segunda-feira, 5 de abril de 2021

Novo Código de Trânsito

Divulgação           Lei nº 14.071 passa a vigorar a partir do próximo dia 12

Nelson Tucci

Aprovada em outubro passado, a Lei nº 14.071, que altera o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), passa a vigorar a partir do próximo dia 12. Assim como os motoristas, os motociclistas devem estar ligados. A seguir, as principais regras para motos:

1. A viseira é um item de segurança obrigatório nos capacetes dos motociclistas. Com a nova regra, a condução com capacete sem viseira/óculos de proteção ou com viseira/óculos de proteção em desacordo com a regulamentação do Contran será infração média, sujeita a multa de R$ 130,16 e retenção do veículo para regularização.

2. Passou de sete para 10 anos a idade mínima para que crianças possam ser transportadas em motocicletas. Aquelas que não possuem condições de cuidar da própria segurança também continuam proibidas de viajar na garupa. O desrespeito será considerada infração gravíssima, com multa e suspensão do direito de dirigir. Além disso, o veículo pode ser retido até sua regularização e a habilitação recolhida.

3. Até aqui, pilotar moto com os faróis apagados era infração gravíssima com multa de R$ 293,47, recolhimento da CNH e suspensão do direito de dirigir. Com a mudança, a gravidade da infração foi reduzida para média, com multa de R$ 130,16 e quatro pontos na CNH.

“Precisamos de uma rede de proteção que ampare os motociclistas que se multiplicam pelo país, principalmente neste momento de pandemia em que é crescente a atividade de motofrete”, afirma Ernesto Mascellani Neto, diretor-presidente do Detran.SP: “Esperamos que as alterações no CTB possam ajudar na prevenção e redução de acidentes tanto dos motociclistas quanto dos motoristas”.


Divulgação                HB20 vendeu 23.660 unidades no 1º trimestre

DESEMPENHO – Os modelos HB20 e Creta, da Hyundai, obtiveram desempenho positivo em março e contribuíram para que a marca fechasse em quarto lugar no consolidado de vendas do primeiro trimestre. O hatch compacto foi o veículo de passeio mais vendido do país, com 8.013 unidades negociadas no mês, representando crescimento de 14% em relação a março de 2020. Já o mini SUV vendeu 6.174 unidades, sendo 5.979 (97%) destinadas ao consumidor final.

A Hyundai totalizou no primeiro trimestre deste ano a venda de 47.098 automóveis, alcançando participação de mercado de 9,5%. O volume representa crescimento de quase 10% em relação aos três primeiros meses do ano passado, enquanto o mercado total apresentou retração superior a 6%.

“Graças à não interrupção da produção e à continuidade de nossas vendas, já adaptadas às restrições da pandemia, tivemos resultados expressivos, não só em comparação a março de 2020, mas também versus o primeiro trimestre de 2019, quando não havia impacto da Covid-19. Isso foi mais notável no HB20 que segue firme em seu lugar de destaque no ranking de vendas e, ainda, assegurou a liderança nacional agora no mês”, comemora Angel Martinez, vice-presidente comercial da Hyundai Motor Brasil.


Divulgação        Modelo traz motor biturbo e custa quase R$ 1,2 milhão

LANÇAMENTO – A Mercedes não quer mais fabricar no Brasil, mas pretende continuar vendendo para o país. Por isso anuncia a chegada do Mercedes-AMG GLE 63 S 4Matic+ Coupé, para completar o portfólio de modelos SUV da marca.

O motor AMG V8 biturbo de 4.0 litros, montado sob o conceito “um homem, um motor”, leva a placa com a assinatura do responsável pela montagem. É eletrificado com o alternador de partida EQ Boost e um sistema elétrico de 48 volts, tudo para entregar uma resposta imediata na partida e estar alinhado com todo o processo de sustentabilidade e eletrificação da marca.

“Com o novo Mercedes-AMG GLE 63 S 4Matic+ Coupé iremos entregar tudo aquilo que nossos clientes mais procuram atualmente: luxo esportivo, alto nível de tecnologia, conectividade e muita exclusividade. E tudo isso aliado à muito desempenho e esportividade” afirma Jefferson Ferrarez, CEO da Mercedes-Benz Cars & Vans do Brasil.


Divulgação              Veículos têm transmissão automática de seis marchas

BUSÃO – A Marcopolo e a Mercedes-Benz forneceram 102 novos ônibus para a Companhia Uruguaia de Transportes Coletivos, principal empresa do segmento no vizinho país. Entram em operação 87 unidades do modelo Torino Low Entry, com chassi OH 1721/62 LE Euro, cinco e 15 unidades do Audace 800 com chassi OH 1622/52 L Euro 3, ambos os modelos contam com motor traseiro OM 924.

Os veículos fazem parte da renovação de frota da empresa e vão operar na capital Montevidéu e arredores. A venda foi intermediada pela Dloner e pela Autolider, representantes Marcopolo e Mercedes-Benz no Uruguai. "Os novos veículos reforçam a nossa presença no Uruguai e marcam o primeiro fornecimento do modelo Audace 800 que será utilizado em viagens intermunicipais”, destaca Juliano Leoratto, consultor de operações da Marcopolo.


CONSÓRCIOS – O cenário do primeiro bimestre deste ano retrata a força do sistema de consórcios nacional. Ao apresentar aumento no valor mensal do tíquete médio de fevereiro, em relação aos de dezembro e janeiro últimos, e manter estabilidade no volume de vendas de novas cotas, comparado ao de janeiro passado, os negócios registraram crescimento de 33,4% sobre o mesmo período de 2020.

Com isto, houve acréscimo de 13,1% no total de participantes ativos, que atingiram 7,92 milhões, um novo recorde (sobre os 7 milhões do ano anterior). Segundo Paulo Roberto Rossi, presidente da Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios, “apesar de já estarmos vivenciando picos dos efeitos da pandemia da Covid-19, o setor conseguiu sensibilizar os que têm pretendido adquirir bens ou contratar serviços disponibilizando o consórcio como alternativa”.

Divulgação                 Cresce o número de consorciados contemplados  

Em razão do aumento de 37,4%, o tíquete médio de fevereiro pontuou em R$ 64,11 mil, acima dos R$ 46,67 mil, do mesmo mês de 2020. Além de ficar acima também da média auferida no ano passado (R$ 54,18 mil), cresceu 21,1%, na comparação com o mês de dezembro/20 e 11,9% sobre o de janeiro/21, com valores de R$ 52,93 mil e R$ 57,28 mil, respectivamente.


RECALL – A Renault do Brasil está convocando os proprietários dos modelos Duster, Duster Oroch, Sandero e Logan para que compareçam a uma concessionária da marca a fim de realizarem reparos nos veículos a fim de evitar acidentes. De acordo com a montadora, é necessária a reparação do cilindro de ignição, que pode apresentar problema e causar a perda da dirigibilidade do veículo, por conta de aceleração ou desaceleração inesperada.

A empresa não informou a quantidade de veículos envolvida na campanha de chamamento, mas todos os modelos foram produzidos entre 14 de fevereiro e 31 de agosto de 2020. A previsão para realização do serviço é de até uma hora.

Os proprietários de veículos Duster com câmbio manual também devem solicitar o reparo do tubo do ar-condicionado, que, devido a uma falha do modelo, pode ter contato com o tubo de combustível, provocando o vazamento deste. Como no recall mencionado no início, a montadora francesa não confirmou a quantidade de modelos Duster que podem explodir ou causar outros tipos de danos ao motorista. Mais informações na página www.renault.com.br/recall ou pelo telefone 0800.055-5615.


Divulgação               Nissan adotará a estampagem bilateral incremental 

TECNO – A Nissan vai usar novas tecnologias para ampliar as opções do programa Nismo Heritage Parts, que vende peças originais para reparo e reposição de veículos descontinuados e que está disponível no Japão. Estas incluem estampagem bilateral incremental sem matriz para criar painéis da carroceria e impressão 3D para peças de resina.

A japonesa revelou a tecnologia estampagem bilateral incremental sem matriz em outubro de 2019 como um método para produzir painéis de carroceria em baixos volumes. Ela permite a moldagem de formas complexas por meio do uso de dois braços de robôs que pressionam ferramentas parecidas com hastes posicionadas em lados opostos de uma folha de aço para deformar a chapa e chegar ao formato que se deseja.

 

BATERAS – O último lançamento da Toyota sai de fábrica com a tecnologia das baterias Heliar, produzidas pela Clarios em sua fábrica de Sorocaba/SP. A marca é fornecedora exclusiva da montadora no Brasil. O Corolla Cross 2022 conta com duas opções de motores: 2.0L Dynamic Force flex com transmissão Direct Shift de 10 marchas, e o consagrado sistema híbrido que combina três motores, dois elétricos e um a combustão flexfuel, já disponível no Corolla sedã, tornando o SUV o segundo veículo híbrido capaz de rodar com etanol do mundo.

Os veículos com motorização híbrida flex são movidos por motores elétricos e um motor a combustão interna, e equipados com três baterias. As baterias de níquel-hidreto metálico são utilizadas para dar propulsão aos motores elétricos. A outra, auxiliar, de chumbo ácido, é desenvolvida pela Heliar.


Divulgação        Em SP, no ano passado, foram recolhidas 81 mil toneladas

PNEUS – A Reciclanip, entidade criada em parceria com as fabricantes de pneus da Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (ANIP), coletou e destinou de forma ambientalmente correta mais de 380 mil toneladas do resíduo sólido em todo o país, quantia equivalente a 42,2 milhões de unidades de pneus de carros de passeio, no último ano.

A indústria nacional de pneus investiu mais de R$ 68,6 milhões com o Programa de Logística Reversa de pneus inservíveis que atendeu 720 municípios durante o ano passado. Os estados que tiveram maior volume coletado (em toneladas) foram São Paulo (81 mil), Minas Gerais (24,9 mil), Paraná (19,6 mil), Amazonas (19,5 mil) e Mato Grosso do Sul (17,2 mil).

“A Reciclanip é a única entidade do Brasil que coleta pneus inservíveis em todas as regiões do país de ponta a ponta, o que mostra a dimensão do nosso trabalho e a responsabilidade ambiental do setor com o país. Mesmo durante a pandemia continuamos a operar de forma segura atendendo o nosso objetivo de manter um país mais sustentável.” afirma Klaus Curt Müller, presidente executivo do Sistema ANIP/Reciclanip.


Divulgação                           EV6 GT vai de 0 a 100 km em 3,5 segundos

ELÉTRICO – O novo Kia promete autonomia longa, propulsão com emissão zero, carregamento ultrarrápido de 800 V e um estilo distinto para o mercado de SUVs crossover. O EV6 é o primeiro carro da Kia baseado na nova plataforma da empresa dedicada a veículos elétricos a bateria (BEVs).

Este crossover pioneiro exibe um design orientado para o futuro. É movido exclusivamente por energia elétrica, com opção de várias configurações de propulsão de longo alcance. A capacidade de carregamento de 800 V significa que o EV6 pode ir de 10% a 80% da carga da bateria em apenas 18 minutos, enquanto a versão GT, projetada para inspirar os consumidores com desempenho de direção empolgante, pode acelerar de 0 a 100 km/h em 3,5 segundos com uma velocidade máxima de 260 km/h.

O EV6 é o primeiro (BEV) produzido pela Kia usando a nova Plataforma Modular Elétrica Global – E-GMP e constitui a primeira parte da transição da Kia para a nova era de eletrificação sob o novo slogan da marca, Movement that inspires.


CRESCE – A propósito dos elétricos (veja post acima), os modelos ganham cada vez mais adeptos no país. De acordo com a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), as vendas de veículos eletrificados no país bateram recorde em 2020, com aumento de 66,5% em relação a 2019.

No entanto, o cenário poderia ser melhor se houvesse mais pontos de recarga para os usuários. Pensando nisso, a plataforma de moradia Housi, 100% digital, fechou parceria com a Easy Volt, possibilitando, assim, que todas flagships da marca tenham um eletroposto de abastecimentos para carros elétricos.

Para março estavam previstos seis pontos das 35 flagships espalhadas pelo Brasil. São eles: Stand Vitacon & Housi Oscar Freire, Stand Vitacon & Housi Jurupis (Moema), Stand Vitacon Millenium, Housi Bela Cintra, Housi Faria Lima e Housi Paulista, todas na capital paulista.


DESCARBONIZAR – A empresa de logística internacional Deutsche Post DHL Group está aumentando o ritmo de sua descarbonização. O grupo investe um total de 7 bilhões de euros nos próximos 10 anos em medidas para reduzir suas emissões de CO2. Os fundos serão canalizados, em especial, para combustíveis alternativos para aviação, para a expansão da frota de veículos elétricos com emissões zero e para edifícios neutros do ponto de vista climático.

Ao longo do caminho rumo à sua meta de emissões zero até 2050, que já está em vigor há quatro anos, a empresa está se comprometendo com novas metas ambiciosas. Exemplo: o grupo compromete-se, como parte da iniciativa Science-based Target – SBTi (meta baseada em ciência), a reduzir as suas emissões de gases de efeito de estufa até 2030, em conformidade com o Acordo de Paris.

"Como a maior empresa de logística do mundo, é nossa responsabilidade liderar o caminho e levar a indústria de logística a um futuro sustentável. Estamos transformando nosso grupo, representado pela cor amarela, em uma empresa verde e fazendo uma contribuição importante para o planeta e a sociedade", disse Frank Appel, CEO do Deutsche Post DHL Group: "Estou convencido de que, ao nos concentrarmos ainda mais em nossos objetivos de ESG, continuaremos a ser a primeira escolha dos clientes, dos colaboradores e dos investidores, e, assim, lançaremos as bases para o sucesso econômico de longo prazo".


Divulgação             Marcel: “Veículo é um bem que desvaloriza”

Artigo

Mudança de mindset transforma significado do carro na sociedade

Por Marcel Ribeiro (*)

Por muitos anos – especialmente desde a segunda metade da década de 1990, quando o Brasil viu sua economia estabilizada com a implantação do Plano Real – foi registrado o crescimento do consumo de bens móveis, caso dos carros. Em 2014, eram 45,4 milhões de veículos, ou seja, já se contabilizava um carro para cada 4,4 habitantes. Em 2019, tínhamos 45,9 milhões de veículos na frota brasileira. É interessante notar, de acordo com dados do Sindipeças, que os veículos em circulação estão envelhecendo. A idade média dos carros foi de nove anos e 10 meses, em 2019.

 No entanto, há uma mudança de comportamento do brasileiro em curso. Anteriormente, comprar um carro significava que havia um certo descontentamento com as políticas públicas de transporte e a compreensão de que a posse de um automóvel era símbolo de status, ascensão social e poder. Ter um carro era uma conquista e visto por muitos como a chave de acesso para uma classe especial.

Hoje, vemos uma mudança de mindset acontecendo. Ter um carro é encarado por uma fatia cada vez maior da população como uma forma de “perder” dinheiro, além de ser um custo adicional no orçamento. Isso, porque o veículo é um bem que desvaloriza e que traz outras despesas no “pacote”, como a necessidade de manter um seguro, o pagamento de impostos e de possíveis multas etc.

Não por acaso, uma saída muito comum para quem vem mudando de hábitos são os carros por assinatura. Há serviços que oferecem não só a escolha da marca e do modelo do veículo, como a personalização dos acessórios e outros itens. Alguns, inclusive, adicionam entre as alternativas de customização, a possibilidade de blindagem do automóvel.

Além disso, a empresa fica responsável por realizar a melhor negociação, cuida das burocracias – como emplacamento, documentação, pagamento de impostos e multas, bem como cuida da realização de manutenções e reparos. Tudo que o cliente tem a fazer é, simplesmente, abastecer o veículo para circular pela cidade. Os valores que seriam empregados na compra, manutenção, segurança e outras necessidades com o veículo podem ser investidos pelo cliente, resultando em rendimentos interessantes em vez de ficar imobilizado em um suposto bem, que só desvaloriza com o passar dos anos.

Esse é um movimento que o mercado automotivo já consolidou nos EUA e na Europa e que, desde 2020, começa a se desenvolver e ganhar força no Brasil, especialmente em capitais como São Paulo. O mercado é amplo e as possibilidades são enormes. Há operações que contemplam desde veículos populares até carros de luxo, de marcas como BMW, Honda, Land Rover, Jaguar, Volvo, Jeep, Mercedes-Benz, Audi e Toyota. Já pensou a respeito?

(*) Marcel Ribeiro é gestor do Drive Select, que oferece carros premium por assinatura a pessoas físicas e profissionais liberais, em www.driveselect.com.br

 

Nelson Tucci é editor de Veículos & Negócios, do Jornal PERSPECTIVA.

Leia também no site www.jornalperspectiva.com.br

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