Divulgação A unidade de número 100 mil trata-se de um propulsor Dual VVT-i 1.5L flex
Nelson Tucci
A
Toyota do Brasil atingiu em abril a marca de 100 mil unidades produzidas em sua
fábrica de motores, localizada na cidade de Porto Feliz, no interior do estado
de São Paulo. Na planta, são produzidos os motores flexfuel e a gasolina, Dual
VVTi, de 1.3L e 1.5L que equipam o compacto Etios, comercializado no Brasil,
Argentina, Paraguai, Peru e Uruguai.
O
complexo onde a fábrica de motores da Toyota está localizada ocupa um terreno
de 872.500 m². Inaugurada em maio de 2016, a planta possui capacidade anual de
108 mil unidades e recebeu, em sua primeira fase, investimento de R$ 580
milhões. No final do ano passado, a Toyota anunciou novo aporte na ordem de R$
600 milhões para a expansão dessa unidade, que terá sua capacidade ampliada
para 174 mil unidades anuais e passará a produzir também, a partir do segundo
semestre de 2019, os motores do sedã médio Corolla, líder de vendas em seu
segmento.
“Atingirmos
a marca dos 100 mil motores produzidos, em menos de um ano de operação e em
meio a um cenário tão desafiador para a indústria automotiva brasileira, é um
motivo de muito orgulho. Isso só foi possível graças ao intenso trabalho e dedicação
de nossos colaboradores, parceiros e fornecedores a fim de entregar o melhor
produto aos nossos clientes. Temos o compromisso assumido de fazer desta
unidade um marco de produção para o País, aliando tecnologia de ponta e máxima
produtividade ao crescimento sustentável”, diz Rafael Chang, presidente da
Toyota do Brasil.
Divulgação Equipamento movimenta carga de até 2,5 toneladas
CARGAS – A Yale, uma
das marcas globais líderes em equipamentos de movimentação de materiais, do
grupo Hyster-Yale, apresenta ao mercado brasileiro, a Paleteira Manual YA55-PT
para a movimentação de paletes de até 2,5 toneladas.
O
novo produto tem como características a durabilidade e manutenção, porque é
fabricada com aço de alta qualidade e resistência, possui rodagem em
poliuretano, o timão é ergonômico, a alavanca vem com três posições operação, a
bomba é difundida e galvanizada com proteção integral da mola e todas as partes
pivotantes são engraxadas, o que proporciona maior facilidade nos movimentos
que podem ser realizados sob diversos ângulos. Além de vir com a exclusiva
garantia de fábrica.
Divulgação Mobil: proteção das principais partes das motocicletas
MOTOS – Com toda
expertise na produção de lubrificantes, a Mobil oferece ao mercado uma família
completa de produtos para proteção das principais partes das motocicletas. Além
do óleo lubrificante, a linha Authentic é composta pelo fluido para freios
Mobil Super Moto Brake Fluid, fluido para garfos Mobil Super Moto Fork Oil,
lubrificantes de correntes Mobil Super Moto Chain Lube e a graxa para motos
Mobil Super Moto Grease, que atendem as exigências da categoria e proporcionam
durabilidade ao equipamento.
O
relançamento da linha de produtos auxiliares Authentic traz novas embalagens e
a qualidade conhecida da marca. “Com a novidade, queremos ressaltar aos
consumidores que, além do lubrificante para o motor, oferecemos outros quatro
produtos importantes para conservação da moto, entre fluidos, graxas e óleos.
Sem eles, o veículo pode sofrer desgastes que causam prejuízos para a segurança
do motorista”, explica Roberta Maia, gerente de marketing da Mobil
Divulgação Em parceria com o Sesi e Senai, a Ford desenhou o programa que já
formou 100
alunos e agora conclui a segunda turma, com mais 98 estudantes
EDUCAÇÃO – A Ford
promoveu na última quinta-feira, 4, a formatura de 98 alunos da segunda turma
do Programa Ford de Educação para Jovens na região de Camaçari, Bahia. O
objetivo é capacitar estudantes entre 17 e 24 anos para o mercado de trabalho.
Como primeiro grande desafio desta turma, no dia 15 de maio eles passarão por
um processo seletivo para disputar vagas de jovem aprendiz na fábrica onde são
produzidos o Ka e o EcoSport.
Como
parte da formatura foi realizado um encontro no Auditório da Secretaria de
Educação da Bahia, em Salvador, com os estudantes fazendo perguntas ao
secretário de Educação da Bahia, Walter Pinheiro; ao secretário de
Desenvolvimento Econômico, Jaques Wagner; à gerente de Educação do Sesi,
Clessia Lobo; e ao gerente de RH da Ford, Vinicius Marineli.
“A
Ford sempre apoiou iniciativas na área da educação e essa é mais uma etapa de
consolidação de ideais e sonhos realizados. Torcemos por todos que participaram
do projeto e sabemos que eles irão para o mercado com diferenciais por terem
sido capacitados e treinados”, afirma a gerente de Relações Corporativas da
Ford, Adriane Rocha.
AMBIENTAL – O Centro de
Distribuição Ecopia da Bridgestone, localizado na cidade de Mauá, no Grande ABC,
recebeu a certificação LEED (Leadership
in Energy and Environmental Design), concedido pela U.S. Green Building Council. O selo reconhece e atesta as
construções e edificações que são planejadas, construídas e operadas seguindo
eficientes padrões de sustentabilidade.
Em
virtude dos trabalhos de reutilização e reciclagem de materiais,
reaproveitamento da água e eficiência energética realizados na edificação, o CD
recebeu a classificação “Gold” da certificação LEED.
Segundo
Lafaiete Oliveira, diretor de Supply Chain da Bridgestone, o CD Ecopia, que
começou suas operações em setembro de 2016, foi planejado desde a sua concepção
seguindo as diretrizes de sustentabilidade. “No início do projeto, buscamos uma
edificação que comportasse as principais tecnologias do setor para se tornar um
espaço sustentável de alta performance. A certificação LEED é o reconhecimento
da excelência deste trabalho”, completa.
Divulgação Mais
um modelo esportivo com alto desempenho
CORRIDA – O novo
Porsche 911 GT3 comemorou seu primeiro dia na pista de Nürburgring com uma
volta em 7 minutos, 12,7 segundos no legendário Nordschleife. O 911 liberado
para circular em ruas e estradas, com especificações semelhantes às de sua
versão de corrida, superou o tempo estabelecido pelo modelo anterior em 12,3
segundos.
"Com
esse tempo que alcançamos, provamos de forma dramática que o novo 911 GT3 não
apenas proporciona a melhor experiência de condução, mas também pode obter um
desempenho impressionante no Nordschleife. O foco foi otimizar a qualidade de
condução e na adaptação ao ligeiro aumento de potência do motor", afirmou,
satisfeito, Frank Steffen Walliser, vice-presidente de carros Motorsport e GT
da Porsche. "Há poucos anos, tempos de volta como este só podiam ser
alcançados por carros de corrida puro-sangue com pneus slick", acrescentou
Andreas Preuninger, diretor da Linha de Produtos GT. "O novo GT3 agora
consegue obter essa marca com sua potência comparativamente mais modesta, mas
ainda assim é completamente adequado ao uso diário”.
Divulgação Projeto do SGDC terá vida útil de 18 anos, sendo parceria entre os
ministérios
da Defesa e o da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações
SATÉLITE – Lançado com
sucesso o primeiro Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações
Estratégicas (SGDC) na quinta-feira, 4, às 18h50, da base de Kourou, na Guiana
Francesa. O SGDC, lançado pelo veículo Ariane 5, levará internet banda larga
para todo o território brasileiro, além de expandir a capacidade operacional
das Forças Armadas, por exemplo, em operações conjuntas nas regiões de
fronteira terrestre.
Do
Centro de Operações Espaciais Principal (COPE-P), localizado na Base Aérea de
Brasília (Ala 1), o presidente Michel Temer acompanhou o lançamento do SGDC, juntamente
com os ministros da Defesa, Raul Jungmann, e da Ciência, Tecnologia, Inovações
e Comunicações, Gilberto Kassab; do comandante da Aeronáutica, brigadeiro
Nivaldo Luiz Rossato e o presidente da Telebras, Antonio Loss.
JAC – Na semana que
passou circulou in formação na internet de que a JAC Motors do Brasil tinha
baixado o CNPJ, ou seja, encerrado as operações. É verdade, mas isto não
significa o fim da marca no país. Esta empresa foi uma joint venture criada entre a matriz chinesa e o Grupo SHC, do
empresário Sérgio Habib. Como a JAC decidiu desinvestir no país, o empresário
brasileiro resolveu assumir integralmente a operação. A assessoria de imprensa
emitiu a seguinte nota:
“Em
resposta à informação que está circulando no WhatsApp, o Grupo SHC esclarece
que a empresa que teve o cancelamento do CNPJ (requerido por nós) foi a JAC
Motors do Brasil Automóveis S/A, joint-venture
constituída entre o Grupo SHC e a JAC Motors na China para a construção da
fábrica no Estado da Bahia. Nosso novo projeto industrial será menor e
integralmente controlado pelo Grupo SHC, empresa 100% brasileira. Desse modo,
seguiremos com o novo projeto, mantendo normalmente as operações da marca no
Brasil”.
Nelson Tucci é editor de Veículos
& Negócios, do Jornal PERSPECTIVA.
Leia também no site www.jornalperspectiva.com.br
A loja de carros multimarcas leste também vende veiculos importados?
ResponderExcluir