Divulgação R$ 225 milhões para
impulsionar a economia de São Paulo
Nelson Tucci
Correm
os tempos e as epidemias, endemias e pandemias vão e vêm, sempre parecendo uma
mais difícil que as outras. Agora enfrentamos a do novo coronavírus, o Covid-19.
Assim, todo o panorama de negócios, trabalho, competições esportivas e lazer
assumem novos contornos – em escala mundial. E, óbvio, o Brasil está 100%
inserido nessa situação.
Em
São Paulo, o governo anunciou na última sexta-feira a liberação de R$ 225
milhões para impulsionar a economia do estado e tentar impedir impactos
negativos do Covid-19. De acordo com o governador, o dinheiro extra será
aplicado em programas de incentivo ao empreendedorismo e à geração de emprego e
renda.
"Nós
não podemos sucumbir a uma crise do coronavírus sem medidas objetivas e
pragmáticas de crescimento e da proteção ao emprego e à economia do maior
estado do país, que tem a obrigação de continuar liderando o PIB nacional. No
ano passado, o crescimento do PIB do Brasil foi de 1,1% e o de São Paulo foi de
2,8%. A contribuição de São Paulo ao PIB do país foi de 60%, portanto é nossa
obrigação conduzir a economia corretamente e reagir positivamente. Nós não
vamos esperar terminar a crise do coronavírus para reagir", disse o chefe
do Executivo.
Desse
montante, serão R$ 200 milhões em crédito com condições especiais de financiamento
para oferecer mais liquidez a empresas paulistas. A Desenvolve SP reduziu a
taxa de juros da linha de capital de giro de 1,43% para 1,20% ao mês. O prazo
do financiamento subiu de 36 para 42 meses, e a carência foi de três para nove
meses.
SHOPPINGS
–
Depois da declaração da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre a pandemia do
novo coronavírus, a Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop) tem
trabalhado ativamente a comunicação entre seus associados, a fim de colaborar
com informações para conter a propagação do vírus em ambientes fechados como
shoppings, lojas e centros comerciais.
A
entidade reforçou o alerta sobre os principais cuidados com a higiene pessoal,
como lavar as mãos com água e sabão constantemente, fazer o uso do álcool gel,
cobrir o nariz e a boca ao tossir e espirrar, não compartilhar objetos pessoais
e evitar aglomerações. “O objetivo deste comunicado foi contribuir com o
reforço das informações do Ministério da Saúde para tentar diminuir o risco de
contágio, lembrando que os shoppings e centros de compras são locais onde há
grande circulação de pessoas e todo cuidado deve ser tomado”, afirma o
presidente Nabil Sahyoun.
ÁLCOOL
GEL –
A Secretaria de Cultura e Economia Criativa informa que, de acordo com as
recomendações do governo do estado de São Paulo, e sob a orientação do Centro
de Contingência do Coronavírus, determinou: 1) Manter o funcionamento e a
programação de suas instituições e espaços culturais, limitando a permanência
de no máximo 500 pessoas por vez em cada atividade; e 2) Adiar atividades
quando não for viável restringir o público a 500 pessoas ou menos.
As
ações de prevenção foram reforçadas: os museus, bibliotecas, teatros,
auditórios e centros culturais e de formação deverão disponibilizar álcool gel
e lenços descartáveis gratuitos em locais de circulação de público; afixar
cartazes com as orientações sobre o tema; distribuir flyers com recomendações;
apresentar o vídeo oficial da campanha de combate ao coronavírus; e oferecer
orientações a funcionários e frequentadores que apresentem sintomas.
IVECO
–
Clientes do Consórcio Iveco, do segmento de pesados, já sentem os impactos do
coronavírus. A empresa anunciou o adiamento de duas viagens das suas promoções
para clientes, a primeira delas para a Espanha, país que já contabiliza cerca de
oito mil infectados pelo novo vírus, e a segunda, um cruzeiro para os Estados
Unidos, onde, até agora, aproximadamente mil casos foram registrados. Mais de
300 consorciados foram afetados pela medida, que visa evitar a disseminação e
transmissão do Covid-19.
TURISMO
–
A Aviesp, que realiza anualmente sua Expo de Negócios em Turismo, reconhecendo
o momento delicado pela declarada pandemia do coronavírus, bem como o atual
cenário de providências sanitárias tomadas pelos governantes locais, decidiu
postergar a realização da Expo Aviesp 2020 para os próximos dias 31 de julho e 1º
de agosto na mesma cidade de Aguas de Lindóia/SP.
Divulgação “Elas na Logística”: despertar
as mulheres e criar novas lideranças
LOGÍSTICA
–
Elas têm entre 12 e 14 anos e já conhecem um pouco do complexo sistema que
envolve a logística internacional. Contêineres, caminhões de carga, maquinário
pesado e navios – elementos comuns de um dos principais portos do Brasil –
foram apresentados a seis meninas da rede pública de ensino de Itajaí, em Santa
Catarina.
Estudantes
da Escola Básica Pedro Padre Baron, as adolescentes participaram da ação “Elas
na Logística”, desenvolvida pela empresa de logística Allog para marcar o Mês
da Mulher. Selecionadas em um concurso de redação promovido na escola, onde
escreveram sobre “A Logística da Minha Cidade”, as adolescentes visitaram a APM
Terminals, responsável pelas operações de carga do Porto de Itajaí, e passaram
a tarde na Allog.
A
proposta do “Elas na Logística” é despertar o interesse em futuras novas
lideranças para um universo ainda predominantemente masculino. A própria Allog
é um caso à parte no segmento de comércio exterior. Na empresa, 53,4% do time
de colaboradores é composto por mulheres. “Considerando este cenário, a ideia é
incentivar a igualdade e, quem sabe, descobrir juntos a essas meninas futuros
talentos para o setor logístico do nosso país”, sintetiza a gerente de
marketing da Allog, Luciana Oliveira.
RODOVIAS –
A Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) publicou na sexta-feira
13, no Diário Oficial do Estado, a habilitação do Consórcio Infraestrutura
Brasil para operar, por meio de concessão, 1.273 quilômetros de rodovias
paulistas, a maior malha rodoviária já licitada no país. Com ágio histórico de
7.209 % sobre a outorga mínima, o Consórcio Infraestrutura Brasil apresentou a
oferta vencedora de R$ 1,1 bilhão pela concessão do lote de rodovias
"Piracicaba-Panorama", no leilão realizado em janeiro de 2020, na B3.
A
concessão de 30 anos prevê investimentos que somam R$ 14 bilhões para a
infraestrutura rodoviária que atravessa São Paulo, desde a região de Campinas
até o extremo Oeste do estado, na divisa com o Mato Grosso do Sul. Considerando
a outorga proposta e os investimentos exigidos pelo edital, a concessão
viabiliza R$ 15,1 bilhões em recursos para o estado de São Paulo.
Esta
concessão também prevê inovações do ponto de vista econômico, tecnológico e de
segurança viária. O modelo considera uma tarifa quilométrica 23% menor que a
praticada pela Centrovias atualmente. Haverá desconto de 5% para os usuários do
pagamento automático. Além disso, a grande inovação tarifária da nova concessão
é o Desconto de Usuário Frequente (DUF), modelo inédito no Brasil e que irá beneficiar
os motoristas que utilizam o trecho rodoviário com mais frequência,
principalmente moradores de pequenas cidades que usam as rodovias para acessar
a rede de comércio e serviços de municípios vizinhos.
CAMPO
–
Parceria entre setores público e privado, investimentos e políticas públicas
são algumas das principais alternativas para melhorar a conectividade no campo,
avaliaram especialistas, parlamentares e autoridades do governo durante o fórum
Conectividade no Campo: Desafios, Oportunidades e Soluções, realizado no dia 11
passado, em Brasília.
O
evento foi promovido pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos
Automotores (Anfavea) em parceria com o Sistema CNA/Senar e o Estadão Think, na
sede da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). Os debates
ocorreram em dois painéis. O primeiro abordou casos de sucesso sobre a
conectividade, com representantes das empresas Jalles Machado, da Agroindústria
São Martinho, do Grupo Schenkel e da Embaixada da Índia. “Discutir o agro e a conectividade
é algo que coloca o tema em cena porque precisamos de políticas públicas bem
estabelecidas, de apoio das instituições e das empresas para criar um
ecossistema trará benefícios para o setor”, afirmou Éder Fantini Junqueira,
gerente de Tecnologia da Informação da Jalles Machado.
O
segundo painel sobre “Agronegócio e Tecnologia: Desafios e soluções para o
futuro” reuniu parlamentares e representantes do Executivo, que discutiram a
criação de políticas públicas para conectividade, a aprovação de projetos que
estão em tramitação no Congresso Nacional e ainda as ações que o governo está
desenvolvendo na área.
Divulgação Curso ocorrerá na cidade de
Salto, no interior do estado
HÍBRIDOS
–
A Associação Brasileira de Engenharia Automotiva (AEA) promove o “Curso de
Homologação para Veículos Híbridos e Elétricos” na quinta e sexta-feira, 18 e
19, no Gandini Centro Tecnológico, em Salto/SP. O objetivo é detalhar os
fundamentos, tecnologias, aplicações e perspectivas de veículos híbridos
elétricos (VHE) do ponto de vista mercadológico, processos, ferramentas e
padrões que contribuam para o domínio sistemas de homologação de VHE e o
processo de etiquetagem veicular no âmbito de eficiência energética.
Na
oportunidade, o curso apresentará as principais normas, com carga teórica,
realizado em laboratório oficialmente homologado pela Cetesb e Inmetro,
cobrindo a tipologia existente, familiarização em ambiente próprio, com
exemplificação das principais etapas do processo de homologação e principais
procedimentos e resultados. “Mas também teremos a parte prática com um veículo
Volvo em dinamômetro, simulando condições reais, o que é um diferencial do
treinamento no Gandini Centro Tecnológico”, afirma Ricardo Takahira, um dos
coordenadores do curso.
Divulgação 75% das compras de veículos em
Smart Lab são de novos clientes
SMART
LAB –
A Rede Caoa Ford participa do primeiro “Ford Smart Lab”, instalado na praça de
eventos do Shopping Eldorado, em São Paulo. O espaço faz parte de um formato
utilizado globalmente pela marca, buscando oferecer uma nova forma de
experiência com o seu público.
O
espaço terá a exibição de modelos em sistema de rodízio onde as pessoas que
passam pelo shopping poderão ter contato com o Ford KA, com o SUV EcoSport, a
picape Ford Ranger, ou ainda, com a lenda esportiva Ford Mustang. A área é
livre de paredes e os visitantes do shopping poderão transitar livremente pelo
espaço e pelos veículos e utilizar o local como área de conveniência.
Segundo
a Ford, o Smart Lab faz parte dos novos formatos globais de varejo que a marca
está testando junto com suas concessionárias, adequando-se às mudanças dos
hábitos de compra dos clientes. O ponto instalado no Shopping Eldorado é o 14º
a receber esse conceito no mundo e já passou por países como Itália, Bélgica,
Canadá, Alemanha, Noruega, China e Austrália.
MOTOS
–
Dados do Seguro Dpvat apontam que o estado de São Paulo é o primeiro colocado
em indenizações envolvendo acidentes com motocicletas. Em 2019, foram 29.440
indenizações pagas para acidentes com esse tipo de veículo. Destas, 75%
(22.062) foram para os condutores das motos.
O
levantamento é da seguradora Líder que indica, ainda, serem 17% (5.047) das
indenizações destinadas aos pedestres e 8% (2.331) aos passageiros das
motocicletas. Minas Gerais está em segundo lugar no ranking de indenizações
pagas em acidentes envolvendo motocicletas com 28.490 ocorrências e o Ceará
está na terceira posição com 22.499.
APLICATIVOS
–
A Kovi, startup que aluga carros para motoristas que trabalham com aplicativos
de carona, começou sua história em novembro de 2018. Investimentos foram
fundamentais no crescimento da empresa. O primeiro aporte recebido ultrapassou
os US$ 10 milhões (seed) e o segundo grande valor captado pela empresa foi de
US$ 30 milhões (series), o maior investimento em mobilidade no ano. De acordo
com o CEO e co-founder, Adhemar Milani, a expectativa é que até o final do ano
esse número quintuplique.
A
Kovi traz um modelo de negócio disruptivo em termos de mobilidade urbana,
proporcionando soluções capazes de fazer com que motoristas tenham acesso
rápido a um preço justo aos melhores veículos, que serão disponibilizados nas
cidades para que a população tenha acesso a baixo custo ao transporte de
qualidade, sem precisarem comprar e colocar mais carros que não são
compartilhados nas ruas.
“Queremos
acelerar a transição da posse para o serviço e ao mesmo tempo gerar mais
empregos em um país de mais de 13 milhões de desempregados. Acreditamos que
cada carro alugado pela Kovi é um novo emprego gerado e diversos carros
pessoais que deixam de ser necessários”, diz o CEO.
Nelson Tucci é editor de Veículos &
Negócios, do Jornal PERSPECTIVA.
Leia também no site www.jornalperspectiva.com.br
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