Divulgação Disque 100 para denunciar à Secretaria
de Direitos Humanos da PR
Nelson Tucci
O
último sábado foi marcado como o “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à
Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes”. As empresas CCR ViaOeste e
CCR RodoAnel, direcionadas pelo Instituto CCR, realizaram uma série de ações
educativas no Sistema Castello-Raposo e no Trecho Oeste do Rodoanel. As
atividades têm o apoio da Agência Reguladora de Transportes de São Paulo (Artesp).
A campanha prossegue neste mês de maio.
Foram
distribuídos 20 mil folhetos nas praças de pedágio do Sistema Castello-Raposo e
Trecho Oeste do Rodoanel que explicam o que são a violência, o abuso e a
exploração sexual e orientam sobre prevenção. As mensagens, que também estarão
nos painéis eletrônicos nos trechos, divulgam o Disque 100, o telefone de
denúncia da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. O
telefone é gratuito e as pessoas não precisam se identificar, caso queiram
registrar uma denúncia. A ação é fiscalizada pela Artesp.
Além
disso, para reforçar a ação, durante o mês de maio os caminhoneiros que pararem
na base fixa do Estrada para a Saúde, localizada no km 57 da Rodovia Castello
Branco (SP 280), sentido capital, são abordados e direcionados em conversas
educativas sobre o tema.
AGASALHOS – As
concessionárias CCR estão arrecadando agasalhos nas praças de pedágio e bases
operacionais do Sistema Castello-Raposo e Trecho Oeste do Rodoanel. A ação
integra a Campanha do Agasalho 2019, do Fundo Social de Solidariedade do Estado
de São Paulo, apoiada pela Artesp nas rodovias paulistas.
Os
itens serão doados para instituições assistenciais dos municípios da região. A
arrecadação de agasalhos e cobertores em bom estado de conservação ocorre até
24 de junho.
“A
cada edição da campanha ficamos mais satisfeitos com a adesão dos colaboradores
e dos usuários. Acreditamos que bons exemplos engajam e ajudam a mostrar que
podemos construir uma sociedade melhor e mais solidária”, comenta Francisco
Bulhões, diretor de Comunicação e Sustentabilidade do Grupo CCR e presidente do
Instituto CCR. Expectativa é que a campanha arrecadará o suficiente para ajudar
a mais de 2,2 mil Apaes e entidades filiadas em todo o Brasil.
Divulgação Entrega dos veículos aconteceu na fábrica da Hyundai em Piracicaba/SP
APAE – A Hyundai
Motor Brasil realizou, na última semana, a doação de seis veículos HB20S
Comfort Plus 1.0 para os sorteios da Campanha Apae Noel 2019, promovida pela
Federação Nacional das Apaes (Fenapaes). Os recursos financeiros captados com a
venda dos bilhetes serão aplicados no apoio a projetos sociais desenvolvidos
pelas 2.201 entidades filiadas da Rede Apae no país, responsáveis por promover
a inclusão e a melhoria da qualidade de vida de milhares de pessoas com
deficiência intelectual ou múltipla.
É
a primeira vez que a Hyundai apoia nacionalmente um projeto da Apae Brasil.
Desde 2012, a marca realizou diversas iniciativas locais, como a doação de
equipamentos médicos e hospitalares para as prefeituras de nove cidades
próximas a Piracicaba/SP. As doações beneficiaram diversas Apaes e instituições
que trabalham com o mesmo propósito.
“Ações
como essa reforçam o compromisso da Hyundai de apoiar instituições dedicadas ao
desenvolvimento da cidadania de grupos vulneráveis”, comenta Ricardo Martins,
vice-presidente administrativo da Hyundai Motor Brasil.
Divulgação Carros são vistoriados e têm 305 itens analisados
SEMINOVOS – O 123carros,
um dos principais canais web para comercialização de carros usados do país,
acaba de atingir uma marca histórica, que suplanta mais de 330% as expectativas
desenhadas na fundação da empresa: um Ford Fusion Titanium 2.0 GTDI Eco, ano
2015, é 5.000º veículo a procurar a empresa para recorrer ao apoio na venda.
Nem
todos os 5.000 seminovos, porém, chegaram a ser “trabalhados” para venda.
Prestes a completar seu segundo aniversário, a 123carros mantém inalterados os
critérios que nortearam sua criação em 2017. “Cerca de 25% dos candidatos foram
rejeitados na pré-inspeção. Outros 10% também não passaram no crivo da
avaliação dos técnicos”, lembra Andréas Visnardi, chefe de Inspeções da
123carros, ressaltando que o maior patrimônio da empresa é garantir qualidade e
confiabilidade nos modelos à venda.
O
interessado na venda leva seu carro ao Centro de Inspeção, onde ele será
meticulosamente vistoriado – num total de 305 itens verificados em todos os
veículos –, fotografado e avaliado. Não se coloca carro à venda que não atenda
aos padrões de qualidade e que possua qualquer tipo de impedimento na
documentação. A vantagem recai, naturalmente, para o cliente que compra seu
carro na 123carros: há a certeza de não adquirir um “problema”, garante a
empresa.
SETE LUGARES – Famílias
grandes geralmente têm dificuldade de planejar uma viagem de carro. Com apenas cinco
lugares em modelos comuns, é sempre difícil acomodar todas as bagagens e
pessoas que fazem parte do grupo. Para isso, o mercado automotivo passou a
disponibilizar opções de sete assentos, que passaram a ser preferência de quem
dividia, apertado, um espaço na excursão com os parentes.
Para
ajudar os consumidores interessados em adquirir um veículo de sete lugares, a
KBB Brasil, referência em precificação de carros novos e usados, analisou o
comportamento de mais de um milhão de visitantes únicos mensais e identificou
que 1,46% das buscas realizadas no site são direcionadas a esse nicho. Vale
ressaltar que os resultados são baseados nos modelos com sete lugares de série,
logo, os que possuem o assento opcional não foram considerados com destaque.
Entre
marcas japonesas e norte-americanas, o TOP 5 veículos do segmento mais buscados
pelos brasileiros – com opção de sete lugares de fábrica – são o Mitsubishi
Pajero (36,8%), Chevrolet Spin (16,9%), Chevrolet TrailBlazer (7,7%), Toyota
SW4 e o Dodge Journey, respectivamente.
ACIDENTES – A redução de
acidentes é uma preocupação constante para as companhias que administram
concessões rodoviárias. No Maio Amarelo, campanha para a conscientização sobre
segurança no trânsito, a Arteris Régis Bittencourt anuncia a redução de 56% de
acidentes com ciclistas no comparativo 2017/ 2018.
Mas
não é somente durante a campanha que a Arteris conduz ações voltadas para
conscientização e educação viária. Algumas delas, como o “Viva Ciclista”,
acontecem ao longo de todo o ano. A iniciativa promove ações educativas
dirigidas aos ciclistas que trafegam nas vias próximas às rodovias,
especialmente nos trechos de maior ocorrência de acidentes. Além de promover
boas práticas para um comportamento seguro, contribui para a redução no número
de acidentes com bicicletas na rodovia.
Além
de atender aos moradores locais que usam a bike para ir e vir do trabalho e das
escolas nos trechos da Régis Bittencourt, o “Viva Ciclista” também alcança
atletas e grupos que usam a rodovia para praticar o esporte. “Quando realizamos
as ações de conscientização, vamos até as margens das pistas para conversar com
essas pessoas e ensinar a maneira correta e menos perigosa de trafegar com
segurança. Também entregamos o kit Ver e Ser Visto com coletes e lanternas que
aumentam a visibilidade do ciclista e coletamos dados sobre trajeto e
frequência de circulação na rodovia”, afirma o superintendente de Operações da
Arteris, Ricardo Gerab.
PRÊMIO – A ZF do
Brasil, através da unidade de negócios produtora de embreagens, recebeu pelo
segundo ano consecutivo o prêmio de qualidade da DAF na categoria 10PPM. O
reconhecimento se refere à performance em qualidade no ano de 2018, quando a ZF
obteve o resultado de 0PPM, ou seja, nenhuma peça rejeitada em um milhão de
unidades fornecidas ao cliente. O prêmio foi entregue a José Callegari, diretor
de operações das plantas da ZF localizadas nas cidades de São Bernardo do Campo
e Araraquara.
O
termo “PPM” – “partes por milhão” – é uma métrica de qualidade que resulta da
divisão entre peças rejeitadas pelas peças fornecidas, multiplicada por um
milhão. A DAF utiliza um indicador oficial para medir o índice PPM mensalmente
e assim avaliar o resultado de seus fornecedores. Com os dados coletados, a empresa
premia anualmente o fornecedor que atingir a meta estabelecida de 10PPM, que
foi o caso da ZF em 2018 e em 2017.
Divulgação Designers estão visitando escolas, para motivar inscritos
DESIGNER – A Volkswagen
decidiu fazer diferente na 21ª edição do concurso “Talento Volkswagen Design”.
Neste ano, os próprios designers da marca estão visitando as faculdades em que
se formaram para divulgar o processo seletivo que oferece aos vencedores a
oportunidade de estagiar por um ano no departamento de Design da Volkswagen em
São Bernardo do Campo/SP. Nesta semana, o head de Design da Volkswagen para a
América Latina, José Carlos Pavone, esteve na Universidade Presbiteriana
Mackenzie, onde se formou em 1999.
“É
uma palestra sobre o Processo de Desenvolvimento de Design Automotivo, que
estamos apresentando em diversas universidades. O objetivo é divulgar o Talento
VW Design 2019 ao maior número possível de estudantes. Nosso conteúdo está
baseado no case do T-Cross, primeiro SUV produzido pela Volkswagen no Brasil”,
explica Pavone.
O
tema deste ano é “Urban Xperience – Como a mobilidade pode deixar a cidade mais
inteligente?” e propõe para os estudantes desenvolverem projetos e tecnologias
que integrem a infraestrutura da cidade, promovendo o bem-estar das pessoas, o
crescimento econômico e o uso adequado e sustentável de recursos. As inscrições
vão até 19 de julho. Para participar, o estudante deverá preencher a ficha
cadastral pelo site www.volkswagen.com.br/design
Divulgação Máquina tem 1.262 cm3 de cilindrada com 158 cavalos de potência
MOTO – A Ducati
Multistrada 1260 S desembarcou no Brasil em outubro de 2018 para reforçar a
presença da Ducati no segmento big trail de alta cilindrada. De lá para cá
ganhou prêmios e abocanhou a preferência do consumidor brasileiro.
De
eletrônica sofisticada, a Ducati Multistrada 1260 S combina o motor de 1.262
cm3 de cilindrada com 158 cavalos de potência. O alto desempenho deriva do
motor Testastretta DVT, com melhor torque, capacidade de circulação e
capacidade de tração. Ou seja, a Ducati Multistrada 1260 S entrega muita
potência a partir de baixas rotações.
Entre
as principais novidades destaque para o Ducati Quick Shift (disponível na
versão S) que permite a troca de marchas automática para cima ou para baixo,
sem o uso da embreagem. O TPMS, sensor avançado para o monitoramento da pressão
dos pneus. O novo painel de instrumentos com tela de 5” de alta resolução TFT
em cores, especificamente projetado para aplicações em motocicletas, e ofarol
Full-LED com Ducati Cornering Lights
(DCL) também são diferenciais do modelo S. A nova opção de cor chega neste mês
ainda às concessionárias e o preço sugerido é de R$ 87.900.
SEM FILAS 1 – A rede de
aluguel de carros Localiza Hertz, em parceria com a ConectCar, que oferece
serviço de pagamento automático de pedágios e estacionamentos pelo Brasil,
lança mais uma novidade para seus clientes na locação de carros: o Localiza
Pass by ConectCar.
O
serviço permitirá que os clientes passem por pedágios e estacionamentos de
shoppings e aeroportos sem pegar filas e sem se preocupar em sacar dinheiro ou
pagar tickets em totens de estacionamento.
SEM FILAS 2 – A Movida e o
Sem Parar anunciam parceria para oferecer aos seus clientes serviço de aluguel
de carros com a tecnologia de pagamento contactless em pedágios e
estacionamentos. O projeto implantará a solução nos 96 mil veículos da Movida,
distribuídos em mais de 99 cidades em todos os estados. A expectativa é que,
até o final de 2019, todos os carros disponibilizados nas 187 lojas da marca
operem com o Sem Parar como default, gerando mais de 250 mil transações por
mês.
Divulgação Reinventar-se e melhorar o relacionamento com o cliente
PÓS-VENDA – A crise
econômica que veio atingindo o Brasil nos últimos anos também alcançou o setor
automotivo expressivamente. No começo desse ano, por exemplo, a General Motors
e a Ford mostraram dificuldades.
Em
2013, a Fiat tinha 22,7% de participação nas vendas de carros no país: era a
marca mais vendida. Em novembro de 2018, a taxa caiu para 12,2%. No ranking do
Customer Service Index (CSI), estudo feito pela consultoria automotiva global
J.D. Power que faz análises da experiência dos clientes com os serviços de
pós-venda prestados, a Fiat também não ficou bem colocada.
O
jeito então foi se reinventar e melhorar seu relacionamento com o cliente. A
empresa então decidiu reformular e ampliar o World Class Dealer (WCD): programa que analisa o processo de vendas
e os serviços oferecidos pós-venda com o intuito de aumentar a eficiência, a
qualidade e a velocidade das atividades e, além disso, reduzir custos. Outra
medida foi adotar o Lean Manufacturing
que significa Manufatura Enxuta. “Esta é uma filosofia de trabalho que visa
eliminar desperdícios dentro da cadeia produtiva e entregar maior valor
agregado ao cliente, é fazer mais com menos”, explica Carolina Hartmann,
diretora comercial da Isoflex, empresa que forneceu a todas as concessionárias
da Fiat quadros de gestão visual.
FLUXO – Um estudo da
In Loco Location Intelligence identificou que em março passado o fluxo de
visitantes nas concessionárias brasileiras caiu quase 17% em relação a fevereiro,
supostamente impactado pelo período de Carnaval, que neste ano aconteceu entre
os primeiros dias do mês de março.
No
volume total de visitantes, a GM é a líder pelo 3º mês consecutivo e acumulou
mais de 18% do total de visitas, entre as marcas analisadas, em março, seguida
pela Fiat, 16%; e Volkswagen, 13%. A disputa pelo quarto lugar ficou acirrada,
de janeiro para março, a Ford subiu de posição no ranking desbancando a Renault,
que caiu para quinta posição em fevereiro e se mantém em sexto lugar agora no
ranking. Já a Hyundai subiu uma posição de fevereiro para março. A
multinacional estadunidense e a empresa sul-coreana ficaram quase empatadas com
um poucos mais de 8% e a marca francesa ficou próxima dos 8%.
SELO – O Groupe PSA
criou um novo selo de venda de veículos usados, o Spoticar, para simplificar a
experiência de compra de clientes particulares e/ou corporativos, apoiada por
uma oferta digital ou em pontos de vendas especializados.
O
Spoticar oferece uma seleção de veículos usados multimarcas que são
selecionados, avaliados e preparados por especialistas de nossas redes,
oferecendo aos clientes o acesso a uma oferta mais ampla de veículos e
serviços. O selo concentrará oito já existentes, com exceção do “DS Certified”,
que permanecerá em uso, e será lançado em 11 países da Europa até o fim deste
ano.
MULTITECH – O engenheiro
Fabrício Cardinali, ex-FCA, assumiu a diretoria técnica da Multitech e será
responsável pelos laboratórios e testes do TechCenter da empresa, em
Holambra/SP. Com a incorporação de Fabrício ao seu quadro societário a empresa
consolida atividades na área de Engenharia Experimental e se prepara para
expandir sua atuação em Segurança Veicular, uma das áreas que considera
estratégica.
Nelson Tucci é editor de Veículos
& Negócios, do Jornal PERSPECTIVA.
Leia também no site www.jornalperspectiva.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário