Divulgação 827.234 exemplares do modelo no estado de São Paulo
Nelson Tucci
Celebrado
internacionalmente na última sexta-feira, 22, o modelo ainda hoje é um dos mais
fabricados da história (quase 22 milhões de unidades). No “Dia Mundial do
Fusca”, o Detran de São Paulo informa que existem 827.234 exemplares no estado.
Destes, 6.430 têm a placa preta, para colecionadores.
Ícone
de veículo automotor nos anos 1950/60 no Brasil, o “besouro” é criação do
alemão Ferdinand Porsche – o mesmo da marca de esportivos. Lançado em 1935, foi
chamado de Volkswagen ou o “carro do povo”, na língua materna. Logo ganhou o
mundo, fazendo história em muitos países com nomes ou apelidos, como Beetle,
Bug, Käfer, Type 1, Carocha, Coccinelle, Escarabajo, Maggiolino e, no Brasil,
era Fusca e por fim “Fuketa”…
O
Fusca – batizado de Volkswagen Sedan – é quem iniciou a história da Volkswagen
no Brasil, em 1953. Naquele ano começou a montagem, na capital paulista, de
modelos com peças importadas da Alemanha. A fabricação brasileira começou em
1959 e foi até 1986. De seu projeto, surgiram outros filhotes como a Brasília e
a Variant. Em 1993, o Fusca voltou à linha de produção, a pedido do então
presidente Itamar Franco, mas durou pouco – só até 1996. No Brasil, foram
fabricados 3,3 milhões de Fuscas. No mundo todo, a produção foi de mais de 21,5
milhões de unidades.
Divulgação Montadora homenageia a imigração japonesa no Brasil
HOMENAGEM – A busca pela
pintura "mais nipônica" para o Nissan Kicks chega à última etapa. A
Nissan apresentou os finalistas do "Concurso Acadêmico de Design Gráfico
Nissan Kicks em homenagem aos 110 anos da imigração japonesa no Brasil”. As
artes reproduzem ícones marcantes do país oriental de maneira ousada, como o
próprio crossover, projetado para os latino-americanos com qualidade e
tecnologia japonesas.
A
comissão julgadora do concurso recebeu projetos de universitários do Rio de
Janeiro e de São Paulo. Daniel Ferreira Junqueira (Pontifícia Universidade
Católica - RJ), Ian Penteado de Oliveira Gomes (Pontifícia Universidade
Católica - RJ) e Mauricio Sacrini (Instituto Mauá de Tecnologia - SP) são os
autores dos projetos finalistas.
Daniel
optou pela representação dos kanjis, símbolos gráficos japoneses que configuram
palavras ou expressões. "Os desenhos buscam o movimento da caligrafia
japonesa e também podem se relacionar diretamente com as estradas desbravadas
pelo automóvel", disse o estudante. O conceito de Ian, por sua vez,
homenageia o Kasato-Maru, navio que em 1908 trouxe os primeiros imigrantes
japoneses ao Brasil: "A inspiração veio da cor do navio. O formato ondular
faz referência ao longo caminho navegado em mar aberto e também no traçado da
pintura japonesa". Já o modelo de Maurício faz uma mescla de diversos
ícones japoneses, relacionando-os com o Brasil: "As linhas fluídas e
orgânicas simbolizam a relação entre os dois povos. Elas representam uma
conexão humana e, ao mesmo tempo, tecnológica".
Os
três projetos agora serão avaliados por uma equipe formada por membros do
Estúdio de Design da Nissan no Brasil e das áreas de Comunicação Corporativa e
Marketing. O vencedor será conhecido na próxima sexta-feira 29.
CONSÓRCIOS – Com 788 mil
vendas de novas cotas, o Sistema de Consórcios bateu o recorde quadrimestral
dos últimos cinco anos, na somatória de todos os setores onde a modalidade está
presente. Em comparação com as 727,5 mil do mesmo período de 2017, houve
aumento de 8,3% e somente em abril deste ano as adesões somaram 211 mil, o
recorde do ano, sendo 8,2% maior que as 195 mil totalizadas no mesmo mês do ano
passado.
Os
negócios decorrentes dessas vendas avançaram 5,8%, quando relacionado ao mesmo
quadrimestre do ano passado, atingindo R$ 30,47 bilhões (jan-abr/2018) contra
R$ 28,78 bilhões (jan-abr/2017).
“No
Sistema de Consórcios foram registradas altas, inclusive com novo recorde
mensal de vendas de 211 mil adesões em abril, reafirmando a grande procura do
consumidor pela modalidade que permite a aquisição de bens ou serviços, com
prazos longos, custo baixo, prestações que cabem no orçamento do consumidor e
com ampla liberdade e flexibilidade, de acordo com as regras indicadas em
contrato. Também nas contemplações, momento em que o consorciado vai ao mercado
adquirir seus bens ou contratar serviços, a modalidade propiciou, quase
integralmente, injeção na economia de pouco mais de R$ 13,5 bilhões”, esclarece
Paulo Roberto Rossi, presidente executivo da Associação Brasileira de
Administradoras de Consórcios (ABAC).
IMPORTADOS – Apesar de o
resultado de maio ter sido praticamente igual ao de abril, as vendas de
veículos das 16 marcas filiadas à Associação Brasileira das Empresas
Importadoras e Fabricantes de Veículos Automotores (Abeifa) registram
crescimento de 39,8% no ano.
Foram
licenciadas nos primeiros cinco meses 14.935 unidade, contra 10,7 mil do mesmo
período no ano passado. A entidade mantém estimativa de vendas para 2018 em 40
mil unidades.
Em
maio a venda de carros importados pelas associadas da Abeifa ficou em 3.239
unidades, registrando pequena alta de 0,1% em relação a abril, quando foram
emplacadas 3.237. “O desempenho de vendas em maio poderia ter sido melhor”,
explica o presidente da Abeifa, José Luiz Gandini: “Infelizmente, como
aconteceu em vários setores da economia brasileira, os importadores também
foram prejudicados pela greve. As vendas negociadas na terceira semana de maio
não foram concluídas por falta de produto a partir do dia 21”.
Divulgação Mulheres sauditas agora também poderão dirigir automóveis
MULHERES – Ontem, domingo
24, foi uma data histórica para as mulheres na Arábia Saudita, quando deixou de
vigorar a lei que as proibia de dirigir automóveis. A Ford foi uma das
organizações que apoiaram o movimento e, além de criar um programa de
treinamento na sua rede para atender as novas consumidoras, também está
incentivando mulheres jornalistas a conhecer e se integrar ao setor automotivo.
No
país, a Ford é representada exclusivamente pela Al Jazirah Vehicles Agencies,
que está presente em todo o território. Uma revenda na capital Riad foi
especialmente preparada para atender as mulheres, com instalações renovadas,
consultoras de vendas treinadas, programa de test-drive e serviço de retirada e
entrega do veículo em casa. Outros serviços de assistência serão oferecidos em
breve para aumentar a conveniência das clientes.
“A
Ford está comprometida em oferecer os produtos, serviços e experiência de
propriedade que nossas clientes na Arábia Saudita esperam”, diz Crystal
Worthem, diretor de Marketing da Ford Oriente Médio e África: “Desde o anúncio
do decreto real autorizando as mulheres a dirigir, temos trabalhado com nossa
rede para dar boas-vindas a elas. É um processo contínuo e queremos evoluir
junto com as necessidades das consumidoras”.
CÉLULAS – A Audi AG e o
Hyundai Motor Group se unem para desenvolver tecnologia de células a
combustível. As duas empresas planejam fazer uma licença cruzada de patentes e
conceder acesso a componentes não competitivos. O contrato está atualmente
sujeito à aprovação das autoridades regulatórias. Eles querem levar a célula a
combustível à maturidade da produção em série de forma mais rápida e eficiente.
A Audi e a Hyundai também exploram uma colaboração mais abrangente no
desenvolvimento dessa tecnologia sustentável.
“A
célula a combustível é a forma mais sistemática de condução elétrica e,
portanto, um ativo potente em nosso portfólio de tecnologia para a mobilidade
premium sem emissões do futuro”, afirma Peter Mertens, membro do conselho de
Desenvolvimento Técnico da Audi AG: “Em nosso roteiro de carros FCEV (Fuel Cell Electric Vehicle), estamos
unindo forças com parceiros fortes como a Hyundai. Para o avanço dessa
tecnologia sustentável, a cooperação é a maneira inteligente de liderar
inovações com estruturas de custos atraentes”.
“Estamos
confiantes de que nossa parceria com a Audi demonstrará com sucesso a visão e
os benefícios dos FCEVs para a sociedade global”, diz Euisun Chung,
vice-presidente da Hyundai Motor Company. Além de mais avanços na tecnologia,
os principais aspectos para o seu sucesso no mercado futuro incluem a produção
regenerativa de hidrogênio e o estabelecimento de uma infraestrutura
suficiente.
RECALL – A Indian
Motorcycle convoca os proprietários das motos modelos Roadmaster, Chief Dark
Horse e Chieftain Dark Horse, ano 2018, fabricadas entre 20 de abril e 6 de
novembro de 2017, a agendarem junto a uma concessionária da marca, a
substituição do punho de partida do lado direito.
No
comunicado, a empresa informa que o punho de partida do lado direito de algumas
motos pode desenvolver corrosão dentro do circuito de parada e
funcionamento/partida. O contato deste circuito com o controle remoto da
motocicleta pode provocar a partida não intencional do motor e,
consequentemente, ocasionar danos graves ou fatais ao condutor e/ou terceiros.
Para
agendamento e mais informações, a Indian disponibiliza os telefones (19)
3115.9344/9346, das 8 às 18 horas, o e-mail garantiabr@polaris.com e o site www.indianmotorcyclebrasil.com
Divulgação Modelo Multistrada ganha mais aceleração
DUCATI – Lançada em
junho de 2017, o novo modelo Multistrada 1200 Sport vem equipado de fábrica com
acessórios exclusivos, como ponteira e capas de alumínio para reservatórios de
fluido, paralamas frontal em carbono, além de silenciador de escapamento
Termignoni. Já na versão Sport, a Ducati Multistrada 1200 ganha uma explosão de
aceleração e o seu lado esportivo fica acentuado pelo som inconfundível do
escapamento Termignoni e paralamas frontal em carbono.
A
fabricante informa que as tampas de alumínio da Ducati Performance tem por
finalidade completar “o kit dedicado aos motociclistas que buscam o máximo
desempenho na estrada”. Com os novos acessórios o modelo Ducati Multistrada
1200 Sport ganhou mais esportividade e o preço sugerido é de R$ 75.900.
Divulgação Ano passado cerca de 10.000 pessoas passaram pelo evento
SALÃO – Como acontece
a cada dois anos, o X Salão Nacional e Internacional das Motopeças reúne as
principais marcas do segmento que apresenta ao mercado novidades e tendências.
Realizado pela Associação Nacional dos Fabricantes e Atacadistas de Motopeças (Anfamoto),
o evento acontecerá de 15 a 18 de agosto no Pavilhão Amarelo do Expo Center
Norte, em São Paulo (SP). Segundo Orlando Leone, presidente da entidade, os
números das edições passadas do Salão “refletem o sucesso da realização que a
cada edição conta com a adesão e a participação de empresas e profissionais
vindos de todas as regiões do Brasil e do exterior”.
Fechado
ao consumidor final, o Salão Nacional e Internacional das Motopeças atrai
visitantes de todos os Estados brasileiros e do exterior, como Mercosul e Ásia.
O público é formado por profissionais do setor que englobam empresários,
lojistas, compradores, representantes de oficinas, de concessionárias, de
entidades de classe e da mídia especializada. A possibilidade de novos negócios
é favorecida pela diversidade de setores participantes, com representantes de
todos os segmentos do universo de motopeças, equipamentos, capacetes,
acessórios, vestuário, pneus, serviços especializados e publicações.
Para
2018, a expectativa é superar o público de mais de 10.000 pessoas da edição
passada, contando com o aumento de 20% de visitantes. Em 2016, a IX edição
recebeu visitantes da Argentina, Coréia do Sul, Índia, Indonésia, Paraguai e
Uruguai. De acordo com dados divulgados pelo Departamento Nacional de Trânsito
(abril/2018), o Brasil conta com uma frota duas rodas a motor circulante de
26.461.370, resultando o crescimento acumulado de 847,48% desde 1998. Dono da
maior frota nacional, somente o Estado de São Paulo abriga 5.658.433 destes
veículos.
HYUNDAI – A Hyundai
Motor Brasil inaugurou, na última quinta-feira, as novas instalações da HMB
Caminho, concessionária dedicada ao atendimento de vendas e pós-vendas dos
modelos HB20 e Creta, produzidos na fábrica da montadora, em Piracicaba (SP).
Situada no bairro Areião, a loja fica na região central, em local de fácil
acesso pelas principais vias do município.
“Estamos
muito felizes em prestigiar a inauguração da HMB Caminho, nossa concessionária
em Piracicaba, a cidade natal do HB20 e do Creta”, comemora Angel Martinez,
diretor-executivo de Vendas, Marketing e Pós-vendas da Hyundai Motor Brasil:
“Temos certeza que todo o carinho e a atenção com que produzimos nossos
veículos serão também empregados no atendimento dos clientes piracicabanos na
nova loja”.
Inaugurada
em novembro de 2012, a fábrica da Hyundai em Piracicaba produz os modelos HB20,
HB20X, HB20S e HB20 R spec, e ainda o SUV compacto Creta. Com capacidade
produtiva de até 180 mil carros por ano, operando em três turnos, a montadora
conta com 2,5 mil colaboradores. Além disso, outros 2,5 mil empregos diretos
foram gerados pelos fornecedores que se instalaram no Parque Automotivo de
Piracicaba e mais de 20 mil empregos indiretos movimentam a economia local, com
a prestação de serviços relacionados à infraestrutura e serviços.
ANUÁRIO – A Volkswagen
do Brasil acaba de lançar a 6ª edição de seu “Anuário de Responsabilidade
Corporativa”, revelando o compromisso da empresa com a responsabilidade
corporativa, sustentabilidade e transparência. A publicação destaca os
principais avanços, conquistas e desafios da VW no ano de 2017 em termos de mercado,
operações, socioambiental, governança e gestão. O anuário pode ser lido no site
www.vw.com.br
Um
dos pontos estratégicos da Nova VW é a maior ofensiva de produtos da história
da Volkswagen do Brasil, com investimentos de R$ 7 bilhões no desenvolvimento e
lançamento de 20 novos veículos até 2020, sendo 13 deles fabricados no Brasil.
“Olhamos
para o futuro de forma otimista, cheios de energia e estamos fazendo rápidas
evoluções. A ofensiva de produtos da Nova VW é o maior ciclo de renovação de
portfólio da história da Volkswagen do Brasil. E nossas fábricas avançam para
se tornarem cada vez mais conectadas, flexíveis e autônomas”, afirma Pablo Di
Si, presidente e CEO da Volkswagen Região América do Sul e Brasil.
BMW – A fábrica do
BMW Group em Araquari (SC) está sob nova direção. Com 25 anos de experiência no
BMW Group, o alemão Mathias Hofmann assume a liderança da planta no lugar do
conterrâneo Carsten Stoecker, que ocupava o cargo desde abril de 2016 e, agora,
terá nova função na fábrica de motores do BMW Group, em Munique. Em suas
funções no Brasil, Mathias irá se reportar diretamente para o círculo de
produção da BMW, na Alemanha.
Hofmann,
de 58 anos, é casado, tem duas filhas e fala quatro idiomas: inglês, alemão,
francês e português. Formado em engenharia e administração de empresas na Universidade
de Stuttgart, na Alemanha, o executivo já desempenhou funções-chave de gestão
em diferentes áreas de produção, como diretor da fábrica de motores em Hams
Hall (Inglaterra), diretor da fábrica em Tiexi, Shenyang (China), e vice-presidente
de Compras de Equipamentos de Produção e Construção, em Munique (Alemanha).
Divulgação Lanchas e jet skis serão algumas das atrações do salão catarinense
NÁUTICO – Com 5.000 m2
de feira, 41 vagas molhadas e expectativa de público de mais de 9 mil
visitantes, acontecerá de 5 a 8 do próximo mês III Salão Náutico Marina Itajaí,
o maior do Sul do país, no litoral norte catarinense. Além de apresentar as
últimas novidades em embarcações, entre lanchas, veleiros e megaiates, o
evento, reconhecido por difundir a cultura náutica, fortalecer Santa Catarina
como polo náutico brasileiro e pela geração de negócios, terá inúmeras outras
atrações ligadas ao setor.
Novas
tecnologias, produtos para a manutenção de barcos, acessórios náuticos, artigos
para o lazer e esportes aquáticos são alguns dos atrativos confirmados. Também
haverá produtos premium, entre eles, empreendimentos hoteleiros, vestuário e
decoração.
Divulgação Bruno: lojas de autos ainda precisam se automatizar
ARTIGO
O comportamento do consumidor
2.0 na compra de veículos
Por
Bruno Parmezani (*)
A
mudança do comportamento do consumidor, influenciado fortemente pelos meios
digitais, alterou completamente o processo de compra em diversos segmentos. Um
deles é o setor de automóveis, onde as vendas tiveram quedas constantes desde
2012, retomando o crescimento somente em 2018, ao registrar um crescimento de
17,65% nos emplacamentos no 1º quadrimestre, comparado ao ano anterior.
O
setor precisou se adaptar ao novo consumidor. Com pouco tempo e buscando
praticidade, o comprador utiliza a internet para realizar praticamente todas as
fases do funil de compra, deixando grande parte dos 7.400 distribuidores e 48
mil revendedores de veículos com suas lojas praticamente vazias.
De
acordo com pesquisas, 94% dos compradores iniciam seu processo de compra de
automóveis pela internet, seja em sites de comparadores de preços, utilizando
as buscas do Google ou acessando o site das concessionárias diretamente. O
poderoso showroom das lojas físicas perdeu espaço para o Youtube. E o número de
visitas feitas pelos compradores nas lojas físicas foi caindo
consideravelmente, chegando a 1,7 visitas, em um processo de compra. Ou seja, o
consumidor se desloca até a loja física quando já está decidido a fechar o
negócio.
Normalmente,
os consumidores interagem com pelo menos 3 lojas antes de realizar esta visita
presencial. Sendo que as principais dúvidas são: financiamento, quanto pagam na
troca, negociação e especificações técnicas. Estima-se que nove entre 10
compradores ligam para uma concessionária antes de realizar a visita no local.
Estes contatos são considerados chances de ouro para a concessionárias.
Contudo, de acordo pesquisa realizada pela Capgemini, 74% dos consumidores se
queixavam da demora do retorno das lojas após um contato de interesse. Um
grande ofensor de vendas.
Hoje,
concessionárias e lojas multimarcas viraram a chave: saíram do OFF para o ON,
investindo fortemente em portais verticais, tais como Webmotors, Icarros, OLX,
entre outros, para marcarem a sua presença. Desta forma, as lojas conseguiram
acompanhar o comportamento de consumo do comprador.
No
entanto, as lojas de autos ainda precisam se automatizar e treinar seus times
para garantir um atendimento rápido e eficiente para os consumidores. Caso
contrário, este valioso consumidor vai comprar o veículo, mas na loja do
concorrente.
(*) Bruno Parmezani Antonioli é
gerente de produtos na Reachlocal Brasil, voltado ao marketing digital para
PMEs.
Nelson Tucci é editor de Veículos
& Negócios, do Jornal PERSPECTIVA.
Leia
também no site www.jornalperspectiva.com.br
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