Divulgação Estelionatários oferecem “soluções” envolvendo a CNH
Nelson Tucci
O
Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP) alerta para golpes
na internet utilizando perfis falsos do atual diretor-presidente do órgão,
Maxwell Vieira.
Por
meio de redes sociais, como o Facebook e o Whatsapp, os estelionatários
oferecem supostas “soluções” envolvendo a Carteira Nacional de Habilitação
(CNH), quitação de multas e serviços de veículos. É golpe, avisa o Detran.
Boletim de ocorrência já foi registrado na Polícia Civil para investigação dos
responsáveis. O Facebook também foi alertado sobre a existência desses perfis
fakes.
O
órgão de trânsito – e nem seus funcionários – não presta serviços por meio das
redes sociais. O único canal para isso é o site oficial do departamento (www.detran.sp.gov.br). Lá, o
cidadão consegue realizar 36 serviços online, entre CNH, veículos e outros.
CNH – Quem precisa
utilizar os serviços referentes à Carteira Nacional de Habilitação (CNH) nas
unidades do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP) pode
realizar o agendamento em www.detran.sp.gov.br Não é
necessário ir pessoalmente até o posto.
O
cidadão deve agendar previamente o atendimento para a primeira habilitação,
renovação da CNH, adição/mudança de categoria e solicitação de CNH para
habilitados no exterior. Para quem tem habilitação registrada na capital,
alguns serviços de suspensão e cassação de CNHs também devem ser agendados.
Para
agendar, basta acessar www.detran.sp.gov.br, clicar em
“Serviços Online - Mais de 30 serviços disponíveis, acesse todos aqui”, no topo
da página, e, em seguida, selecionar a opção “Agendamento”, na coluna
“CNH-Habilitação”. Feito isso, basta escolher o serviço desejado, preencher o
formulário e seguir as orientações para finalizar o agendamento.
RECALL – A Audi do
Brasil convocou os proprietários dos veículos modelos Audi Q5 2.0 e SQ5 3.0,
fabricados entre 20 de março a 19 de abril de 2018, a contatarem uma
concessionária autorizada para o reparo do sistema hidráulico do freio
traseiro.
A
empresa informa que durante o processo de frenagem, o curso do pedal do freio
pode aumentar e o efeito de frenagem do eixo traseiro ser reduzido, aumentando
significativamente a distância de frenagem, podendo ocasionar acidente com
danos físicos e materiais aos ocupantes do veículo e a terceiros.
RECALL MOTOS – A BMW do
Brasil convocou os proprietários das motocicletas modelos G310R e G310 GS,
fabricadas entre abril de 2017 e abril de 2018, a entrarem em contato com uma
concessionária autorizada para agendar a instalação do kit de reforço do
suporte do descanso lateral ou sua substituição.
A
empresa revela ter verificado que a região de fixação do descanso lateral,
localizada do lado esquerdo do quadro da motocicleta, pode apresentar falhas e
o descanso lateral pode se romper ocasionando a queda repentina da motocicleta
enquanto ela está parada ou durante o momento em que o condutor/garupa monta na
motocicleta.
O
serviço poderá ser agendado a partir de 20 de agosto. Para mais informações, a
BMW disponibiliza o telefone 0800 019 7097, das 8 às 19 horas, e o site www.bmw-motorrad.com.br/br/pt/recall/index.html
Divulgação Motor turbo, de 290 cv: apenas 25 unidades, para poucos
ESPECIAL – Limitada a
apenas 25 unidades, a versão Autobiography já está disponível nas
concessionárias Jaguar Land Rover de todo o Brasil por R$ 305.800. O modelo é o
mais potente Evoque já produzido, com motor Ingenium Turbo de 290 cv de
potência e 40,8 kgfm de torque, suficiente para levá-lo de zero a 100 km/h em
6,4 segundos.
A
Land Rover também confirma a vinda de mais algumas unidades da versão
conversível do Range Rover Evoque, sucesso absoluto de vendas desde sua
apresentação, durante o Salão de São Paulo de 2016.
Produzido
na fábrica da Jaguar Land Rover em Itatiaia (RJ), junto com o Discovery Sport,
o Range Rover Evoque é um dos mais vendidos modelos da marca no País. Desde seu
lançamento em 2011, aproximadamente 28.000 unidades do veículo já foram
comercializadas por aqui.
Divulgação Hyundai está exultante com o marca de 1 milhão!
MILLION – Prestes a
comemorar a marca de 1 milhão de veículos produzidos em sua fábrica de
Piracicaba (SP), a Hyundai Motor Brasil apresenta a edição comemorativa 1
Million, disponível para Creta e HB20, nas carrocerias hatch e sedã. Limitada a
4,5 mil unidades, sendo 2 mil Creta, 1,2 mil HB20 e 1,3 mil HB20S, a série
especial será comercializada a partir da segunda quinzena de agosto.
“A
edição comemorativa 1 Million é a materialização deste importante marco: a
produção de 1 milhão de automóveis em tempo recorde, com menos de seis anos de
operação. É uma homenagem da Hyundai a todos os brasileiros que, desde a
produção do veículo de número 1, acreditaram em nossa marca e na qualidade dos
nossos produtos, e hoje fazem parte desta família e história”, afirma Angel
Martinez, diretor-executivo de Vendas, Marketing e Pós-vendas da Hyundai Motor
Brasil.
Divulgação Macan: pneus de uso misto com larguras diferentes nos eixos
PORSCHE – A Porsche
apresentou o novo Macan em Xangai, na China. O SUV compacto tem sido um grande
sucesso desde seu lançamento em 2014 e foi aprimorado em termos de design,
conforto, conectividade e dinâmica de condução.
O
modelo se mantém fiel ao DNA de design da Porsche, com uma faixa luminosa traseira
tridimensional em LED, cuja tecnologia também se faz presente nos faróis, como
equipamento de série. As inovações mais marcantes no interior do veículo
incluem a tela de toque de 11 polegadas do novo Porsche Communication Management (PCM), saídas de ar redesenhadas e
reposicionadas e o volante esportivo GT já conhecido do Porsche 911. O PCM
permite o acesso a novas funções digitais, tais como o controle por voz
inteligente e o sistema de navegação online fornecido de série.
A
gama de equipamentos de conforto do veículo também foi ampliada e passa a
incluir um sistema de assistência para engarrafamentos de trânsito, um
ionizador e o para-brisa com aquecedor, entre outros. A rede Porsche no Brasil
está presente em São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Curitiba, Recife,
Campinas, Florianópolis, Brasília e Ribeirão Preto.
SEMINOVOS – O Ford Ka+,
Corsa Sedan e o Fiat Fiorino estão entre os veículos seminovos com maior giro
nas concessionárias brasileiras e permanecem entre 10 e 14 dias no estoque, desde
a sua entrada na loja até a sua revenda online.
Os
dados foram retirados da plataforma AutoAvaliar, com base nas transações
realizadas entre 2,7 mil concessionárias e 20 mil lojistas multimarcas no País
entre janeiro e junho deste ano. Segundo o levantamento da empresa, os veículos
seminovos ficaram em média 15 dias em estoque no primeiro semestre.
O
repasse online de seminovos é atualmente uma alternativa para o varejo
automobilístico reforçar seus negócios no Brasil e paralelo às vendas do zero
quilômetro. De acordo com o mapeamento da AutoAvaliar, o valor médio das
transações eletrônicas no semestre foi de R$ 28,9 mil por automóvel usado, ante
os R$ 26,7 mil verificados no período anterior.
Divulgação Rodotrem Canavieiro
Cana Picada: nove eixos, PBCT de 74 t
CANA – A Randon
Implementos marca presença na 26ª Feira Internacional de Tecnologia
Sucroenergética – Fenasucro & Agrocana, a ser realizada de 21 a 24 de
agosto, no Centro de Eventos Zanini, em Sertãozinho (SP). Para o evento
convergem os principais representantes do setor sucroenergético, nacional e
internacional, tornando-se oportunidade ímpar para divulgação dos implementos
voltados ao setor canavieiro, com destaque para o Rodotrem Canavieiro Cana
Picada para Peso Bruto Total Combinado (PBTC) de 74 toneladas. O Banco Randon e
a Randon Consórcios também estarão presentes para dar suporte aos negócios
junto aos clientes.
Lançado
em 2017, após dois anos de desenvolvimento com tecnologia própria e testes
realizados no Campo de Provas das Empresas Randon, o modelo Super Rodotrem
Randon de 11 eixos para PBTC de 91 t apresenta condições ideais de aumento na
capacidade de carga, graças à estrutura mais robusta para gerar mais produtividade
e ganho ao frotista.
CHINA – A partir de
quarta-feira, 1º de agosto, Thomas Owsianski, primeiro vice-presidente
Executivo, será transferido para a Audi e assumirá, após o período de
transição, a presidência da Audi China, em Pequim. Ele atuou diretamente na
consolidação da estrutura regional da América do Sul da Volkswagen,
conquistando maior autonomia nas ações e estratégias da região e alavancando
fortemente o aumento das vendas locais e também das exportações.
Sua
experiência internacional foi fundamental para que a empresa mantivesse o
sucesso histórico nas exportações. A Volkswagen do Brasil exporta atualmente
para 15 mercados, sendo a maior exportadora do setor automotivo do país. Sua
atuação também permitiu maior proximidade com a rede de concessionários e
importadores, preparando-os para os lançamentos e reposicionamento da marca.
Seu
sucessor será informado oportunamente.
Divulgação Priscilla: em substituição a André Senador
AMÉRICA LATINA – Priscilla
Cortezze assumirá na quarta-feira, 1°, a diretoria de Assuntos Corporativos e
Relações com a Imprensa da Volkswagen Região América do Sul (SAM) e Brasil,
reportando-se diretamente ao presidente e CEO da Volkswagen Região América do
Sul (SAM) e Brasil, Pablo Di Si.
Priscilla
acumula experiência em Jornalismo e Comunicação, tendo sido diretora de redação
da Revista Carro, entre outros cargos no mercado corporativo. É formada em
Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero, pós-graduada em Comunicação pela ESPM
e especialista em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas.
Priscilla
Cortezze substituirá André Senador, que ocupou a posição desde 2008 e deixou a
Volkswagen.
DEFESA – A Indra,
empresa global de consultoria e tecnologia, e a Corporação de Alta Tecnologia
para a Defesa (Codaltec) da Colômbia trabalham no desenvolvimento de um
avançado sistema de defesa antiaérea para a região. Trata-se de iniciativa desenvolvida
de maneira integral na América Latina, que deve trazer resultados também para
outros países na região.
As
empresas atuam em conjunto no desenvolvimento de sistemas de comando e
controle, área tecnológica na qual a Indra é líder global. Esse aparelho deve
receber os dados apresentados por diferentes sensores e agrupar essas
informações para apresentar uma visão integrada e completa aos comandos militares.
“Dessa forma, será possível detectar de forma imediata qualquer risco e
neutralizá-lo rapidamente”, garante a empresa.
Mas
a solução não deve ficar restrita ao território colombiano. “Por ser projetado
com alta escalabilidade e flexibilidade, poderá ser adaptado para necessidades
específicas de cada cliente, sendo aplicado tanto para áreas específicas quanto
para blindar o espaço aéreo de países inteiros”, diz a assessoria.
TRANSPÚBLICO – Realizada em
São Paulo desde 2007, a Feira Transpúblico, que reúne os principais fabricantes
de chassis, carrocerias e componentes para ônibus urbano e rodoviário, aposta
na retomada do crescimento do setor. Por essa razão, este ano passa a ser a
Feira Lat.Bus Transpúblico - Feira Latino-americana do Transporte.
Com
essa nova formatação, a Feira dobra de tamanho (de 8 mil para 16 mil m²) e
amplia o espaço de exposições para oferecer melhores e maiores opções de
negócios e novos produtos, tecnologia e serviços. A abertura será amanhã, 31,
às 14h30, com presença de autoridades e apresentação do maestro João Carlos
Martins.
A
Feira Lat.Bus Transpúblico será realizada no Transamerica Expo Center de São
Paulo e reunirá mais de 80 expositores de diversas áreas ligadas ao transporte
urbano e rodoviário de passageiros, tais como fabricantes de chassis,
carrocerias e autopeças, operadores e prestadores de serviço, empresas de
tecnologia que atuam em bilhetagem eletrônica, sistemas inteligentes de
transporte (ITS) e meios de pagamento, além das principais entidades do segmento
de transporte.
Divulgação Gilberto: veículos quase que pensantes
ARTIGO
Os motores diesel e o futuro
Por
Gilberto Leal (*)
Para
poder desenhar e pavimentar com segurança os caminhos que as futuras gerações
deverão trilhar no desenvolvimento das tecnologias diesel, é preciso entender a
fundo todas as transformações energéticas envolvidas nos mecanismos de
transporte de bens e pessoas. Os motores diesel serão fabricados por muito
tempo ainda, mas requerem desenvolvimento assertivo até sua substituição quase
que completa em horizonte de muito longo prazo.
Por
pior que seja o cenário econômico que a indústria da mobilidade esteja vivenciando
mundialmente – incluindo aí os setores de máquinas agrícolas, construção civil
e apoio a toda sorte de atividades – e com impacto ímpar no Brasil, é de
fundamental importância discutir seriamente o que o futuro nos indaga para
fazer agora, para que ele seja mais ameno, sustentável e correto para as
futuras gerações, o meio ambiente e a economia global.
Não
se pode mais falar de um único motor diesel projetado eficientemente se pensado
de forma unitária, como nos primórdios de sua criação. Essa máquina térmica de
elevada eficiência, que tanto já contribuiu para a evolução mundial, precisa
trabalhar de forma uníssona e integrada com todo o sistema de transmissão de
forças existente no maquinário do trem de força, porém já não mais de forma
mecânica e rudimentar, como nos tempos de alavanca e engrenagem puras.
Cada
vez mais computadorizado, o comando dos diferentes mecanismos torna as ações
resultantes dos conjuntos em movimento mais eficientes e autônomas, deixando
livre a capacidade mental do indivíduo que conduz a máquina para a execução de
tarefas mais nobres e engenhosas.
A
busca eterna e incansável pela eficiência energética tem como aliada a
tecnologia da integração. As diferentes máquinas que integram um único veículo
– como motores, transmissões, eixos e mecanismos de disponibilização de
movimento para implementos – são cada vez mais comandadas por centrais
computadorizadas. Estes decisores já começam a receber informações até do
ambiente externo para que sejam antecipadas as reações do maquinário, no
sentido de operar com previsão antecipada dos fatos para aumentar a segurança,
o rendimento e a facilidade de manuseio.
Esses
novos veículos, quase que pensantes e já com maior capacidade de autogoverno,
requerem indubitavelmente novos materiais, novos combustíveis e lubrificantes,
além de novas técnicas construtivas, para que possam emitir menos poluentes
indesejáveis e utilizar cada vez mais cada centésimo da fonte de energia
propulsora, seja o diesel ou outro tipo de combustível com características
semelhantes, obtido de forma ecologicamente correta.
Somente
com domínio de cada um dos capítulos tecnológicos mencionados acima é que
poderemos desenhar o futuro que desejamos. Nesse sentido, os profissionais
envolvidos com o desenvolvimento das tecnologias diesel, bem como a integração
destas com os diferentes maquinários que coabitam o mesmo veículo, estão
convidados a participar ativamente do 15º Fórum SAE Brasil de Tecnologias
Diesel e Alternativas para Veículos Comerciais e Fora de Estrada, que será
realizado dias 14 e 15 de agosto, no Teatro Positivo, em Curitiba. Contribua
com sua opinião e faça parte deste desenho do futuro!
(*) Gilberto Leal é físico e
consultor independente; membro da Comissão Técnica de Motores Diesel da SAE Brasil
e membro da comissão organizadora do 15º Fórum SAE Brasil de Tecnologias Diesel
e Alternativas para Veículos Comerciais e Fora de Estrada.
Nelson Tucci é editor de Veículos
& Negócios, do Jornal PERSPECTIVA.
Leia
também no site www.jornalperspectiva.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário