segunda-feira, 29 de junho de 2015

Investimentos são aposta no longo prazo

Divulgação  Volkswagen: R$ 460 milhões em fábrica de motores

Nelson Tucci

Que o mercado automotivo no Brasil não anda bem, todos sabem. Pátios cheios, créditos curtos, suspensões de contratos de trabalho e previsão de vendas retraídas neste ano. Mas, nem tudo está perdido. Na última edição impressa do Perspectiva publicamos matéria sobre a nova fábrica da Mercedes, em Iracemápólis, no interior do estado de São Paulo, com investimento de R$ 500 milhões. Agora é a vez de a Volkswagen do Brasil anunciar semelhante quantia, em São Carlos, também no estado de São Paulo. Tem também lançamento de novo trator, compacto, para agricultura familiar.

A Volkswagen anunciou investimentos de R$ 460 milhões em sua fábrica de motores, em São Carlos, no interior de São Paulo, até 2018. O aporte tem como foco o início de produção no Brasil de uma tecnologia global para motores, a TSI, que promete agregar ao motor um desempenho extraordinário a um baixíssimo consumo de combustível.
Presente na linha de importados como Golf, Tiguan, Passat, Jetta e CC, o primeiro modelo nacional a receber a tecnologia TSI será o up!, com um diferencial: o motor será Total Flex. Com isso, o modelo passa a ser o primeiro 1.0l Flex produzido no Brasil a contar com essa inovação.
O motor TSI é um exemplo da tecnologia Volkswagen, associando a redução da capacidade cúbica, a precisão da injeção direta de combustível, dos comandos de válvulas variáveis e o desempenho do turbocompressor. “Por isso, a tecnologia TSI é a mais premiada do mundo no International Engine Award, proporcionando aos veículos da Volkswagen um excelente desempenho dinâmico, com reduzido consumo”, diz a assessoria da montadora.
Os novos investimentos na fábrica de São Carlos serão divididos em três fases, com o foco na nova família de motores EA211: uma linha de produção de motores, incluindo a linha específica para montagem de componentes necessários para a fabricação dos motores TSI; uma preparação para o aumento da capacidade produtiva da fábrica e uma nova e inédita linha de virabrequim.
“Estamos trazendo o que há de melhor no mundo Volkswagen para os nossos clientes também no Brasil. A produção local de motores TSI significa a introdução de uma tecnologia mundial de ponta em um carro de volume. Será o primeiro 1.0 TSI Total Flex produzido no Brasil”, declara o presidente da Volkswagen do Brasil, David Powels.

Divulgação        Marca inaugurou museu em Arese, em Milão

Divulgação    Giulia: expressão da "meccanica delle emozioni"

ALFA ROMEO – A marca Alfa Romeo está completando 105 anos. E para comemorar este aniversário, várias ações estão acontecendo simultaneamente. A marca inaugurou o seu museu histórico em Arese, Milão, Itália, em 24 de junho. Ele é o verdadeiro "centro da marca", uma ligação perfeita entre o passado, o presente e futuro da Alfa Romeo.
Lá também foi apresentado o novo modelo Giulia, expressão da "meccanica delle emozioni", onde toda a criação é centrada no motorista e na promessa de uma experiência de condução estimulante. Este novo modelo mostrará ao mundo pela primeira vez o novo emblema da Alfa Romeo, que foi renovado e modernizado do lado de fora, mantendo intactos a forma distinta e os elementos de estilo que o tornaram um símbolo tão admirado.
Tecnologia de última geração e motores inovadores estão presentes no Giulia: o motor turbo de seis cilindros com 510 cv, inspirado na Ferrari, é a nova referência de powertrain da marca, que será introduzido na versão Quadrifoglio.

Gilmar Gomes     Trator 4233: modelo isodiamétrico

AGRALE – A Agrale, principal fabricante de tratores no segmento destinado à agricultura familiar, continua apostando no presente e no futuro. E acaba de lançar o trator 4233, primeiro modelo isodiamétrico (rodados do mesmo tamanho) produzido no Brasil. Proposta inovadora, possui dimensões reduzidas, tornando-se ideal para trabalhos em culturas baixas e estreitas, que exigem equipamentos de dimensões reduzidas, como na viticultura (uva latada), fruticultura e avicultura, entre outras.
Segundo Silvio Rigoni, gerente de vendas de tratores da Agrale, o novo trator “tem como grande diferencial ser mais baixo, confortável e potente que os modelos disponíveis no mercado, ideal para trabalhar em culturas adensadas e baixas, proporcionando maior eficiência, pois não danifica o plantio, além de conforto e segurança ao operador”.

CARTÃO VERMELHO – O Programa de Avaliação de Carros Novos para a América Latina e Caribe (Latin NCAP), do qual a Proteste Associação de Consumidores é parceira, retirou as três estrelas em segurança do Renault Clio, atribuindo-lhe zero estrela para a proteção dos adultos. O Latin NCAP tomou tal medida após constatar que a produção do Renault Clio foi transferida para a Colômbia sem contar com airbags, nem sequer no modelo com equipamento opcional.
Em 2013, o Renault Clio Mio havia obtido zero estrela para sua versão sem airbags para ocupantes. Como resultado do teste de colisão, a Renault se comprometeu a comercializar apenas o modelo com airbags para motoristas e acompanhantes, instalados como padrão para a América Latina.
Por causa desse compromisso e teste de produção, o Latin NCAP voltou a avaliar o Renault Clio com airbags para motorista e acompanhante, quando o veículo obteve três estrelas.
Após tomar conhecimento do rebaixamento na avaliação do Clio vendido na Colômbia, a Renault se comprometeu a incluir airbags de passageiro e acompanhante em fevereiro de 2016. Mas, por enquanto, o Latin NCAP mantém a classificação zero estrela em relação à proteção dos ocupantes adultos.
David Ward, secretário geral do Global NCAP, disse: "O Latin NCAP age de forma certa ao tomar essa decisão sem precedentes, tirando a pontuação da Renault por seu modelo Clio. É muito decepcionante que um fabricante mundial, como a Renault, quebre seu compromisso de melhorar a segurança veicular na América Latina”.

COMPETITIVIDADE – O impacto da falta de competitividade no mercado aduaneiro brasileiro foi debatido na quarta-feira 24, durante o Congresso da 17ª TranspoSul, promovida pelo Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas e Logística no Estado do Rio Grande do Sul (Setcergs).
Na oportunidade, o coordenador executivo da Aliança por Modernização Logística do Comércio Exterior (Procomex), John Edwin Mein, abordou o "Caminho para Modernização Aduaneira", destacando que estão sendo estudados sistemas, procedimentos, normas e recomendações: "Temos um foco muito preciso. Agilizamos em 50% a espera para liberação de cargas e hoje não há a necessidade de levar toda a documentação. Nosso objetivo é construir confiança para o bem do país. Quando se reduz custo, a competitividade é gerada".

CAFÉ – Aconteceu de quarta a sexta-feira passadas, 24 a 26, o IX Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil em Curitiba, PR. A Rede Social do Café (http://bit.ly/simposio-cafes-do-brasil) disponibilizará, em breve, o registro de palestras e trabalhos apresentados no evento. O Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil é realizado a cada dois anos com o objetivo de promover ampla discussão da comunidade científica com os diversos setores da cadeia produtiva do café visando ao desenvolvimento de tecnologias para o aumento da competitividade e melhoria da qualidade do produto.

Nelson Tucci é editor de Veículos & Negócios, do Jornal PERSPECTIVA.
Leia também no site www.jornalperspectiva.com.br

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