Divulgação O projeto original era da Willys com a Renault
Nelson Tucci
O
Ford Corcel completa 50 anos de seu lançamento no Brasil. É, certamente, um
daqueles modelos que marcaram época e foi sucesso da marca no país. Durante
seus 18 anos de vida (de 1968 a 1986), somou 1,4 milhão de unidades produzidas
e criou um novo padrão no segmento de carros médios, dando origem a uma família
completa que incluiu a perua Belina, a picape Pampa, o sedã de luxo Del Rey e a
perua Del Rey Scala.
O
Corcel teve como base o chamado projeto “M”, que a Willys-Overland do Brasil
desenvolvia em parceria com a Renault quando foi adquirida pela Ford em 1967. A
versão final incluiu adaptações no motor, câmbio e suspensão. O nome Corcel,
escolhido entre 400 opções, foi inspirado no sucesso do Mustang. Com linhas
simples e equilibradas, o sedã familiar de quatro portas e tração dianteira
(que provocou sobrecarga na cruzeta, situação só resolvida no Corcel II)
surpreendeu pelo espaço interno, pela visibilidade e pelo conforto dos bancos.
A direção, mesmo sem ter assistência hidráulica, era leve de manobrar. Seu
motor 1.3 foi o primeiro a trazer radiador selado, que dispensava a reposição
de água.
A
remodelação da linha chegou no final de 1977, com o Corcel II, trazendo uma
carroceria nova de duas portas – a preferência na época –, nas versões L
básica, LDO de luxo e esportiva GT. Por ser mais larga e mais baixa ela fazia o
carro parecer maior, apesar de ter praticamente o mesmo comprimento. Lançado
com motor 1.4, o Corcel II passou a ser equipado em 1979 com um propulsor 1.6,
mais potente. Em 1980, ele introduziu o 1.6 a álcool.
Divulgação Tecnologia para atrair consumidor
COPA – A Hyundai
Motor Brasil é a primeira marca de automóveis a entrar no IGTV, novo recurso do
Instagram que permite a publicação de vídeos verticais mais longos, com até uma
hora de duração. A montadora sul-coreana aproveitou a estreia da ferramenta na
última semana e publicou o primeiro vídeo em seu canal, que também está
disponível no perfil @hyundaibr.
O
conteúdo da postagem é um compilado dos principais momentos da primeira rodada
da Copa do Mundo da FIFA Rússia 2018, da qual a montadora é apoiadora. Já a
segunda publicação mostra o resumo da campanha “Be there with Hyundai”, que
escolheu a frase “Mais que 5 estrelas, 200 milhões de corações” para o ônibus
da Seleção Brasileira. A estratégia, a partir de agora, é abastecer o canal com
vídeos diários.
Mas
não é só no IGTV que a Hyundai aposta em conteúdo exclusivo. Com a
#HyundaiNaCopa, Instragram Stories são publicados diariamente com informações
pré, durante e pós-jogo. Os materiais disponibilizados são produzidos pelo time
do Desimpedidos, canal de futebol, responsável pela cobertura da Copa para a
Hyundai Motor Brasil, e por parceiros da montadora no Brasil, onde há uma
equipe especializada em “war room” a postos 24 horas por dia, garantindo maior
agilidade nas postagens, e na Rússia.
SHOW DE RECALL – Se você tem
um carro da marca Fiat Chrysler atenção para não estragar as férias das
crianças. É que a FCA anunciou na sexta-feira última um novo recall para vários
modelos. No total foram detectados defeitos em 223.034 unidades do Uno, Argo,
Mobi, Strada, Toro, Palio Weekend, Grand Siena e Fiorino.
A
campanha tem início a partir de hoje. Desta vez o motivo apontado pela
montadora é a eventual falha dos relés dos sistemas de ignição e injeção de
combustível dos carros, o que pode levar ao desligamento inesperado do motor e
comprometer a dirigibilidade dos veículos envolvidos.
A
ação envolve todas as versões de Uno, Argo, Mobi, Toro e Grand Siena com o ano
modelo 2018 e 2019, Strada na versão 1.4 com no modelo 2017 e 2018, além de
Palio Weekend e Fiorino na versão 1.4 com ano modelo 2018. Para melhor
orientação, procure uma concessionária da marca e agende revisão.
Divulgação Audi consegue economia de materiais em novo processo
PINTURA 1 – Duas cores e
um só processo. A Audi está expandindo seus métodos de pintura com a adição de
pintura sem excesso de pulverização. Essa tecnologia permite que superfícies
específicas de uma carroceria sejam pintadas em cores diferentes – tudo em um
único processo de pulverização. É um método econômico e considerado pela
fábrica como “ecologicamente correto”. Em uma oficina de pintura piloto na
fábrica de Ingolstadt, a Audi está testando um método único na indústria, com
tetos de carros na cor preta para contrastar com a carroceria.
O
uso de revestimentos pesados, que demoram a ser aplicados, não é mais
necessário quando se pinta sem excesso de pulverização. Para aplicar uma cor
contrastante, os funcionários anteriormente tinham de usar equipamentos de
proteção em parte relevante da carroceria e depois pintá-la separadamente com
um segundo processo. Com esta pintura sem excesso de pulverização, um
instrumento de alta precisão controlado por robô agora mede a solda a laser
entre o teto e a estrutura lateral antes que cada carro seja pintado.
PINTURA 2 –
“Pessoas" e "movimento": essas foram as principais inspirações
para a pintura "mais nipônica" do Nissan Kicks em homenagem aos 110
anos da imigração japonesa. O projeto vencedor é do Rio de Janeiro, de Daniel
Ferreira Junqueira, estudante de design da Pontifícia Universidade Católica.
Inspirado nos kanjis, o conceito de Daniel será reproduzido num Nissan Kicks
real.
ROBÔS – A Assessoria
de Imprensa da Nissan no Brasil também deve ter aderido à tecnologia dos robôs,
distribuindo material informativo mecanicamente, pois sequer responde a
prosaicos e-mails.
AUTÔNOMOS – A Jaguar Land
Rover está testando carros inteligentes e conectados em estradas do Reino Unido
para se preparar para carros autônomos.
Os
testes em vias públicas fazem parte de um projeto de 7,1 milhões de libras
destinado a criar a primeira infraestrutura para carros autônomos, totalmente
conectada, no Reino Unido. Mais de 60 km de estradas britânicas se beneficiarão
de uma combinação mundial de tecnologias sem fio (DSRC, redes móveis 3/4G, WiFi
e redes de fibra ótica), garantindo que os veículos sempre possam ser
conectados uns aos outros.
Colin
Lee, gerente de conectividade da Jaguar Land Rover, diz: “Para aproveitar todos
os benefícios dos carros autônomos, precisamos entender a infraestrutura
necessária para apoiá-los. A conectividade não só nos leva um pouco mais perto
de tornar os carros autônomos uma realidade, mas também cria a plataforma para
trazer recursos de segurança mais conectados aos nossos clientes nos próximos
anos”.
Com
duração aproximada de 30 meses, o projeto é composto por um grupo de empresas
como Visteon Engineering Services Ltd., Jaguar Land Rover, Prefeitura de
Coventry, Universidade de Coventry, Highways England Company Ltd., HORIBA MIRA,
Huawei UK Co Ltd., Siemens, Vodafone Group Services Ltd., Transport for West
Midlands e Universidade de Warwick.
Júlio
Soares/Divulgação Novo modelo oferece mais conforto ao motorista
ÔNIBUS – A Neobus já
produz e comercializa o seu mais novo modelo de ônibus urbano, New Mega. É o
primeiro modelo projetado e desenvolvido com base na recente estratégia de
atuação da marca para tornar sua linha de produtos mais adequada às novas
demandas do mercado brasileiro e dos clientes.
Ele
é resultado de mais de um ano de pesquisas e desenvolvimento. “O ônibus mantém
todos os atributos já reconhecidos da marca Neobus. Para o usuário, focamos na
ergonomia e comodidade e, para o cliente, o veículo proporciona diferenciais de
praticidade, facilidade de manutenção e menor custo operacional do que os
principais modelos disponíveis no mercado”, destaca o executivo João Paulo
Ledur.
Internamente,
o modelo oferece mais espaço e ergonomia para o motorista. O painel passou a
contar com novas saídas de ar, inclusive para as pernas, com ventilação mais
forte e eficiente. O console é mais ergonômico, proporcionando mais espaço para
pernas e movimentação. O novo posicionamento do motorista diminui o desgaste
físico e permite que se concentre apenas na condução do veículo.
Divulgação Apaixonados pelas “kombosas” poderão curtir modelos históricos
KOMBI – Amanhã, 3, o Sambódromo
do Anhembi receberá a “Noite da Kombi Modificada”, evento que reunirá os fãs de
um dos mais icônicos carros da Volkswagen. Com cerca de 300 Kombis na pista, o
Auto Show Collection homenageará o modelo brasileiro que ganhou diversas
modificações de seus fãs.
O
evento terá participação de diversos clubes de Kombi. Haverá exposição dos
principais modelos e versões da Kombi como a pickup, furgão, guincho,
motorhome, ambulância, standart e luxo tanto da primeira geração (1957 a 1976),
da segunda conhecida como Clipper (1976 a 1996), e a Mexicana (1997 a 2013)
incluindo tanto os modelos com motor refrigerado a ar quanto os equipados com
motor a água 1,4 litro flex.
Além
da exposição, os visitantes terão como atrações uma área de compra e venda de
veículos antigos, área de food trucks,
praça de alimentação, mercado de peças, amplo estacionamento e infraestrutura
com segurança, equipe de apoio, sonorização e iluminação, no maior ponto de
encontro dos fãs de automóveis e motocicletas de São Paulo. Mais no site www.autoshowcollection.com.br
FENABRAVE – Vem aí o 28º
Congresso & ExpoFenabrave, o maior encontro anual do Setor da Distribuição
de Veículos da América Latina, realizado pela Fenabrave. Evento acontecerá nos
dias 7 e 8 de agosto, no Transamerica Expo Center, em São Paulo, sob o tema “Resiliência.
O mundo é digital e o relacionamento é humano”.
Além
dos workshops temáticos, o congresso contará com mais uma edição do encontro
dos vendedores, consultores técnicos e gestores de concessionárias.
PSA – Benjamin
Sokolowski, atualmente head de
Relações Públicas e Relações Governamentais da Opel/Vauxhall, foi nomeado head de Relações Públicas e Relações
Governamentais do Groupe PSA, a partir de 1º de agosto. Ele responderá a
Grégoire Olivier, secretário-geral do Groupe PSA.
Em
sua nova função, Sokolowski será responsável por assuntos públicos e relações
com os governos em todos os países em que o grupo possui atividades e receberá
o suporte de Fabricio Biondo para a região da América Latina. Ele sucede a
Virginie de Chassey, que continuará sua carreira profissional fora do grupo.
Nelson Tucci é editor de Veículos
& Negócios, do Jornal PERSPECTIVA.
Leia
também no site www.jornalperspectiva.com.br
Gostei muito da sua matéria. Procuro por lojas de carro multimarcas sp
ResponderExcluirÓtimas dicas e ótimos cuidados nessa loja multimarcas sp
ResponderExcluir