Divulgação DER reforçou os recursos
operacionais das rodovias
Nelson Tucci
A
Secretaria Estadual de Logística e Transportes (SLT) de São Paulo lançou no
feriado, 19, a Operação Corpus Christi, que neste ano coincidiu com o início da
Operação Inverno 2019, na quarta-feira, 26. As operações trazem novidades. Uma
delas é a implantação de um Centro de Controle Operacional móvel do
Departamento de Estradas e Rodagem (DER), estrategicamente montado na cidade de
Campos do Jordão. A medida garantirá agilidade no acionamento dos serviços
emergenciais de guincho ou socorro mecânico. Este CCO de Campos do Jordão vai
funcionar 24 horas por dia, com 30 funcionários trabalhando exclusivamente no
monitoramento da SP 123.
O
DER reforçou os recursos operacionais das rodovias que integram a Operação
Inverno com 74 caminhonetes de inspeção, 122 guinchos leves, 17 guinchos
pesados e 124 veículos de apoio. O Departamento também investiu na compra de
600 cones noturnos para melhorar a sinalização e garantir segurança aos
usuários nos trechos de operação montados ao longo da rodovia.
O
monitoramento das rodovias também ganha incrementos neste ano. Além das 234
câmeras, 72 contadores de veículos e 59 painéis de mensagem variável, um drone
será usado na Rodovia Floriano Rodrigues Pinheiro (SP 123), no acesso a Campos
do Jordão, para que informações em tempo real das condições de trânsito sejam
disponibilizadas aos usuários, permitindo o melhor planejamento de sua viagem.
Todas estas informações constarão nos boletins informativos, que poderão ser
acessados no site www.der.sp.gov.br e
pelo Twitter @_dersp. O Centro de Operações e Informação estará 24 horas em
funcionamento e o contato poderá ser realizado pelo telefone de emergências 0800
055 5510.
Divulgação Audi A5 Sportback TFSI: carro
rodou apenas 30 mil km
OFERTA
–
Um dos cupês quatro portas mais desejados do mundo e vendido por pouco mais de
R$ 100 mil! Essa é a oferta da semana da 123carros, um dos principais canais
web para comercialização de carros usados do país. A empresa anuncia um Audi A5
Sportback TFSI, ano 2016, na cor preta, com 30 mil km rodados, por R$ 103.000.
O valor de venda é exatamente 10% abaixo da tabela Fipe (R$ 113,6 mil).
No
Centro de Inspeção da 123carros, na zona Sul de São Paulo, o Audi foi esmiuçado
pelos avaliadores da empresa e aprovado. Além de ter rodado apenas 30 mil km, o
carro está bem cuidado e se torna uma ótima opção a quem busca alta tecnologia,
conforto e sofisticação em um cupê quatro portas na faixa dos R$ 100 mil.
Possui motor 1.8 TFSI (turbo) de 170 cv e câmbio Multitronic automático tipo
CVT (com opção de trocas manuais e 8 velocidades), que o leva a 220 km/h de
velocidade máxima.
Interessou?
Acesse www.123carros.com.br
FÓRMULA
E –
O ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, reuniu-se com o presidente da
Federação Internacional de Automobilismo (FIA), Jean Todt, na sede da entidade,
em Paris, e obteve dele o aval para que o Brasil receba uma etapa do circuito
mundial da Formula E, de carros elétricos de alta performance.
Rio
de Janeiro, Brasília e Belo Horizonte apresentaram propostas para sediar a
prova, que é realizada em circuito de rua. Essa categoria, iniciada em 2014,
tem provas de aproximadamente 1 hora de duração, com carros movidos
exclusivamente a energia elétrica.
O
presidente da FIA recepcionou as propostas com interesse e disse que, se houver
possibilidade, uma das etapas poderá acontecer no Brasil em dezembro deste ano.
CONSÓRCIOS
–
As vendas de consórcios cresceram 16,9% no primeiro quadrimestre do ano e
aproximaram-se de um milhão de adesões, de acordo com os últimos dados
divulgados pela Associação Brasileira de Administradoras de Consórcio (ABAC).
Ao
todo, 7,2 milhões de brasileiros são participantes ativos da modalidade. Entre
os resultados positivos registrados estão os negócios com consórcios que
colocaram no mercado 38,86 milhões, um valor 27,5% maior quando comparado ao
mesmo período de 2018.
A
maior procura ainda é por cotas de veículos leves. Só de janeiro a abril de
2019 foram vendidas 410 mil, um aumento de 12,4% quando comparado ao mesmo
período do ano passado. A Embracon, com 120 mil clientes, por exemplo,
registrou crescimento de 10,17% no primeiro trimestre do ano, na venda de cotas
de veículos leves, categoria mais procurada pelos brasileiros.
RECALL
–
A Mercedes-Benz do Brasil convoca os proprietários dos veículos modelos Classe
C Coupé e Cabriolet, e Classe E Coupé, abaixo identificados, a agendarem junto
a uma concessionária da marca, a inspeção dos veículos envolvidos e, se
necessária, a substituição da estrutura dos encostos dianteiros.
Identificação
dos veículos envolvidos: Classe C Coupé e Classe C Cabriolet chassis (não
sequenciais) WDDWJ4AW6GF269523 a WDDWJ4FW7HF571980 fabricação novembro de 2015
a abril de 2017; Classe E Coupé chassis (não sequenciais) WDD1J4JW5HF003955 a
WDD1J4JW0HF004558 fabricação março de 2017.
A
empresa informa ter constatado a possibilidade de os encostos rebatíveis dos
assentos dianteiros dos veículos não travarem adequadamente na posição correta
de utilização. Caso esta inconformidade se apresente associada a um eventual
impacto na parte traseira do encosto, causado, por exemplo, por objetos soltos
ou passageiros com cintos de segurança não afivelados no banco traseiro, que
sejam projetados para frente na hipótese de colisão do veículo, o encosto do
assento pode não conter satisfatoriamente tal impacto e bascular-se para frente
e, em situação extrema, aumentar o risco de danos físicos e/ou materiais aos
ocupantes. Agendamento e mais informações pelo telefone 0800 970 9090 e o site www.mercedes-benz.com.br
Divulgação
Ivan : desafios devem ser superados
ARTIGO
Tecnologias
de segurança vão ajudar mais o motorista brasileiro
Por
Ivan Arantes Levenhagen (*)
Novos
recursos de assistência ao motorista irão equipar os veículos nacionais em
atendimento à demanda do mercado e à força da legislação. Estudos técnicos já
são realizados com foco na regulamentação de várias soluções tecnológicas desde
8 de dezembro de 2017, quando o Conselho Nacional de Trânsito (Contran)
publicou a resolução nº 717, que determina cronograma para apresentação de
propostas.
Exemplo
de sistema avançado que já foi legislado é o dispositivo de indicação de
frenagem de emergência, um recurso que aciona o pisca alerta juntamente com a
luz do freio quando o motorista freia bruscamente. Se a desaceleração do
veículo ultrapassar o limite estabelecido, o pisca alerta traseiro é acionado
para avisar o motorista de trás sobre a frenagem, com o objetivo de evitar uma
colisão.
Outra
tecnologia que contribui para a direção segura é o sistema de frenagem
automática de emergência, que auxilia o motorista a frear diante de uma colisão
iminente, como a situação em que o carro está em alta velocidade e se depara
com um engarrafamento. Um radar localizado na frente do veículo detecta um
objeto parado e freia automaticamente o veículo, com a finalidade de evitar
acidentes.
Há
diversos sistemas avançados de assistência ao motorista que serão aplicados no
mercado brasileiro, então neste momento cabe à engenharia analisar as
tecnologias utilizadas em outros países e avaliar os desafios de implementação
dos dispositivos para desenvolver soluções que funcionem com segurança nas
estradas brasileiras, afinal o País dispõe de estradas em diversas condições.
Essas
novas tecnologias precisam equipar os carros brasileiros com segurança e valor
que sejam percebidas pelo cliente. Para isso, alguns desafios de aplicação
devem ser superados, como no caso do aviso de mudança de faixa, que alerta o
condutor quando passa por cima da faixa. Como adaptar uma solução que seja
eficiente numa estradinha do interior que não tem faixa?
Certamente,
investimentos em infraestrutura facilitariam a adoção das tecnologias,
entretanto a engenharia precisará adaptar alguns sistemas caso queira trazer as
soluções em curto prazo, como estudar o uso dos dispositivos conforme o tipo de
pavimento. Um sistema que utiliza câmera para identificar a faixa na rodovia
precisa ser desabilitado em estrada de terra, por exemplo.
Os
desafios de aplicação das novas tecnologias de assistência ao motorista no
Brasil serão discutidos no 7º Colloquium SAE Brasil de Eletroeletrônica
Embarcada & Mostra de Engenharia, que reunirá especialistas de montadoras,
sistemistas e fornecedores. O encontro será realizado na quinta-feira, 27, no
Hotel Bela Vista, em Volta Redonda, Rio de Janeiro. Participe!
(*)
Ivan Arantes Levenhagen é supervisor de Engenharia Elétrica & Eletrônica da
Volkswagen Caminhões e Ônibus e chairperson do 7º Colloquium SAE BRASIL de
Eletroeletrônica Embarcada & Mostra de Engenharia.
Nelson Tucci é editor de Veículos &
Negócios, do Jornal PERSPECTIVA.
Leia também no site www.jornalperspectiva.com.br
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