Divulgação #FocaNoTrânsito:
contra a mistura de álcool e direção
Nelson Tucci
O
Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP) promove neste mês,
em parceria com o Movimento Paulista de Segurança no Trânsito, a campanha
educativa #FocaNoTrânsito. Em sua terceira semana, a ação aborda um tema
recorrente que, dia após dia, faz mais vítimas no trânsito: a mistura de álcool
e direção.
A
iniciativa faz parte do “Maio Amarelo”, cor que remete à atenção e, por isso,
foi adotada internacionalmente para representar o mês voltado à segurança no
trânsito. De acordo com relatório de 2015 da Organização Mundial da Saúde
(OMS), 1,25 milhão de pessoas morrem anualmente por causa de acidentes viários.
A
Organização aponta também que o consumo de substâncias alcoólicas antes de
dirigir é um fator que pode ser associado diretamente ao envolvimento em
acidentes de trânsito e à gravidade das lesões, fato confirmado pela médica
Julia Greve, especialista em ortopedia e traumatologia do Hospital das Clínicas
de São Paulo. “Em acidentes em que é constatada embriaguez do motorista, o tipo
de lesão é geralmente mais grave. Ele perde a noção dos espaços e,
principalmente, do perigo das suas atitudes”.
HOMENS – Dados do
Ministério da Saúde mostram outro dado preocupante: 10% dos homens e 2% das
mulheres do Estado de São Paulo admitiram dirigir depois de consumir bebidas
alcoólicas. A gravidade dos danos ocasionados também está relacionada à
velocidade em que se trafega.
A
mais recente versão da Lei Seca, de 2012, prevê tolerância zero para ingestão
de álcool antes de dirigir. No entanto, como os bafômetros têm uma margem de
erro determinada pela legislação federal, os condutores são autuados quando
apresentam a partir 0,05 miligramas de álcool por litro de ar expelido.
O
limite equivale a menos de um copo de cerveja. Ou seja, qualquer quantidade de
álcool é suficiente para gerar a infração. “É importante que a tolerância seja
zero, porque essa é a única garantia de que o álcool não vai interferir na
capacidade do motorista. Cada pessoa é afetada de forma diferente, não há como
padronizar uma quantia segura”, pontua Julia.
Acompanhe
o site www.focanotransito.com.br
Divulgação Calibragem
é item fundamental em viagens
PNEUS – Aproveitando
que maio é o mês da segurança no trânsito, a Continental, tradicional
fabricante de pneus da Alemanha, reforça, a partir dos dados coletados em 100
postos das cidades de São Paulo e Jundiaí, a importância de rodar com veículos
calibrados corretamente. As informações foram apuradas em uma ação que
priorizou a verificação da calibragem dos pneus. Dos 3.500 veículos inspecionados
e 14 mil pneus calibrados, 34% estavam com a pressão incorreta. Para se ter uma
ideia do impacto dessa realidade no bolso do motorista, se a pressão dos pneus
estiver apenas 3,0 psi (ou libras) abaixo do indicado, o consumo de combustível
subirá 2%. Um exemplo real, utilizando como base esses números: um veículo que
rode 30.000 km em um ano com calibragem abaixo da recomendada chega a
desperdiçar um tanque de 55 litros.
“Além
da segurança ficar em risco quando um veículo trafega com pneus com pressão
inferior ou superior ao recomendado pelo fabricante, sua vida útil pode ser
reduzida em cerca de 20%”, alerta Rafael Astolfi, gerente de assistência
técnica da Continental Pneus.
“A
pressão insuficiente impede que a banda de rodagem tenha um contato total com o
solo, sobrecarregando os ombros do pneu, ampliando a distância de frenagem e
prejudicando, inclusive, o controle sobre a direção, o que pode ocasionar
acidentes graves. Outro problema é o calor excessivo em altas velocidades que
pode levar ao estouro do pneu em casos extremos”, explica Astolfi,
acrescentando que um estudo realizado pela National
Highway Traffic Safety Administration (Nhtsa) apontou que pneus subinflados
ou gastos aumentam em até três vezes as chances de um acidente vir a ocorrer.
Se
calibrados acima da inflação recomendada, a área de contato do pneu com o solo
diminui, reduzindo a sua aderência: “Um pneu excessivamente inflado torna um
veículo instável, aumentando o risco de acidentes em frenagens emergenciais ou
em curvas. Essa prática também reduz o conforto ao dirigir e colabora para o
desgaste prematuro da suspensão e da parte central do pneu”.
Divulgação Crescimento
foi de aproximadamente 150% em um ano
PEÇAS – A linha
Alliance Truck Parts de peças e acessórios para caminhões, ônibus e veículos
comerciais leves consolida presença no mercado brasileiro. No volume acumulado
entre os meses de janeiro e abril deste ano foram comercializadas mais de
23.600 unidades, o que significa 150% de crescimento sobre o resultado do mesmo
período de 2016.
“Em
cerca de dois anos e meio de mercado, vendemos mais de 55.800 peças da Alliance
Truck Parts para frotistas e autônomos”, diz Silvio Renan, diretor de Peças e
Serviços ao Cliente da Mercedes-Benz do Brasil. “Isso nos impulsiona a aumentar
frequentemente o portfólio. Neste ano, por exemplo, já oferecemos 345 itens
para os clientes, triplicando a oferta de peças de reposição e manutenção para
veículos de todas as marcas, além dos acessórios para caminhões e comerciais
leves Mercedes-Benz”.
De
acordo com o executivo, a expansão da Alliance no País também está ligada à
maior distribuição nacional. “Praticamente toda a nossa rede de concessionários
de veículos comerciais oferece essa família de peças, facilitando a aquisição
pelos clientes”, ressalta Silvio Renan.
SCANIA – A Scania foi
agraciada, dia 10 último, com a Medalha de Mérito do Transporte – NTC,
concedida pela Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística
(NTC&Logística), em homenagem aos 60 anos da sua presença no Brasil.
A
honraria foi entregue em Brasília durante o jantar de confraternização do XVII
Seminário Brasileiro do TRC (transporte rodoviário de cargas), no encerramento
do evento, organizado pela NTC, que debateu soluções e melhorias para o setor,
na Câmara dos Deputados. No dia 2 de julho, a Scania completará 60 anos de
Brasil.
Divulgação/Douglas de Souza Melo “Torino S”: facilidade de manutenção
ÔNIBUS
– A Marcopolo lança, neste mês, uma nova versão do modelo urbano “Torino S”. O
produto foi desenvolvido ao longo de dois anos para garantir eficiência
operacional, com manutenção simplificada, mais rápida, gerando menos custos, e
os mesmos atributos de robustez e confiabilidade.
Segundo
Paulo Corso, diretor de operações comerciais e marketing da Marcopolo, com a
nova versão a empresa pretende colaborar para estimular e acelerar a renovação
de frota no segmento urbano. “Desenvolvemos o Torino S, que representa
Soluzione (solução, em italiano), produto que mantém todos os atributos da
família Torino e que proporciona ao operador praticidade e facilidade de
manutenção, redução no custo e no tempo de reparação e ergonomia e conforto
para o condutor”, destaca.
O
novo Torino S será produzido na fábrica da Marcopolo Rio, em Xerém. A
expectativa da fabricante é comercializar mais de 1.000 unidades ao longo de
2017.
Nelson Tucci é editor de Veículos
& Negócios, do Jornal PERSPECTIVA.
Leia também no site www.jornalperspectiva.com.br
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