Divulgação Citroën C4 Picasso: diferentes aspectos da segurança
Nelson Tucci
Quatro
modelos de demonstração Citroën C4 Picasso equipados com funções autônomas já
percorreram 60 mil quilômetros em modo “hands off” (sob supervisão do condutor)
nas rodovias expressas da Europa desde o início dos testes, em meados de 2015.
E para as próximas semanas, o Grupo PSA anuncia novos testes com condutores não
especializados no modo “eyes off” (sem supervisão do motorista) sob a
vigilância de engenheiros de teste a fim de avaliar a segurança em condições
reais.
Os
objetivos prioritários desses ensaios são de analisar os diferentes aspectos da
segurança de funcionamento dos sistemas e detectar situações potencialmente
perigosas, ligadas às infraestruturas e aos usuários das estradas.
“As
diferentes situações permitiram uma evolução dos algoritmos de pilotagem e de
inteligência embarcada de modo a garantir um comportamento seguro dos veículos
autônomos do Grupo PSA”, informa o fabricante, acrescentando que “o sistema de
condução autônoma pôde assim alcançar um alto nível de confiabilidade em todas
as situações”.
Divulgação Carro brasileiro em testes no Centro-Oeste
JALAPÃO – A primeira
unidade do Range Rover Evoque produzida em Itatiaia está em uma jornada
desbravando o Brasil, como parte do projeto “Filhos deste Solo”. O modelo acaba
de percorrer a região do Jalapão (TO), um dos lugares mais isolados do país.
Por
trás de seu design urbano, o veículo mostra sua capacidade para percorrer com
desenvoltura todos os tipos de terreno. Para isso, o modelo conta com o
exclusivo sistema Terrain Response, que adapta as configurações de torque,
relação de marchas, aceleração e tração ao tipo de terreno em que se trafega,
ao simples toque de um botão.
O
modelo também conta ângulo de entrada e de saída de 25º e 33º respectivamente,
capacidade de transposição de áreas alagadas com até 50 cm de altura, tração
nas quatro rodas e sistemas como o HDC – High Descend Control – ideal para
descidas íngremes, mesmo em pisos escorregadios.
Divulgação Principal novidade é o motor 1.4 TSI, de 150 cv
NOVIDADE – A station
wagon mais moderna e inovadora da marca chega à linha 2017 com novidades. O
Golf Variant passa a contar com motor 1.4 TSI Total Flex de 150 cv em suas duas
versões: Comfortline e Highline. O comando de voz, acionado pelo volante
multifuncional, agora é item de série em todas as configurações. A oferta de
rodas de liga leve também é nova para a linha 2017.
O
Golf Variant é produzido na fábrica da Volkswagen em Puebla, no México, sendo
exibido pela primeira vez no Brasil no Salão Internacional do Automóvel de São
Paulo (2014) e chegando ao mercado nacional em maio de 2015.
A
versão 2017 é equipada com o motor 1.4l TSI Total Flex. Pertencente à família
EA211, o motor tem bloco e cabeçote feitos de alumínio, duplo comando de
válvulas no cabeçote (variável na admissão; são quatro válvulas por cilindro) e
é equipado com injeção direta de combustível e turbocompressor. Esse motor
desenvolve potência de 150 cv (etanol e gasolina) na faixa de 4.500 rpm a 5.500
rpm. Seu torque máximo, de 25,5 kgfm (250 Nm), surge já a apenas 1.500 rpm e se
mantém até os 4.000 rpm, independentemente da mistura de combustível.
PRÊMIO – A Volkswagen
do Brasil recebeu na semana passada, pelo 6º ano consecutivo, o prêmio
“Empresas que Melhor se Comunicam com Jornalistas” na categoria “Setor
Automotivo”, durante evento realizado em São Paulo. Promovido pela revista
Negócios da Comunicação em parceria com o Centro de Estudos da Comunicação (Cecom),
o reconhecimento é baseado em pesquisa realizada em julho com 25 mil
jornalistas de todo o Brasil e de todos os segmentos, pela H2R Pesquisas
Avançadas e auditada pela consultoria britânica BDO Brazil.
O
prêmio foi recebido pelo diretor de Assuntos Corporativos e Relações com a
Imprensa da Volkswagen do Brasil, André Senador, acompanhado de outros
integrantes da equipe de comunicação da empresa.
NEW FLYER – A Marcopolo
S.A., companhia brasileira líder na produção de carrocerias para ônibus,
informa que sua controlada integral Marcopolo Canada Holdings Corp. alienou 4,5
milhões de ações de emissão da New Flyer Industries Inc. (NFI), equivalente a
7,4% de participação no capital social da companhia, através de um processo de
bought block trade liderado pelo CIBC Capital Markets, pelo valor de CAD 181,8
milhões. Após a conclusão da operação, a Marcopolo Canada continua sendo a
maior acionista da NFI com participação equivalente a aproximadamente 10,8% ou
6.587.834 ações.
A
Marcopolo reitera que pretende permanecer com a atual participação acionária na
New Flyer e que a empresa canadense segue sendo parte importante da estratégia
da Companhia. A Marcopolo e a New Flyer confirmaram suas iniciativas de
cooperação comercial em curso sob o Memorando de Entendimento de 2013, pelo
qual as duas empresas seguirão explorando oportunidades de cooperação em termos
de engenharia, compras e outras atividades operacionais, bem como avaliando a
introdução de produtos e tecnologia da Marcopolo nos mercados do Canadá e dos
Estados Unidos, e de produtos e tecnologia da New Flyer nos mercados globais.
Divulgação Inauguração em Iracemápolis: segundo semestre de 2017
PROVAS – A Mercedes-Benz
anunciou em Hanover, na Alemanha – durante o 66º Salão Internacional de
Veículos Comerciais, o IAA 2016 – o início das obras do maior e mais completo
campo de provas do Brasil totalmente dedicado a caminhões e ônibus. Com
investimento inicial de R$ 70 milhões, o local abrigará, num terreno de 1,3
milhão de metros quadrados, uma estrutura especializada e 18 pistas de asfalto,
concreto e terra, numa extensão total de 25 km para os mais variados tipos de
testes.
“Escolhemos
o maior evento de veículos comerciais do mundo, o IAA, para anunciar este novo
marco de inovação que coincide com os 60 anos da nossa Empresa, completados
agora no dia 28”, afirma Philipp Schiemer, presidente da Mercedes-Benz do
Brasil e CEO América Latina, que apresentou essa novidade juntamente com Stefan
Buchner, presidente mundial da Mercedes-Benz Trucks.
O
campo de provas trará ganhos de produtividade para a Mercedes-Benz do Brasil na
execução de testes e no desenvolvimento de caminhões e ônibus. Isso se deve ao
fato de que todas as atividades estarão concentradas num mesmo local, o que
inclui variados testes funcionais, de ruído, estruturais e off-road, além de
homologações de itens de segurança, ruídos e emissões gasosas. Além das pistas,
o centro de testes terá uma estrutura de apoio com salas, computadores, rede de
TI e oficina mecânica.
SOCIOEMBIENTAIS – Ricardo
Bastos, presidente da Fundação Toyota do Brasil, participou na quinta-feira
última, de um debate sobre os desafios e as oportunidades para a indústria
sobre os valores éticos e socioambientais, junto a empresários e especialistas
brasileiros e estrangeiros. O encontro fez parte da quinta edição do CNI
Sustentabilidade, encontro promovido pela Confederação Nacional da Indústria
(CNI), no Rio de Janeiro.
No
primeiro painel intitulado “A influência dos valores socioambientais nos
padrões de produção e consumo” foram debatidas tendências de mercado com a
inserção de aspectos éticos e relativos à sustentabilidade, como respeito a
comunidades e conservação do meio ambiente.
Os
painelistas discutiram e apresentaram exemplos de como a indústria pode
transformar seus negócios, criar novos modelos rentáveis a partir da
globalização e democratização das novas tecnologias em busca do desenvolvimento
sustentável.
ALIMENTOS – Mais uma
importante conquista para o portfólio de prêmios da Piracanjuba aconteceu na
semana que passou. A empresa alcançou importantes colocações na premiação
Especial “As Melhores da Dinheiro 2016”. São elas: 1º lugar no Setor Alimentos;
1º lugar nas Gestões “Recursos Humanos” e “Governança Corporativa” e está entre
as três melhores nas Gestões “Sustentabilidade Financeira” e “Responsabilidade
Social”.
“Recebemos
alguns prêmios ao longo do ano, o que reflete um trabalho de comprometimento e
dedicação, que envolve toda a família Piracanjuba. Ficamos honrados com mais
essa condecoração, que nos estimula a continuar oferecendo produtos inovadores
e de qualidade”, afirma o Diretor de Relações Institucionais da Piracanjuba,
Cesar Helou.
GESTÃO – A Procfit,
companhia de tecnologia especialista em processos de gestão empresarial, mesmo
em meio à crise que paira desde 2015, vem dobrando seu faturamento e espera
fechar 2016 com receita de R$ 16 milhões.
“O
propósito de superar os desafios de gestão que nossos clientes demandam está em
nosso DNA, para isso a área de delivery da Procfit opera alinhada ao time
comercial da empresa, ou seja, temos metas de vendas, como qualquer empresa em
crescimento, mas garantimos que a entrega e o compromisso com o cliente será
mantido dentro dos prazos acordados, muitas vezes antes do esperado”, pontua o
CEO da Procfit, Marcelo Guidugli.
A
empresa tem clientes do setor farmacêutico como a Ultrafarma, maior e-commerce
do segmento no Brasil; em telefonia móvel, como a Allied, realizando projetos
em três das quatro maiores operadoras do país; além da carteira nas áreas
alimentícia, de móveis e de eletrodomésticos.
Divulgação Edição pela editora
Boa Nova
HISTÓRIA – Em “A Noite
de São Bartolomeu”, a escritora Wera Krijanowska relata um dos episódios mais
bárbaros dos conflitos entre católicos e protestantes na França do século XVI.
Uma princesa católica se casa com um líder protestante para simbolizar a paz
entre as duas crenças que vinham se enfrentando em guerras religiosas. Na
madrugada do casamento, porém, dezenas de líderes protestantes são executados a
mando da família da noiva, dando início a um massacre que duraria meses.
O
episódio, conhecido como “A Noite de São Bartolomeu”, dá o título da obra
ditada por J.W. Rochester à médium russa Wera Krijanowska, relançado em nova
edição pela editora Boa Nova.
No
livro, Rochester descreve o cotidiano de intrigas, fofocas, delações e traições
que estiveram por trás do casamento entre a católica Margarida de Valois,
princesa francesa, e o jovem líder do Partido Protestante, Henrique de Navarra.
A união foi o marco de uma noite de assassinatos organizados pela Rainha-Mãe
Catarina de Médicis, mãe da noiva. A obra está disponível à venda nas livrarias
do país e pelo site http://www.boanova.net
ARTIGO
Aprenda a dar
feedback com “técnica do sanduíche”
Por Daniela do
Lago (*)
A
crítica é parte fundamental do processo para orientar as pessoas a apresentarem
comportamento e desempenho adequados a uma determinada situação e, além disso,
é importante para o aprendizado e o crescimento. O famoso feedback ajuda a
modificar a nossa maneira de lidar com algumas situações e a trabalhar com mais
empenho na busca de melhores resultados.
Pessoas
bem-sucedidas sabem valorizar as críticas que recebem de chefes, subordinados,
colegas, clientes, fornecedores, no meio em que vivem e aprendem a utilizá-las
em proveito próprio, não apenas no ambiente de trabalho, mas também nas
relações sociais e familiares.
O
feedback é essencial para ajudar na motivação dos profissionais. A “técnica do
sanduíche” para dar um retorno sobre as atividades dos colaboradores, além de
ser simples e eficaz, ajuda no aprendizado de como fazer uma crítica
construtiva.
Para
entendê-la melhor, pense nos passos para se fazer um sanduíche: primeiro, corte
o pão em duas metades e passe o condimento de sua preferência; coloque o
recheio que você mais gosta e, por último, feche com a outra base do pão.
Pois
bem, o feedback construtivo também pode ser feito da mesma forma, em apenas
três passos:
Primeiro
passo – “Base do pão”: inicie a conversa com ênfase e valorização dos pontos fortes
daquele colaborador. Lembre-se de que o objetivo é aprimorar um comportamento
ou desempenho e, ao comentar algo que não deu certo, use expressões positivas.
Isso indicará que esse “bate-papo” terá desfecho assertivo;
Segundo
passo – “Recheio”: a exemplo do seu sanduíche, essa é a parte mais importante,
por isso vou descrevê-la em tópicos:
a)
Descreva o que aconteceu: qual é o problema? Tenha bem claro o que, no atual
comportamento ou desempenho, precisa ser alterado e por quê. Cite um exemplo
real, esse é um ponto crucial;
b)
Ouça: permita que o colaborador exponha suas dúvidas e motivos de suas
possíveis dificuldades;
c)
Descreva o comportamento desejado: seja específico. É muito importante deixar
claro o desempenho ou resultado esperado;
d)
Procure soluções em conjunto: promover os ajustes necessários para a execução
da tarefa pode não ser muito simples. Ajude com orientações e sugestões,
tendo-se em vista o objetivo final esperado;
e)
Chegue a um acordo: é delicado forçar a execução do trabalho da forma que o
líder julga ser adequada ou agir para mudar o comportamento do colaborador. Por
isso, é importante ajudar e encorajar diante do desafio proposto, mas nunca se
esquecer de que é ele quem realizará a tarefa. Pense na seguinte frase: “eu sei
fazer isso muito bem, mas outros podem fazer ainda melhor”.
Terceiro
passo – “Fechar o sanduíche”: reforce novamente os pontos positivos. Demonstre
confiança na possibilidade de êxito, aperfeiçoamento e crescimento.
É
bom frisar que, além desse passo a passo, você deve criar o ambiente apropriado
para a crítica, busque falar com o colaborador em um local adequado, em
particular e isento de interrupções. A crítica é sempre em particular, o elogio
em público. Nunca ao contrário.
Siga
os passos da “técnica do sanduíche” para melhorar os relacionamentos na
empresa. Você também pode utilizá-los para revisar seu próprio desempenho.
(*) Daniela do Lago é coach de
carreira, palestrante, professora dos cursos de MBA da Fundação Getúlio Vargas
nas disciplinas de Gestão de Pessoas, Comportamento Organizacional, Comunicação
e Relacionamento Interpessoal e escritora. Em 2014 lançou o livro “Despertar
Profissional”, pela Editora Integrare, que contém dicas práticas de
comportamento no trabalho.
Nelson Tucci é editor de Veículos
& Negócios, do Jornal PERSPECTIVA.
Leia também no site www.jornalperspectiva.com.br
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