segunda-feira, 10 de julho de 2023

Kombi. Ela voltou sacudindo

Divulgação   Lançamento do modelo elétrico teve lote de 70 unidades no país

Nelson Tucci

De 1957 a 2013 a Volkswagen do Brasil produziu 1,5 milhão de unidades da Kombi, utilitário de retumbante sucesso. Seu lançamento marcou também o início da indústria automotiva no Brasil e de outros segmentos, como o polo industrial de Cubatão, a 48 quilômetros, em direção à Serra do Mar.

Nessa época a segurança não era item fundamental em setor nenhum. Pois o polo teve de se modernizar e cuidar de suas emissões, já que a serra começou a despencar com a chuva ácida (produzida pela poluição industrial, que matou parte da vegetação e, com as chuvas, a terra descia) e a parar de poluir rios e solo da região, 20 e tantos anos depois.

Inspirada em um desenho simples “de uma caixa de sapatos”, como mostrava um antiquíssimo comercial, a Kombi tinha em espaço o que faltava em segurança. Em dezembro de 2013 parou a fabricação porque o modelo não comportava freios ABS e air bag duplo.

RENOVAÇÃO – Renovado, este utilitário se juntará ao ID.4 no portfólio de modelos 100% elétricos no Brasil, conectando-o à estratégia global da marca Volkswagen.

O novo modelo, ID Buzz, tem design inspirado na primeira geração da Kombi, a T1, agora sendo construído sobre a plataforma modular elétrica (MEB) do Grupo VW. É a primeira plataforma escalável de grande produção no mundo para carros totalmente elétricos, diz a montadora.

Equipado com uma bateria de 77 kWh que fornece corrente para um motor elétrico de 204 cv, e que movimenta o eixo traseiro, oferece potência de carga, utilizando corrente alternada (AC), de 11 kW.

Marcando os 70 anos da VW no Brasil, a Kombi elétrica, como já vem sendo chamada, protagonizou um comercial, construído com Inteligência Artificial, em que coloca a cantora Elis Regina (morta em 1982) pilotando o modelo antigo ao lado da filha, também cantora, Maria Rita, no modelo elétrico, em dueto, com a música “Como nossos pais”. Este comercial bombou, “quebrando a internet”, tamanho o número de acessos. Agora vamos esperar a performance das vendas.


CORVETTE – O modelo Corvette pode tornar-se uma submarca da GM, em breve. Setenta anos depois de ser lançado, em Nova York, e com quase 2 milhões de unidades produzidas, este ícone da indústria automotiva poderá realizar o sonho de muita gente.

Segundo a revista norte-americana Car and Driver, a partir de 2025 a GM incluirá um coupé de quatro portas e um crossover esportivo de alto desempenho para fazer parceria com o próximo Corvette esportivo elétrico de dois lugares.

A se confirmar, será uma novidade e tanto, especialmente porque a partir de janeiro de 24 o Camaro dará adeus à linha de produção.


Divulgação     Brasil enfrenta novo momento na eletrificação de suas frotas

ELETROMOBILIDADE – Com o anúncio do último dia 4, na Bahia, para a implementação de três fábricas da Build Your Dreams (BYD), “maior empresa de automóveis elétricos do mundo” de acordo com a assessoria da montadora, representando investimento de R$ 3 bilhões e geração de 5 mil empregos, o país se prepara para um novo momento na eletrificação das suas frotas, que deverá ser marcado pelo barateamento do preço dos carros elétricos no país. A ver.

A gigante chinesa BYD desembarcou no Brasil com o lançamento do hatch médio Dolphin, vendido a R$ 150 mil. Na sequência, a marca prepara uma nova estreia: o compacto Seagull. Este, com preço estimado entre R$ 100 mil e R$ 110 mil, pretende ser o veículo elétrico mais acessível do Brasil.

O barateamento dos automóveis e o aumento dos carregadores públicos e semipúblicos, pelo país, marcarão uma nova fase para a eletromobilidade. Segundo os dados da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), foram registrados 6.435 emplacamentos em maio deste ano, estabelecendo a maior marca mensal de vendas de veículos leves eletrificados desde o início da série histórica. Com isso, o país ultrapassou a marca de 150 mil veículos elétricos em circulação, chegando a 152.453 em maio.

Para Ricardo David, sócio-diretor da Elev, empresa especializada em soluções para a eletromobilidade, este é um passo no caminho para a eletrificação do país: “Os dados deixam claro que o Brasil tem o potencial de se tornar um grande símbolo da eletrificação, principalmente considerando a nossa matriz energética limpa e o potencial que é disponibilizado pela eletrificação das frotas de ônibus. Ao meu ver, esse é o primeiro grande passo para um futuro que é irreversível e imensurável”.


Divulgação                  Hatch tem motor 1.6 turbo de três cilindros e 304 cv

LANÇAMENTO – Sabe aquele carro de tiozão? Pois é... a Toyota vai continuar a fabricá-lo, mas, agora, resolveu dar um up no portfólio e mostrar seu lançamento esportivo também no país. A Toyota Gazoo Racing, divisão esportiva da marca, anuncia a chegada do GR Corolla no Brasil, um dos modelos mais anunciados do ano.

O hatch é o primeiro veículo com apelo 100% esportivo que a Toyota traz ao país em mais de 65 anos de história. Segundo a montadora, o GR Corolla reflete a essência pushing the limits for better e chega com a missão de cativar os clientes da marca “por meio de liberdade, aventura e diversão de condução”.


VENDAS – Os reflexos da Medida Provisória do governo, oferecendo descontos para automóveis abaixo de R$ 120 mil, começaram a dar resultado. Mas isto somente a partir da última semana de junho, fazendo com o que o setor venha a projetar um julho com emplacamentos “muito acima da média”, uma vez que 79 mil veículos com bônus de desconto foram repassados às concessionárias (mas ainda não emplacados).

Durante a coletiva de imprensa da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), na última sexta-feira, Márcio de Lima Leite apresentou detalhes sobre os resultados da medida aplicada pelo governo federal. “Estimamos que dos R$ 800 milhões liberados para veículos leves, R$ 710 milhões já haviam sido aplicados até a virada do mês, resultando em descontos para cerca de 150 mil unidades. Porém, só 54 mil deles tiveram emplacamento efetivado em junho”, afirmou o presidente da entidade, que vê como “excelente” a medida de curto prazo para agitar o mercado.

No caso dos veículos pesados, entretanto, os efeitos ainda não foram percebidos, pois a utilização dos bônus de R$ 700 milhões para caminhões novos, e de R$ 300 milhões para ônibus novos, ainda demanda regulamentações e alguns ajustes operacionais.


LOCADORAS – A Associação Brasileira de Locadoras de Automóveis (ABLA) já definiu as datas e o novo local do 18º Fórum Internacional do Setor de Locação de Veículos: a edição deste ano será nos dias 21 e 22 de novembro, no São Paulo Expo.

A gerente administrativa da ABLA, Francine Evelyn, projeta crescimento de pelo menos 25% no número de participantes, na comparação com a edição 2022. “No ano passado, aproximadamente 1.200 pessoas estiveram no evento. Para a edição de 2023 esperamos entre 1.500 e até 1.800 participantes ativos”, diz.


Nelson Tucci é editor de Veículos & Negócios, do Jornal PERSPECTIVA.

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