Diário Oficial do Estado, a habilitação do Consórcio Infraestrutura Brasil para operar, por meio de concessão, 1.273 quilômetros de rodovias paulistas, a maior malha rodoviária já licitada no país. Com ágio histórico de 7.209 % sobre a outorga mínima, o Consórcio Infraestrutura Brasil apresentou a oferta vencedora de R$ 1,1 bilhão pela concessão do lote de rodovias "Piracicaba-Panorama", no leilão realizado em janeiro de 2020, na B3.
A concessão de 30 anos prevê investimentos que somam R$ 14 bilhões para a infraestrutura rodoviária que atravessa São Paulo, desde a região de Campinas até o extremo Oeste do estado, na divisa com o Mato Grosso do Sul. Considerando a outorga proposta e os investimentos exigidos pelo edital, a concessão viabiliza R$ 15,1 bilhões em recursos para o estado de São Paulo.
Esta concessão também prevê inovações do ponto de vista econômico, tecnológico e de segurança viária. O modelo considera uma tarifa quilométrica 23% menor que a praticada pela Centrovias atualmente. Haverá desconto de 5% para os usuários do pagamento automático. Além disso, a grande inovação tarifária da nova concessão é o Desconto de Usuário Frequente (DUF), modelo inédito no Brasil e que irá beneficiar os motoristas que utilizam o trecho rodoviário com mais frequência, principalmente moradores de pequenas cidades que usam as rodovias para acessar a rede de comércio e serviços de municípios vizinhos.

CAMPO – Parceria entre setores público e privado, investimentos e políticas públicas são algumas das principais alternativas para melhorar a conectividade no campo, avaliaram especialistas, parlamentares e autoridades do governo durante o fórum Conectividade no Campo: Desafios, Oportunidades e Soluções, realizado no dia 11 passado, em Brasília.
O evento foi promovido pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) em parceria com o Sistema CNA/Senar e o Estadão Think, na sede da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). Os debates ocorreram em dois painéis. O primeiro abordou casos de sucesso sobre a conectividade, com representantes das empresas Jalles Machado, da Agroindústria São Martinho, do Grupo Schenkel e da Embaixada da Índia. “Discutir o agro e a conectividade é algo que coloca o tema em cena porque precisamos de políticas públicas bem estabelecidas, de apoio das instituições e das empresas para criar um ecossistema trará benefícios para o setor”, afirmou Éder Fantini Junqueira, gerente de Tecnologia da Informação da Jalles Machado.
O segundo painel sobre “Agronegócio e Tecnologia: Desafios e soluções para o futuro” reuniu parlamentares e representantes do Executivo, que discutiram a criação de políticas públicas para conectividade, a aprovação de projetos que estão em tramitação no Congresso Nacional e ainda as ações que o governo está desenvolvendo na área.

Divulgação       Curso ocorrerá na cidade de Salto, no interior do estado

HÍBRIDOS – A Associação Brasileira de Engenharia Automotiva (AEA) promove o “Curso de Homologação para Veículos Híbridos e Elétricos” na quinta e sexta-feira, 18 e 19, no Gandini Centro Tecnológico, em Salto/SP. O objetivo é detalhar os fundamentos, tecnologias, aplicações e perspectivas de veículos híbridos elétricos (VHE) do ponto de vista mercadológico, processos, ferramentas e padrões que contribuam para o domínio sistemas de homologação de VHE e o processo de etiquetagem veicular no âmbito de eficiência energética.
Na oportunidade, o curso apresentará as principais normas, com carga teórica, realizado em laboratório oficialmente homologado pela Cetesb e Inmetro, cobrindo a tipologia existente, familiarização em ambiente próprio, com exemplificação das principais etapas do processo de homologação e principais procedimentos e resultados. “Mas também teremos a parte prática com um veículo Volvo em dinamômetro, simulando condições reais, o que é um diferencial do treinamento no Gandini Centro Tecnológico”, afirma Ricardo Takahira, um dos coordenadores do curso.

Divulgação    75% das compras de veículos em Smart Lab são de novos clientes

SMART LAB – A Rede Caoa Ford participa do primeiro “Ford Smart Lab”, instalado na praça de eventos do Shopping Eldorado, em São Paulo. O espaço faz parte de um formato utilizado globalmente pela marca, buscando oferecer uma nova forma de experiência com o seu público.
O espaço terá a exibição de modelos em sistema de rodízio onde as pessoas que passam pelo shopping poderão ter contato com o Ford KA, com o SUV EcoSport, a picape Ford Ranger, ou ainda, com a lenda esportiva Ford Mustang. A área é livre de paredes e os visitantes do shopping poderão transitar livremente pelo espaço e pelos veículos e utilizar o local como área de conveniência.
Segundo a Ford, o Smart Lab faz parte dos novos formatos globais de varejo que a marca está testando junto com suas concessionárias, adequando-se às mudanças dos hábitos de compra dos clientes. O ponto instalado no Shopping Eldorado é o 14º a receber esse conceito no mundo e já passou por países como Itália, Bélgica, Canadá, Alemanha, Noruega, China e Austrália.

MOTOS – Dados do Seguro Dpvat apontam que o estado de São Paulo é o primeiro colocado em indenizações envolvendo acidentes com motocicletas. Em 2019, foram 29.440 indenizações pagas para acidentes com esse tipo de veículo. Destas, 75% (22.062) foram para os condutores das motos.
O levantamento é da seguradora Líder que indica, ainda, serem 17% (5.047) das indenizações destinadas aos pedestres e 8% (2.331) aos passageiros das motocicletas. Minas Gerais está em segundo lugar no ranking de indenizações pagas em acidentes envolvendo motocicletas com 28.490 ocorrências e o Ceará está na terceira posição com 22.499.

APLICATIVOS – A Kovi, startup que aluga carros para motoristas que trabalham com aplicativos de carona, começou sua história em novembro de 2018. Investimentos foram fundamentais no crescimento da empresa. O primeiro aporte recebido ultrapassou os US$ 10 milhões (seed) e o segundo grande valor captado pela empresa foi de US$ 30 milhões (series), o maior investimento em mobilidade no ano. De acordo com o CEO e co-founder, Adhemar Milani, a expectativa é que até o final do ano esse número quintuplique.
A Kovi traz um modelo de negócio disruptivo em termos de mobilidade urbana, proporcionando soluções capazes de fazer com que motoristas tenham acesso rápido a um preço justo aos melhores veículos, que serão disponibilizados nas cidades para que a população tenha acesso a baixo custo ao transporte de qualidade, sem precisarem comprar e colocar mais carros que não são compartilhados nas ruas.
“Queremos acelerar a transição da posse para o serviço e ao mesmo tempo gerar mais empregos em um país de mais de 13 milhões de desempregados. Acreditamos que cada carro alugado pela Kovi é um novo emprego gerado e diversos carros pessoais que deixam de ser necessários”, diz o CEO.

Nelson Tucci é editor de Veículos & Negócios, do Jornal PERSPECTIVA.
Leia também no site www.jornalperspectiva.com.br

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