Divulgação Consumidores ainda preferem as cores mais conservadoras em seus automóveis
Nelson Tucci
Cores
tradicionais, conservadoras, ou mais quentes e ousadas, o que prefere o
consumidor? A PPG (empresa norte-americana, fundada em 1883, e de capital
aberto) acaba de anunciar seus dados anuais de popularidade das cores
automotivas. Segundo o estudo, os consumidores ainda preferem as cores mais
conservadoras em seus automóveis. Por conta disto, quase 40% dos carros produzidos
em 2018 saíram na cor branca – a preferida entre asiáticos, europeus e
americanos do norte e do sul –, seguidos pela preta, com 17%, e pela cinza, com
12%.
Apesar
das cores monocromáticas como branco, cinza, prata e preto continuarem a
dominar globalmente, aproximadamente 2% das SUVs na América do Norte hoje são
verdes. A cor continuou a ter uma forte presença no Salão Automóvel
Internacional Norte Americano de 2018, com aplicações em destaque no Mercedes
G-Class e no icônico Ford Mustang Bullitt. “Enquanto o verde representa uma
pequena porcentagem das atuais preferências globais de cores para 2018, as
tendências futuras na indústria automotiva estão refletindo a popularidade do
verde na decoração de interiores e nas cores das paredes, móveis, eletrônicos
de consumo e muito mais”, diz Jane Harrington, gerente global de Estilo de Cor
para Revestimentos Automotivos OEM da PPG.
A
posição da PPG como líder de mercado permite que a empresa observe e traduza
tendências de cores globais emergentes não só para o uso em carros, mas também
para aplicações no design residencial, comercial e industrial. No segmento
automotivo, essas cores são apresentadas para fabricantes de equipamentos
originais ano a ano. Como as cores de tinta desta empresa são vendidas em mais de
70 países, o desenvolvimento de tendências de cores é um esforço global e
transcultural. A colaboração dos mais de 20 especialistas em cores da PPG gera
uma abordagem baseada em fatos para as tendências de cores e preferências do
consumidor, resultando em uma voz unificada na direção da cor.
ÍCONE – O Salão
Internacional do Automóvel de São Paulo deste ano foi palco para a apresentação
de vários veículos. Um dos destaques ficou por conta da série limitada Jeep
Renegade Willys, que homenageou a marca que criou os primeiros veículos da Jeep
e, mais especificamente, a origem do modelo pioneiro de 1941, feito sob
encomenda para o exército dos Estados Unidos.
Foram
apenas 250 unidades, com base na versão Trailhawk, acrescida de vários
diferenciais de estilo. A exemplo das inscrições “Willys” nos para-lamas
dianteiros e “4-Wheel Drive” na tampa traseira, como era comum nos
“antepassados”.
Como
o Renegade Willys prestou tributo à origem militar da Jeep, nada mais adequado
que mostrar um dos bravos “soldados” mais representativos. Assim, o estande da
marca exibiu um Jeep Willys M-38A1 de 1953, a terceira geração dos modelos
militares, iniciada com o MB e seguida pelo M-38.
RECUPERAÇÃO – A recuperação
do mercado de equipamentos para construção já começou, garante o Estudo
Sobratema do Mercado Brasileiro de Equipamentos para Construção, apontando
projeção das vendas de equipamentos da linha amarela – movimentação de terra –
que deverão crescer 40% neste ano, sobre o ano passado, totalizando 11,6 mil
unidades comercializadas. O estudo foi apresentado no evento estratégico
Tendências no Mercado da Construção, realizado no dia 8 último, em São Paulo.
Nesse
segmento, as vendas de retroescavadeiras devem ter uma expansão de 51% em 2018,
chegando a 3,15 mil unidades comercializadas. A estimativa é que as pás
carregadeiras tenham uma alta de 42% nas vendas bem como as escavadeiras
hidráulicas alcancem um percentual de crescimento de 30%.
O
estudo também estima as vendas de caminhões rodoviários utilizados na
construção, cuja previsão é de alta de 40% neste ano. Já na categoria “demais
equipamentos”, que contempla guindastes, compressores portáteis, manipuladores
telescópicos, plataformas aéreas, tratores de pneus pesados, e gruas torre, a
expectativa é que o aumento chegue a 25% neste ano. As plataformas aéreas devem
obter a maior elevação com 43%. Somada todas as categorias – linha amarela,
demais equipamentos e caminhões rodoviários –, as vendas totais de máquinas
para construção devem crescer 38% em 2018 em comparação a 2017.
OFF ROAD – Com visual
robusto e marcante, chega ao país o General 4 1000, um UTV de quatro lugares
que traz de fábrica um atrativo conjunto de suspensões, com amortecedores Fox
2.0 Podium e sistema de tração on demand VersaTrac Turf Mode (AWD, 2WD e 1WD).
O
veículo tem 101cv, gerados pelo motor ProStar 1000 e alimentado por injeção
eletrônica. As portas são inteiriças e carrega guincho de 4.500 lbs. O modelo
deve aportar por aqui ainda neste mês, com preço sugerido de R$ 109.990.
A
responsável pelo produto é a Polaris, empresa que apresentou faturamento de US$
5,4 bilhões em 2017. Ela desenvolve, produz e comercializa veículos off road
inovadores, incluindo quadriciclos (ATVs) e side-by-sides (UTVs). Com 64 anos
de história, está presente em mais de 130 países, com 11 subsidiárias:
Alemanha, Austrália, Brasil, China, Espanha, França, Índia, Inglaterra, México,
Noruega e Suécia.
DETRAN – Em função do
feriado nacional da Proclamação da República, dia 15, e do feriado do Dia da
Consciência Negra, 20, celebrado em municípios como a capital, as unidades do
Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP) terão seu
funcionamento alterado nessas datas. O mesmo vale para os postos do
departamento que estão dentro do Poupatempo. Consulte, pelo site, o
funcionamento antes de sair de casa.
MEDALHA – O Groupe PSA
do Brasil recebeu, no último dia 6, em Viena, na Áustria, a medalha de prata em
uma importante premiação que reconhece as melhores práticas e inspira empresas
e indivíduos em todo o mundo a aplicar conceitos de negócios sustentáveis: o Chemical Leasing de 2018,
concedido pela UNIDO (Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento
Industrial). A empresa foi uma das 11 finalistas da edição deste ano,
concorrendo com outros 90 projetos, divididos em três categorias diferentes:
Estudos de Caso, Inovações Especiais e Pesquisas. Os vencedores foram
anunciados e apresentados ao público de especialistas mundiais da indústria,
cientistas, acadêmicos, ONGs e instituições criadoras de políticas.
A
premiação do Groupe PSA foi conquistada na categoria "Estudos de
Caso", com o tema "CPU (Custo por Unidade) - Tratamento de Efluentes
gerados nas Cabines de Pintura". Essa prática sustentável foi iniciada em
sua fábrica de Porto Real, no estado do Rio de Janeiro, em 2015, liderada pelos
colaboradores Fábio Durban, da Pintura, e Mirela Siqueira, da Gestão de Meio
Ambiente, em parceria com o fornecedor Green Chemicals.
O
prêmio global Chemical
Leasing é
patrocinado e apoiado conjuntamente pela Unido, pelo Ministério Federal de
Sustentabilidade e Turismo da Áustria (BMNT), pelo Ministério Federal Alemão
para o Meio Ambiente, Conservação da Natureza, Construção e Segurança Nuclear
(BMUB), pela Secretaria de Estado da Suíça para Assuntos Econômicos (SECO),
pelo Escritório Federal Suíço para o Ambiente (FOEN) e pela Agência Alemã do
Ambiente (UBA).
CAMPANHA – Durante o mês
de novembro, o prédio central da sede da Mercedes-Benz do Brasil, em São
Bernardo do Campo/SP, estará iluminado na cor azul em apoio à campanha de
prevenção e combate ao câncer de próstata. A ação é uma extensão da ocorrida em
outubro, quando o prédio recebeu a cor rosa em apoio à prevenção ao câncer de
mama.
A
iluminação tem como objetivo atrair a atenção de milhares de pessoas que passam
diariamente próximo à fábrica de caminhões, ônibus e agregados, situada no
bairro Paulicéia, próximo à Rodovia Anchieta, para a realização de exames que
identifiquem e previnam a doença.
Para
reforçar o tema internamente, entre os colaboradores, a empresa também vai
promover palestras sobre a doença com o intuito de explicar os exames
preventivos e tratamentos adequados em caso de descoberta. Outra iniciativa é o
convite aos colaboradores a utilizarem uma peça de roupa na cor azul às
sextas-feiras e enviarem fotos para divulgação nos canais de comunicação
interna.
Nelson Tucci é editor de Veículos
& Negócios, do Jornal PERSPECTIVA.
Leia também no site www.jornalperspectiva.com.br
Essa loja de carros multimarcas leste é show de bola!
ResponderExcluirObrigada pelas informações da loja de carros multimarcas zona leste.
ResponderExcluirEu indico esses multimarcas. Parabéns!!
ResponderExcluir