Reprodução Prévia do edital está disponível no site da Artesp
Nelson Tucci
A
Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) apresentou, em audiência
pública, o projeto de concessão internacional do Trecho Norte do Rodoanel Mário
Covas (SP 21). Estiveram presentes 120 pessoas no auditório do Departamento de
Estradas de Rodagem, na quinta-feira da semana passada, encaminhando perguntas
e sugestões à mesa. Para ampliar a participação da sociedade e dos interessados
na concessão, a prévia do edital está disponível para consulta pública no site
da Artesp (www.artesp.sp.gov.br) desde 13 de
junho.
"A
Artesp está realizando um grande trabalho, de forma totalmente transparente,
com ampla divulgação e envolvendo a sociedade nas discussões através da
audiência pública realizada hoje e da consulta pública que já foi iniciada
neste mês”, disse o diretor geral da agência, Giovanni Pengue Filho. Para
participar da consulta pública, os interessados devem analisar os documentos
publicados no site da Artesp e encaminhar suas contribuições por escrito,
conforme modelo disponível na página da consulta. As contribuições serão
recebidas até às 18 horas do dia 13 de julho, pelo e-mail novasconcessoes@artesp.sp.gov.br Somente serão
apreciadas as contribuições que contenham a identificação do participante e o
contato (telefone ou e-mail).
O
projeto prevê a concessão por 30 anos para a prestação de serviços públicos de
operação, manutenção e realização dos investimentos necessários para o Trecho
Norte do Rodoanel como implantação de equipamentos de tráfego e atendimento ao
usuário. Os investimentos ficarão a cargo da concessionária vencedora sendo
previsto o montante de R$ 804 milhões, com taxa interna de retorno (TIR) do
projeto estimada em 9,85%.
NAVAL – Superando as
adversidades da recessão econômica que atinge o país, a indústria naval
brasileira começa a demonstrar seus primeiros sinais de recuperação. Dados do
Sindicato Nacional da Indústria da Construção e Reparação Naval e Offshore (Sinaval)
mostram que o setor de construção deve manter a estabilidade em seu número de
empregos até 2018.
Segundo
a entidade, os principais responsáveis por esta perspectiva positiva, mesmo que
ainda tímida, são os estaleiros do Nordeste, como o Estaleiro Atlântico Sul
(EAS) e o Vard Promar, de Pernambuco, que manterão a construção de navios
gaseiros e petroleiros até 2018, devendo provocar leve aumento na oferta de
vagas de trabalho na região. Outro fator a impulsionar o otimismo foi a
divulgação do Fundo da Marinha Mercante (FMM), de que daria prioridade de
financiamento de mais de R$ 3 bilhões para a empresa South American Tanker
Company Navegação S.A. (Satco) para a construção de cinco novas embarcações.
Outros
polos do setor também devem manter a estabilidade no mercado de trabalho. Em
Niterói (RJ), Guarujá (SP), Navegantes e Itajaí (SC), estaleiros especializados
na construção de navios de apoio marítimo, plataformas de petróleo, rebocadores
portuários e de reparos navais prosseguem em atividade regular, que deverá ser
mantida até 2018. Para o diretor do Sinaval, Sérgio Bacci, os estaleiros do
país, apesar das dificuldades que enfrentam, continuam tendo opções de demandas
no mercado. “Há as demandas provenientes da Marinha, como a construção de
navios patrulha, por exemplo. Também há o mercado de rebocadores, que pode ser
melhor explorado”, afirma o executivo.
Douglas
de Souza Melo Empresa adquiriu 254 ônibus junto a Marcopolo
BUS – O Grupo JCA,
um dos principais operadores de transporte rodoviário do País, adquiriu 254
ônibus Marcopolo dos modelos Viaggio 900 e Paradiso 1050, 1200 e 1800 Double
Decker (dois pisos). A entrega das novas unidades estava prevista para este
último final de semana
Segundo
Paulo Corso, diretor de operações comerciais e marketing da Marcopolo, a
operadora sempre investe na aquisição de diferentes tipos de veículos. “Em
razão da sua ampla atuação e cobertura em regiões diversas, o grupo tem como
característica adquirir modelos distintos, que melhor possam atender as várias
rotas e serviços. A empresa se destaca por seu dinamismo e por possuir uma das
frotas mais novas do mercado brasileiro”, revela.
As
empresas Auto Viação 1001, Auto Viação Catarinense, Viação Cometa e Expresso do
Sul, pertencentes ao grupo JCA, receberão os novos ônibus Marcopolo.
SCANIA – A Scania
oferece o semipesado mais valorizado da categoria. É o que comprova o
bicampeonato do P 310 8x2 no prêmio Maior Valor de Revenda – Veículos
Comerciais 2017. O modelo registrou o menor índice de depreciação, com 21,1% de
perda do valor, em comparação com o veículo novo, num período de três anos.
Levando em conta os 80 caminhões analisados, de todos os segmentos, o P 310 8x2
foi o quinto mais valorizado no ranking geral da premiação. Já na sua faixa de
atuação, superou 24 concorrentes.
“Além
de comemorar o bicampeonato nos semipesados, o P 310 8x2 ainda diminuiu o
índice de depreciação em relação a 2016, quando registrou -22,4%. Receber este
prêmio pela segunda vez é a prova do reconhecimento de nossos clientes”, afirma
Eronildo Santos, diretor de Desenvolvimento de Negócios da Scania no Brasil:
“No ano em que comemoramos 60 anos de Brasil, a Scania consolida sua presença
na categoria. O cliente pode ter certeza que continuaremos entregando soluções
rentáveis e sustentáveis neste segmento tão importante do mercado. Investir na
Scania garante resultado durante a operação e também na hora da revenda”.
Divulgação “Caminhões FNM” conta a história da Fábrica Nacional de Motores
FNM – A trajetória
da Fábrica Nacional de Motores (FNM) se confunde com a história do Brasil. Na
década de 1950, praticamente toda a produção agrícola brasileira era
transportada pelos lendários D-9.500 e D-11.000, caminhões que ficaram para
sempre na memória de uma geração. Além de contar a história do desenvolvimento
destes modelos, o livro “Caminhões FNM” (Alaúde) presenteia os apaixonados por
esses pioneiros da estrada com fotos atuais e de época, além de um layout
vintage.
A
FNM foi pioneira ao inaugurar, em 1949, a primeira linha de montagem de
caminhões genuinamente brasileiros. Antes disso, todos os caminhões que rodavam
pelas ruas e estradas do país eram de marcas estrangeiras – a maioria vindas da
Inglaterra.
Além
de trazer inúmeras informações técnicas e raras fotografias dos dois veículos
históricos, a obra traz ainda detalhes sobre modelos mais recentes, como os FNM
180 e FNM 210, produzidos depois da aquisição da fábrica pela Alfa Romeu, e a
evolução dos modelos posteriormente desenvolvidos pela Fiat e Iveco, empresas
que assumiram o controle da marca. Os autores são o engenheiro mecânico Evandro
dos Santos Fullin e José Rogério Lopes de Simone. Mais informações no site www.alaude.com.br
FINANCIAMENTO – O Gol, da
Volkswagen, ultrapassou o HB20, da Hyundai, em maio último ao somar 5.740
automóveis novos financiados e se tornou o segundo modelo mais financiado na
categoria, atrás do Onix, da Chevrolet, que permanece na liderança desde o
final de 2015. Em terceiro lugar aparece o Ka, da Ford, com 5.698 carros novos
financiados.
O
levantamento é da B3, empresa resultante da combinação de atividades da
BM&FBovespa, uma das maiores bolsas do mundo em valor de mercado, e a
Cetip, maior depositária de títulos privados da América Latina. A B3 opera o
Sistema Nacional de Gravames (SNG), base integrada de informações que reúne o
cadastro das restrições financeiras de veículos dados como garantia em
operações de crédito em todo o Brasil. O SNG impede que o processo de financiamento
de veículos seja suscetível a fraudes sistêmicas. Os números contemplam os
veículos comercializados por crédito direto ao consumidor (CDC), leasing e
consórcio (contemplados e não quitados).
O
destaque do mês ficou com o Ecosport, da Ford, que em maio somou 2.537 autos
leves novos financiados e passou da 14ª para a oitava posição no ranking. Entre
as marcas, a Chevrolet manteve a liderança no ranking dos financiamentos de
automóveis leves zero quilômetro em maio. No mês, a marca financiou 17.622 unidades.
O segundo lugar permaneceu com a Volkswagen, tendo 14.608 carros novos
negociados. Já o terceiro lugar passou a ser ocupado pela Ford, que em abril
estava em quinto lugar, e ao somar 12.195 unidades financiadas ultrapassou a
Fiat e a Hyundai.
POLO – Primeira
operação da Volkswagen do Brasil fora da Alemanha, a unidade Anchieta será a
base de produção do Novo Polo. O modelo global é a principal novidade da
Volkswagen do Brasil em 2017 e trará para a fábrica de São Bernardo do Campo,
no Grande ABC, algumas das tecnologias mais modernas do grupo em todo o mundo,
como parte do cronograma de investimentos da empresa no Brasil, até 2020, da
ordem de R$ 7 bilhões.
Com
a chegada do Novo Polo, a fábrica Anchieta torna sua produção ainda mais
tecnológica e dá mais um passo em direção à implementação de conceitos de
Indústria 4.0, que cria fábricas inteligentes, conectadas e flexíveis.
“Estamos
construindo a Volkswagen do futuro, reposicionando nossa marca e preparando o
lançamento de grandes novidades, com foco total no cliente. Além disso, a
Volkswagen é a primeira a firmar acordos de cinco anos em todas as suas
unidades, mostrando uma relação madura com os sindicatos. O Sindicato dos
Metalúrgicos do ABC teve uma atuação de vanguarda na construção deste modelo de
acordo com a Volkswagen, acordo este que assegura a produção do Novo Polo e
também de um novo sedã na unidade Anchieta. Trabalhamos agora com o objetivo
claro de sermos uma empresa muito mais rápida, enxuta e eficiente. Mais do que
um carro, o Novo Polo também marca também o lançamento de uma nova Volkswagen
no País”, diz David Powels, presidente e CEO da Volkswagen do Brasil e América
do Sul (SAM).
CARGAS – A Gollog,
unidade de cargas da Gol Linhas Aéreas Inteligentes, em parceria com a
Passaredo, inicia a venda do serviço de transporte de cargas para dois novos
destinos regionais: Barreiras e Vitória da Conquista, na Bahia.
“As
cidades têm um papel importante no compromisso da Gollog de oferecer uma maior
variedade de destinos aos clientes da empresa, uma vez que estes são alguns dos
municípios regionais baianos mais procurados por quem utiliza os nossos
serviços”, destaca Eduardo Calderon, diretor de cargas da Gol: “Juntas,
Barreiras e Vitória da Conquista são responsáveis por receber cerca de 17
toneladas de cargas por mês na indústria aérea, o que reforça o nosso interesse
em investir nesses destinos”, informa o executivo.
Nelson Tucci é editor de Veículos
& Negócios, do Jornal PERSPECTIVA.
Leia também no site www.jornalperspectiva.com.br
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