quarta-feira, 21 de novembro de 2018

Ônix fechará ano como líder

Divulgação      Modelo da GM garante a liderança pela quarta vez seguida

Nelson Tucci

Com 178.401 unidades vendidas até o fechamento da primeira quinzena deste mês de novembro, o modelo Ônix, da GM, garante a liderança do mercado brasileiro pela quarta vez seguida, com antecedência. E fechará o ano como o carro mais vendido. O hatch teve um desempenho excepcional neste ano: não perdeu a liderança em um mês sequer e mantém uma diferença intransponível em relação ao segundo e terceiro colocados.
O segundo mais vendido em 2018 é o Hyundai HB20, com 91.907 unidades até a primeira quinzena de novembro, volume que não garante a posição para o fechamento do ano, pois o terceiro colocado, o Ka, está a menos de três mil carros atrás (88.988).
As informações são da agência AutoInforme. Os demais modelos estão mais distantes. O Gol deve fechar o ano na quarta posição (tem 65.344 até agora), enquanto Prisma (60.957) e Polo (60.511) disputam a sexta posição em 2018. Já a picape Strada parece consolidada em sétimo lugar, com 58.936 unidades; o Argo em oitavo, com 55.235 e o Kwid, que com 54.372 carros, também tem praticamente garantida uma posição entre os 10 primeiros.

SEMIS – Os modelos Classic (GM), Gol (VW) e Celta (GM) lideram o ranking dos automóveis do que se convencionou chamar de seminovos mais procurados por meio do comércio eletrônico neste ano. Segundo levantamento da plataforma AutoAvaliar, utilizada atualmente em cerca de 30 mil revendedores multimarcas no Brasil, os três modelos tiveram a maior procura pelos lojistas brasileiros para alimentar o estoque e a oferta no varejo.
No ranking da AutoAvaliar com os 10 mais procurados no comércio B2B, também aparecem na lista o Ford Ka, o Ônix, e o Palio.

Divulgação      Bebidas e o e-commerce puxam vendas do modelo Accelo

CAMINHÕES – A Mercedes-Benz liderou as vendas de caminhões leves em outubro. Ao longo do mês, foram emplacadas 517 unidades, entre os modelos Accelo 815 e 1016, alcançando mais de 46% de participação de mercado, quase 20 pontos percentuais a mais em relação ao segundo colocado.
“Registramos assim, em outubro, um crescimento de 70% nos emplacamentos, em relação a setembro, que é de 300 unidades”, informa Ari de Carvalho, diretor de Vendas e Marketing Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil: “O transporte de bebidas e o e-commerce vêm puxando as vendas do Accelo no segundo semestre. Os grandes frotistas e o varejo, como os autônomos, estão se preparando para o aumento de demanda por transporte de carga e distribuição de mercadorias que sempre ocorre na virada do ano”.
No acumulado de janeiro a outubro de 2018, a Mercedes-Benz registrou o emplacamento de 3.234 caminhões leves, com incremento de 13% sobre as 2.859 unidades no mesmo período do ano passado. “Com isso, superamos os 33% de participação de mercado no segmento de leves. Sudeste, Nordeste e Sul são as regiões que mais compraram Accelo este ano”, diz Ari de Carvalho.

Divulgação  Veterano tem versões Adventure 1.8 Cabine Dupla e Freedom 1.4 Cabine Dupla

STRADA – Lançada há 20 anos, a picape Fiat Strada é uma veterana no Salão de Automóvel de São Paulo. Este ano repetiu performance. Sétimo veículo mais vendido no país, quando se consideram os carros de passeio, e líder no segmento de picapes leves, teve posição de destaque renovada com o pack Cross Road, lançado no salão. Até outubro último foram emplacadas 56.292 mil unidades e 59.193 produzidas, somando 1,36 milhão de picapes vendidas no mercado nacional desde o lançamento.
O pacote especial da Mopar reforça o DNA off-road da versão Strada Adventure 1.8 exibida. Composto por acessórios como extensor de caçamba multifuncional, que serve ainda como divisor e rampa para motos, o kit conta ainda com capa para banco impermeável, protetor de soleira e badge na lateral.
Além das versões Adventure 1.8 Cabine Dupla e Freedom 1.4 Cabine Dupla, expostas no estande, a linha conta ainda com as versões Working 1.4 Cabine Simples, Hard Working 1.4 Cabine Simples, Hard Working 1.4 Cabine Estendida e Hard Working 1.4 Cabine Dupla.

Divulgação              Campo de Provas da Ford faz 40º aniversário

PROVAS – A Ford comemora este mês 40 anos de operação do Campo de Provas na cidade de Tatuí/SP. É um completo centro de testes para o desenvolvimento de carros, picapes e caminhões da América do Sul.
O campo de provas da Ford ocupa uma área de 4,66 milhões de metros quadrados, com 60 quilômetros de pistas pavimentadas e fora de estrada para simular diferentes condições de rodagem. Entre elas, pistas de alta e baixa velocidade com diferentes tipos de piso, incluindo asfalto, pedra, areia e lama, além de rampas com até 30 graus de inclinação.
Conta também com laboratórios para medição de desempenho e consumo de combustível, emissões, evaporação, arrefecimento, frenagem, penetração de água e poeira, corrosão em cabines de névoa salina, nível sonoro interno e externo, dinâmica veicular, suspensão, calibração e desenvolvimento de motores. Há ainda uma oficina experimental para a construção de protótipos.

GOSHN – O presidente do conselho de administração da Nissan, Carlos Ghosn, foi preso na última segunda-feira, 19, no Japão. De acordo com a imprensa local, o executivo brasileiro é suspeito de ter fraudado dados referentes às suas receitas. Em comunicado divulgado na própria segunda, a montadora japonesa afirmou que uma investigação interna apurou que Ghosn, que também acumula o cargo de CEO do Grupo Renault, “subnotificou seus rendimentos às autoridades” locais.
"Além disso – prossegue a nota –, em se tratando de Ghosn, numerosos outros atos de conduta errônea foram descobertos, como uso pessoal dos ativos da companhia. A Nissan está fornecendo informação aos promotores públicos do Japão e está cooperando com as investigações".
Carlos Ghosn nasceu no Brasil há 64 anos, é cidadão francês e descendente de libaneses. Foi presidente da Nissan entre 2001 e 2017, quando assumiu a aliança Renault, Nissan e Mitsubishi. No meio empresarial era considerado um líder competente, por ter salvado a Nissan da ameaça de falência e a tornado umas das maiores do mundo atualmente.
O grupo francês Renault nomeou na terça-feira, 20, dois executivos para o comando da companhia no lugar do franco-brasileiro, até aqui mantido como presidente do Conselho, mesmo estando “temporariamente” impedido. As ações da Nissan na Bolsa tiveram impacto negativo, fechando com recuo de 5,45% na terça-feira; as da Mitsubishi perderam 7% e as ações da Renault caíram 10%, em consequência desta prisão.

André Cuoco/Divulgação      Empresa antecipa ação social: "Natal para Todos"

SOCIAL – A SBCTrans, operadora de transporte coletivo urbano de São Bernardo do Campo/SP, iniciou no dia 7 de novembro a campanha “Natal para Todos”. Objetivo é presentear centenas de famílias carentes do município com cestas básicas e kits natalinos. A ação social vai até o dia 7 de dezembro. A empresa arrecada alimentos não perecíveis, produtos de limpeza e de higiene pessoal.
“O Natal é um momento de celebração, confraternização, amor ao próximo e atitudes de altruísmo e doação. Todos os anos realizamos uma campanha natalina, mas em 2018, quando comemoramos 20 anos de fundação, decidimos promover algo maior que envolvesse toda a comunidade de São Bernardo do Campo para que algumas das pessoas mais carentes da cidade também tenham motivos e condições de comemorar esta data tão importante”, explica Milena Braga Romano, diretora executiva da SBCTrans.
Desde 7 de novembro um ônibus da SBCTrans pintado e decorado especialmente para a campanha percorre diariamente algumas das principais ruas e bairros do município para arrecadar as doações da população. Já os colaboradores poderão participar doando diferentes produtos em cada uma das cinco semanas de duração da ação.

PRÊMIO – A Fras-le foi homenageada pela Meritor com o Prêmio de Fornecedor do Ano no Waterview Loft, em Detroit, Michigan. Fruto de uma parceria de sucesso de 20 anos, a Fras-le e a Meritor reforçam sua liderança no mercado de transporte de veículos comerciais. Estiveram presentes no evento o CEO da Fras-le, Sérgio de Carvalho, o vice-presidente sênior de Vendas e Marketing, Bob Harrison, o vice-presidente de Vendas e Marketing Leandro Girardi e o gerente de Vendas e Marketing Daniel Beretta Piccoli, que desempenharam papéis fundamentais no fortalecimento e continuação desse relacionamento.
"Estamos extremamente agradecidos e honrados com esta premiação recebida de uma organização de classe mundial como a Meritor, e continuaremos com nossos esforços para fortalecer esta parceria através de um suporte comercial e técnico de excelência", disse Bob Harrison. A companhia trabalha incansavelmente para fornecer às empresas do porte da Meritor um serviço excepcional na América do Norte, bem como em outros mercados globais.

Nelson Tucci é editor de Veículos & Negócios, do Jornal PERSPECTIVA.
Leia também no site www.jornalperspectiva.com.br

Um comentário: