Nelson Tucci
Mais
da metade das micro e pequenas empresas brasileiras espera ampliar a frota nos
próximos três anos. É o que demonstra a pesquisa global Corporate Vehicle Observatory 2015 (CVO), promovida pela
multinacional francesa Arval, em três continentes. De acordo com o
levantamento, 57% das empresas com menos de 99 funcionários esperam um
crescimento da frota, contra apenas 3% que projetam diminuição. O estudo mostra
ainda que o otimismo é bem maior do que na Europa, onde 12% das empresas creem
em expansão, contra 7% que apostam na retração.
Os
números de 2015 também registram melhora nos resultados em comparação com 2014,
quando 45% esperavam crescimento e 8%, retração. “O CVO nos mostra que temos
muitas oportunidades de crescimento neste segmento, de micro e pequenas
empresas. Por isso, este é um dos nossos focos de atuação para 2015 no Brasil”,
comenta Arnault Leglaye, CEO da Arval Brasil.
O
CVO é o maior estudo mundial sobre frotas corporativas. Apoiado e divulgado
pela Arval, subsidiária do BNP Paribas, é realizado desde 2002.
CONSÓRCIOS – As vendas de
109,1 mil novas cotas do consórcio de imóveis, no primeiro semestre deste ano,
apresentaram crescimento de 40% sobre as 77,9 mil acumuladas no mesmo período
em 2014. Esse volume, acrescido das adesões ocorridas nos demais setores do
Sistema (veículos leves, pesados, motos, eletroeletrônicos e serviços),
resultou no total de 1,16 milhão (jan-jun/2015), 1,8% superior as 1,14 milhão
comercializadas no ano passado (jan-jun/2014).
No
setor de veículos leves também houve aumento nas vendas, cujo acumulado, nos
mesmos seis primeiros meses, completou 468,5 mil, 11,3% superior as 421 mil
anteriores (jan-jun/2014).
Outro
destaque do Sistema de Consórcios nesse período foi o setor de veículos
pesados. Como termômetro da economia, o transporte, ao lado do agronegócio,
indicou interesse na recuperação por meio de novas adesões nos últimos cinco
meses depois de forte retração (-31,7%) verificada no segundo mês. Foi
registrado aumento superior a 78%, ao saltar de 2,8 mil cotas em fevereiro para
5 mil comercializadas em junho.
Para
o presidente executivo da ABAC Associação Brasileira de Administradoras de
Consórcios, Paulo Roberto Rossi, “o primeiro semestre mostrou-se bastante
consistente no aumento gradativo das vendas de cotas, tanto no âmbito dos
setores analisados como no geral. Os números confirmam maturidade na atitude do
consumidor que, com responsabilidade, vem adequando suas finanças pessoais ao
momento difícil da economia brasileira”.
GASOSA ONLINE – A rede
paulista de postos Rode+ lançou ontem, domingo, o primeiro e-commerce dedicado
à venda de combustível online. O site oferece gasolina e etanol a preços mais baixos
do que o praticado nos postos (cerca de 0,20 centavos menores na compra
online). Para Ubirajara Abreu, a possibilidade da compra online garante mais
que agilidade no atendimento: "O brasileiro busca economizar cada vez mais
e em momentos de crise econômica os preços tendem a subir. Por isso, comprar
com antecedência pode ser uma forma de escapar do reajuste", afirma.
O
consumidor pode comprar a quantidade que quiser de combustível, podendo ser
utilizada por tempo indeterminado nas cinco unidades da rede (por ora, só na
capital de SP). Para comprar, basta escolher a quantidade de litros que deseja
adquirir, pagar via transferência bancária e salvar o código do voucher no
celular. Quando for abastecer, basta mostrar este código ao frentista.
Divulgação Vinicius:
conteúdo pela internet
PEÇAS ONLINE – O varejo
online no Brasil movimentou receitas de US$ 19 bilhões em 2014 e, segundo
estimativa, pode chegar a US$ 35 bilhões em 2018, um crescimento de 84,2% em
quatro anos. “Cada vez mais os consumidores estão acessando conteúdo automotivo
por meio da internet. Mais de 25 milhões de pessoas buscam informações e preços
pela web”, afirma Vinicius Dias, um dos fundadores do Canal da Peça, plataforma
digital especializada no comércio de autopeças e ferramenta digital completa
para o setor.
Segundo
Dias, sete de cada 10 proprietários de veículos pesquisam on-line antes de
efetuar a compra, seja a aquisição online ou off-line e mais de dois terços dos
proprietários compram ou visitam uma loja de autopeças, após a pesquisa na
internet. “Os dados mostram a relevância de contar com a loja virtual”,
ressalta.
Divulgação Jeep: ampliação da linha Renegade
JEEP – A Jeep anuncia
a ampliação da linha Renegade com o lançamento de uma nova versão de base, 1.8
Flex, abaixo da Sport e disponível apenas com câmbio manual de cinco marchas.
“Essa opção reforça a relação custo-benefício ao manter o ótimo nível de
equipamentos característico do Renegade, o primeiro veículo nacional a obter
cinco estrelas para proteção de adultos e crianças nos testes do programa
independente Latin NCAP”, diz a empresa, do grupo FCA.
Esta
nova configuração de entrada tem preço sugerido de R$ 68.900 e conta com
ar-condicionado, direção elétrica, rádio com Bluetooth, porta USB e entrada
auxiliar, freio de estacionamento eletrônico e vidros, travas e retrovisores
elétricos entre os itens de série.
O
Renegade 1.8 Flex também tem controle eletrônico de estabilidade (ESC), auxílio
de partida em rampa (HSA), freios a disco e suspensão independente nas quatro
rodas.
INVESTE SP – A Investe São
Paulo realizará na próxima quarta-feira, dia 12, o Seminário Propostas do
Estado de São Paulo para Inovar a Saúde no Brasil. O evento acontecerá na sede
da Agência, no Parque Tecnológico do Estado. O objetivo da Investe SP e da
Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, em
parceria com a Secretaria de Estado da Saúde e a Fiesp, é reunir empresas,
governo e associações empresariais para discutir o desenvolvimento do setor no
Estado.
“Faz
parte de nossa função fomentar o desenvolvimento do Estado, principalmente em
áreas complexas como a da Saúde. Nossa infraestrutura e a qualidade das nossas
universidades abrem um potencial enorme para ser explorado nos próximos anos em
diversos aspectos”, diz o presidente da Investe SP, Juan Quirós.
Um
dos painéis do seminário será “As novas oportunidades na área da saúde – cadeia
de fornecedores para o Estado”, tendo um representante da Secretaria da Saúde
como moderador. Três empresários debaterão ideias e soluções possíveis para
otimizar e incrementar o complexo industrial que atende os hospitais públicos.
As
inscrições para o evento são gratuitas e podem ser feitas pelo link http://goo.gl/forms/0uVQj5ltci
AÉREA – A Iberia
anuncia mais uma novidade da campanha “Olá! Hola!”: uma promoção de tickets
aéreos para viagens a partir do Brasil, com destino às principais cidades
europeias onde a companhia está presente. A ação já está no ar e permanecerá
até quarta-feira, dia 12, no site www.iberia.com.br,
onde são ofertadas tarifas reduzidas para voos com ida a partir de 1º de
setembro deste ano e retorno até 31 de março de 2016. Os preços variam entre a
partir de US$489 para Roma ou Milão; a partir de US$569 para Madri ou Lisboa; a
partir de US$ 589 para Barcelona, Paris ou Londres; para voos de ida e volta,
não incluem taxas e impostos.
INADIMPLÊNCIA – A
inadimplência das empresas do setor de autopeças no país subiu 32,6% em junho
deste ano na comparação com o mesmo mês do ano anterior, aponta o Indicador
Setorial de Inadimplência das Empresas da Serasa Experian. Já entre janeiro e
junho de 2015 houve crescimento de 11,1% em relação ao mesmo período de 2014.
Para se ter uma ideia de como as dívidas das empresas de autopeças estão
maiores, a inadimplência da indústria (macrosserviços – indústria, comércio,
serviço e primário) aumentou 20,9% em junho de 2015, em relação ao mesmo mês do
ano anterior, e 9,4% nos seis primeiros meses deste ano, comparando com o mesmo
período de 2014.
Nelson
Tucci é editor de Veículos & Negócios, do Jornal PERSPECTIVA.
Leia também no site www.jornalperspectiva.com.br
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