André Lemes/Divulgação Evento é disputado em Interlagos
Nelson Tucci
A
segunda etapa da Old Stock Race, categoria que reúne Opalas, trouxe ainda mais
emoção ao campeonato, com disputas acirradíssimas nas provas da manhã e tarde,
no Autódromo de Interlagos, em São Paulo, no domingo. A família Dimas dominou o
pódio, mas não foi fácil.
Na
primeira corrida do dia, Rodrigo Dimas garantiu a vitória, seguido de Thiago
Gonçalves e Rodrigo Helal, que ficou em terceiro. Também subiram ao pódio – a
premiação vai até o sexto lugar – Vinicius Pimentel, quarto lugar; Nelson
Santana, quinto lugar; e Rafael Lopes, na sexta colocação.
Agência
Off Família Dimas dominou o pódio, mas não foi fácil
Já
na disputa final, Dimas III sagrou-se campeão, com Rodrigo Helal na segunda
posição e Luiz Zapellini, em terceiro. Completaram a premiação Rodrigo Leite,
em quarto; Nelson Santana, em quinto novamente; e Marcos Phillippi, na sexta
posição. A Old Stock Race está em sua primeira temporada e conta com seis
etapas, todas no Autódromo de Interlagos. A próxima corrida do calendário será
dia 5 de junho. As demais estão marcadas para 24/07, 21/08 e 18/12. A entrada é
gratuita.
SEGURANÇA – A
conectividade, que vai além do entretenimento, é fundamental para o
desenvolvimento e melhorias da segurança veicular, prevista e estimulada pelo
Innovar-Auto. Dentro deste conceito, o Seminário de Segurança Veicular e
Eletroeletrônica, com o tema “Eletrônica no conceito da Segurança Veicular”,
foi debatido na Unip, em São Paulo, na semana que passou.
O
evento, promovido pela Associação Brasileira de Engenharia Automotiva (AEA),
contou com a participação de engenheiros automotivos, técnicos de órgãos
municipais, estaduais e federais envolvidos no segmento, fornecedores de
equipamentos, concessionárias, profissionais de empresas do mercado de
autopeças e indústria automotiva, empresas de reparação de veículos, acadêmicos
e membros da Polícia da Rodoviária Estadual e Federal.
Presidente
da AEA, Edson Orikassa comentou: “Nós engenheiros automotivos temos uma leitura
diferenciada sobre conectividade, que pode e deve servir cada vez mais aos
parâmetros de segurança veicular e, por consequência, a segurança das pessoas”.
O
cenário atual da formação e temática de segurança que sensibiliza o meio
acadêmico foi discutido por Edson Kitani , da Mahle, em palestra “Mercado e
Formação do Engenheiro Automotivo para a Segurança Veicular e
Eletroeletrônica”. De acordo com ele, cerca de 43 mil óbitos em acidentes de
trânsito no Brasil em 2014 foram registrados, o equivalente a queda de 108
aviões Boing por ano”.
Divulgação A Ford teve sede no
Bom Retiro e depois no Ipiranga...
FORD – A Ford
completa neste mês 97 anos do início da produção em série de automóveis no
Brasil. O Modelo T foi o pioneiro que iniciou o processo de popularização desse
meio de transporte, oferecendo um automóvel com proposta mais acessível de
preço. Em 1925, este “popular” da Ford já atingia o recorde de 24.250 unidades
vendidas no mercado brasileiro, um volume respeitável até mesmo para os padrões
atuais.
A
primeira linha de montagem funcionou no centro de São Paulo em 1919,
inaugurando a indústria automotiva local. O seu sucesso levou a marca, dois
anos depois, a mudar para uma sede própria no bairro do Bom Retiro, também na
capital paulista, onde foi instalada uma unidade de produção nos mesmos moldes
da sede da empresa em Detroit, nos EUA.
Por
ser acessível, confiável e fácil de manter, com peças padronizadas e
intercambiáveis para enfrentar as estradas precárias da época, o Ford Modelo T
se tornou um dos carros de maior sucesso de todos os tempos. Como produto de
massa, teve 15 milhões de unidades produzidas entre 1908 e 1927 e ajudou a
colocar o mundo sobre rodas. Foi eleito ainda o “Carro do Século”, como produto
que melhor simboliza o nascimento da era do automóvel.
GOL – Carro mais
vendido no Brasil, o Gol é o campeão em registros no Estado de São Paulo.
Lançado em 1980, o veículo acumula quase 2 milhões de cadastros no sistema do
Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP).
Em
seguida aparecem o Uno, fabricado desde 1984, e o Palio, desde 1996. O primeiro
tem quase 1 milhão de registros; o segundo, pouco mais de 900 mil.
Até
março último, a frota de veículos registrados no Estado de São Paulo era de
27,8 milhões, o que corresponde a aproximadamente um terço da frota nacional.
Só de automóveis existem mais de 17,6 milhões no Estado (63% da frota).
LEITURA – A Fundação
Volkswagen, que coordena os investimentos sociais da Volkswagen do Brasil há 36
anos, acaba de firmar parceria com a Prefeitura de São Bernardo do Campo (SP),
que receberá o projeto educacional de incentivo à leitura “Entre na Roda”.
Aproximadamente 80 educadores, entre eles professores, diretores, coordenadores
pedagógicos e bibliotecários, da rede municipal de ensino poderão participar do
programa, beneficiando 2.400 alunos.
A
cerimônia de assinatura do convênio foi realizada na última semana e contou com
a presença do secretário de Educação do Município, Paulo Dias; da diretora da
Fundação Volkswagen, Keli Smaniotti; além da equipe gestora de Educação do
município.
O
objetivo do “Entre na Roda” é formar interessados em trabalhar como mediadores
de leitura, sejam eles educadores, bibliotecários ou voluntários. Para isso, as
oficinas oferecem atividades sobre metodologia de mediação de leitura,
informações e dicas práticas para que os participantes estejam aptos a
incentivar o “gosto pela leitura” entre os mais diversos públicos, de crianças
a idosos. O projeto conta também com conteúdo ministrado on-line, cuja formação
de mediadores de leitura é realizada por meio do site www.plataformadoletramento.org.br
CARROS-CONCEITO – A Volvo Cars
revelou dois carros-conceito que apontam a direção da estratégia global de
renovação de toda sua gama até 2019. Os carros-conceito são da Série 40 e
demonstram como a Volvo planeja expandir a atuação no promissor mercado de
veículos premium compactos: a combinação de design arrojado, conectividade de
ponta e tecnologias de propulsão elétrica e direção autônoma.
Os
protótipos foram os primeiros construídos sobre a plataforma CMA (Compact Modular Architecture),
desenvolvida exclusivamente para veículos considerados de pequeno porte, que
proporcionou à marca explorar um design mais ousado e arrojado. “Cada novo
integrante dessa família de veículos terá identidade própria. A plataforma CMA
nos ajudou muito nesse sentido, pois deu liberdade de criação às equipes de
design e engenharia. Os novos carros-conceito têm energia e um caráter urbano fortemente
estabelecido que os destacam na multidão. Esse é o tempero dos Volvo compactos
que estão por chegar”, disse Thomas Ingenlath, vice-presidente sênior de Design
do Grupo Volvo Car.
A
nova gama de compactos incluirá um modelo 100% elétrico, assim como diferentes
trens de força híbridos dotados da tecnologia Twin Engine plug-in, em linha com o compromisso estabelecido pela
empresa de utilizar propulsão elétrica em todo o seu portfólio. A marca almeja
vender globalmente mais de 1 milhão de veículos com tecnologia elétrica até
2025.
ANEF – A Associação
Nacional das Empresas Financeiras das Montadoras (ANEF) elegeu novo presidente,
que vai representar os bancos ligados às fabricantes de veículos e
motocicletas, a partir deste mês, para o triênio 2016-2019. O cargo será
exercido pelo CEO da Fiat Chrysler Finanças, vice-presidente do Banco Fidis e
responsável pela gestão de tesouraria e serviços financeiros do Grupo FCA na
América Latina, Gilson de Oliveira Carvalho, até este ano vice-presidente da
entidade.
Carvalho
substitui a Décio Carbonari – atual presidente do Banco Volkswagen, da
Volkswagen Corretora de Seguros e do Consórcio Nacional Volkswagen – que
presidia a ANEF desde maio de 2010.
Aos
48 anos, Gilson Carvalho é formado em Direito, Ciências Contábeis e
Administração de Empresas, além de possuir título de mestre em Economia de
empresas pela FEAD, MBA Executivo Internacional com ênfase em Marketing pela
FGV e MBA Mercado de Capitais pela FEA/USP. Atualmente, cursa doutorado em
Administração na Universidade FUMEC.
SEGUROS – A fim de
consolidar sua posição no setor, a Tokio Marine anunciou a criação da Diretoria
de Automóvel. A divisão está sob o comando de Luiz Padial, profissional com
mais de 17 anos de experiência na área de seguros. O executivo já fazia parte
da equipe da companhia, onde atuava como Superintendente de Auto. Na nova
posição, Padial continuará reportando ao Diretor Executivo de Produtos
Massificados, Marcelo Goldman.
ZEN – No dia em que
comemorou 56 anos de fundação (20 de maio), a Zen homenageou colaboradores com
trajetória de 10, 15, 20, 25, 30 e 35 anos de empresa. Na ocasião, os
fundadores Hylário e Nelson Zen saudaram pessoalmente esses profissionais.
“Ao
todo são 56 pessoas que, junto de seus familiares, recebem o reconhecimento de
toda a Zen. Temos muito a agradecê-los porque ajudaram a construir esta empresa
forte e de presença global”, comenta Gilberto Heinzelmann, presidente da Zen. A
prática de reconhecimento já faz parte do calendário anual de eventos da
fabricante de Brusque (SC).
Em
2015 a empresa recebeu o prêmio “Ser Humano” promovido pela Associação
Brasileira de Recursos Humanos de Santa Catarina (ABRH-SC), sendo condecorada
na categoria “Desenvolvimento de uma Cultura Voltada ao Cliente” por ter criado
um programa voltado para fortalecer a cultura orientada ao cliente com objetivo
de aumentar seu nível de satisfação.
BOSCH – A Bosch,
tradicional empresa no fornecimento de tecnologias e serviços, homenageou seus
melhores fornecedores do biênio 2014/2015 em uma cerimônia realizada na última
quinta-feira, em Campinas/SP. Ao todo, 10 fornecedores conquistaram o prêmio
Magneto de Ouro em três categorias: Peças e Componentes, Produtos e Serviços, e
Destaque.
Em
sua terceira edição, o prêmio Magneto de Ouro busca reconhecer os parceiros que
tiveram melhor performance em quesitos como qualidade, competitividade,
entrega, logística, parceria comercial, gestão de projetos, pontualidade,
inovação, gestão social e ambiental.
A
premiação ocorreu durante o evento Encontro de Fornecedores, que a Bosch
realiza todos os anos. "Anualmente reunimos nossos principais fornecedores
para uma rodada de conhecimento e discussões sobre cenários econômicos e
mercadológicos, melhoria de processos e também apresentação das diretrizes do
departamento de compras", explica Giulianno Ampudia, diretor de Compras,
Qualidade e Desenvolvimento de Fornecedores da Bosch América Latina:
"Aproveitamos essa oportunidade para promover discussões e fomentar novas
ideias, que possam trazer benefícios para ambos os lados".
Divulgação Creche do programa Pró-Infância
CRECHE – A Prefeitura
de Garibaldi (RS) inaugurou, no último sábado, mais uma creche construída pela
MVC, empresa brasileira de desenvolvimento de soluções em plásticos de
engenharia e pertencente às empresas Artecola e à Marcopolo. A nova escola de
educação infantil do programa Pró-Infância, unidade Crescendo com Alegria, já
está em funcionamento e vai atender inicialmente 62 crianças, mas a sua
capacidade é para até 112 jovens por turno.
A
nova creche do programa Pró-Infância foi construída com o sistema Wall System
desenvolvido pela MVC. Com área construída de 1.058,14 m², possui em sua
composição arquitetônica oito salas de aula (bloco pedagógico), bloco
administrativo, bloco de serviços, multiuso, pátio coberto, fraldário, parque,
refeitório, entre outros ambientes, que permitem a realização de atividades
pedagógicas, recreativas, esportivas e de alimentação, além das administrativas
e de serviço. A Escola de Educação Infantil Crescendo com Alegria faz parte do
Programa Profinfância, o Programa Nacional de Reestruturação e Aparelhagem da
Rede Escolar Pública de Educação Infantil, criado pelo Governo Federal (MEC e
FNDE) e que integra o Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE).
Divulgação Veículo tem piso baixo e total acessibilidade
OLÍMPICO – A Volare
forneceu duas unidades do modelo Access para a Azul Locadora. Os veículos,
totalmente acessíveis, estão sendo utilizados no apoio durante o trajeto da
Tocha Olímpica pelo Brasil e percorrerão aproximadamente 20 mil quilômetros por
mais de 200 municípios do território brasileiro.
Segundo
Gelson Zardo, diretor-geral da Volare, este projeto ressalta as qualidades e
praticidade do ônibus em um país como o Brasil. “A escolha do nosso veículo
para uma ação tão importante é motivo de muito orgulho. O Volare Access foi
projetado e concebido para oferecer total acessibilidade, mais conforto e
segurança para os passageiros. Suas características permitem fácil embarque e
desembarque, maior espaço interno e configuração com área exclusiva para
passageiros com mobilidade reduzida”, explica o executivo.
O
veículo tem piso baixo (Low Entry) e
motor traseiro com dimensões reduzidas (PBT de 9.200 kg, comprimento de até
9.000 mm, altura externa de 3.130 mm e largura de 2.360 mm). Totalmente
acessível, possui suspensão Full Air
pneumática, sistema de rebaixamento total, rampa de acesso, que torna mais
fácil, ágil e seguro o embarque e o desembarque de pessoas com necessidades
especiais.
Nelson Tucci é editor de Veículos
& Negócios, do Jornal PERSPECTIVA.
Leia também no site www.jornalperspectiva.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário