segunda-feira, 14 de agosto de 2023

Transporte urbano perde passageiros

Divulgação         Ônibus registraram queda brutal durante a pandemia

Nelson Tucci

No período entre 2019 e 2022, de incidência mais forte da pandemia, o sistema de transporte público brasileiro por ônibus urbano registrou queda de 24,4% na demanda. Isso significa que deixaram de ser realizados quase 8 milhões de deslocamentos de passageiros por dia, em média, no período. Enquanto eram realizadas aproximadamente 33 milhões de viagens por passageiros pagantes por dia em todo o Brasil em 2019, no ano passado a demanda atendida pelos ônibus urbanos brasileiros caiu para cerca de 25 milhões de viagens de passageiros pagantes por dia.

A informação é do Anuário 2022-2023 da Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos, que traz a série histórica do desempenho do setor nos últimos 30 anos, além de dados sobre investimentos em infraestrutura, cidades com subsídios e que adotam a tarifa zero. A estatística foi apresentada na abertura da 36º edição do Seminário Nacional NTU, realizado nos dias 8 e 9 últimos, em Brasília.

“Temos observado os sinais de recuperação, mas é preciso lembrar que a pandemia provocou uma perda acumulada de quase R 40 bilhões para o setor”, diz Francisco Christovam na NTU.


MOTOS – Estudo recente da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas (Abraciclo) mostrou que entre os anos de 2012 e 2022 o faturamento do setor de motocicletas simplesmente dobrou. Em 2022 a receita foi de R$ 26 bilhões, contra R$ 13 BI em 2012. No período de pandemia houve aumento de produção, indo de 961.986 unidades fabricadas em 2020 para 1.413.672 no último ano.

Quando se trata de motos elétricas, o crescimento também ocorre. Dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) apontam que só em 2022 foram emplacados cerca de 7.200 motos e scooters elétricas. Por terem um valor de aquisição e locação mais baixo que dos carros, a tendência é que o número de novas motos elétricas cresça mais rápido que os veículos quatro rodas.

“Se quisermos descarbonizar o planeta, as frotas de países como o Brasil – que tem uma das matrizes mais limpas do mundo –, devem ser eletrificadas. Se temos 80% da matriz energética de fontes renováveis, como energia hídrica, solar e eólica, faz muito sentido que essa energia limpa seja usada para eletrificar a frota, principalmente de motocicletas, no Brasil”, pondera Billy Blaustein, cofundador e CEO da Vammo.


Divulgação                     Camionete chega no modelo high country

LANÇAMENTO – A Silverado é o próximo lançamento da Chevrolet no Brasil. O modelo será exposto ao público pela primeira vez na Expointer, feira agropecuária que acontecerá de 26 próximo a 3 de setembro, em Esteio/RS. Ela será ofertada numa configuração High Country exclusiva para o mercado brasileiro.

“Além de uma combinação única de equipamentos, a Silverado vai chegar ao mercado nacional com motor V8 de última geração, com 5.3L e capaz de otimizar a ativação do número de cilindros conforme a condição de rodagem, para melhorar a eficiência e o desempenho”, revela Chris Rego, diretora executiva de Marketing da GM América do Sul.


AFASTE-SE – A fim de proteger os profissionais que atuam salvando vidas na prestação de atendimento médico em acidentes rodoviários, além das equipes de socorro mecânico, de obras e de manutenção, a EcoRodovias aderiu ao Movimento “Afaste-se”, lançado pela CCR Rodovias. “É comum vermos nas pistas alguns motoristas que, ao avistarem um atendimento a acidente em rodovia, por exemplo, se aproximam por curiosidade. Mas esse comportamento coloca em risco a segurança das equipes de atendimento e de todos que trafegam na via. Por isso, a importância dessa campanha de conscientização”, alerta Rui Klein diretor-presidente das Concessões Ecopistas, Ecovias, Ecosul, EcoNoroeste e Ecovias do Araguaia.

A EcoRodovias, que hoje é o grupo com a maior extensão de rodovias do país, vai instalar faixas, painéis e cartazes da campanha ao longo de mais de 4 mil quilômetros rodovias atualmente sob operação de 11 concessionárias em oito estados brasileiros. Nesse conjunto de rodovias, trabalham 2.328 pessoas na operação do tráfego. Diariamente, as concessionárias do grupo chegam a registrar 1.552 ocorrências nas pistas, em média. A maioria são casos de panes (mecânica, elétrica ou seca) ou pneu furado que, no ano passado, somaram 271.555 ocorrências.

“É uma satisfação ter a EcoRodovias aderindo ao movimento Afaste-se, ação de segurança viária que tem como objetivo mudar a cultura dos motoristas que trafegam pelas rodovias do Brasil”, comemora Eduardo Camargo, presidente da CCR Rodovias.


Divulgação              GCM de São José dos Campos 100% eletrificada

PREFEITURA – A JAC vendeu 38 unidades do sedã 100% elétrico E-J7 à prefeitura de São José dos Campos, cidade a 100 quilômetros da capital paulista. Trinta delas, já recebidas, serão usadas pela Guarda Civil Municipal e as outras oito pela Polícia Militar, no Programa Atividade Delegada. A cidade é uma das pioneiras no mundo a contar com frota 100% elétrica no patrulhamento urbano.

O modelo JAC Motors, adquirido por meio de locação, permite uma operação ininterrupta das viaturas à disposição da instituição. Com custo de manutenção bem inferior aos tradicionais modelos a combustão, além da própria economia na recarga com energia elétrica em lugar de combustíveis tradicionais, a prefeitura estima que irá poupar R$ 850 mil por ano para os cofres públicos.

“Não é apenas a economia na ponta do lápis, mas o investimento na consciência ambiental e a garantia de uso de um veículo que exige menos dias parados para manutenção, o que otimiza a frota e aumenta a segurança da população. Estamos muito orgulhosos em participar dessa ação disruptiva promovida pela prefeitura de São José dos Campos”, comentou Sergio Habib, presidente do Grupo SHC e da JAC Motors Brasil. O executivo da JAC calcula que esses 40 JAC E-J7 irão poupar cerca de 1.200 toneladas anuais de CO2 na atmosfera.


INVESTIMENTOS – A Toyota do Brasil anuncia novos investimentos para o país. Segundo o presidente da montadora, Rafael Chang, há conversas com os governos federal e estadual para estruturar o novo plano. Cabe destacar que o ciclo atual se encerra em 2024, com um total de R$ 7 bilhões investidos.

De acordo com Chang, a empresa negocia com o governo paulista a entrada no Programa Pró Verde, lançado no final do ano passado, e com o federal o foco é o Rota 2030.


IMPORTADOS – As 10 marcas filiadas à Associação Brasileira das Empresas Importadoras e Fabricantes de Veículos Automotores (Abeifa), com licenciamento de 2.872 unidades, das quais 2.703 unidades importadas e 169 veículos de produção nacional, anotaram em julho último alta de 19,3% nas vendas, em relação a junho (2.408 unidades), e crescimento de 78,3% frente a igual período de 2022, quando foram comercializadas 1.611 unidades.

No acumulado do ano, as associadas à Abeifa somam 17.003 unidades emplacadas nos primeiros sete meses do ano, sendo 49,7% mais se comparado ao total de 11.360 veículos licenciados em 2022.


Nelson Tucci é editor de Veículos & Negócios, do Jornal PERSPECTIVA.

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