Nelson Tucci
Que
o mercado de automóveis volta e meia muda no Brasil não é propriamente uma
novidade. Com o dinheiro mais curto, uma grande parcela da população busca com
mais vigor os chamados seminovos no mercado.
Assim,
no levantamento realizado em julho último, e agora divulgado, a empresa
WebMotors (que registra 22 milhões de acessos mensais) identificou, entre os
usados, as preferências pelas marcas Honda Civic, Toyota Corolla, o VW Gol.
Estes são seguidos pelo Fiat Palio e o Fit da Honda
Já
no segmento “NOVOS”, o Volkswagen Golf repetiu performance do mês anterior e
segue como o modelo 0 km mais procurado em julho na WebMotors, sendo seguido
pelo Honda HR-V, o utilitário-esportivo compacto da marca japonesa.
Carros
usados mais buscados em julho:
1° HONDA CIVIC
2° TOYOTA COROLLA
3° VOLKSWAGEN GOL
4° FIAT PALIO
5° HONDA FIT
6° FORD FIESTA
7° VOLKSWAGEN FOX
8° FORD ECOSPORT
9°
VOLKSWAGEN GOLF
10°
FIAT UNO
Júlio
Soares Trator Agrale 7215: agricultura
empresarial
TRATOR – A Agrale
lança o trator de maior potência fabricado pela marca e desenvolvido para
atender a agricultura empresarial, inclusive ao plantio de precisão: o Agrale
7215, com 215 cv. Com o novo modelo, a empresa ingressa em um dos segmentos
mais competitivos do setor.
De
acordo com Flavio Crosa, diretor de vendas da empresa, “o novo trator Agrale
7215 é robusto, de simples operação e focado na agricultura empresarial”,
destacando em seguida: “O modelo apresenta o melhor escalonamento de marchas da
categoria, que permite um grande número de velocidades de trabalho, trazendo
maior produtividade para o agricultor. Este trator foi desenvolvido segundo as
necessidades do produtor brasileiro e de acordo com as características do solo e
das culturas”, enfatiza.
Além
do piloto automático, GPS e barra de luz incorporados, o trator 7215 dispõe
também de sistema que permite a utilização da taxa variável, corte de seção e
monitor de plantio.
OURO – A Honda
conquistou, mais uma vez, o reconhecimento máximo no Programa Brasileiro GHG
Protocol. As duas fábricas da marca no Brasil (motocicletas e automóveis)
ganharam o Selo Ouro, concedido às empresas que fazem a divulgação e
verificação de seu inventário de emissão de gases de efeito estufa (GEE) no
meio ambiente.
Essa
é a segunda vez que a Moto Honda recebe a certificação máxima e a quinta
consecutiva da Honda Automóveis do Brasil. A fabricante de carros foi a
primeira do setor a divulgar o inventário de emissões de GEE nos três escopos
avaliados: direta, indireta pela compra de energia e outras emissões indiretas.
Os
inventários da Moto Honda e da Honda Automóveis do Brasil estão disponíveis no
Registro Público de Emissões no site www.ghgprotocolbrasil.com.br
SEGUROS – Em tempos de
recessão, contratar um seguro para o carro pode pesar ainda mais no bolso do
consumidor. Mesmo que o condutor esteja pensando em comprar um automóvel
popular, em meio a tantas variáveis analisadas pelas seguradoras, o valor da
proteção anual pode chegar a 18% do preço de mercado do veículo.
Visando
oferecer uma alternativa mais acessível, a Bem Mais Seguro (www.bemmaisseguro.com) lançou uma
modalidade de seguro mais econômica e sem análise de perfil – que considera
apenas modelo e ano do veículo –, com custo até 71% mais barato.
A
corretora informa que cotou o preço anual das coberturas tradicionais dos cinco
automóveis mais baratos do mercado. “O Renault Clio foi o veículo que
apresentou maior variação entre os diferentes tipos de seguro, 71%. Na média, o
motorista que adquirir o carro zero precisará desembolsar R$ 4.225,67 nos
seguros convencionais, enquanto que na opção sem análise de perfil a mesma
proteção sai por R$ 1.198,80. A menor diferença encontrada foi a do Fiat Uno
Vivace, com variação de 51% entre as duas modalidades”.
Divulgação Melhor Logística: frete colaborativo
FRETE – Quem quer
fechar um frete precisa escolher entre a rapidez do serviço fechado ou o custo
mais acessível do fracionado. Agora não mais. Para unir as vantagens dessas
duas modalidades, a Melhor Logística (www.melhorlogistica.com.br) lança o
frete colaborativo, que reúne agilidade no despacho de remessas e valor 40%
inferior que o transporte exclusivo.
Na
prática, ao invés de fechar o caminhão, o cliente divide o espaço com cerca de
três outras empresas, número que chega a torno de cem empresas no transporte
fracionado. Para uma companhia fretar três toneladas de produtos de São Paulo
para o Rio de Janeiro, por exemplo, o valor do frete no modelo colaborativo é
de cerca de R$ 1 mil, enquanto no fechado o custo é de aproximadamente R$
1.750.
O
prazo de entrega é o mesmo, ou seja, até 24 horas entre a coleta da mercadoria
e sua chegada ao destino final. “Além de cobrarmos menos e entregarmos no mesmo
tempo, diminuímos a poluição do meio ambiente”, explica o CEO da Melhor
Logística, Fábio Hernandes.
Divulgação Programa conscientiza motoristas
de caminhão
CAMINHÃO 100% – O “Programa
Caminhão 100%”, iniciativa do Grupo de Manutenção Automotiva (GMA) para
conscientizar motoristas de caminhão sobre a manutenção preventiva, como forma
de melhorar a segurança no trânsito, checará gratuitamente os veículos, nos
dias 19 e 20 de agosto, das 10h às 17 h, na Rodovia Castello Branco, km 57
(sentido São Paulo), estrada administrada pela concessionária ViaOeste, do
Grupo CCR. Serão analisados itens da parte mecânica e de segurança dos
caminhões.
A
iniciativa é uma parceria do Grupo de Manutenção Automotivo, com o Grupo CCR,
por meio do “Programa Estrada para a Saúde”.
Divulgação Audi A6: modelo passou por reformulação
LANÇAMENTO – A Audi traz
para o Brasil o novo A6 nas versões Sedan, Allroad e RS 6 Avant, um dos carros
de sucesso no segmento dos automóveis premium de grande porte. O modelo passou
por reformulação e apresenta, além de novos detalhes no design, mudanças
tecnológicas.
No
Brasil, o novo A6 é oferecido em duas versões: Ambiente 2.0 TSFI e Ambition 3.0
TFSI, ambas com transmissão S tronic de dupla embreagem com sete velocidades. A
versão topo de linha tem motor V6 de 330 cv e tração integral quatro sob
demanda. Com propulsor 2.0 TFSI, o modelo tem preço sugerido de R$ 260.190,00;
já com o 3.0 TFSI, custa R$ 335.190,00. Os pacotes de equipamento são completos
e o único opcional oferecido é a pintura metálica ou perolizada, por R$
2.000,00.
CARGO – A TAM Cargo, unidade
de cargas do Grupo Latam Airlines no Brasil, participou da 20ª Rodada de
Negócios da Moda Pernambucana, no Polo Comercial de Caruaru. O evento,
realizado de 12 a 14 de agosto na cidade do agreste pernambucano, teve como
objetivo fortalecer Pernambuco como produtor de moda e vestuário e de ser uma
opção de fornecimento para redes varejistas em todo o país.
A
TAM Cargo utilizou estande de 18m² com sala de negociações e uma equipe
comercial para atender os visitantes. “A feira é de enorme importância para
todo o segmento têxtil da região e do Estado e tem potencial para viabilizar
uma série de negócios para os participantes. A TAM Cargo faz questão de estar
anualmente neste evento”, ressalta o diretor-geral da companhia, Luis
Quintiliano.
Divulgação Papa Pilha: descarte correto
RECICLAGEM – Em apenas dois
meses, o Projeto Papa Pilha já recolheu um total de 6.185 de itens de pilhas e
baterias. A iniciativa é mantida pela Prefeitura de Peruíbe, por meio do
Departamento de Meio Ambiente, com a proposta de viabilizar o descarte correto
desses resíduos sólidos.
Do
total de itens, o projeto já arrecadou 3.600 pilhas, 1.725 baterias de celular
e 860 baterias de computador, totalizando 74,45 quilos de materiais que serão
encaminhados para o processo de reciclagem e reutilização.
Atualmente,
o Município tem 12 postos de coleta que possuem equipamentos receptores, de cor
laranja, que são de uso exclusivo para o recolhimento de pilhas e baterias.
CERVEJA – O Sul e o
Sudeste brasileiros estão na mira de expansão da rede de franquia especializada
em cervejas artesanais Mestre-Cervejeiro.com. Hoje, com quase 20 pontos de
venda em funcionamento, a rede fechará o ano com 40 lojas em operação em todo o
país, estreando em Minas Gerais e no Rio de Janeiro e expandindo o número de
operações nos estados de São Paulo e de Santa Catarina.
Segundo
Daniel Wolff, fundador da marca, essas regiões apresentam grande potencial para
receber ainda mais lojas da rede por serem as mais desenvolvidas e ricas do
país.
RODOFORT – Ao entregar
mais 10 chassis especiais para a Bachiega Carrocerias, para atendimento de
clientes nos setores de cavaco de madeira, bagaço de cana, carvão, grãos e
outros produtos considerados de baixa densidade, em junho, a Rodofort reafirma
sua posição de tradicional empresa fabricante de implementos rodoviários,
inclusive em chassis especiais.
Segundo
Fabio Bachiega, “a Rodofort está sempre pronta às adaptações que se fazem
necessárias nos projetos visando atender às necessidades de cada um dos
clientes, por possuírem, muitas vezes, aplicações únicas. Nesses mais de seis
anos de atividades conjuntas, o departamento de engenharia tem sido parceiro no
atendimento a essas características diferenciadas”.
Em
sua linha de produtos, estão aqueles destinados a transportar material para o
segmento de vapor e energia. Um dos produtos mais comercializados pela
encarroçadora é o piso móvel CF-500 SL-C da Hyva, made by Cargo Floor, que
suporta até 40 toneladas com descarga entre 8 e 10 minutos e que também utiliza
o chassi da montadora. Todos os produtos fornecidos pela Rodofort para a
Bachiega são projetados em conjunto e produzidos em Sumaré, interior de São
Paulo.
Nelson
Tucci é editor de Veículos & Negócios, do Jornal PERSPECTIVA.
Leia também no site www.jornalperspectiva.com.br
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