Ana
Paula Pimenta Volare Acess: elevado
padrão de qualidade
Nelson Tucci
A
cidade de Santos é a primeira do Brasil a contar em seu transporte coletivo
urbano com o novo modelo Volare Access, miniônibus produzido no país com piso
baixo, motor traseiro e suspensão pneumática. As três primeiras unidades foram
entregues pela fabricante no final de agosto para o prefeito Paulo Alexandre
Barbosa e o diretor da Guaiúba Transportes, José Roberto Sobral.
Segundo
Mateus Ritzel, diretor comercial da Volare – Unidade de Negócios da Marcopolo
S.A. e líder brasileira na produção de veículos comerciais leves para o
transporte de passageiros –, Santos é a primeira cidade a incorporar o Volare
Access em suas linhas. “O veículo foi projetado e concebido para oferecer total
acessibilidade, mais conforto e segurança para os passageiros e atender à
crescente demanda nacional por transporte coletivo, seletivo e escolar, com o
mais elevado padrão de qualidade. Um dos destaques é o maior espaço interno e
configuração com área exclusiva para PCDs e banco para acompanhante”, explica o
executivo.
O
modelo conta com 25 poltronas reclináveis em tecido e com cinto de segurança
abdominal, vidros colados, que acompanham a altura dos bancos, proporcionando
uma visão panorâmica durante o trajeto, monitor de entretenimento, som ambiente
e internet sem fio (wifi) gratuita para os passageiros. O Volare Acesss também
possui sistema de ar-condicionado, com evaporadores e condensador no teto e distribuição
por dutos modulares, com sua eficiência otimizada, além de permitir fácil
processo de limpeza interna.
IRREGULAR – O balanço
mensal da Checkauto, empresa do Grupo Dekra Brasil, especializada em consultas
sobre o histórico online de veículos seminovos e usados, apontou restrições em
10% dos carros consultados em julho, evitando aos bolsos dos consumidores um
prejuízo de R$ 198,9 milhões.
Do
total das consultas que retornaram com algum tipo de alerta, 22% referem-se a
veículos com histórico de recall. Em seguida, com 14%, veículos com restrição
de arrendamento. Por fim, roubo e furto em aberto, com 9%.
A
Checkauto possui amplo banco de dados, de fontes públicas e privadas,
fornecendo até 40 tipos de informações do histórico do veículo.
Divulgação Apple
CarPlay: mobilidade e segurança
TECNOLOGIA – Acaba de
chegar ao mercado brasileiro a tecnologia Apple CarPlay, assim como as novas
centrais multimídias AVIC F970TV e AVIC F70TV, da Pioneer, que já dispõem desse
recurso. A grande novidade, desenvolvida pela própria Apple, é capaz de
integrar o iPhone aos automóveis e não está mais restrita apenas aos carros
mais sofisticados. Agora, aqui no Brasil, basta uma multimídia Pioneer.
A
novidade já havia sido apresentada mundialmente em 2014, pela Pioneer, primeira
empresa do mercado de som automotivo a disponibilizar essa tecnologia no mundo.
Já disponível em todos os iPhones a partir da versão 5, o Apple CarPlay,
permite que os aplicativos do celular sejam acessados na tela multimídia,
garantindo assim, de maneira inteligente, mobilidade e segurança enquanto o
motorista utiliza todos os recursos que a tecnologia proporciona.
Entre
as atividades oferecidas pelo Apple CarPlay, estão, realizar ou receber
ligações, ouvir músicas pré-programadas ou podcasts e enviar e receber
mensagens.
USADOS – Chega esse mês
ao mercado o primeiro portal focado em veículos com mais de 10 anos de uso.
Inovador no segmento, o Meu Usado Novo (MUN) foi criado para agilizar e
fomentar o relacionamento entre clientes e lojistas na comercialização de
motos, carros e caminhões. Além disso, o MUN irá fomentar uma série de serviços
para atender uma demanda de aproximadamente três milhões de brasileiros que
querem adquirir um veículo dentro deste perfil.
Os
veículos serão expostos por lojistas no Portal, que tem a Omni Financeira como
parceira e possibilita comparativos de preços, traz um sistema de
geoprocessamento para filtrar os usuários e ofertas por região, entre outros
diferenciais, que fazem do Meu Usado Novo uma alternativa relevante no mercado
automotivo, já que é o único especializado em veículos fabricados há dez anos
ou mais.
Segundo
pesquisa Data Popular para a empresa, o mercado nacional tem 40 milhões de
veículos para venda com mais de dez anos de uso. “A ideia é disponibilizar o
que o cliente deseja, ou seja, um carro, uma moto ou um caminhão novo para ele.
Na prática, é a valorização de cada detalhe, de um veículo que não é zero, é
dez. E ainda oferecer serviços a quem tem um veículo com esse perfil, como, por
exemplo, um guia de oficinas filtradas pelo tipo de reparo necessário,
assistência 24 horas, certificações e conteúdos específicos sobre o nicho em
que atuamos. É mais do que um portal, é uma comunidade para os fãs de carros
antigos”, afirma o diretor de Marketing da Omni Financeira, Rodrigo Del Claro.
ELÉTRICOS – A Multiplan e
o BMW Group Brasil selaram parceria para oferecer pontos de recarga gratuita
para automóveis elétricos e híbridos da marca BMW i nos estacionamentos dos
shopping centers da rede. Ao todo, já são dez shoppings Multiplan que possuem
os pontos de recarga: em São Paulo, o Shopping AnáliaFranco, o MorumbiShopping
e o Shopping VilaOlímpia; no Rio, o BarraShopping e o VillageMall; em Belo
Horizonte, o BH Shopping, o DiamondMall e o Pátio Savassi, em Curitiba, o
ParkShoppingBarigui; e em Ribeirão Preto, o RibeirãoShopping.
Agora,
proprietários dos modelos BMW i3 e BMW i8, além de outros veículos elétricos
compatíveis com o dispositivo, poderão ir até os locais contemplados e utilizar
o BMW i Wallbox gratuitamente. Como exemplo, são necessárias três horas para
uma carga completa do BMW i3, o que permite uma autonomia de 160 quilômetros ou
de até 300 quilômetros, quando o tanque de 9 litros de gasolina que abastece
seu motor auxiliar à combustão estiver completo.
Em
2014, o BMW Group vendeu cerca de 2.118 milhões de automóveis e 123.000
motocicletas em todo o mundo.
Divulgação Fiat Safe-key: chave de carro para salvar vidas
NO BAFO – Com objetivo
de fazer os motoristas pensarem duas vezes antes de dirigir depois de consumir
álcool, a Isobar está desenvolvendo junto com a Fiat o projeto “Fiat Safe Key”.
A Safe Key é a primeira chave de carro do mundo desenvolvida para salvar vidas.
O produto, que por enquanto é um protótipo, consiste em uma chave-canivete especial
com bafômetro integrado. Para abri-la, o usuário deve soprar a Fiat Safe Key.
Em menos de um segundo, ela analisa as partículas do sopro do motorista e só
libera a chave do carro caso não sejam identificados traços de álcool.
Além
de servir como um alerta para o motorista, a Safe Key oferece opções de
suporte: quando constata traços de álcool no sopro do usuário, o dispositivo se
conecta ao smartphone do motorista via Bluetooth low energy, abre um aplicativo
de táxi e envia uma mensagem SMS para um contato pré-cadastrado. E, para
garantir a duração da bateria por mais de um ano de uso, o sopro do motorista é
o que liga a Fiat Safe Key.
“Resolvemos
fazer mais que uma campanha. Criamos um acessório inovador com o objetivo de
provocar uma mudança efetiva no hábito dos motoristas”, aponta João Ciaco, Head
of Brand Marketing Communication da FCA Brasil e América Latina.
Leandro
Figueira - SCS/PMI Esporte Cidadão: apresentação de taekwondo
TOYOTA – Pelo segundo
ano consecutivo, a Toyota do Brasil realiza apoio ao projeto Esporte Cidadão,
reforçando seu compromisso social com a comunidade de Indaiatuba, no interior
de São Paulo. A montadora promoveu na última semana a entrega de mais de 32 mil
artigos esportivos entre uniformes e outros materiais beneficiando mais de 7
mil crianças e adolescentes em diversas modalidades esportivas.
Recentemente,
a iniciativa foi apontada pelo Conselho Federal de Educação Física (Confef)
como referência nacional na área do esporte educacional. Em dois anos de
parceria público-privada, a montadora já doou para a ação socioeducacional mais
de 77 mil itens esportivos e contratou 50 profissionais capacitados para
atender crianças e jovens entre seis e 17 anos. As aulas de 20 modalidades
esportivas são oferecidas gratuitamente em 18 núcleos esportivos da Prefeitura.
As
inscrições acontecem sempre no início de cada semestre. O participante deve
estar regularmente matriculado na rede escolar pública ou privada de Indaiatuba.
Mais informações pelo fone (19) 3825.6270.
CELTA – O Celta,
chamado “carro de entrada” da linha GM, sumiu. Oficialmente ainda não foi feita
a comunicação, mas o modelo saiu do site da montadora e, nas lojas, quando
procurado também não existe. Vendedores costumam oferecer o Ônix aos
interessados.
CONSÓRCIO – O Consórcio
Nacional Honda fechou os sete primeiros meses de 2015 com aumento de 75% nas
vendas de cotas para automóveis em relação ao mesmo período do ano passado. O
resultado está acima da média do mercado de veículos leves, que cresceu 65% nos
últimos cinco anos, de acordo com o levantamento da Associação Brasileira de
Administradoras de Consórcios (ABAC).
Entre
os motivos que impulsionaram esse crescimento a Honda aponta a “boa aceitação
do line-up renovado da marca”. O HR-V, novo modelo nacional da empresa, também
é um dos responsáveis pela alta demanda. Já nos quatro primeiros meses de
comercialização, o modelo registrou 21% de participação nas vendas do CNH. O
Fit continua sendo o campeão, correspondendo a 39% do total comercializado no
período.
FUSÕES – Durante o
primeiro semestre deste ano, o setor de Alimentos, bebidas e fumo contabilizou
30 operações. O registro corresponde a um crescimento de quase 43% em
comparação com as 21 transações realizadas no mesmo período do ano passado.
Os
dados constam na pesquisa de fusões e aquisições, que avalia 43 setores do
mercado, realizada e divulgada trimestralmente pela KPMG. Considerando o bom
resultado apresentado nesses primeiros seis meses, o setor aparece em terceiro
lugar no ranking, mantendo-se entre os segmentos de maior interesse aos
investidores.
“Como
de costume, esse segmento apresenta ótimos resultados e se mantém sob o olhar
de investidores nacionais e estrangeiros. Espera-se que o número de transações
se mantenha alto no segundo semestre de 2015”, observa o sócio-líder da área de
Fusões e Aquisições da KPMG no Brasil, Luís Mott.
FIDELIDADE – A Multiplus,
rede de fidelidade líder no setor, e o Marriott Rewards, programa de fidelidade
da Marriott International, líder global de hospedagem, acabam de anunciar
parceria. A partir deste mês, os participantes Multiplus – e sócios do Marriott
Rewards – que se hospedarem nos hotéis do grupo, no Brasil ou pelo mundo,
poderão acumular até dois pontos Multiplus a cada dólar gasto em estadas e
serviços de hospedagem (sem taxas e impostos). O acordo é válido para mais de 4
mil hotéis participantes da rede.
Para
acumular pontos se hospedando nos hotéis da rede Marriott, entre as 17 marcas
distintas, o participante Multiplus deve estar inscrito no Marriott Rewards e
optar por receber pontos Multiplus.
“Ampliar
a nossa rede de parceiros no segmento hoteleiro, ainda mais com uma marca de
relevância internacional como a Marriott, mostra que estamos sempre atentos às
necessidades do nosso participante”, afirma Roberto Medeiros, presidente da
Multiplus.
LIMPEZA – Chega ao
mercado a microfranquia social KoalaCar, prometendo baixo custo, rápido retorno
e consciência ecológica. A partir dessas diretrizes, o diretor da rede, Marco
Lisboa comenta: “O coala não bebe água, todo o líquido que ele consome vem das
plantas. Então achamos ideal associar o animal à nossa marca. Numa lavagem
convencional consome-se mais 300 litros de água, na KoalaCar, zero”. Os preços
também são competitivos. Variam de R$ 29 e R$ 45, dependendo do tamanho do
veículo.
“É
um negócio de baixo custo e risco, pois funciona no modelo home based”,
sublinha o executivo, destacando que o franqueado pode operar através de um
CNPJ criado pelo Microempreendedor Individual (MEI) e ter até um funcionário.
NEXTEL – Francisco
Valim é o novo presidente da Nextel Brasil. O executivo acumula experiências em
grandes empresas como Via Varejo, Oi, Serasa Experian e NET, entre outras, e
vem com a missão de conduzir os negócios da Nextel e liderar as operações
diárias da empresa.
Ele
substitui Gokul Hemmady, que estava na presidência da operadora desde 2012 e
que foi responsável pelo lançamento dos serviços 3G e a expansão da Nextel no
mercado brasileiro. A mudança na gestão da companhia foi planejada desde a
conclusão do processo de reestruturação da NII Holdings, no final de junho. Com
o foco voltado para a operação brasileira, os novos acionistas da NII Holdings
optaram pela nomeação de um CEO também brasileiro.
FRANCHISING – A Associação
Brasileira de Franchising (ABF) anunciou crescimento do setor, apurados na
Pesquisa Trimestral de Desempenho do Franchising. O estudo indica que o
faturamento do setor cresceu nominalmente 11,2% no primeiro semestre de 2015
comparado ao mesmo período do ano passado, totalizando R$ 63,885 bilhões ante
R$ 57,464 bilhões registrados nos seis primeiros meses de 2014. Já no 2º
trimestre deste ano, o crescimento foi de 13,1% em relação ao mesmo período do
ano passado, cuja receita subiu de R$ 28,774 bilhões para R$ 32,537 bilhões.
De
acordo com a presidente da ABF, Cristina Franco, os cuidados já tomados pelos
franqueadores antes mesmo do agravamento da retração econômica e a relação
colaborativa entre franqueador e franqueado beneficiam a indústria do franchising. “O franqueador tem feito
nos últimos doze meses sua lição de casa: reduziu custos, otimizou processos,
motivou ainda mais a força de vendas, renegociou com fornecedores, alterou o
mix de produtos, além de manter as práticas do bom franchising, como o
treinamento e a capacitação dos colaboradores”, afirma.
Dentre
aqueles que mais cresceram no 1º semestre de 2015 em relação ao mesmo período
do ano passado, Esporte, Saúde, Beleza e Lazer alcançou faturamento 24% maior,
saltando de R$ 9,311 bilhões para R$ 11,505 bilhões no período.
Nelson
Tucci é editor de Veículos & Negócios, do Jornal PERSPECTIVA.
Leia
também no site www.jornalperspectiva.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário