Nelson Tucci
Na comparação entre 2016 e 2015
o total de vendas mostra queda, mas agosto sobre julho deste ano já apresenta
melhora de desempenho.
USADOS – Segundo dados
apurados pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores
(Fenabrave), entidade que representa mais de 7 mil concessionários de veículos
no Brasil, a transferência de veículos seminovos e usados, em todos os
segmentos automotivos (automóveis, comerciais leves, caminhões, ônibus,
motocicletas e implementos rodoviários), cresceu 5,3% no comparativo entre
julho e agosto deste ano. No total, foram transferidas 1.261.007 unidades,
contra 1.197.562 de julho.
Mas,
no acumulado deste ano, as transferências somam 8.653.973 unidades, com pequena
queda de 1,8% em comparação com o mesmo período de 2015.
Para
os segmentos de automóveis e comerciais leves, somados, o total transferido
registrou aumento de 5,29% ante o mês de julho e quase 10% em relação a agosto
de 2015. De acordo com o presidente da Fenabrave, Alarico Assumpção Júnior, o
mercado de seminovos, composto por veículos de até três anos, se mantém
aquecido. Isso ocorre, pois, o distanciamento de preços entre alguns modelos
novos e seminovos é pequeno. Dessa forma, alguns consumidores optam por comprar
um seminovo mais completo em detrimento de um novo mais simples, explicou.
Esta
tendência é refletida na diferença da venda de usados para cada novo. Segundo a
Fenabrave, a cada automóvel e comercial leve novo, vendido nas concessionárias
autorizadas, são realizadas 5,6 transferências de usados. Esta proporção é
ainda maior no segmento de caminhões, que chegou a 7,2 usados para cada novo
vendido, disse o presidente da Fenabrave.
NOVOS – A Associação
Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) também divulgou o
balanço de vendas, produção e exportação de autoveículos e máquinas agrícolas e
rodoviárias em agosto e no acumulado do ano. Os dados apontam aumento de 1,4%
nas vendas de veículos novos, com 183,9 mil unidades em agosto e 181,4 mil em
julho.
Na
análise comparativa com agosto do ano passado, quando 207,3 mil unidades foram
comercializadas, a retração é de 11,3%. Até o oitavo mês do ano foi vendido
1,34 milhão de unidades, o que representa diminuição de 23,1% sobre o resultado
do ano passado. O presidente da Anfavea, Antonio Megale, destaca a estabilidade
de agosto e pondera pontos positivos: “Agosto foi o melhor mês do ano para o
licenciamento de veículos novos, mas poderia ter sido ainda melhor. As
Olimpíadas surpreenderam a todos e deram uma injeção de ânimo no país, mas
impactaram alguns negócios durante o período, principalmente na cidade sede, o
Rio de Janeiro. Ainda que em um patamar baixo, é importante destacar que
registramos novamente estabilidade na média de vendas diárias”.
O
executivo avalia também a oportunidade após as definições do cenário político:
“É a hora da virada. O Brasil precisa aproveitar esta chance para fazer as
reformas necessárias e entrar na rota da retomada do crescimento. O momento é
de preparar o futuro”.
Divulgação BMW Group: mais sustentável do mundo
DOW JONES – O BMW Group
foi nomeado como o grupo do setor automotivo mais sustentável do mundo, de
acordo com o Índice de Sustentabilidade Dow Jones (DJSI), divulgado na
quinta-feira última, em Munique, Alemanha. A empresa também é a única
fabricante de automóveis que figura no ranking desde 1999.
"O
BMW Group está comemorando seu 100º aniversário este ano. Para nós, a
sustentabilidade é uma parte importante de nossa identidade e de nossa
estratégia. Temos atingido grandes resultados nos últimos anos e estabelecemos
metas concretas para o futuro. Estamos muito satisfeitos em sermos nomeados
mais uma vez como líderes do setor no Índice de Sustentabilidade Dow Jones.
Isso mostra que nossas atividades têm um impacto relevante e que estamos no
caminho certo", afirma Ursula Mathar, head de Sustentabilidade e Proteção
Ambiental do BMW Group.
Divulgação Seiva do dente-de-leão pode mudar o perfil da borracha nos pneus
PNEUS – A partir da
construção de um centro de pesquisa para a industrialização do cultivo e
processamento da borracha oriunda do dente-de-leão, a Continental planeja
expandir seu projeto batizado de “Taraxagum” e conduzido em colaboração com o
IME Fraunhofer Institute, com o Julius Kühn Institute e com os especialistas em
desenvolvimento de plantas de Eskusa, em Parkstetten, na Alemanha.
A
Continental Pneus investirá aproximadamente € 35 milhões na
primeira fase do projeto. “A construção do laboratório Taraxagum é parte de
nosso consistente esforço de implementação da estratégia de crescimento de
longo prazo ‘Visão 2025’, que envolve pesados investimentos em nossas
capacidades de produção e de pesquisa”, disse Burkhardt Köller, chairman do
Management Board da Continental Reifen Deutschland GmbH e chefe do Controlling
na Divisão de Pneus da Continental.
“Com
o Laboratório Taraxagum alcançamos um marco nesse projeto”, explica o Andreas
Topp, chefe de material e de desenvolvimento de processos bem como de industrialização
de pneus da Continental: “Esse projeto tem sido desenvolvido em um ritmo
promissor. Uma pequena série de pneus Taraxagum, com a banda feita
integralmente de borracha de dente-de-leão, foi testada contra pneus
convencionais feitos de borracha natural e os resultados foram extremamente
positivos. Agora, nós queremos avançar para a produção em série de Taraxagum e
com o novo laboratório estamos criando as fundações para isso”.
Novos
processos e métodos de produção estão sendo desenvolvidos para a produção de
pneus e de outros produtos a partir da seiva de látex da raiz da planta.
Divulgação Gouveia comanda APAS na Baixada Santista
APAS – Desde 1º de
setembro André Luiz Trigo Gouveia (Supermercado Bolshoi) é o novo diretor
regional da Associação Paulista de Supermercados (APAS) na Baixada Santista,
que conta com os vice-diretores João Alberto Costa (Supermercado Forte
Itapema); Carlos Alberto Varandas (Supermercados Varanda); Ulisses Augusto
Alves Domingues (Supermercado Ao Fiel Barateiro); Carlos Roberto Gil Pereira
(Empório Casa Porto) e Marcelo Silva de Barros (Supermercado Barros).
Entre
os desafios da nova diretoria estão a filiação de novos associados em toda
região, a oferta de palestras e cursos voltados para empresários do setor e
seus colaboradores, a busca de novas parcerias e o fomento para a modernização
do setor supermercadista.
A
APAS representa o setor supermercadista no estado e busca integrar toda a
cadeia de abastecimento. A entidade tem 1.328 associados, que somam mais de
2.830 lojas.
Divulgação Modelo poderá ser comercializado no Brasil a partir de 2017
PANAMERA – O Salão de
Paris assistirá à apresentação do quarto modelo da linha Panamera pela Porsche:
o Panamera 4 E-Hybrid, com tração integral controlada e autonomia elétrica de
50 quilômetros. O veículo gera 462 cv (340 kW) de potência de sistema e
proporciona um consumo de 2,5 l/100 km, segundo o Novo Ciclo de Condução
Europeu (NEDC) para modelos híbridos tipo plug-in. Isto corresponde a uma
emissão de 56 g/km de CO2. O Panamera 4 E-Hybrid já está disponível para
encomendas na Alemanha, com preços a partir de EUR 107.553.
Na
Porsche, o termo "híbrido" é sinônimo não apenas de mobilidade
sustentável, mas também de desempenho, um fato comprovado pela vitória do 919
Hybrid nas 24 Horas de Le Mans em 2015 e 2016. Esta filosofia agora também
define o Panamera 4 E-Hybrid.
O
novo plug-in híbrido da Porsche sempre começa em modo totalmente elétrico e é
conduzido sem gerar nenhuma emissão local no alcance de 50 quilômetros e com
velocidade máxima de 140 km/h. Ainda assim, esta versão do Panamera também é um
carro esportivo entre os sedãs de luxo: com tração integral, o modelo atinge
uma velocidade máxima de 278 km/h e entrega um torque total de 700 Nm desde a
imobilidade. O esportivo híbrido de quatro portas ultrapassa a barreira dos 100
km/h em 4,6 segundos. O torque é transferido para todas as quatro rodas e a
suspensão pneumática de três câmaras de série garante conforto e dinamismo em
todas as situações. O Panamera 4 E-Hybrid tem previsão de ser comercializado no
Brasil em 2017.
Nelson Tucci é editor de Veículos
& Negócios, do Jornal PERSPECTIVA.
Leia também no site www.jornalperspectiva.com.br
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