Divulgação Roadshow para selecionar pilotos experientes e proficientes
Nelson Tucci
A
companhia aérea Emirates realizará no Brasil um roadshow de recrutamento para
selecionar pilotos comerciais experientes e tecnicamente proficientes para
pilotar sua crescente rede de rotas internacionais.
O
roadshow oferecerá aos pilotos interessados e aos seus parceiros oportunidade
para aprender mais sobre o processo de recrutamento e conversar com a equipe da
Emirates sobre o treinamento extensivo. A companhia também oferece aos pilotos
a opção de se juntar à equipe de pilotos de carga Boeing 777. As sessões serão
realizadas em São Paulo no Bourbon Convention Ibirapuera Hotel, na Avenida
Ibirapuera, 2.927, em 27 de julho, às 10 e às 14 horas, e no dia 28 de julho,
às 10 horas.
Os
pilotos precisam participar de apenas uma das três sessões e não é necessária
inscrição prévia. Interessados que não conseguirem participar do roadshow
também podem fazer a aplicação online em www.emirates.com/pilots A Emirates
atualmente opera voos diários entre São Paulo e Dubai em um Airbus A380, bem
como voos diários entre o Rio de Janeiro e Dubai operados por um Boeing
777-300ER.
Divulgação SUV Jaguar E-Pace: salto de 15,3 metros na estreia mundial
LANÇAMENTO – O Jaguar E-Pace
é o mais novo veículo da Jaguar Land Rover a entrar para o Guinness World
Records. Durante sua estreia mundial promovida na Inglaterra, o SUV realizou um
salto completo de 15,3 metros de comprimento com direito a uma manobra em
espiral de 270°.
A
ação demonstrou todo o apelo em agilidade, tecnologia e desempenho que o
veículo oferece aos clientes e serviu para encerrar com chave de ouro uma
bateria completa de testes que durou 25 meses, percorrendo quatro continentes,
nas mais variadas condições climáticas e de terrenos, realizada para garantir
que o novo SUV siga a filosofia “Art of Performance” da Jaguar. O Jaguar E-Pace
é um SUV compacto de cinco lugares.
Divulgação Óleo sintético: motores mais leves e modernos
ÓLEO – A Total
Lubrificantes do Brasil acaba de ampliar a sua tradicional linha de produtos
Quartz, voltada para veículos leves. Desenvolvido para motores a gasolina,
etanol e flex, o novo óleo sintético Total Quartz 9000 Future FGC 0W-20 foi
apresentado como sendo um produto “de baixa viscosidade para oferecer maior
proteção contra o desgaste dos motores modernos e equipados com a tecnologia
Stop & Start”.
O
novo óleo foi submetido a uma série de testes para atender as mais rígidas
especificações técnicas e de elevada performance. Entre elas, as normas API SN
e Ilsac GF-5, já que conta com aditivação especial para proporcionar maiores
níveis de desempenho. “Além disso, tem lubrificação comprovada por meio das
propriedades antidesgastes e de detergência, bem como características
antioxidantes e anticorrosiva, o que permite longos intervalos de troca e
economia de combustível de até 4%, comparado aos lubrificantes convencionais do
mercado”, garante o fabricante.
TRAINEE – Estão abertas
as inscrições para o “CAReer 2.0 – The
Top Talent Program”, iniciativa que busca novos talentos para a
Mercedes-Benz do Brasil, empresa do Grupo Daimler e que atua como maior
fabricante de caminhões e ônibus da América Latina, além de ser referência na
comercialização de automóveis e de comerciais leves no País.
Disponível
para os jovens com bacharelado nas áreas de exatas e humanas, o programa tem
como objetivo desenvolver futuros líderes para a companhia. Este ano serão disponibilizadas
seis vagas para a fábrica de São Bernardo do Campo, no Grande ABC (SP), em
diferentes departamentos de atuação: Desenvolvimento de Caminhões e Agregados,
Planejamento de Ônibus, Logística, Gestão da Qualidade e Projetos Estratégicos.
Os
interessados devem se inscrever pelo site www.daimler.com/career/graduates até 6 de
agosto. O processo seletivo será conduzido em parceria com a empresa Page
Talent. Para ingressar no programa, o candidato deve ter se formado entre
dezembro de 2014 e dezembro de 2016, ter inglês fluente, além de pelo menos
quatro meses de vivência no exterior e ao menos 18 meses comprovados de atuação
no mercado de trabalho em quaisquer áreas (experiências de estágios serão
consideradas).
Divulgação Apreciadores de raridades terão uma festa amanhã
ITALIANOS – Amanhã, 18, o
sambódromo paulistano do Anhembi receberá a Noite Italiana, com uma exposição
de carros das linhas Ferrari, Maserati e Lamborgini entre outros clássicos
nacionais e importados da Alfa Romeo e linha Fiat.
Com
a participação do Alfa Romeo Clube do Brasil e da Confraria 2300, o evento terá
clássicos como Alfa Romeo 2300 – único modelo da marca fabricado fora da Europa
– Alfa Romeo Giulia, GTV, Fiat Spyder, Fiat 132 e a clássica Dino dos anos
1970. Na linha Fiat nacional, os clubes irão reunir a história da marca no país
representada pelos modelos 147 e seus derivados como o Oggi, Spazio e a pick-up
City, linha Uno (primeira geração), Tipo, Tempra, Marea e Stilo.
O
evento terá ainda a exposição de um raro Fiat 509A fabricado em 1927, que será
exportado para a Itália. Existirá uma área de compra e venda de veículos
antigos, área de Food Trucks, praça de alimentação, mercado de peças com cerca
de 50 opções, estacionamento, equipe de apoio, sonorização e iluminação, em um
encontro que é o ponto de encontro dos fãs de automóveis clássicos e
modificados em São Paulo. Avenida Olavo Fontoura, 1.209 (entrada pelo portão
38), toda terça-feira das 18 às 23 horas.
Divulgação André Gerdau: presidente
ONU – A Gerdau deu
mais um passo importante para acelerar a modernização de sua cultura e
implantar um programa interno de valorização da diversidade. Na semana que
passou, a empresa tornou-se signatária da ONU Mulheres, a partir da assinatura
dos Princípios de Empoderamento das Mulheres (WEPs - Women Empowerment Principles), reforçando o seu compromisso
de promoção de igualdade entre homens e mulheres. Neste momento, a companhia –
que é uma multinacional brasileira – está ouvindo seus colaboradores em todo o
mundo para elaborar um diagnóstico. A partir disso, serão traçadas as
estratégias para contribuir com a evolução da carreira das mulheres na empresa.
A Gerdau também está aberta para o diálogo sobre outros temas relacionados à
diversidade que surgirem na pauta, pois entende que isso contribui para gera r
mais satisfação para pessoas e ganhos para o negócio, como soluções inovadoras
e resultados diferenciados pelas equipes.
Divulgação Primeiro semestre com 2.425.796 unidades financiadas
FINANCIAMENTOS – Os
financiamentos de veículos novos e usados avançaram 7,4% no primeiro semestre
do ano, encerrando o período com um total de 2.425.796 unidades financiadas,
entre autos leves, motos e pesados. Desse total, foram vendidos a crédito
845.217 veículos novos nos seis primeiros meses do ano, queda de 3,9% em
relação ao mesmo período de 2016. Já os usados atingiram 1.580.579 vendas a
crédito no primeiro semestre do ano, avanço de 14,6% na mesma base de
comparação.
O
levantamento é da B3, empresa resultante da combinação de atividades da
BM&FBovespa, uma das maiores bolsas do mundo em valor de mercado, e a
Cetip, maior depositária de títulos privados da América Latina. A B3 opera o
Sistema Nacional de Gravames (SNG), base privada de informações que reúne o
cadastro das restrições financeiras de veículos dados como garantia em
operações de crédito em todo o Brasil. O SNG impede que o processo de
financiamento de veículos seja suscetível a fraudes sistêmicas.
Divulgação Modelo será fabricado em Taubaté, no Vale do Paraíba/SP
GOL – Logo após ser
palco da celebração do marco de 8 milhões do modelo Gol produzidos no Brasil
pela Volkswagen, a fábrica de Taubaté (SP) acaba de anunciar mais uma boa
notícia.
A
partir do próximo mês de agosto, a unidade suspenderá até o final do ano a utilização
do PSE (Programa Seguro Emprego). A medida que visa a proteção dos empregos,
principalmente em tempos de retração de mercado, garante uma maior
flexibilidade na produção ao permitir uma redução semanal nos dias de trabalho.
No caso da unidade de Taubaté, essa redução era 25%. Porém, com a
responsabilidade exclusiva de produzir o modelo Gol, além dos modelos up! e
Voyage, a produção na unidade registrará um aumento de produção em relação a
2016.
“As
expectativas para o mercado como um todo estão melhores. Olhando para os
resultados de maio e junho a expectativa para o ano de 2017 cresceu, de 1 a 2
pontos percentuais em relação a expectativa que tínhamos no início deste ano.
Esperamos que a evolução nas vendas em 2017 seja de 4 a 5% em relação a 2016. Já
para 2018, esperamos um crescimento de 5 a 8% na comparação com 2017. Durante o
ano de 2017, em relação a 2016 vamos reduzir sim a nossa ociosidade. Ainda não
é possível saber o percentual de forma precisa”, afirma David Powels,
presidente e CEO da Volkswagen do Brasil e América do Sul.
Gol
é o número 1 em envios para os outros países, e apesar de um ícone brasileiro,
é fundamental para a liderança da Volkswagen na Argentina, por exemplo. De
janeiro a junho de 2017, aproximadamente 42 mil unidades do modelo foram
embarcadas, registrando um aumento de 98% em relação ao mesmo período de 2016.
O Voyage também é extremamente relevante nos envios para outros países e está
na segunda colocação, com mais de 14 mil unidades exportadas. Já a fábrica
Anchieta, que deixa de produzir o Gol para dar a exclusividade a Taubaté,
passará a produzir dois novos modelos da plataforma MQB: o Polo, que chega ao
mercado no último trimestre do ano, e o Virtus, previsto para o primeiro
semestre de 2018. A Saveiro, que é o terceiro veículo mais exportado da
Volkswagen, continuará a ser produzida na unidade de São Berna rdo do Campo.
Gelson
Mello da Costa Marcopolo: presença crescente na Guatemala
AMÉRICA – A Marcopolo,
líder nacional e uma das principais fabricantes mundiais de carrocerias para
ônibus, em parceria com a Volvo fará a entrega de 30 veículos Viale BRT para o
Transmetro, sistema de transporte massivo da Guatemala. As unidades produzidas
na fábrica da empresa de Ana Rech, em Caxias do Sul, proporcionarão mais
conforto e segurança no serviço que beneficia mais de três milhões de pessoas
naquele país da América Central.
“Nos
últimos anos o governo da Guatemala tem investido consistentemente na aquisição
de novos ônibus para a elevação do padrão de qualidade do transporte coletivo.
A Marcopolo já forneceu mais de 80 ônibus e nosso objetivo é consolidar a marca
nesse importante mercado. Serão 20 unidades do modelo articulado e dez
biarticulados”, explica o gerente-executivo de negócios internacionais da
Marcopolo, Rodrigo Pikussa.
Com
28,13 metros de comprimento, o Marcopolo Viale BRT Biarticulado foi
desenvolvido para aplicação nos sistemas de transporte coletivo em grandes
centros urbanos. Conta com oito portas de serviço em nível e tem capacidade
para transportar 55 passageiros sentados e 195 passageiros em pé. Com chassi
Volvo B340M EURO V, possui espaço para cadeirante e destaca-se pelo conforto e
versatilidade apresentada no uso em grandes centros urbanos.
Divulgação Modelo é equipado com motor 3.2 turbodiesel de 200 cv
TROLLER – A Troller
registrou, no mês passado, aumento nas vendas do utilitário T4, incluindo as
versões XLT e Bold. Ao todo foram comercializadas 141 unidades do veículo, que
representam um crescimento de 23% comparado ao mês anterior e 16% acima do
mesmo período no ano passado. Entre os fatores que impulsionaram as vendas está
a nova campanha da marca, que oferece o Troller T4 XLT completo com desconto.
“Estamos
muito satisfeitos com o desempenho de vendas do Troller T4 nos últimos meses,
mesmo diante do cenário desafiador que o Brasil tem enfrentado”, comemora Demétrio
Fleck, gerente de Vendas, Marketing e Serviços da Troller.
EXPORTAÇÃO – A Associação
Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) divulgou os
resultados da indústria automobilística de junho e do primeiro semestre. Na
ocasião, revelou também suas novas projeções de vendas, produção e exportação
de autoveículos para 2017.
No
primeiro semestre deste ano um milhão de unidades foram comercializadas,
apontando crescimento de 3,7% ante as 983,5 mil de igual período de 2016.
As
novas expectativas da entidade apontam um crescimento de 35,6% nas exportações,
o que significa chegar ao fim deste ano com 705 mil unidades enviadas para
outros países – a projeção anterior era de crescimento de 7,2%.
Esta
mudança, em conjunto com a diminuição da participação de importados, levou a
uma previsão maior também na produção: saltou de 11,9% para 21,5%, alcançando
2,62 milhões de unidades ao término do ano. Para as vendas ao mercado interno a
previsão, no entanto, manteve-se inalterada. As projeções para o segmento de
máquinas agrícolas e rodoviárias também não foram alteradas.
Divulgação Ingo: desafios para o desenvolvimento industrial
ARTIGO
Novo Capítulo Automotivo
Por
Ingo Pelikan (*)
Um
novo capítulo começa a ser escrito na história da indústria brasileira com o
Rota 2030, regime industrial em desenvolvimento para o setor automotivo, que
deve suceder o Inovar-Auto. A promessa é atender a demanda da indústria por
maior previsibilidade, com pacote de medidas que deve incluir três ciclos de
desenvolvimento até 2030.
Hoje
estão em discussão os pilares que darão corpo à nova política. Um deles envolve
a reestruturação da cadeia de autopeças para recuperação da capacidade de
investimento. Discute-se também a necessidade de apoio a pequenas e médias
empresas para acesso ao mercado, uma vez que devem apresentar elevada robustez
como as montadoras.
Outro
pilar do programa aborda pesquisa & desenvolvimento e engenharia a partir
de tendências, como conectividade e manufatura avançada. Assim, pretende-se
estimular o desenvolvimento local da Indústria 4.0, que deve elevar a
eficiência das fábricas. Entre os ganhos estarão a rastreabilidade e o
monitoramento remoto de processos.
As
metas de eficiência energética devem avançar no Rota 2030. As empresas poderão
seguir com os investimentos dos últimos anos, mas também deverão considerar as
novas tecnologias de motorização, como carros autônomos, além de combustíveis
alternativos, como o biocombustível, que precisará ser estudado com maior
profundidade. Por outro lado, a questão do controle de emissões também deverá
ser contemplada.
Segurança
veicular ao longo do ciclo de vida do produto é outro foco do novo regime. A
preocupação é garantir tanto a integridade física de usuários, quanto segurança
de pedestres e demais motoristas diante de imprevistos no trânsito, sobretudo
com veículos altamente automatizados. A segurança começa a ser vista como
diferencial de mercado.
Também
faz parte dos debates a produção em baixos volumes, que envolve veículos
premium e sistemas estratégicos, cuja distribuição deverá passar por ajustes.
Diante de mesma cobrança por qualidade a empresas de baixo ou grande volume,
montadoras devem redobrar a atenção tanto para fabricação, quanto para formação
de parcerias.
A
estruturação de custos para integração competitiva também está em pauta. O
atendimento às novas metas deverá ser feito de modo robusto para alcance de
eficiência, mas ao mesmo tempo de modo extremamente competitivo em relação a
custos para que o Brasil possa avançar como polo global de desenvolvimento e
produção de veículos.
Estes
são alguns desafios em debate para o desenvolvimento industrial do País em
longo prazo, que também serão discutidos, a partir das principais tendências de
mobilidade, durante o 5º Fórum IQA da Qualidade Automotiva, que reunirá
lideranças da indústria e do governo dia 9 de outubro, no Centro de Convenções
Milenium, em São Paulo.
(*) Ingo Pelikan é presidente
do Instituto da Qualidade Automotiva (IQA).
Nelson Tucci é editor de Veículos
& Negócios, do Jornal PERSPECTIVA.
Leia também no site www.jornalperspectiva.com.br
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