Nelson Tucci
A
Semana do Empreendedor, promovida pelo Sebrae-SP, de hoje a sábado, das 9 às 17
horas, em todo o Estado, terá programação especial na Baixada Santista. Uma
tenda de 100 m², climatizada, está instalada na Praça 14 bis, no Centro de
Guarujá, com atendimento especializado, oficinas e palestras. Também há
orientações para o público interessado em se formalizar como MEI.
Trata-se
de evento voltado para capacitação e orientação de donos de micro e pequenos
negócios que precisam crescer e se aprimorar no atual momento de recessão
econômica. As atividades também são destinadas a Microempreendedores
Individuais (MEIs) e a potenciais empreendedores. Além da tenda no Guarujá,
haverá espaços semelhantes em outras quatro cidades: Itapevi, São Paulo, São
Bernardo do Campo e Campinas.
Haverá
também uma programação de palestras online. Para se cadastrar e assistir às
apresentações, basta acessar http://www.sebraesp.com.br/index.php/17857
Divulgação BMW Concept X2: apresentação no Salão
de Paris
CONCEPT – O BMW Group
escolheu o Salão de Paris para apresentar o inédito BMW Concept X2. O projeto
se baseia na história dos cupês do BMW e o resultado é um conceito compacto que
exalta apelo esportivo urbano.
"O
conceito do novo BMW X2 é de um veículo para pessoas ativas que procuram uma
combinação de prazer e praticidade. O carro apresenta uma nova faceta da marca
BMW no segmento compacto", explica Adrian van Hooydonk, vice-presidente sênior
de Desgin do BMW Group.
O
carro-conceito reúne contrastes de maneira única. "O BMW Concept X2
combina uma linguagem corporal de movimentos rápidos e as proporções de um cupê
com a construção robusta de um modelo X. Este é um veículo esportivo com um
caráter ousado e isso nos permite abrir algumas novas e fascinantes
possibilidades de design para a marca BMW", completa Karim Habib, head da
BMW Design.
PNEUS – A Associação
Brasileira dos Revendedores de Pneus (Abrapneus) realizou na manhã da última
quinta-feira, 29, o 1º Fórum de Debates da entidade. O evento reuniu
empresários do setor automotivo para discutir o crescimento sustentável do
mercado de reposição e suas práticas de responsabilidade ambiental. À frente do
debate, o jornalista Marcos Villela; o gerente geral da Reciclanip, César
Faccio; o CEO da Campneus, Maurício Canineo e Dirceu Delamuta, presidente da
Abrapneus.
O
Fórum ressaltou a importância das empresas do setor automotivo, em especial os
revendedores de pneus, em trabalhar o tema sustentabilidade diretamente com o
público final. "Precisamos colocar em questão o que ocorre com o pneu após
ele ser vendido. O consumidor precisa ter consciência de destinar o item à
reciclagem em empresas certificadas e que tenha práticas sustentáveis
regulamentadas pela lei", declarou Delamuta.
O
CEO da Campneus, Maurício Canineo, declarou que a companhia vende mais de 40
mil pneus por mês, mas entrega para a Reciclanip apenas 17 mil: "No
Nordeste a cadeia é mais longa pela dificuldade logística. Custo logístico pode
ser um entrave porque recair sobre o custo do pneu ainda não está aprovado
pelas partes interessadas. É muito importante que se faça a conscientização dos
clientes para que ao trocarem pneus ele deixe o pneu para reciclagem".
Gelson
Mello da Costa Novo modelo: para transportar até cinco cadeirantes
ESCOLAR – A Volare,
líder brasileira na produção de veículos leves para o transporte de passageiros,
apresenta o Volare V8L Escolarbus desenvolvido para atender o Programa de
Transporte Escolar Municipal Gratuito (TEG), do governo do município de São
Paulo, que transporta alunos com mobilidade reduzida de suas casas para a
escola. O novo veículo foi apresentado sábado último, no representante da
marca, Golden Brasil, em Osasco, São Paulo.
Segundo
Roberto Poloni, diretor de engenharia da Volare, hoje os veículos que operam no
transporte gratuito possuem capacidade de levar até dois cadeirantes. A Volare
desenvolveu em parceria com a Superintendência de Engenharia Veicular da
SPTrans e SMT/DTP um projeto diferenciado com capacidade para até cinco
cadeirantes.
“O
objetivo da concepção do novo modelo é fazer com que os alunos sejam
transportados em menor tempo no percurso residência-escola-residência,
melhorando assim o padrão do serviço e proporcionando melhor qualidade de
vida”.
CONSÓRCIO – Com base no
êxito de vendas para caminhões e veículos comerciais leves, o Consórcio
Mercedes-Benz lança agora o primeiro plano específico para ônibus. A novidade
estreia com 80 cotas já comercializadas para empresas de ônibus urbanos de
Porto Alegre (RS), negócio realizado em parceria com o concessionário Mecasul.
“Com
taxas muito atrativas e facilidade de crédito, essa modalidade de financiamento
favorece notavelmente o planejamento da renovação de frota”, diz Roberto
Leoncini, vice-presidente de Vendas, Marketing e Peças & Serviços Caminhões
e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil.
“Isso
permite que as empresas mantenham suas frotas sempre novas, conforme a idade
média dos ônibus determinada em contratos de concessão. Em grandes capitais,
por exemplo, as empresas já sabem que terão de renovar suas frotas anualmente.
É aí que o consórcio ganha grande destaque, com os clientes podendo programar,
a cada ano, a troca de veículos mais velhos por modelos zero km”, acrescenta.
Douglas
de Souza Melo Exclusividade para o mercado mexicano
MÉXICO – A Marcopolo e
a Polomex, sua operação para produção de ônibus no México, estão concluindo o
desenvolvimento de um exclusivo modelo de ônibus rodoviário de dois andares,
que será fornecido inicialmente para a Iamsa, um dos principais operadores de
transporte daquele país. O novo modelo Marcopolo MP 180 MX é exclusivo para o
mercado mexicano e incorpora novidades tecnológicas e itens inéditos para
atender as solicitações do cliente e oferecer padrão superior de conforto,
segurança e ergonomia.
Serão
fornecidas 110 unidades que estão sendo produzidas na unidade da Marcopolo de
Ana Rech, em Caxias do Sul, e que serão exportadas para a Polomex, que
finalizará a montagem interna e fará a entrega ao cliente. A aquisição dos
ônibus faz parte do programa de modernização das frotas das empresas ETN e La
Línea e serão utilizados nas linhas da Cidade do México, Guadalajara, Queretaro
e litoral.
Divulgação Porsche 911 GT3 Cup: novíssimo modelo tem 485 cv
PORSCHE – Trazendo um
sistema de propulsão totalmente redesenvolvido, o Porsche 911 GT3 Cup chegará à
linha de largada das pistas de corrida em todo o mundo a partir de 2017. A
traseira do carro de corrida da categoria GT mais produzido no mundo abriga
agora um motor horizontal de seis cilindros com quatro litros, para um
desempenho ainda maior. Graças à tecnologia Porsche, o compacto motor com
injeção direta de combustível disponibiliza uma potência máxima de 485 cv (357
kW).
Um
conjunto de detalhes inovadores também contribui para elevar a eficiência
juntamente com a performance, garantindo uma durabilidade maior do motor
aspirado, em modo de competição, e reduzindo os custos de manutenção. Um
comando de válvulas com balancins montados rigidamente e alimentação de óleo
central está sendo usado pela primeira vez. E mais: uma centrífuga de óleo
integrada é usada para otimizar a retirada de espuma do lubrificante no motor.
Um virabrequim com rigidez significativamente maior também faz parte do
conjunto.
A
construção inteligente em alumínio e aço assegura máxima rigidez e uma
carroceria com baixo peso. O novo 911 GT3 Cup pronto para a largada pesa 1.200 kg.
No Brasil, a Porsche tem sede em São Paulo e começou a operar em Julho de 2015,
sendo a primeira subsidiária da Porsche na América Latina.
Nelson Tucci é editor de Veículos
& Negócios, do Jornal PERSPECTIVA.
Leia também no site www.jornalperspectiva.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário