segunda-feira, 10 de dezembro de 2018

Detran promove Natal Solidário

Divulgação      As doações podem ser feitas até a próxima sexta-feira, 14

Nelson Tucci

Um Natal solidário, cheio de paz, amor e solidariedade. Dotados destes sentimentos e objetivos é que os funcionários do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP) criaram a campanha “#Natal do Bem”, para doação de brinquedos, roupas e alimentos a instituições de todo o Estado.
As doações podem ser feitas até a próxima sexta-feira, 14, em todas as unidades do Estado. Foram disponibilizadas caixas, devidamente identificadas, onde podem ser depositados brinquedos e roupas (novos ou em excelente estado), alimentos não perecíveis ou doces com validade estendida.
A entrega dos materiais será feita até o Natal a instituições indicadas pelas superintendências regionais do Detran.SP. São casas de acolhimento, abrigos para crianças, adolescentes e idosos, instituições de ajuda humanitária, escolas para pessoas com algum tipo de deficiência, entre outras. Mais em www.detran.sp.gov.br

Divulgação     Novembro foi produzido um total de 245.126 unidades...

PRODUÇÃO/VENDAS – A produção de veículos teve queda de 1,6% em novembro, em comparação com o mesmo mês do ano passado, revelou a Anfavea, a associação das montadoras de veículos, na quinta-feira última.
Foi produzido em novembro um total de 245.126 unidades de carros, comerciais leves, ônibus e caminhões, contra 249.075 veículos nesse mesmo mês do ano passado. Se comparado novembro com outubro de 2018, (com produção de 263.186 unidades), a queda foi ainda maior, chegando a 6,9%.
De outro lado, a Fenabrave, a associação das concessionárias, informou na véspera que a venda de veículos novos subiu 13,1% em novembro. Somando todos os veículos produzidos no ano, de janeiro a novembro, a indústria alcançou 2,7 milhões de unidades, refletindo alta de 8,8%, em relação a igual período de 2017.

USADOS – As transações de veículos usados, considerando todos os segmentos somados, entre automóveis, comerciais leves, caminhões, ônibus, motocicletas e implementos rodoviários, somaram 12.937.380 unidades no acumulado do ano, com alta de 0,58%, na comparação com o mesmo período do ano passado, quando foram negociadas 12.862.429 unidades.
As vendas de automóveis e comerciais leves usados com até 3 anos de fabricação representaram 14,99% do total negociado em novembro e 12,57% no acumulado do ano.

Divulgação                                      Creta vai (muito) bem em vendas

CRETA – O SUV compacto Hyundai Creta totalizou 5.171 unidades vendidas em novembro, volume que lhe garantiu a liderança no mês entre todos os SUVs e, também, a 9ª posição no ranking geral de modelos comercializados no período. No acumulado do ano, o Creta – avaliado por Veículos & Negócios, há um ano (www.jornalperspectiva.com.br/veiculos-e-negocios/mini-com-pinta-de-carrao/) – soma 44.062 unidades vendidas, com crescimento de 20,6% sobre o mesmo período de 2017, ocupando a segunda posição entre os SUVs compactos, com apenas 179 unidades atrás do primeiro colocado.
“O Creta vem obtendo volumes bastante significativos de vendas ao longo do ano, conquistando uma ampla gama de clientes graças à ampliação das versões disponíveis e também à oferta de itens bastante valorizados, como a Hyundai Key Band, na série especial 1 Million, e a TV digital em todos os modelos com multimídia. Com base nessas ações, acreditamos que as vendas de dezembro serão também consistentes, como aconteceu no ano passado, quando entramos com o Creta pela primeira vez na lista dos 10 carros mais vendidos do País”, comenta Angel Martinez, diretor executivo de Marketing.
Lançado em janeiro do ano passado, o Creta teve seu melhor mês em agosto de 2018, quando foram vendidas 5.277 unidades. O modelo fechou 2017 na segunda colocação entre os SUVs compactos (com 41.627 unidades), após ter liderado o segmento nos dois últimos meses: novembro (4.164 unidades) e dezembro (5.099 unidades). Este ano, o Creta já figurou na liderança dos SUVs compactos em julho (4.238 unidades), agosto (5.277 unidades), setembro (4.195 unidades) e novembro (5.171 unidades).

Divulgação           Nissan GT-R50 by Italdesign: apenas 50 unidades

GT – A Nissan (cujo presidente Carlos Gosn foi destituído depois de ser preso no Japão, por suspeita de fraude fiscal, no último mês de novembro) confirmou a produção em série do Nissan GT-R50 by Italdesign, abrindo oficialmente os pedidos para a edição limitada de apenas 50 unidades da mais nova expressão do ícone Nissan GT-R.
O design do modelo é praticamente o mesmo exibido pelo protótipo, visto pela primeira vez em julho durante o Festival de Velocidade de Goodwood, na Inglaterra. Tunado pela Nismo para entregar 720 cavalos, o Nissan GT-R by Italdesign será comercializado a partir de 990 mil euros, sem impostos e opcionais.

AEA – Em coletiva de imprensa de final de ano, o presidente da Associação de Engenharia Automotiva (AEA), Edson Orikassa, comentou o programa Rota 2030, ao lado de sua diretoria, que fez balanço de seus segmentos de atuação, como tecnologia e legislação, por exemplo.
Orikassa falou da reestruturação interna que promoveu, dos programas de eficiência energética e segurança (iniciados pelo InovarAuto e seguidos agora pelo Rota 2030), investimentos e desenvolvimento.
Apenas como parâmetro, os carros de Fórmula 1 alcançaram 51% de eficiência energética enquanto os veículos de passeio estão ainda na casa dos 32%.

Divulgação     Celso do Cabo: comparar perfis de came, buscando o ótimo

PRÊMIO – Anualmente, a Associação Brasileira de Engenharia Automotiva (AEA) realiza cerimônia de entrega do “Prêmio AEA Destaque Novos Engenheiros”, cujo objetivo é identificar estudantes de Engenharia com destacado desempenho acadêmico e que desenvolveram trabalhos relacionados à engenharia automotiva, estimulando que sigam carreira na área.
Na sétima edição da premiação, no mês de novembro, a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) teve seu sétimo estudante premiado, o agora engenheiro mecânico Celso Tadeu do Cabo, autor do trabalho de conclusão de curso intitulado "Otimização de perfil de came e análise dinâmica de um sistema de comando de válvulas". O estudo foi realizado sob orientação de Flávio Yukio Watanabe, com a colaboração de Sidney Bruce Shiki, ambos docentes do Departamento de Engenharia Mecânica (DEMec) da Universidade.

RECALL – A FCA-Fiat Chrysler Automóveis convoca os proprietários dos veículos Fiat Uno, Novo Palio e Grand Siena, anos/modelo 2012 e 2013 para, a partir desta segunda-feira, 10, agendarem seu comparecimento a uma das concessionárias Fiat para que sejam providenciadas gratuitamente a análise, a verificação e, se necessária, a substituição dos módulos dos airbags do lado do motorista e/ou do passageiro.
Foi detectada a possibilidade de degradação do deflagrador do airbag devido à eventual exposição do veículo a variações elevadas de temperatura e umidade absoluta durante longos períodos. Em caso de colisão que resulte no acionamento do airbag, poderá ocorrer a ruptura de seu deflagrador devido a uma excessiva pressão interna, provocando a dispersão de fragmentos metálicos com potenciais danos físicos graves ou até mesmo fatais aos ocupantes do veículo.
Para consulta dos números dos chassis envolvidos e/ou mais informações, consulte o site www.fiat.com.br ou contate a Central de Serviços ao Cliente Fiat pelo telefone 0800 707 1000.

Divulgação   Depois de quatro anos, Mercedes volta a produzir com dois turnos

CONTRATAÇÃO – A Mercedes-Benz do Brasil está contratando 600 novos colaboradores temporários para aumentar os seus volumes de produção de caminhões e agregados e se preparar, assim, para a crescente demanda no mercado brasileiro em 2019.
Desse total, 400 horistas temporários já estão sendo selecionados para ingressar, em janeiro próximo, na produção de caminhões e algumas áreas de agregados na fábrica de São Bernardo do Campo, São Paulo. Entre eles, incluem-se 70 aprendizes do Senai que serão contratados, sendo 30 deles com deficiência auditiva. Ainda nesse volume de 400, outros 25 colaboradores temporários serão contratados para a fábrica de Juiz de Fora/MG.
Numa negociação que contou com a participação do sindicato dos Metalúrgicos do ABC, 200 outras vagas serão preenchidas em abril de 2019, na fábrica paulista, desde que o mercado de caminhões mantenha a tendência de expansão. "Estamos contentes com esse movimento de negócios que gera novos empregos. Com essas novas vagas, a empresa terá criado mais de 1.400 postos de trabalho desde dezembro de 2017 em suas duas fábricas de veículos comerciais", diz Philipp Schiemer, presidente da Mercedes-Benz do Brasil e CEO América Latina.

AMERICAR – A Associação América Latina da Imprensa de Carros (Americar), que reúne jornalistas especializados do setor automotivo de 12 países do continente, anuncia sua diretoria para o período 2019-2020. Antônio Meira Júnior, Carlos Eduardo Silva, Fabiano Mazzeo e Norton Luiz Ferreira formarão uma comissão, junto com colegas de todos os países integrantes, para definir os projetos e ações da entidade para o período, com o objetivo de ampliar a presença e a representatividade em todo o continente.
Idealizadores e fundadores da associação, Cezar Bresolin e Paulo Rodrigues passarão a presidir o Conselho. Com seis anos de atuação, a entidade é formada por 60 jornalistas ligados ao mercado automotivo de países como Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, México, Panamá, Paraguai, Peru e Uruguai.

AVIANCA – Com 12,4% de market share em venda de bilhetes, a companhia aérea Avianca registrou aumento de 8,7% na receita resultante das vendas de passagens aéreas no mercado doméstico durante o terceiro trimestre de 2018, comparado a igual período do ano passado, segundo as informações do BI Inteligência de Dados Abracorp, a Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas.
Os resultados representaram receita de R$ 108 milhões para os cofres da empresa aérea – o que corresponde a 9,6% do montante comercializado pelo conjunto das Travel Management Companies associadas à entidade no segmento viagens aéreas nacionais.
“A tarifa média praticada pela Avianca no período foi a mais competitiva, de R$ 530”, informa Carlos Prado, presidente do Conselho de Administração da Abracorp.

Divulgação           Crescem os problemas enfrentados pelos usuários

INDENIZAÇÕES – Os problemas causados por companhias aéreas são a motivação da campanha que a Proteste Associação Brasileira de Consumidores lançou no último dia 27. Para orientar os consumidores que se sentiram lesados nos últimos cinco anos (em caso de voos nacionais) ou dois anos para voos internacionais, a instituição criou uma página, explicando que situações podem obrigar a companhia aérea a pagar uma indenização.
De acordo com a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), no segundo trimestre de 2018, o número de passageiros transportados pelas companhias aéreas brasileiras chegou a cerca de 24 milhões de pessoas. Com o aumento na procura por esse tipo de transporte, crescem os problemas enfrentados pelos usuários. Bagagem extraviada ou danificada, cancelamento de voo e voo atrasado são alguns dos imprevistos para os quais cabem reparações financeiras.
“Quem já passou pela desagradável surpresa de não encontrar a mala na esteira do aeroporto, no momento do desembarque, sabe como essa experiência pode ser estressante. Além disso, quando a viagem é a trabalho, qualquer minuto fora do cronograma pode causar um grande transtorno. Os consumidores precisam ir atrás dos seus direitos e nós vamos ajudá-los”, diz a head de relacionamento com o consumidor, Cristiane Cepeda. Para participar da campanha, basta acessar o link www.reclameseuvoo.com.br Em caso de dúvidas, a equipe da Proteste está disponível pelo telefone 4020 7753, das 9 às 18 horas.

TROCA – O BMW Group Brasil anuncia Rodrigo Novello como o novo diretor de Vendas e Marketing da Mini Brasil. O executivo, que até então ocupava o cargo de gerente de Vendas, Produto e Preços da marca no país substitui Julian Mallea, que assume como diretor de Vendas e Marketing da BMW Motorrad Brasil.
Brasileiro, Novello possui sólida experiência no setor automotivo, com passagens por diversos fabricantes de automóveis e componentes, sempre desempenhando funções nas áreas de Vendas e Marketing.

Divulgação     Claudemir: promover o desenvolvimento sustentável

ARTIGO
Berço da indústria petroquímica brasileira
(*) Por Claudemir Peres

Neste dia 8 de dezembro, comemora-se o aniversário de 64 anos de Mauá, município que possui grande valor para o país por ser o berço da indústria petroquímica brasileira. O polo petroquímico começou a ganhar forma em 1954 com a instalação de uma refinaria de petróleo e se expandiu a partir de 1972 com o início de operação da primeira petroquímica do Brasil.
Até o início dos anos 1970, a localização deste complexo industrial era considerada uma região afastada, não havendo quase nada em seu entorno, além de algumas poucas fazendas. Assim, a partir da configuração de uma refinaria e uma petroquímica, desenharam-se outras companhias com produtos específicos, o que impulsionou o desenvolvimento socioeconômico do município.
Atualmente o polo é formado por diversas empresas que atuam na extensa cadeia produtiva do setor, desde refinaria de petróleo até engarrafadoras de gás, e alimentam centenas de indústrias espalhadas pelo ABC. Poucas indústrias apresentam tanto poder de multiplicação de negócios e inserção em segmentos de mercados quanto a química, denominada “a indústria das indústrias”.
Assim, o polo é hoje de suma importância para diversos setores da economia de Mauá. Além de contribuir com parcela significativa dos impostos recolhidos pela cidade (do processamento de produtos como etileno, propileno e polietileno, provêm 66% da arrecadação de ICMS de Mauá), o complexo industrial gera 10 mil postos de trabalho, destes 2,5 mil são diretos.
Berço da indústria petroquímica nacional, Mauá ainda demonstra grande potencial para escrever novos capítulos desta história. Ao olhar para o futuro, nota-se que a cidade possibilita ao polo uma capacidade bastante diferenciada para expansão, em relação a qualquer outro complexo do país, justamente por estar localizado no maior centro consumidor do hemisfério Sul.
Em função deste pioneirismo, condição que não lhe permitiu prever desde o início todos os efeitos da instalação, a exemplo da proximidade entre residências e indústrias, este polo petroquímico também possui desafios superiores em relação aos outros três polos, que surgiram posteriormente e puderam se estruturar já com base na experiência de Mauá.
Neste dia 8 de dezembro, o Comitê de Fomento Industrial do Polo do Grande ABC (Cofip ABC) reafirma o compromisso de promover o desenvolvimento sustentável deste importante complexo industrial, sendo uma das prioridades da entidade dar respostas aos anseios da comunidade do entorno, ao compatibilizar interesses sociais, econômicos e ambientais.
A interação entre a indústria química e a comunidade situada no entorno das fábricas é um fator primordial para a gestão do Cofip ABC, que lidera diversas iniciativas em diálogo permanente com a população. Um exemplo disso é o Conselho Comunitário Consultivo (CCC), que representa um canal aberto para a discussão de assuntos que sejam de interesse comum.
(*) Claudemir Peres é presidente do Comitê de Fomento Industrial do Polo do Grande ABC (Cofip ABC).

Nelson Tucci é editor de Veículos & Negócios, do Jornal PERSPECTIVA.
Leia também no site www.jornalperspectiva.com.br

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