Divulgação Versão 2.0 do Focus: modelo da Ford tem 178 cv
Nelson Tucci
A
Ford registrou em abril o que considera um bom resultado de vendas do Focus,
que voltou a liderar o segmento de hatches médios com uma participação de 28%
nas vendas – 10 pontos percentuais à frente do segundo colocado. A versão 2.0
Titanium, carro-chefe da linha, com motor Direct Flex de 178 cv e transmissão
sequencial de seis velocidades, oferece equipamentos como assistente de
frenagem autônomo e estacionamento automático para vagas paralelas e
perpendiculares, além de faróis bi-xenon adaptativos que ajustam a iluminação à
condição de rodagem.
Carregando
sistema de conectividade SYNC MyFord Touch, apresenta tela de 8 polegadas,
navegação, comandos de voz para áudio, telefone, navegador e ar-condicionado,
câmera de ré e duas telas configuráveis no painel.
O
hatch também vem de série com o sistema AdvanceTrac, que inclui controle
eletrônico de estabilidade e tração, controle de torque em curvas, aviso de
pressão baixa dos pneus, assistência de partida em rampas e de frenagem de
emergência. A linha conta também com o motor Sigma 1.6 Flex de 135 cv e
transmissão manual, nas versões SE e SE Plus.
MUNDIAL – A Audi
registrou crescimento global no início do segundo trimestre deste ano. Em
abril, as entregas mundiais aumentaram 7,5% se comparadas ao ano anterior, para
cerca de 164.350 automóveis. Os dois maiores mercados da marca, China e
Alemanha, reportaram taxas de crescimento de 9,4% e 12,4%, respectivamente. Em
termos globais, as vendas acumuladas desde janeiro subiram 4,9% com relação ao
mesmo período de 2015, para cerca de 620.100 unidades. Essa foi a primeira vez
na história da empresa que mais de 600 mil clientes escolheram um Audi nos
primeiros quatro meses do ano.
“O
resultado para abril demonstra que temos sido bem-sucedidos na nossa iniciativa
de lançar modelos em um número cada vez maior de mercados”, afirma Dietmar
Voggenreiter, do Conselho Administrativo para Vendas e Marketing da Audi AG.
ALIANÇA – A Nissan Motor
Co, Ltd. e a Mitsubishi Motors Corporation anunciaram na última semana acordo
para formar uma aliança estratégica de longo prazo entre os dois fabricantes
japoneses de automóveis. Após uma emissão de ações da Mitsubishi, a Nissan
ficará com 34% de participação na Mitsubishi por 237 bilhões de ienes (7,5
bilhões de reais).
A
aliança estratégica irá estender uma parceria já existente entre a Nissan e a
Mitsubishi, sob a qual as duas empresas têm atuado nos últimos cinco anos. A
Nissan e a Mitsubishi concordaram em cooperar em áreas como compras,
plataformas de veículos, compartilhamento de tecnologia, utilização conjunta de
fábricas e mercados em crescimento.
O
brasileiro Carlos Ghosn, presidente mundial da Nissan, afirmou: "Esta é
uma transação inovadora em que ambas as empresas ganham. Cria uma nova força
dinâmica na indústria automotiva que irá cooperar intensivamente e gerar
sinergias consideráveis. Seremos o maior acionista da Mitsubishi, respeitando a
sua marca, a sua história e aumentando as suas perspectivas de crescimento.
Iremos apoiar a Mitsubishi a enfrentar os seus desafios e recebê-los como o
membro mais recente da nossa família alargada da Aliança".
USADOS – O total de
veículos financiados no Brasil fechou o mês de abril em queda de 16,7% em
relação ao mesmo período do ano anterior. Ao todo, entre autos leves, motos e
pesados, foram 364.531 mil unidades negociadas a crédito. Deste total, 142.842
das vendas foram de veículos zero quilômetro, enquanto 221.689 são usados.
O
levantamento é da Unidade de Financiamentos da Cetip, que opera o Sistema
Nacional de Gravames (SNG), base integrada de informações que reúne o cadastro
das restrições financeiras de veículos dados como garantia em operações de crédito
em todo o Brasil. O SNG impede que o processo de financiamento de veículos seja
suscetível a fraudes sistêmicas.
Mesmo
apresentando melhor desempenho do que os veículos novos, as unidades usadas
registraram queda de 7,1% em relação a abril de 2015. Modelos zero quilômetro
caíram 28,3% utilizando a mesma base de comparação.
VW – Próxima de
completar 20 anos de atividades, em outubro desse ano, a fábrica da Volkswagen
do Brasil em São Carlos (SP) acaba de alcançar o marco de 300 mil motores da
família EA211 produzidos desde seu lançamento, em 2013. O motor que simbolizou
a conquista foi o 1.4l TSI, o mais recente integrante da nova geração de
motores EA 211, que equipa o Golf. Além do marco produtivo, a Volkswagen em São
Carlos também inaugura sua nova linha de usinagem de virabrequim (uma das peças
vitais do motor responsável por transformar a energia produzida pela combustão
em torque), que faz parte do pacote de investimentos de R$ 460 milhões
anunciados em junho de 2015, para serem aplicados na fábrica até 2018.
Produzidos
nas versões 1.0l, 1.0l TSI, 1.4l TSI e 1.6l os propulsores da família EA211
equipam os modelos up!, cross up!, Fox, SpaceFox, Space Cross, Golf, Novo Gol,
Novo Voyage, Nova Saveiro e Nova Saveiro Cross, conta com moderna tecnologia e
foco em qualidade e sustentabilidade que proporcionam eficiência produtiva,
reduções no consumo de recursos naturais e maior eficiência na reciclagem de
resíduos.
“A
produção da família EA211 em São Carlos trouxe para o consumidor brasileiro o
que há de mais moderno e eficiente em termos de motorização no Grupo
Volkswagen. A ampliação da oferta de produtos, com a chegada do motor 1.4l TSI,
e a implementação da linha de usinagem de virabrequim tornam a operação
brasileira ainda mais estratégica para o Grupo”, declara o presidente e CEO da
Volkswagen do Brasil, David Powels.
CUBATÃO – A Raízen,
companhia licenciada da marca Shell no Brasil, inaugurou um centro de triagem
de caminhões-tanque em Cubatão, próximo à divisa com o município de Santos, no
litoral paulista. O local tem capacidade para receber 120 veículos da categoria
por dia e será utilizado para melhorar a gestão da frota que atua nas operações
de Exportação e Importação. A iniciativa visa gerar mais segurança e contribuir
com a logística e comercialização de etanol oriundo das 24 unidades produtoras
da Raízen na Região Centro-Sul, que utilizam o fluxo no Sistema
Anchieta-Imigrantes para o Porto de Santos.
“A
finalidade principal é garantir maior segurança para os motoristas contratados
pela Raízen, os caminhões e os produtos transportados. Além disso, gerar um
ambiente muito mais adequado nos entornos dos terminais portuários contratados
em Santos, eliminando o estacionamento dos veículos nas ruas do entorno e
eventuais congestionamentos na região”, explica Eduardo Lucena, gerente de
Operações de Transportes da empresa.
O
centro também dispõe de uma área administrativa voltada aos motoristas, com
refeitórios, sanitários e espaço para cursos de capacitação profissional.
TOYOTA – A Toyota do
Brasil inaugurou no último dia 10 a nova fábrica de motores na cidade de Porto
Feliz, interior de São Paulo. O complexo ocupa um terreno de 872.500 m2,
recebeu investimentos da ordem de R$ 580 milhões e emprega 320 colaboradores
diretos.
A
fábrica de Porto Feliz é a primeira planta de motores da Toyota na região. Com
capacidade anual de 108 mil unidades, produzirá os modernos propulsores Dual
VVT-i 1.3L e 1.5L, de quatro cilindros, flex fuel e gasolina, que equipam o
compacto Etios, produzido em Sorocaba e comercializado no mercado brasileiro e
exportado para outros países da América do Sul: Argentina, Paraguai e Uruguai.
“A Toyota mantém seu compromisso com o
crescimento da América Latina. A planta de Porto Feliz demonstra que estamos
fazendo nossa parte para estimular a economia de toda a região. Em complemento
às nossas operações industriais na Argentina, Brasil e Venezuela, esta nova
unidade de motores reafirma a estratégia de longo prazo da Toyota, que enxerga
o potencial da América Latina e Caribe para emergir como poder econômico global
nas próximas décadas", disse Steve St. Angelo, CEO da Toyota para a
América Latina e Caribe e Chairman da Toyota do Brasil.
Divulgação
BMW aposta no crescimento do mercado
BMW – No segundo
semestre deste ano o BMW Group inaugurará uma fábrica própria da BMW Motorrad,
divisão de motocicletas do grupo, em Manaus (AM), região norte do Brasil. Na
unidade, será produzida a nova BMW G 310 R, além dos outros oito modelos já
montados no país. A previsão é de que mais de 10.000 unidades saiam da linha de
produção brasileira em 2017, e é esperado um crescimento significativo da
marca, especialmente com a introdução no mercado nacional da nova BMW G 310 R,
primeira motocicleta roadster da BMW Motorrad com menos de 500 cilindradas.
A
nova fábrica substituirá a linha de montagem de motocicletas da BMW Motorrad,
também localizada em Manaus, atualmente operante por meio de uma parceria com a
Dafra Motos, cuja produção se iniciou em 2009. Com a nova unidade produtiva, a
expectativa é de que cerca de 170 empregos sejam gerados.
WEBMOTORS – A tradicional
marca do segmento de compra e venda de automóveis na internet está sob novo
comando. O executivo Rodrigo Borer foi apresentado pelo Grupo Santander Brasil
como novo CEO da Webmotors, site de classificados de veículos do país.
Ex-CEO
do site de comparação de preços Buscapé, onde atuou por sete anos, Borer
acumula 15 anos no mercado de tecnologia, com passagens por gigantes do setor
como a CPM Braxis Capgemini, além da Teleperformance Brasil e Elefante.
Especialista no varejo em mídias online, vendas, marketing e produtos, o
executivo chega à Webmotors com a missão de consolidar a liderança da marca e
acompanhar o amadurecimento do mercado de compra e vendas de veículos online.
Divulgação Ponto para os engenheiros brasileiros
MOBILIDADE – A Ford promove
mundialmente uma campanha de mobilidade urbana visando incentivar a sociedade a
desenvolver soluções e alternativas para atender este segmento. Essa iniciativa
também é voltada para os empregados da empresa globalmente, por meio do
programa Desafio de Mobilidade (Mobility
Challenge), que este ano teve uma equipe brasileira da engenharia de
Camaçari destacada com o projeto Mob Bag, criado para facilitar o deslocamento
de pessoas com limitações para conduzir sua bagagem pessoal, gestantes,
deficientes físicos e mães com criança de colo.
O
projeto foi liderado pelo engenheiro Magnovaldo Silva, designer de produto da
área de Inovações Digitais da Ford em Camaçari, na Bahia, junto com o time
formado por Giovana Campanella, Rafael Moreira, Thomaz Prado e Plattini Araujo.
O objetivo do Desafio da Mobilidade é permitir aos empregados gerar ideias e
inovações, num exercício de criatividade, independentemente de sua implantação
nos veículos.
A
Mob Bag é uma ideia funcional com múltiplas funções, dentro da proposta de
auxiliar as pessoas em determinadas condições. Ela foi feita para ser
transportada no porta-malas do veículo, em uma espécie de plataforma que funciona
também como estação de recarga, aproveitando a energia gerada pela recuperação
de frenagem. Pode ser recarregada também em uma tomada convencional. Ela é
equipada com um motor elétrico com controle de velocidade sob demanda – as
rodinhas são acionadas assim que a pessoa começa a puxar a mala –, bateria e
tração por sistema de engrenagem. Dispõe de um sistema eletrônico de travamento
e localização, com cadeado aberto somente por senha em um aplicativo para
smartphone, que alerta em caso de violação. A localização também é feita por
smartphone e GPS, emitindo um sinal sonoro ou luminoso quando acionado, útil
para encontrar a mala na esteira de aeroportos.
Divulgação Terminal Portuário ganha mais capacidade
NAVIOS – A VLI recebeu
na última semana dois carregadores de navios que serão implantados no Terminal
Integrador Portuário Luis Antonio Mesquita (Tiplam) em Santos. O primeiro
carregador dedicado a grãos chegou ao porto no dia 5 e o segundo, equipamento
para carregamento de açúcar, foi recebido dia 8 passado. Os novos carregadores
permitirão aumentar a capacidade de movimentação anual do Tiplam de 2,5 milhões
para 14,5 milhões de toneladas.
"Este
é um grande marco para o projeto de expansão do Tiplam, sendo a primeira vez
que atracamos navios no novo píer. Os navios, provenientes da China, trouxeram
os equipamentos que permitirão em breve iniciar o processo de exportação de
grãos e açúcar, aumentando assim a capacidade de operação do terminal,
reafirmando o empenho da VLI em promover a transformação da logística do
Brasil", afirma Achilles Caporalli, gerente do projeto de expansão do Tiplam.
Os
carregadores são equipamentos de grande porte, modernos e potentes, e levaram
cerca de dois anos e meio para serem desenvolvidos, incluindo as fases de
engenharia, suprimentos, fabricação, montagem e transporte. O equipamento já
viajou da China montado e testado e agora passa pelo descarregamento
(lift-off), ou seja, é retirado do navio e posicionado sobre os trilhos do
Berço 2 do Tiplam. Já em setembro, se iniciam os testes (comissionamento) e os
equipamentos estarão finalmente prontos para a operação em outubro.
OTIMISMO – A Federação do
Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), por
meio da análise dos seus indicadores econômicos, tem alertado para o que é,
provavelmente, a maior crise econômica dos últimos 100 anos. Para a entidade,
este cenário pode começar a mudar a partir de agora, com um novo governo “que
trará equilíbrio, previsibilidade e segurança para empresários, consumidores e
investidores”, assinala.
Segundo
a Federação, o comportamento de indicadores financeiros e a evolução recente
dos índices de confiança “são fortes indícios que a segurança retornará”. O anúncio
de uma série de medidas – e da sinalização de que elas poderão ser aprovadas no
Congresso –, deverá ter um efeito positivo na confiança dos agentes e
viabilizaria, assim, a retomada de investimentos.
A
consequente valorização do real, por sua vez, abriria espaço para a queda dos
juros, uma vez que a inflação já dá sinais de desaceleração, o que, juntamente
com a volta do crescimento, ajudaria a mudar a dinâmica da dívida pública,
retroalimentando o otimismo dos agentes.
Nelson Tucci é editor de
Veículos & Negócios, do Jornal PERSPECTIVA.
Leia também no site www.jornalperspectiva.com.br
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