José
Cordeiro/SPTuris Autódromo José Carlos Pace: GP do Brasil é em São
Paulo desde 1990
Nelson Tucci
Após
reunir-se com o prefeito Bruno Covas, na manhã da última sexta-feira, 10, o
governador João Doria reforçou que o GP Brasil de F1 continua em São Paulo até
2020, quando vence o contrato firmado entre os detentores do evento e a
prefeitura da capital. Está agendada para junho uma reunião entre o prefeito da
capital e os organizadores da F1 para discutir os termos para renovação
contratual.
"Quero
deixar bastante claro que o GP de Fórmula 1 está em São Paulo e continuará em
São Paulo. Temos contrato com os promotores da F1 até 2020, e há multas
pesadíssimas se qualquer uma das partes romper com esse acordo", explicou
o governador, após anúncio do governo federal de acenar com a realização do
Grande Prêmio no Rio de Janeiro, em autódromo a ser construído (na zona Oeste).
O
Grande Prêmio do Brasil é realizado em São Paulo de forma ininterrupta desde
1990, no Autódromo José Carlos Pace. Apenas no GP disputado em 2018, o circuito
de Interlagos, como é conhecido, recebeu 150.307 mil expectadores, um
incremento de 6,4% em relação ao ano anterior.
DESAFIADOR – Por seu
traçado desafiador, o circuito de Interlagos é considerado um dos cinco
melhores do mundo e, por isso, é um dos mais elogiados pelos pilotos. O
pentacampeão Lewis Hamilton, da Mercedes, diz que Interlagos é seu
"calcanhar de Aquiles". Para o holandês Max Verstappen, da Red Bull,
"o desenho especial com algumas elevações de altura e o no sentido
anti-horário do traçado adicionam mais diversão e desafio à corrida".
O
prefeito Covas falou sobre o impacto econômico que o evento traz para a cidade
de São Paulo: "A F1 movimentou R$ 334 milhões em 2018, 20% a mais que em
2017. Isso gerou 10 mil empregos diretos e indiretos para São Paulo. Portanto,
vamos defender São Paulo".
Divulgação Modelo ajudou a
subir o market share da VW para 14,8% no país
SETE LUGARES – Com mais de
1.300 carros emplacados em abril, o Tiguan Allspace bate, pela segunda vez em
seis meses, recorde histórico de vendas, de acordo com a montadora. Veículo com
“até sete lugares” e de “tecnologias de última geração”, o modelo também
conquistou sua melhor participação no segmento de SUVs médios, com 12,4%.
“O
Tiguan Allspace é um SUV que nasceu para ser um produto que atende às
necessidades e ambições das pessoas, um carro com design moderno e carregado de
tecnologia e conforto. Ele tem conquistado mais espaço no mercado brasileiro,
sendo o segundo SUV premium mais vendido no país. Em outubro de 2018, batemos o
recorde histórico pela primeira vez, contabilizando cerca de 1.000 unidades
vendidas. Hoje, já são quase 9.000 unidades do Tiguan Allspace vendidas, o que
comprova que o modelo caiu no gosto dos brasileiros”, diz Gustavo Schmidt,
vice-presidente de Vendas e Marketing da Volkswagen do Brasil.
Além
do Tiguan, a Volkswagen segue crescendo em 2019. No acumulado de janeiro a
abril, a marca conquistou um aumento de 6,8% nas vendas em relação ao mesmo
período de 2018. Considerando apenas o mês de abril, a marca aumentou em 8,3%
as vendas, enquanto o mercado cresceu 5,5%. Com isso, a participação da
Volkswagen atingiu 14,8% no mês, 0,4 p.p. a mais que o mesmo período em 2018.
RECALL – A Fiat
Chrysler Automóveis Brasil (FCA) convoca os proprietários dos veículos Fiat
Ducato, todas as versões, ano/modelo 2018 e 2019, para a partir desta segunda-feira,
13, agendarem seu comparecimento em uma das concessionárias Fiat, a fim de que
seja providenciada, gratuitamente, a verificação e, se necessária, a
substituição da abraçadeira metálica responsável pela fixação do tubo de
alimentação de ar do motor.
Foi
detectada a possibilidade da soltura do tubo de alimentação de ar do motor,
provocando, consequentemente, perda de força do motor, comprometendo as
condições de dirigibilidade do veículo e aumentando o risco de colisão, além de
possibilitar a ocorrência de danos físicos e materiais ao condutor, aos
passageiros e a terceiros. Estão envolvidas nesta campanha 288 unidades do Fiat
Ducato, com os números de chassi (não sequenciais, últimos seis dígitos) de
150109 a 505287. O tempo mínimo para o reparo é de aproximadamente uma hora.
Solicitamos que agende sua visita previamente na concessionária Fiat de sua
preferência.
Para
consulta dos números dos chassis envolvidos e/ou mais informações, consulte o
site www.fiat.com.br ou contate a Central
de Serviços ao Cliente Fiat pelo telefone 0800 707 1000.
RECALL 2 – A Volvo Car
Brasil convoca os proprietários dos veículos modelo XC90, ano/modelo 2016,
chassis não sequenciais YV1LFA2CCG1007703 a YV1LFA2CCG1087567, com data e
período de fabricação de 27/08/2014 a 24/04/2016, a agendarem junto a uma concessionária
da marca a substituição da mangueira de sangria do líquido de arrefecimento do
motor. Em seu lugar, será instalada uma peça confeccionada com material mais
resistente.
A
empresa informa ter detectado que a referida mangueira poderá se degradar com o
tempo, apresentando rachaduras em razão da exposição ao calor e umidade. Caso o
reparo não seja realizado, poderá ocorrer acúmulo de líquido de arrefecimento
no isolamento do aquecedor do catalisador, ocasionando risco de incêndio no compartimento
do motor com o veículo parado, o que pode acarretar danos físicos e/ou
materiais aos ocupantes do veículo e a terceiros.
Para
agendamento e mais informações, a Volvo disponibiliza o telefone 0800 707 7590
(de segunda a sexta-feira, das 6 às 23 horas) e o e-mailsac.volvocars@volvocars.com
RECALL 3 – A General
Motors Mercosul convoca os proprietários dos veículos modelos Chevrolet Tracker
2017 a 2019, chassis HL270629 a KL354972, com data inicial e final de
fabricação de 1/7/2017 a 4/4/2019, a agendarem junto a uma concessionária da
marca a inspeção e eventual substituição do braço de controle dianteiro (bandeja
de suspensão). O início do atendimento está previsto para agosto de 2019.
A
campanha envolve também proprietários do Chevrolet Tracker, modelos 2014 em
diante, que adquiram ou substituíram o braço de controle dianteiro (peça
genuína GM) entre 1º de janeiro de 2018 e 2 de maio de 2019. A montadora
identifica os veículos Chevrolet Tracker modelos 2015 a 2017, chassis FL187750
a HL276782, com data inicial e final de fabricação de 30/1/2015 a 30/6/2017.
A
empresa alerta também para componentes de reposição vendidos em balcão
(varejo), sem identificação, peça nº 94540672, período de
aquisição/substituição 1/1/2018 a 2/5/2019, aplicado nos veículos Chevrolet
Tracker modelos 2014 a 2019. Em relação ao chamamento, a montadora informa ter
detectado que, em alguns casos, o braço de controle dianteiro pode apresentar
um cordão de solda fora do especificado. Ao longo do tempo e em casos raros,
essas não conformidades pode causar fadiga e quebra do componente, fazendo com
que o braço inferior de controle se separe parcialmente do veículo. Caso isso
ocorra, a roda dianteira poderá deslocar-se de sua posição original, afetando a
dirigibilidade, aumentando o risco de colisão e comprometendo a segurança de
seus ocupantes.
Para
agendamento e mais informações, a General Motors disponibiliza o telefone 0800
702 4200 e o site www.chevrolet.com.br.
RECALL 4 – A
Mercedes-Benz do Brasil convoca proprietários dos veículos modelos GLC 250 4Matic
Sport e GLC 250 4Matic Coupê, abaixo identificados, a agendarem junto a uma
concessionária da marca, a substituição da caixa de direção.
Identificação
- GLC 250 4Matic Sport chassis (não sequenciais) WDC0G4GW5KF508004 fabricação
julho de 2018; GLC 250 4Matic Coupê chassis (não sequenciais); DC0J4GW7KF502237
fabricação agosto de 2018.
A
empresa informa ter constatado a possibilidade do sensor interno de posição da
direção elétrica não atender às especificações técnicas. Essa inconformidade
pode ocasionar falha na detecção de variações de rotação do motor elétrico e,
em situações extremas, levar à desativação do sistema de assistência de direção,
afetando a dirigibilidade do veículo e aumentando o risco de acidentes e danos
físicos e/ou materiais aos ocupantes do veículo e/ou terceiros.
Para
agendamento e mais informações, a Mercedes-Benz disponibiliza o telefone 0800
970 9090 e o site www.mercedes-benz.com.br
Divulgação Audi A4 agora em sua quinta geração
NIVER – A Audi
celebra aniversário de produção no segmento premium: há 25 anos, o primeiro
Audi A4 saiu da linha de montagem em Ingolstadt, na Alemanha. Desde então, a
marca produziu mais de 7,5 milhões de unidades do modelo. Um quarto de século
após o seu nascimento, a demanda é firme para o Audi A4, agora em sua quinta
geração. Com 344.586 unidades vendidas em 2018, o A4 é o modelo Audi mais
popular do mundo. Aproximadamente a cada cinco modelos da marca entregues em
todo o mundo hoje, um vem desta série.
“Por
um quarto de século, o A4 simbolizou a marca Audi como nenhum outro modelo. É
sinônimo de tecnologia de ponta em seu segmento, bem como tecnologias de
produção inovadoras ao mais alto nível”, disse Albert Mayer, diretor de fábrica
da unidade da Audi em Ingolstadt: “O Audi A4 é um pilar fundamental da fábrica
de Ingolstadt. O compromisso incansável e a paixão de nossos funcionários pela
nossa marca foram e continuam a ser a força motriz por trás da impressionante
história de sucesso da A4”.
SEGURANÇA
– No dia 6 último, o Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo
(Detran.SP) realizou, em sua sede na capital paulista, o Evento Global de
Segurança no Trânsito, como parte da Road Safety Week. Na ocasião, foi assinada
parceria com a Fundação Volkswagen, voltada à educação para o trânsito e a
mobilidade. A Road Safety Week faz parte de um esforço internacional da
Organização das Nações Unidas (ONU) para aumentar a conscientização sobre
segurança viária.
O
evento teve início com uma mesa, que reuniu autoridades e membros de
organizações da sociedade civil. Em sua fala de abertura, o diretor-presidente
do Departamento, Paulo Roberto Falcão, destacou a importância de iniciativas
educacionais voltadas à prevenção de acidentes: “O trânsito é responsável,
todos os anos, por milhares de mortes ao redor do mundo. Para torná-lo mais
seguro e amigável, precisamos investir em educação”, afirmou. Participaram da
mesa outros representantes do Detran.SP, além do Comando do Corpo de Bombeiros,
Fundação Mapfre, Fundação Volkswagen e ONG Criança Segura.
Durante
a solenidade, a FVW anunciou uma parceria com o Departamento Estadual de
Trânsito. “A mobilidade urbana é uma das causas abraçadas pela Fundação. Em
2019, lançamos o Cidadania em Movimento, para a formação de gestores e
servidores públicos, educadores e alunos em temas como segurança viária,
planejamento urbano e sustentabilidade nos transportes. Com o acordo que
celebramos hoje, estamos trazendo esse programa para o Detran. Esperamos que
seja o início de uma sólida parceria”, comemorou Vitor Hugo Neia, um dos
representantes da Fundação no evento.
LUCRO – A Randon S.A
Implementos e Participações (Empresas Randon) iniciou 2019 com boas
perspectivas. Após um desafiador 2018, a companhia encerra o primeiro trimestre
do ano com indicadores positivos tendo registrado crescimento de receita
líquida em todas as divisões (montadoras, autopeças e serviços financeiros),
comparando 1T2019 com 1T2018, apesar de uma pequena redução em relação ao
último trimestre do ano anterior.
A
receita bruta total somou R$ 1,6 bilhão no primeiro trimestre deste ano, o que
representa aumento de 25,9% no comparativo com o mesmo período de 2018 (R$ 1,3
bilhão). Já o lucro bruto consolidado atingiu R$ 268,9 mil hões (23,8% superior
ao 1T18) e a margem bruta passou de 23,6% no 1T18 para 23,7% no 1T19.
Embora
historicamente o primeiro trimestre do ano seja o mais fraco em termos de
volumes, este foi o melhor primeiro trimestre da história em volumes de
mercado. Do total de 13.949 emplacamentos no mercado brasileiro (60,9% maior do
que no 1T18), 4.413 foram produtos Randon, o que representou um market share de 31,6%. A companhia está
conduzindo uma série de iniciativas e investimentos para elevar sua produção em
30% até meados do ano para fazer frente à demanda aquecida.
VINHO – O Brasil está
longe do pódio quando o assunto é consumo de vinho: cerca de 2 garrafas por
pessoa ao ano. Disposta a movimentar o p aís para cima neste ranking, a Allog –
empresa especializada em logística internacional – desenvolve, até 12 de junho,
a campanha “Logística do Vinho”, que tem como prêmio principal uma viagem com
acompanhante para conhecer uma vinícola da Serra Catarinense ou Gaúcha. Durante
todo o período da campanha serão realizados sorteios adicionais todos os
sábados.
A
promoção principal é válida para clientes e funcionários das empresas que
trabalham com Allog, com perfil válido na rede social do Instagram e que
seguirem o perfil @allogbrasil. Também é necessário ter mais de 18 anos e
preencher cadastro através do link https://linktr.ee/AllogBrasil
Os
sorteios serão realizados através de uma ferramenta online e o nome do ganhador
será divulgado no Instagram. Para conhecer o vencedor do prêmio final, no dia
12 de junho serão realizados sorteios até que haja apenas um ganhador que
cumpra os requisitos da campanha.
Nelson Tucci é editor de Veículos
& Negócios, do Jornal PERSPECTIVA.
Leia também no site www.jornalperspectiva.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário