Divulgação O automóvel poderá rodar com emissão zero por até 40 segundos
Nelson Tucci
O
novo Audi A8 está avançando na eletrificação em uma ampla frente. Em sua última
geração, o principal carro da marca apresentará, pela primeira vez, uma
transmissão eletrificada como equipamento padrão. Para isso, os motores a
combustão serão equipados com uma tecnologia híbrida leve, trazendo uma rodagem
refinada e um desempenho aprimorado, juntamente com uma maior eficiência. A base
é o sistema elétrico de 48 volts incorporado ao novo Audi A8 como o sistema
elétrico primário.
A
unidade de potência híbrida leve compreende dois componentes principais:
primeiro, o alternador de correia de 48 volts refrigerado a água (BAS), que
complementa o motor de arranque convencional de pinhão. Em seguida está a
bateria de íon de lítio no compartimento de bagagem, que atua como acumulador
de energia para o veículo elétrico híbrido MHEV (Mild hybrid electric vehicle / veículo elétrico híbrido leve) com
uma capacidade de carga de 10 Ah e um sistema elétrico de 48 volts.
O
A8 poderá entrar no modo de deslocamento silencioso dentro da faixa de
velocidade de 55 a 160 km/h. O automóvel poderá então rodar com emissão zero
por até 40 segundos, com o motor desligado. Assim que o motorista pisar
novamente no acelerador, o BAS proporciona uma partida rápida e muito suave.
Além disso, a operação de partida/parada (start/stop) somente se torna ativa a
partir de 22 km/h.
Divulgação Crescimento
de vendas anima montadora
VANS – A
Mercedes-Benz comemora os resultados de vendas das suas vans de passageiros da
família Sprinter. Na categoria de “Large Vans” (3,5 a 5 toneladas de PBT), a
empresa saltou de 29,4% de participação no acumulado de janeiro a maio de 2016
para 51,2% este ano, com 1.111 unidades emplacadas. Ou seja, 21 pontos
percentuais a mais em relação ao ano passado.
Aproveitaram-se
novas oportunidades de negócios e a Mercedes ampliou sua presença no mercado.
Como resultado, é líder de vendas em vans de passageiros, com mais de 22 pontos
percentuais à frente do segundo colocado. Os estados de São Paulo, Minas
Gerais, Rio de Janeiro, Bahia, Rio Grande do Sul e Paraná são os principais
compradores de vans Sprinter.
Divulgação Em 37 anos, a Fundação VW já atendeu 490 mil pessoas e
mais de 3,2 mil
instituições no Brasil
SOCIAL – Promover o
desenvolvimento social por meio da arte e cultura! Essa missão conta com o
apoio da Volkswagen do Brasil, que acaba de renovar o patrocínio ao Instituto
Baccarelli, organização social sem fins lucrativos que atende anualmente mais
de 3.260 participações de crianças e jovens, oferecendo educação musical e
artística, com possibilidade de profissionalização na música. Entre os
principais projetos do Instituto Baccarelli estão a Orquestra Sinfônica
Heliópolis, reconhecida internacionalmente, e a Orquestra Juvenil Heliópolis.
Mediada
pela Fundação Volkswagen, a parceria entre a Volkswagen do Brasil e o Instituto
Baccarelli teve início no ano 2000. “A Fundação Volkswagen acredita que o
desenvolvimento social e a educação estão entre as principais ferramentas para
promover um futuro melhor a crianças e jovens brasileiros. Por isso, fazemos
questão de apoiar o Instituto Baccarelli, uma instituição que desenvolve um
trabalho baseado na ética, integridade e que é referência em educação
artística, inclusive oferecendo aos alunos a possibilidade de construírem uma
carreira na música erudita”, afirma a diretora da Fundação Volkswagen, Keli
Smaniotti.
Divulgação O
piloto foi conhecer a pista de Villastellone, na Itália
BOTTAS – A Petronas
recebeu o piloto da equipe Mercedes AMG Petronas de F1, Valtteri Bottas. Ele
visitou o Centro de Pesquisa e Tecnologia onde é desenvolvido combustível, o
lubrificante do motor e todos os fluidos funcionais que alimentam seu carro nas
pistas.
Bottas
foi direto do Canadá, onde ficou em 2º lugar. Dessa forma, o piloto assegurou
os primeiros lugares da temporada para a equipe Mercedes AMG Petronas – que
agora lidera o Campeonato de Construtores.
A
visita guiada – passando pelos laboratórios – demonstrou ao piloto o impacto do
lubrificante na performance de seu carro. Além disso, ele teve a oportunidade
de fazer comentários aos pesquisadores e engenheiros que trabalham no
desenvolvimento de fluidos que auxiliaram a equipe Mercedes AMG Petronas a
conquistar 3 títulos consecutivos de construtores.
RECALL – A
Mercedes-Benz do Brasil convoca os proprietários das classes SKL 300, SLC 300 e
SLC 43 AMG, fabricados entre junho de 2015 e janeiro de 2017, com números de
chassis (não sequenciais) de WDDPK3JW9GF115173 a WDDPK3JW1HF138643, a agendarem
junto a uma autorizada da marca a atualização do software do módulo do Programa
de Estabilidade Eletrônico (ESP).
No
comunicado, a empresa informa a possibilidade de falha no referido software.
Este defeito pode fazer com que o sistema de assistência ao condutor acione indevidamente
a frenagem automática do automóvel, aumentando involuntariamente a resistência
de condução do veículo, o que poderia gerar fumaça nos freios após a parada e,
em situações extremas, princípio de incêndio nas caixas de roda, elevando,
assim, os riscos de dados físicos e/ou materiais aos ocupantes e/ou terceiros.
Para
agendamento e mais informações, a Mercedes-Benz disponibiliza o telefone 0800
970 9090 e o site www.mercedes-benz.com.br
RECALL 2 – O Procon-SP,
órgão ligado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Governo do
Estado de São Paulo, informa recall das marcas Mitsubishi e Land Rover. Veja
abaixo os links dos chamamentos ou acesse o site do Procon-SP onde existe um
banco de dados de recalls desde o ano de 2002 (http://sistemas.procon.sp.gov.br/recall/).
RECALL 3 – O Procon-SP
também divulga recall de eletrodomésticos, como os da marca Atlas: http://www.procon.sp.gov.br/noticia.asp?id=5141
Nelson Tucci é editor de Veículos
& Negócios, do Jornal PERSPECTIVA.
Leia também no site www.jornalperspectiva.com.br
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