segunda-feira, 18 de novembro de 2019

Apreensão com a Suzuki em Santos


Divulgação             Marca deixou na mão os usuários de suas linhas

Nelson Tucci

O fechamento de lojas/concessionárias de determinada marca automotiva não é propriamente incomum. Nesses casos, a matriz providencia informações aos usuários. Pelo menos é o que deveria ter acontecido com a Suzuki do Brasil, que deixou na mão os usuários de suas linhas em Santos.
O alerta foi dado por um assíduo leitor do jornal Perspectiva, professor Cláudio Magalhães, que nos enviou o seguinte e-mail: “É lamentável que a única concessionária da marca de veículos Suzuki, que tinha um excelente atendimento, a ‘Sumar Veículos Suzuki’ encerrou suas atividades. Agora temos que nos deslocar até a capital para fazer durante três anos as revisões obrigatórias de fábrica nos obrigando a termos gastos extras de combustível, pedágio, além de perda de dia de trabalho. Esperamos que a Suzuki providencie com urgência sua nova concessionária em Santos que atende toda a Baixada Santista e Litoral Paulista”.
Acionamos a assessoria da Suzuki, que ignorou a carta na primeira tentativa. Diante de nossa insistência – advertindo-os que “com ou sem resposta” do fabricante a reclamação do leitor seria registrada –, enviaram-nos a seguinte resposta: “Estamos em análise para credenciamento de um novo concessionário para que o mais breve possível consigamos atender a todos os clientes da marca”.
Agradecemos o professor Cláudio pela iniciativa em nos procurar e se tivermos alguma outra posição da marca japonesa prontamente a publicaremos.

ELÉTRICOS – O Grupo Moura passa a integrar o e-Consórcio, projeto liderado pela Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO) que impulsionará a produção de caminhões elétricos no Brasil. A Moura será responsável pela importação das baterias de lítio produzidas pela chinesa Contemporary Amperex Technology Co. Ltd. (CATL), manutenção e pós-venda dos produtos, incluindo a sua futura reciclagem e reaproveitamento de seus componentes. Isso significa estar presente em todo gerenciamento do ciclo de vida da bateria.
Moura faz parte oficialmente de um grupo pioneiro em eletrificação veicular no Brasil. A estruturação do e-Consórcio, cujo anúncio foi feito no último Salão Internacional do Transporte Rodoviário de Cargas – Fenatran 2019, prevê a fabricação em série de caminhões já em 2020. Pouco mais de um ano após a Cervejaria Ambev anunciar a intenção de contar com mais de 1/3 da frota parceira composta por pelo menos 1.600 caminhões VWCO elétricos até 2023, maior anúncio do tipo no mundo.

SUV – A Ford anunciou, na semana que passou, o nome do seu novo SUV elétrico que vai ostentar o emblema do cavalinho: Mustang Mach-E. O modelo apareceu pela primeira vez no domingo 17 em um evento em Los Angeles, EUA.
Clientes dos Estados Unidos e da Europa poderão começar a fazer a reserva de compra do Mustang Mach-E no site da Ford, com um depósito de US$ 500. Enquanto isto, no Brasil a Ford fechou recentemente a fábrica de São Bernardo do Campo/SP – unidade que montava o Fiesta e as linhas de caminhões –, colocando 3.000 empregados na rua e não diz quando o novo modelo chegará por aqui.

LÍTIO – A Heliar, marca tradicional de baterias para motocicletas, irá lançar no Brasil a Heliar Lítio, bateria de íons de lítio para veículos de duas rodas. A Heliar Lítio é até 10 vezes mais durável do que a convencional de chumbo ácido, tem dois anos de garantia e é cerca de 70% mais leve. A marca fará o anúncio desse lançamento no Salão Duas Rodas, que acontecerá em São Paulo entre amanhã e domingo.

Divulgação   Modelo introduz o diferencial traseiro blocante com acionamento elétrico

LANÇAMENTO – A Troller anuncia o lançamento do TX4, novo modelo da sua linha equipado com transmissão automática e estilo exclusivo, que chega ao mercado no próximo mês de dezembro. A informação foi dada durante o “Troller Brasil Festival”, maior evento já realizado pela marca, que reuniu mais de 500 participantes no último final de semana em Campinas/SP, onde o veículo também foi apresentado em primeira mão.
No pacote de acessórios, o TX4 inclui itens como para-choques dianteiros de aço e faróis auxiliares de LED. O interior também conta com acabamento personalizado e novos itens de conforto.

Divulgação                              T-Cross Sense já chegou às concessionárias

PCD – A Volkswagen apresenta a versão Sense do T-Cross, o primeiro utilitário-esportivo produzido pela marca no Brasil, destinada ao público de Pessoas com Deficiência (PcD). Completo de série, o modelo já está disponível na rede de concessionárias da marca exclusivamente nas cores Preto Ninja, Branco Puro e Prata Sargas e tem preço sugerido de R$ 69.990 – com as isenções o valor para o público fica em R$ 57.630.

ROTA 2030 – Os “Desafios da aplicação do programa Rota 2030 na Indústria automotiva” é o tema da apresentação de Etiene Pereira de Andrade, professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que abrirá a programação do 10º Simpósio SAE Brasil de Materiais na próxima quinta-feira 21, em Belo Horizonte/MG.
Organizado pela Seção Minas Gerais da SAE Brasil de tendências em materiais e sua aplicação em soluções de engenharia para o atendimento às demandas de segurança veicular e aos requisitos de projeto no âmbito do programa Rota 2030.

VERDE – Programas internacionais de frete verde, emissões de veículos pesados, eficiência energética, capacitação de motoristas, sistemas de propulsão eficiente e ações sustentáveis aplicadas na última milha. Esses são alguns temas que serão apresentados e debatidos durante o Workshop Internacional sobre Iniciativas de Frete Verde, que começa nesta segunda-feira 18, na sede da Confederação Nacional do Transporte, em Brasília. O evento, que segue até a quarta-feira 20 é promovido pela CNT e pelo SEST Senat.

TAIWAN – Taiwan anuncia sua pretensão de intensificar relações comerciais com o setor de autopeças no Brasil. A vigorosa indústria de autopeças do país asiático e as facilidades em fazer negócio são tema de seminário marcado para o dia 28 próximo, em São Paulo.
A fabricação de autopeças é um dos setores mais produtivos de Taiwan. São 2.505 fábricas de autopeças locais, com predominância da região Norte, onde há 1.018 fabricantes (41%), seguido das regiões Central (764 fábricas ou 31%) e Sul (723 ou 28%). O setor emprega em torno de 90.000 pessoas e faturou U$6,70 bilhões no ano passado.
Por ter um mercado interno pequeno, 85% das autopeças ali produzidas são exportadas. Embora seja um parceiro potencialmente importante, o Brasil ainda não figura na lista dos mais expressivos importadores de autopeças de Taiwan. Para mudar essa realidade, e intensificar as relações comerciais no setor, a Taitra irá promover o Seminário Autopeças Taiwan, dia 28, no L’Hotel Porto Bay, em São Paulo. O Seminário é gratuito e as inscrições podem ser feitas pelo link: http://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdZ3L00D0lpiP4GOAt_pn3PK5emDgRi9D0QtDh8GwNzegURSQ/viewform

ALCÂNTARA – O Senado Federal aprovou, dia 12 último, o Projeto de Decreto Legislativo (PDL 523/2019) que trata do Acordo de Salvaguardas Tecnológicas (AST). A matéria permite aos Estados Unidos alugarem o Centro Espacial de Alcântara, no Maranhão, para fazer lançamentos de foguetes e satélites. O texto havia sido aprovado pela manhã na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE).
Relator da proposta, o senador Roberto Rocha (PSDB-MA) comemorou a aprovação e acredita que a decisão dos parlamentares vai garantir melhorias na vida da população, sobretudo das pessoas que vivem no estado maranhense: “Vai gerar um impacto econômico extraordinário em Alcântara, na baixada maranhense, assim como em todo o estado. Esse impacto vai ser no Brasil e mundo afora. Estamos falando de investimento bilionário da indústria aeroespacial, da Nasa, no Maranhão”.
O senador Weverton (PDT-MA) defende que a aprovação é uma vitória para a indústria aeroespacial brasileira: “Estamos abrindo caminho para comercializar produtos norte-americanos e de outros países. Não há exclusividade, há a possibilidade, a partir de agora, de produtos que têm componentes deles (EUA), que é 80% do mercado do mundo, podendo ser operacionalizados na nossa base”.

Divulgação   Modelo anuncia quilometragem 10% superior, comparado ao FS557

PNEU – A Firestone, marca pertencente à Bridgestone, anuncia a extensão da sua linha FS558 para a medida 235/75R17.5. O produto, pneu radial indicado para micro-ônibus e caminhões leves, apresenta melhor performance quilométrica, capacidade de tração e excelente dirigibilidade, além de desgaste uniforme e melhor frenagem em piso molhado.
“Essa extensão fortalece a competitividade da marca Firestone neste segmento, oferecendo aos nossos clientes soluções completas”, comenta Oduvaldo Viana, diretor de Marketing da Bridgestone: “A tecnologia aplicada no FS558 mantém o nosso alto padrão de qualidade, além de proporcionar a melhor relação custo x benefício”.

VENDAS – A indústria nacional de pneumáticos fechou o mês de outubro com alta de 10,6%, em comparação ao mesmo período de 2018. O aumento de 12% nas vendas para montadoras e de 10% para o mercado de reposição levou à comercialização de 5.364.890 unidades, aponta a Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos.
O crescimento da produção de veículos no mês teve relação direta com o resultado positivo, já que elevou as vendas de todas as categorias: pneus de passeio (16%), pneus de carga (8,7%), comerciais leves (6,8%) e de moto (0,8%). O avanço nas vendas totais registrado em outubro resultou em uma leve alta de 0,6% no acumulado do ano.

Adriano Chaves-DC Multimídia              Encomenda de 120 unidades para o Rio de Janeiro

ÔNIBUS – O Grupo Redentor, um dos principais operadores de transporte urbano do Rio de Janeiro, adquiriu 120 novos ônibus Neobus New Mega. Os veículos são os primeiros da marca a operarem no novo Sistema de Mobilidade de Transporte do Rio de Janeiro (SMTR) e estão sendo incorporados às frotas das empresas Viação Redentor, Transporte Barra e Transporte Futuro.
"Esta é a maior venda da Neobus neste ano e uma das mais expressivas da empresa no segmento de urbanos", destaca Douglas Cristiano Pessoa, supervisor de vendas: "O Grupo Redentor possui frota com mais 1.300 veículos, 90% da marca Neobus, o que comprova as vantagens e diferenciais competitivos do modelo, como eficiência, robustez e menor custo de manutenção e operação".

ARTIGO
Carros autônomos serão aliados na administração das cidades

Por Dalton Oliveira (*)

A tecnologia aplicada aos carros e a mobilidade tem se tornado cada vez mais iminente. Ao mesclar com tecnologias emergentes como a internet das coisas (IoT), a inteligência artificial (IA), o machine learning (ML) e o deep learning (DL), os benefícios gerados vão muito além daqueles relacionados à experiência do usuário, como a redução de acidentes e a possibilidade de prever a hora certa para a revisão ou manutenção dos carros.
Elas também permitem a coleta de informações que podem trazer insights sobre novos modelos de negócios (mesmo para as marcas existentes), oportunidades para empreendedores desenvolverem produtos e serviços e até prover informações para os governos com dados gerados para tomar decisões mais eficazes e com maior agilidade. Isso traz mais eficiência nas operações e economia aos cofres públicos. Em outras palavras, este é um novo estilo de vida para os usuários e para novos negócios que vão surgindo tão rápido quanto podemos imaginar.
Ao criar um ecossistema complexo para lidar com grandes volumes de dados totalmente conectados em tempo real, os carros autônomos podem coletar, processar, enviar e receber dados para a tomada de decisões. Ao circularem nas ruas, por exemplo, eles podem prover informações, com dados relevantes, às prefeituras e quem mais estiver interessado em trabalhar em conjunto para construir uma comunidade melhor.
Quando os carros autônomos identificarem buracos, por exemplo, eles poderão não só ajustar suas velocidades para causar menor dano ao veículo, mas também notificar a prefeitura sobre a localização e o tipo dos buracos para que providências sejam tomadas. Já quando identificam lombadas, poderão notificar a prefeitura para analisar e cruzar essas informações com outras igualmente relevantes, como áreas com alta incidência de acidentes versus o número de lombadas existentes, e fazer outras análises a partir daí.
Considerando a área de uma cidade dividida em 2 quadrantes com características muito semelhantes, ao notar que o usuário de um carro conectado (CC1) em um quadrante (Q1) vai para manutenção com maior frequência do que o de outro usuário do mesmo modelo de carro conectado (CC2) em outro quadrante (Q2), é possível cruzar estes dados para chegar a algumas conclusões. Com estas informações, por exemplo, sabemos que a velocidade média em Q1 é maior que em Q2; o tempo médio entre o ponto de origem e o ponto de destino também são diferentes, bem como o consumo médio de combustível e as mudanças de marchas.
Com base nos poucos dados mostrados, parece que as ruas dos quadrantes Q1 e Q2 não são tão semelhantes como deveriam ser. Algumas das medidas que poderiam ser tomadas para mitigar os pontos levantados no parágrafo anterior e auxiliar na construção de uma cidade inteligente por meio das informações enviadas pelos carros autônomos poderiam ser, por exemplo, a criação de mais postos de combustível em Q1 ou a criação de um tipo de lombada capaz de transferir a energia do impacto mecânico dos pneus dos carros para engrenagens conectadas e, assim, gerar energia elétrica.
As possibilidades de melhorias e novos insights trazidos pela geração de dados dos carros autônomos podem ser inúmeras. O advento do termo “cidade inteligente” não deve se restringir a tecnologia apenas, mas sim na capacidade de transformar dados em soluções e melhor experiência para os cidadãos, pois quando falarmos de dados, big data, nuvem, banco de dados e coisas relacionadas, o importante é ter em mente que dados e números, por si mesmos, não nos contam histórias, mas nos trazem os insumos necessários para a elaboração de uma análise qualitativa, que vai construir histórias com base em um contexto conhecido. A tecnologia não é fim, a tecnologia é meio.
(*) Dalton Oliveira é membro do comitê de cidades inteligentes da Associação Brasileira de Internet das Coisas (Abinc) e Consultor Global em Transformação Digital para a Wardston Consulting.

Nelson Tucci é editor de Veículos & Negócios, do Jornal PERSPECTIVA.
Leia também no site www.jornalperspectiva.com.br

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