segunda-feira, 12 de novembro de 2018

Tendências de cores automotivas

Divulgação      Consumidores ainda preferem as cores mais conservadoras em seus automóveis

Nelson Tucci

Cores tradicionais, conservadoras, ou mais quentes e ousadas, o que prefere o consumidor? A PPG (empresa norte-americana, fundada em 1883, e de capital aberto) acaba de anunciar seus dados anuais de popularidade das cores automotivas. Segundo o estudo, os consumidores ainda preferem as cores mais conservadoras em seus automóveis. Por conta disto, quase 40% dos carros produzidos em 2018 saíram na cor branca – a preferida entre asiáticos, europeus e americanos do norte e do sul –, seguidos pela preta, com 17%, e pela cinza, com 12%.
Apesar das cores monocromáticas como branco, cinza, prata e preto continuarem a dominar globalmente, aproximadamente 2% das SUVs na América do Norte hoje são verdes. A cor continuou a ter uma forte presença no Salão Automóvel Internacional Norte Americano de 2018, com aplicações em destaque no Mercedes G-Class e no icônico Ford Mustang Bullitt. “Enquanto o verde representa uma pequena porcentagem das atuais preferências globais de cores para 2018, as tendências futuras na indústria automotiva estão refletindo a popularidade do verde na decoração de interiores e nas cores das paredes, móveis, eletrônicos de consumo e muito mais”, diz Jane Harrington, gerente global de Estilo de Cor para Revestimentos Automotivos OEM da PPG.
A posição da PPG como líder de mercado permite que a empresa observe e traduza tendências de cores globais emergentes não só para o uso em carros, mas também para aplicações no design residencial, comercial e industrial. No segmento automotivo, essas cores são apresentadas para fabricantes de equipamentos originais ano a ano. Como as cores de tinta desta empresa são vendidas em mais de 70 países, o desenvolvimento de tendências de cores é um esforço global e transcultural. A colaboração dos mais de 20 especialistas em cores da PPG gera uma abordagem baseada em fatos para as tendências de cores e preferências do consumidor, resultando em uma voz unificada na direção da cor.

Divulgação                                     Jipe Willys, modelo 1953

ÍCONE – O Salão Internacional do Automóvel de São Paulo deste ano foi palco para a apresentação de vários veículos. Um dos destaques ficou por conta da série limitada Jeep Renegade Willys, que homenageou a marca que criou os primeiros veículos da Jeep e, mais especificamente, a origem do modelo pioneiro de 1941, feito sob encomenda para o exército dos Estados Unidos.
Foram apenas 250 unidades, com base na versão Trailhawk, acrescida de vários diferenciais de estilo. A exemplo das inscrições “Willys” nos para-lamas dianteiros e “4-Wheel Drive” na tampa traseira, como era comum nos “antepassados”.
Como o Renegade Willys prestou tributo à origem militar da Jeep, nada mais adequado que mostrar um dos bravos “soldados” mais representativos. Assim, o estande da marca exibiu um Jeep Willys M-38A1 de 1953, a terceira geração dos modelos militares, iniciada com o MB e seguida pelo M-38.

RECUPERAÇÃO – A recuperação do mercado de equipamentos para construção já começou, garante o Estudo Sobratema do Mercado Brasileiro de Equipamentos para Construção, apontando projeção das vendas de equipamentos da linha amarela – movimentação de terra – que deverão crescer 40% neste ano, sobre o ano passado, totalizando 11,6 mil unidades comercializadas. O estudo foi apresentado no evento estratégico Tendências no Mercado da Construção, realizado no dia 8 último, em São Paulo.
Nesse segmento, as vendas de retroescavadeiras devem ter uma expansão de 51% em 2018, chegando a 3,15 mil unidades comercializadas. A estimativa é que as pás carregadeiras tenham uma alta de 42% nas vendas bem como as escavadeiras hidráulicas alcancem um percentual de crescimento de 30%.
O estudo também estima as vendas de caminhões rodoviários utilizados na construção, cuja previsão é de alta de 40% neste ano. Já na categoria “demais equipamentos”, que contempla guindastes, compressores portáteis, manipuladores telescópicos, plataformas aéreas, tratores de pneus pesados, e gruas torre, a expectativa é que o aumento chegue a 25% neste ano. As plataformas aéreas devem obter a maior elevação com 43%. Somada todas as categorias – linha amarela, demais equipamentos e caminhões rodoviários –, as vendas totais de máquinas para construção devem crescer 38% em 2018 em comparação a 2017.

Divulgação                                      Fora de estrada tem preço acima de R$ 100 mil

OFF ROAD – Com visual robusto e marcante, chega ao país o General 4 1000, um UTV de quatro lugares que traz de fábrica um atrativo conjunto de suspensões, com amortecedores Fox 2.0 Podium e sistema de tração on demand VersaTrac Turf Mode (AWD, 2WD e 1WD).
O veículo tem 101cv, gerados pelo motor ProStar 1000 e alimentado por injeção eletrônica. As portas são inteiriças e carrega guincho de 4.500 lbs. O modelo deve aportar por aqui ainda neste mês, com preço sugerido de R$ 109.990.
A responsável pelo produto é a Polaris, empresa que apresentou faturamento de US$ 5,4 bilhões em 2017. Ela desenvolve, produz e comercializa veículos off road inovadores, incluindo quadriciclos (ATVs) e side-by-sides (UTVs). Com 64 anos de história, está presente em mais de 130 países, com 11 subsidiárias: Alemanha, Austrália, Brasil, China, Espanha, França, Índia, Inglaterra, México, Noruega e Suécia.

DETRAN – Em função do feriado nacional da Proclamação da República, dia 15, e do feriado do Dia da Consciência Negra, 20, celebrado em municípios como a capital, as unidades do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP) terão seu funcionamento alterado nessas datas. O mesmo vale para os postos do departamento que estão dentro do Poupatempo. Consulte, pelo site, o funcionamento antes de sair de casa.

MEDALHA – O Groupe PSA do Brasil recebeu, no último dia 6, em Viena, na Áustria, a medalha de prata em uma importante premiação que reconhece as melhores práticas e inspira empresas e indivíduos em todo o mundo a aplicar conceitos de negócios sustentáveis: o Chemical Leasing de 2018, concedido pela UNIDO (Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial). A empresa foi uma das 11 finalistas da edição deste ano, concorrendo com outros 90 projetos, divididos em três categorias diferentes: Estudos de Caso, Inovações Especiais e Pesquisas. Os vencedores foram anunciados e apresentados ao público de especialistas mundiais da indústria, cientistas, acadêmicos, ONGs e instituições criadoras de políticas.
A premiação do Groupe PSA foi conquistada na categoria "Estudos de Caso", com o tema "CPU (Custo por Unidade) - Tratamento de Efluentes gerados nas Cabines de Pintura". Essa prática sustentável foi iniciada em sua fábrica de Porto Real, no estado do Rio de Janeiro, em 2015, liderada pelos colaboradores Fábio Durban, da Pintura, e Mirela Siqueira, da Gestão de Meio Ambiente, em parceria com o fornecedor Green Chemicals.
O prêmio global Chemical Leasing é patrocinado e apoiado conjuntamente pela Unido, pelo Ministério Federal de Sustentabilidade e Turismo da Áustria (BMNT), pelo Ministério Federal Alemão para o Meio Ambiente, Conservação da Natureza, Construção e Segurança Nuclear (BMUB), pela Secretaria de Estado da Suíça para Assuntos Econômicos (SECO), pelo Escritório Federal Suíço para o Ambiente (FOEN) e pela Agência Alemã do Ambiente (UBA).

Divulgação     Empresa chama atenção à Campanha de combate ao câncer de próstata

CAMPANHA – Durante o mês de novembro, o prédio central da sede da Mercedes-Benz do Brasil, em São Bernardo do Campo/SP, estará iluminado na cor azul em apoio à campanha de prevenção e combate ao câncer de próstata. A ação é uma extensão da ocorrida em outubro, quando o prédio recebeu a cor rosa em apoio à prevenção ao câncer de mama.
A iluminação tem como objetivo atrair a atenção de milhares de pessoas que passam diariamente próximo à fábrica de caminhões, ônibus e agregados, situada no bairro Paulicéia, próximo à Rodovia Anchieta, para a realização de exames que identifiquem e previnam a doença.
Para reforçar o tema internamente, entre os colaboradores, a empresa também vai promover palestras sobre a doença com o intuito de explicar os exames preventivos e tratamentos adequados em caso de descoberta. Outra iniciativa é o convite aos colaboradores a utilizarem uma peça de roupa na cor azul às sextas-feiras e enviarem fotos para divulgação nos canais de comunicação interna.

Nelson Tucci é editor de Veículos & Negócios, do Jornal PERSPECTIVA.
Leia também no site www.jornalperspectiva.com.br

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