sexta-feira, 28 de fevereiro de 2025

6,5 milhões nas estradas!

Divulgação                       Fluxo será intenso durante os dias de folia

Nelson Tucci

Começa o Carnaval no Brasil, nesta sexta, 28. Pela previsão da concessionária Arteris, uma das maiores gestoras de infraestrutura rodoviária, aproximadamente 6,5 milhões de veículos estrão nas estradas, entre hoje e Quarta-Feira de Cinzas, 5 de março, em São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná e Santa Catarina. Em uma média aritmética, isto representa mais de 20 milhões de pessoas correndo atrás, ou fugindo, da folia.

Para garantir a segurança dos motoristas e passageiros, bem como de outros usuários que utilizam a rodovia, como os próprios colaboradores, motociclistas, ciclistas e pedestres, a companhia reforçará suas equipes operacionais, disponibilizando recursos extras para atendimento em caso de ocorrências.

IMPORTANTE: Evite distrações ao volante – O uso do celular e outras distrações podem tirar a atenção do motorista, comprometendo a segurança.

HORÁRIOS – Planeje sua viagem e evite horários de maior movimento:

Régis Bittencourt (BR-116/SP e PR)

Condições de tráfego: 0800 709 0116 e https://x.com/Arteris_ARB

Sexta-feira (28/2) - das 6h às 23h

Sábado (1/3) - das 6h às 18h

Domingo (2/3) - das 9h às 17h

Segunda-feira (3/3) - das 11h às 18h

Terça-feira (4/3) - das 10h às 19h

Quarta-feira (5/3) - das 10h às 17h

Fernão Dias (BR-381/MG e SP)

Condições de tráfego: 0800 283 0381 e https://x.com/Arteris_AFD

Sexta-feira (28/2) - das 12h às 22h

Sábado (1/3) - das 7h às 15h

Domingo (2/3) - das 10h às 18h

Segunda-feira (3/3) - das 10h às 18h

Terça-feira (4/3) - das 10h às 18h

Quarta-feira (5/3) das 8h às 21h

Litoral Sul (BR-116/PR, BR-376/PR e BR-101/SC)

Condições de tráfego: 0800 725 1771 e https://x.com/Arteris_ALS

Sexta-feira (28/2) - das 9h às 17h

Sábado (1/3) - das 7h às 15h

Domingo (2/3) - das 9h às 18h

Segunda-feira (3/3) - das 10h às 16h

Terça-feira (4/3) - das 10h às 17h

Quarta-feira (5/3) das 9h às 17h


CARROCERIAS – Época de balanços, é hora de mostrar o que a Marcopolo (companhia aberta) realizou em 2024. De acordo com os resultados divulgados, a empresa fabricante de carrocerias de ônibus vendeu 15.289 unidades em 2024, registrando crescimento de 17,3% em relação ao ano anterior (2023).

Já a receita líquida ficou na casa dos R$ 8,5 bilhões, sendo 28,6% maior que a anterior (ano de 23). 


RECICLÁVEIS – Ao longo de 2024, o Programa Novo Trilho da VLI – companhia de soluções logísticas que opera ferrovias, portos e terminais –, recebeu 110 toneladas de resíduos sólidos recicláveis em 30 pontos de coleta. Estes estão dispostos em 14 municípios, espalhados pelos Estados de Minas Gerais, Maranhão e São Paulo. Em relação a 2023, houve um acréscimo de 20 toneladas recolhidas no ano passado, devido à ampliação do programa. Em 2023 eram 26 pontos de coleta em 10 cidades brasileiras.

Criada em setembro de 2021 para estimular atitudes mais sustentáveis, por meio da destinação adequada de reciclados, a iniciativa ajuda a proteger o meio ambiente, incrementa a renda de famílias que promovem a reciclagem, bem como garante produtos e serviços em prol da comunidade escolar.


ANFAVEA – Neste mês de março próximo assume o cargo de CEO da Anfavea (associação das montadoras) o executivo Igor Calvet. Apoio à inovação e diálogo com o governo serão dois dos principais pontos de sua atuação. 


Divulgação                   KIA EV4_1 é opção para mercado de elétricos

LANÇAMENTO – A Kia Corporation apresentou seus novos modelos EV4 e Concept EV2 durante o EV Day da marca em Tarragona, Espanha, com o Concept EV2 servindo como uma prévia de um futuro modelo de produção.

Versátil e prático, o EV4 representa o primeiro sedã e hatchback elétricos da Kia, projetado para ser um veículo completo, capaz de circular tanto em cidades quanto em longas viagens. Lançado para redefinir o segmento compacto e exibido em versões de quatro portas (sedã) e cinco portas (hatchback), o Kia EV4 traz uma nova abordagem à estética tradicional do setor.

Como indica o slogan da campanha, "Your Edge in Motion", o Kia EV4 introduz uma nova tipologia de sedãs e hatchbacks. Com isso, a Kia amplia as opções em um mercado de veículos elétricos tradicionalmente focado em CUVs e SUVs.


Nelson Tucci é editor de Veículos & Negócios, do Jornal PERSPECTIVA.

Leia também no site www.jornalperspectiva.com.br

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2025

Congonhas adota bus elétrico

Divulgação     Dez unidades vão operar durante o funcionamento do terminal

Nelson Tucci

Com investimentos em sustentabilidade e no conforto dos passageiros, a Aena, maior operadora aeroportuária do Brasil, inaugura em Congonhas a primeira frota de ônibus elétricos para aeroportos do país. Os veículos já entraram em circulação na última semana, destinados ao transporte de viajantes para embarque e desembarque remoto. Foram adquiridas 10 unidades, que vão operar durante todo o período de funcionamento do terminal. Cada veículo tem 12,2 metros de comprimento e capacidade para até 80 passageiros.

Além de aumentar o conforto dos usuários, a aquisição dos ônibus elétricos é mais um passo importante no projeto de sustentabilidade da Aena. Com zero emissão de gás carbônico e zero ruído, a expectativa é que os veículos deixem de liberar cerca de 464 toneladas de CO2 equivalente por ano na atmosfera

Os ônibus elétricos que passam a operar no Aeroporto de Congonhas foram adaptados exclusivamente para a Aena, numa parceria com a TEVX Higer. Os veículos operaram em fase de testes em Congonhas em novembro de 2023 e agora entram na frota de forma definitiva. Por ano, cerca de 464 toneladas de CO2 equivalente deixarão de ser emitidas na atmosfera, o que representa 25% de toda a emissão de combustão móvel da Aena no Brasil.


Divulgação                     Certificação de latarias para indústrias associadas

CERTIFICAÇÃO – A Associação Nacional dos Fabricantes e Comercializadores de Autopeças para o Mercado de Reposição (Anfape) finalizou os procedimentos de certificação de latarias para indústrias associadas. Por meio da Intertek do Brasil, empresa certificadora de padrão internacional, a entidade aprovou projeto técnico e econômico viável para que todo e qualquer associado, grande ou pequeno, com diversidade de produtos ou apenas um só em seu catálogo, tenha a possibilidade de buscar a certificação.

“Com o selo de certificação, nossos associados terão a oportunidade de demonstrar seus compromissos com padrões de excelência, conquistando a confiança dos consumidores e de setores como as seguradoras. Isso não apenas fortalece a imagem das empresas no mercado, mas também as posiciona como players competitivos em um setor onde a qualidade é cada vez mais valorizada”, avalia Renato Fonseca, presidente da associação.


DESCARBONIZAÇÃO – A Cummins Inc. anunciou a aquisição de ativos da First Mode, líder em soluções híbridas de retrofit para operações de mineração e ferrovias. A aquisição inclui linhas de produtos híbridos para mineração e ferrovias, além do portfólio completo de propriedade intelectual (IP), que abrange soluções de propulsão a hidrogênio e baterias. Essa tecnologia representa o primeiro sistema híbrido de retrofit comercialmente disponível para equipamentos de mineração, reduzindo significativamente o custo total de propriedade (TCO) e avançando a descarbonização nas operações.

Além disso, a Cummins está adquirindo o portfólio comercial da First Mode, bem como suas equipes de produção e técnicos na Austrália, Estados Unidos e Chile. A First Mode continuará atendendo os clientes em suas necessidades durante a transição, com o envio de produtos no primeiro trimestre.


Divulgação                               SUV flagship elétrico de 7 lugares

LANÇAMENTO – Pela primeira vez em exposição ao grande público no torneio de tênis Rio Open 2025 – ATP 500, a Kia disponibilizou os detalhes do Kia EV9 para o mercado brasileiro, seu SUV flagship elétrico de 7 lugares que traz sua tecnologia de ponta, design marcante e desempenho que lidera a rápida transformação da marca como uma provedora de soluções de mobilidade sustentável.

A presença visual ousada e confiante do EV9 é inspirada na filosofia de design “Opostos Unidos” da Kia, que aproveita a tensão criativa gerada pelos valores divergentes da natureza e da modernidade para oferecer um todo harmonioso. Os designers da Kia fundiram uma combinação única de formas esculturais com uma geometria sólida e assertiva para criar um SUV contemporâneo.

O Kia EV9 conta com o Sistema Inteligente de Iluminação Frontal (IFS na sigla em inglês), que faz com que alguns dos cubos ópticos do farol se apaguem automaticamente, dependendo do veículo que se aproxima.

 

CRESCIMENTO – De acordo com a Bright Consulting, o mercado de autos cresceu 7,7% nos primeiros 45 dias de 2025 versus igual período de 2024.

Foram registrados 73.912 emplacamentos na primeira quinzena de fevereiro, um aumento de 7,4% em relação à primeira quinzena de janeiro (68.851 unidades) e 15,9% acima do mesmo período de 2024 (63.790 unidades). Esse resultado é consequência dos feriados de Carnaval, ocorridos em fevereiro de 2024, enquanto a primeira quinzena de 2025 foi "cheia".

Os primeiros 45 dias do ano acumulam 232.168 unidades, 7,7% acima das 215.630 de 2024.


Nelson Tucci é editor de Veículos & Negócios, do Jornal PERSPECTIVA.

Leia também no site www.jornalperspectiva.com.br

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2025

Aposta em lançamento futurista

Divulgação    Híbrido da Hyundai tem potência máxima combinada de 141 cv

Nelson Tucci

A Hyundai Motor Brasil anuncia a chegada do Novo Kona Hybrid ao mercado brasileiro em abril. O modelo, globalmente em sua segunda geração, está maior e reforça a abordagem dos mais recentes lançamentos da montadora coreana, voltados à modernidade, ousadia e inovação. Com motorização híbrida, este SUV vai completar o portfólio de veículos eletrificados da montadora no Brasil, recentemente renovado com o Ioniq 5, modelo 100% elétrico. O Novo Kona tem visual futurista e trará a linguagem de design da Hyundai Seamless Lighting, com os faróis conectados por uma faixa de luz contínua.

“Estamos trazendo para o Brasil a configuração híbrida, cada vez mais procurada pelo consumidor. Assim, daremos continuidade à renovação e ampliação de nosso portfólio no país, agora com a opção de motorização híbrida aliando-se às variações a combustão e totalmente eletrificadas”, comenta Oscar Castro, diretor executivo de Vendas da Hyundai Motor Brasil.

O modelo estará disponível em duas opções de configuração, Ultimate e Signature. Serão cinco as possibilidades de cores externas: Branco Atlas, Cinza Ecotronic Matte, Preto Abyss Perolizado, Cinza Cyber Metálico e Cinza Pérola. No interior, também será possível escolher por acabamentos em preto ou cinza. Preços ainda não foram divulgados e, segundo a montadora, serão informados mais próximo do início das vendas em abril.

 

USADOS – A Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) divulgou o balanço das transações de veículos usados no primeiro mês de 2025. Em janeiro foram comercializadas 1.224.616 unidades, alta de 2,1% em relação a janeiro de 2024, quando foram transacionados 1.199.567 veículos. “Como muitos veículos usados são dados como parte de pagamento na compra de um novo, a performance dos emplacamentos é fundamental para a movimentação do mercado”, diz o presidente da Fenabrave, Arcelio Júnior.

Os automóveis e comerciais leves, isolados do resultado, somaram 901.389 unidades em janeiro último, representando avanço de 1,1% em comparação ao mesmo mês de 2024. Os modelos com até 3 anos de fabricação representam 9,7% do total negociado no mês.

O segmento de caminhões também mostrou desempenho positivo no comparativo anual, com um crescimento de 4,4% sobre janeiro de 2024. No mesmo período, os ônibus comercializaram 3.335 unidades, mostrando alta de 0,9% na comparação anual. Enquanto as motos registraram 279.601 unidades transacionadas em janeiro, revelando alta de 5,8% em relação ao mesmo período de 2024.


NOVOS – Em janeiro último, a FIAT manteve-se na liderança, reunindo 21,5% de market share. A VW permanece em segundo e o destaque ficou por conta da BYD, 9ª marca mais vendida, com crescimento de 53% comparando o último janeiro com o mesmo mês de 2024.


FROTA – A Suzano, maior produtora mundial de celulose e referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do eucalipto, está investindo na eletrificação da frota de veículos em suas operações logísticas. A iniciativa faz parte de uma parceria com a Reiterlog, pioneira no uso de caminhões elétricos pesados no Brasil e detentora da maior frota sustentável do país.

Os novos caminhões elétricos, responsáveis pelo transporte de papéis de imprimir e escrever e papéis tissue, estão operando em rotas dedicadas nas unidades da companhia em Mogi das Cruzes e Limeira, estrategicamente selecionadas devido às suas distâncias curtas e operações produtivas. A iniciativa acompanha a crescente tendência de eletrificação das frotas no Brasil ao mesmo tempo que reforça o compromisso da companhia com a sustentabilidade – já que essas operações são totalmente livres de emissão de carbono – e a inovação no setor logístico.

“Em nossa operação logística, estamos comprometidos em adotar soluções que não apenas otimizem a eficiência, mas que também contribuam para a descarbonização de nossa frota”, diz Matheus Vendramini Benites, gerente de suprimentos logísticos da Suzano.


BIOMETANO – A Scania anuncia a substituição do Gás Natural por Gás Biometano Renovável em sua operação na unidade industrial de São Bernardo do Campo/SP. A iniciativa resultará na redução de cerca de 250 toneladas de CO2 de origem fóssil por mês emitidos na atmosfera pela fábrica. Com isto, ao final deste ano serão mais de 2.750 toneladas que deixarão de ser lançadas no meio ambiente, considerando o volume de produção planejado.

A migração do Gás Natural fóssil para o Biometano verde abrange atividades nas estufas do processo de pintura de cabinas, nos equipamentos dos restaurantes dos colaboradores, no abastecimento dos veículos industriais – como as empilhadeiras – e, também, impacta as Emissões Indiretas (Escopo 3) da empresa, levando em conta o primeiro abastecimento dos veículos movidos a gás entregues aos clientes e nos veículos da LOTS – empresa do Grupo Scania focada em soluções logísticas. “Com esse movimento auxiliamos o atingimento da meta conferida pelo Science Based Target (SBTi) de reduzir em 50%, até o final deste ano, as emissões liberadas no meio ambiente nos Escopos 1 e 2, levando em conta a operação de todas as unidades da Scania mundo afora”, destaca o presidente e CEO da Operação Industrial da Scania para a América Latina, Christopher Podgorski.


QUEDA – A Nissan, que não deverá mais se fundir com a Honda, amarga queda nos lucros no último trimestre do ano passado (agora consolidados). O recuo do lucro operacional foi de 78%, em relação a igual período do ano anterior, registrando 120 bilhões de ienes (equivalente a US$ 781 milhões).


Nelson Tucci é editor de Veículos & Negócios, do Jornal PERSPECTIVA.

Leia também no site www.jornalperspectiva.com.br

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2025

BR-101 lidera preço de combustíveis

Divulgação   Comparação com a Régis Bittencourt, Presidente Dutra e Fernão Dias

Nelson Tucci

A rodovia BR-101 apresentou o maior preço médio para a gasolina, etanol e ambos os tipos de diesel durante o mês de janeiro último. O levantamento é resultado do Índice de Preços Edenred Ticket Log (IPTL), consolidando o comportamento de preços das transações nos postos de combustível, trazendo uma média precisa. A base de comparação é feita com a Régis Bittencourt, Presidente Dutra e Fernão Dias, que estão entre as principais rodovias brasileiras.

Na BR-101, o diesel comum foi encontrado em média por R$ 6,30 e o S-10 por R$ 6,38. Já a gasolina foi comercializada a R$ 6,38 e o etanol a R$ 4,74.

“Segundo a última análise do IPTL, de janeiro, a BR-101 registrou os preços médios de combustíveis mais caros entre as rodovias verificadas, o que pode ser explicado a partir de alguns fatores característicos da rodovia, como a maior distância dos grandes centros de refino e distribuição”, explica Douglas Pina, Diretor-Geral de Mobilidade da Edenred Brasil.


CIVIC – A Webmotors, ecossistema automotivo e portal de negócios e soluções para o segmento, revelou que o Honda Civic foi o carro mais procurado do Brasil em 2024.

A informação faz parte de um levantamento inédito realizado pelo Webmotors Autoinsights, ferramenta que fornece dados e informações sobre o mercado automotivo brasileiro, para apontar os 10 modelos de automóveis mais buscados do ano pelos usuários da plataforma em todo o país.

Segundo o levantamento, o clássico da Honda recebeu 4,5% do total de visitas de usuários da plataforma entre janeiro e dezembro de 2024. O ranking é seguido pelo Toyota Corolla (3,7%), Chevrolet Onix (2,8%), Honda HR-V (2,4%), Hyundai HB20 (2,3%), Volkswagen Gol (2,2%), Volkswagen Polo (2,2%), Jeep Compass (2,2%), Honda Fit (2,2%) e Volkswagen Jetta (2,1%).


ESTRUTURA – A Hyundai do Brasil atualiza sua estrutura de Vendas para o país. A partir da saída de Angel Martinez, vice-presidente de Vendas, para se dedicar a projetos pessoais, o comando das operações passa para Oscar Castro, atual diretor de Planejamento e Vendas ao Varejo. A mudança ocorre a partir desta segunda-feira, 10.


RECORDE – A Ford comemora um crescimento de 40% em janeiro comparado ao mesmo mês do ano passado, enquanto a indústria avançou 6%. A Ranger continuou como destaque da montadora, registrando avanço de 48% no Brasil e recorde histórico no continente.

“Janeiro é um mês tradicionalmente sazonal devido às férias. Mesmo assim, continuamos a manter um volume consistente de vendas e um desempenho melhor que o do mercado, trazendo um ganho importante de participação para a marca”, diz Antonio Baltar Jr., diretor de Vendas, Marketing e Serviços da Ford.

Assim como no Brasil, a Ford também colheu bons resultados na América do Sul, com um crescimento de 43% nas vendas em janeiro, comparado aos 18% do mercado. Com isso, atingiu sua maior participação na indústria desde a reestruturação em 2021, com 3,8%.


Divulgação                              Percorridos 2.906 km com uma única carga

HIDROGÊNIO – A Accelera, segmento de negócios da Cummins, estabeleceu um novo marco ao entrar para o Guinness com a maior distância percorrida por um caminhão elétrico pesado movido a célula de combustível de hidrogênio (FCEV) sem reabastecimento.

A Cummins afirma que “esse feito reforça a liderança da no desenvolvimento de soluções inovadoras para transporte sustentável e geração de energia”. O protótipo H2Rescue, baseado no Kenworth T370 e projetado para missões críticas, completou 2.906 km com uma única carga no último trimestre de 2024, no centro da Califórnia, Estados Unidos. A experiência foi monitorada e validada por um juiz do Guinness World Records, confirmando estar lacrado o tanque de hidrogênio do caminhão antes do início da viagem.

Esta jornada destacou a viabilidade do hidrogênio como alternativa para transporte de longa distância e aplicações em cenários de emergência. Equipado com um motor de célula de combustível Accelera by Cummins e um propulsor de tração de 250 kW, o veículo consumiu 168 kg de hidrogênio durante o trajeto, com velocidades entre 80 e 88 km/h em vias públicas. Além disso, o H2Rescue, operou em temperaturas que variaram de 15° C a 27° C, emitindo 0 kg de CO uma redução significativa em comparação aos 301 kg emitidos por um caminhão tradicional no mesmo percurso.


DESEMPENHO – A Associação Nacional dos Veículos Automotores (Anfavea) adiou de sexta última para esta segunda, 10, a divulgação do desempenho da indústria automobilística no último mês de janeiro.


IMPLEMENTOS – O volume de implementos rodoviários comercializados no primeiro mês de 2025 é 1,5% superior ao mesmo período de 2024. Foram 11.461 produtos, ante 11.288 unidades registradas no primeiro mês do ano passado, informa a Associação Nacional dos Fabricantes de Implementos Rodoviários (Anfir).

“O resultado desse primeiro mês ficou dentro da expectativa da Anfir com o segmento Leve se destacando e o Pesado registrando volume de emplacamentos abaixo do mesmo mês do ano passado”, avalia José Carlos Spricigo, presidente da associação.


CLIMA – A Pirelli está confirmada pelo sétimo ano consecutivo entre os líderes globais na luta contra as mudanças climáticas, obtendo um lugar na lista Climate A de 2024 do CDP, organização internacional sem fins lucrativos que reuniu e analisou informações sobre questões ambientais de mais de 24.800 empresas.

A classificação “A” na seção Clima, a pontuação máxima possível, foi concedida à Pirelli com base em sua estratégia de descarbonização, na eficácia dos esforços feitos para reduzir as emissões e os riscos climáticos, e para desenvolver uma economia de baixas emissões de carbono, bem como pela completude e transparência das informações fornecidas e adoção das melhores práticas associadas ao impacto ambiental.


CAI CAI – Não, a notícia não tem a ver com o futebol brasileiro ou qualquer de seus personagens. Trata-se do mercado automotivo e da gigante Toyota, maior montadora de automóveis no mundo. Em 2024, o resultado global de vendas foi de 10,8 milhões de unidades vendidas – representando recuo de 1,5% em relação ao ano anterior (2023). Ainda assim, a japonesa permanece à frente da alemã VW e da coreana Hyundai.

Na América Latina a produção caiu 5,5% (vendendo 372 mil unidades) e no Brasil o recuo foi de 4,3% (203 mil unidades).


QUENTE-FRIO – A notícia deve circular oficialmente a partir desta segunda, 10. A Nissan, que discutia uma fusão com a Honda, em conversas que pareciam quentes, esfriou os entendimentos depois de ver a proposta da outra japonesa, idealizando transformar a Nissan em subsidiária.

No Japão, a Honda é a segunda maior montadora e a Nissan a terceira. Caso as conversas sejam reaquecidas esta nova companhia seria a terceira em nível mundial (ficando atrás somente da conterrânea Toyota e da alemã Volkswagen).


Nelson Tucci é editor de Veículos & Negócios, do Jornal PERSPECTIVA.

Leia também no site www.jornalperspectiva.com.br

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2025

Série GM 100 Anos de Brasil

Divulgação         Veículos da série serão lançados com cores diferenciadas

Nelson Tucci

A General Motors (GM), detentora da marca Chevrolet, tem “no forno” uma Série Especial para ser lançada em comemoração aos 100 Anos de Brasil. Em breve os modelos Onix hatch, Tracker e S10 serão vistos com a marca celebrativa.

“A escolha foi motivada por algumas razões, a começar pela relevância que cada um deles representa para o mercado nacional, até como símbolo de inovação e pioneirismo em seus respectivos segmentos, os de hatch, SUV e picape”, explica Paula Saiani, diretora de Marketing de Produto da GM América do Sul.

Esses veículos da série especial serão lançados ao longo deste ano e todos com cores diferenciadas “que agregam brasilidade e elementos exclusivos, seja de acabamento ou dinâmicos”, destaca a montadora. A S10 será a primeira a chegar.


REFERÊNCIA – Na área do jornalismo automotivo existem alguns nomes obrigatórios, pelo trabalho que desenvolveram. Luiz Carlos Secco certamente é um deles. Em mais de 60 anos de atividades ligadas ao setor, o “Secão” – como era carinhosamente chamado pelos colegas – passou pelo jornal Estadão, foi do timaço do Jornal do Carro, depois assessorias da Ford e da Autolatina e a própria.

Na última quinta, 30, o Secão nos deixou, saltando para o andar de cima, aos 90 anos. Ao filho Zé Carlos, família e amigos, nossa solidariedade.


Divulgação                      Motor 6.7 litros Turbo Diesel entrega 436 cv

TURBO – Ao lado de seus parceiros da Ram, a Cummins Inc. apresentou nos Estados Unidos o novo sistema de motor 6.7 litros Turbo Diesel para as picapes Ram Heavy Duty 2025, o motor diesel para picapes mais avançado já desenvolvido pela empresa. Como parte dessa novidade, a Cummins e a Stellantis ampliaram sua parceria para fornecimento à marca Ram até 2030, abrindo caminho para inovação contínua em uma das marcas de picapes mais icônicas do mercado.

O avançado sistema de motor e powertrain 6.7 litros Turbo Diesel da Cummins estará disponível nos Estados Unidos nos recém-anunciados modelos Ram 2500 e 3500 Heavy Duty, além dos veículos Ram 3500, 4500 e 5500 Chassis Cab.

“Melhoramos a potência, eficiência, facilidade de manutenção e dirigibilidade do nosso mais recente motor 6.7L Turbo Diesel, tornando a linha Ram Heavy Duty 2025 a mais desejável até o momento”, diz Jane Beaman, vice-presidente global de Veículos On-Highway e Picapes da Cummins.

A mais recente oferta da Cummins proporciona desempenho aprimorado, com potências de até 436 cv e torque de 149 kgfm para as picapes, e 364 cv com 110 kgfm de torque para os modelos Chassis Cab. Em estreita colaboração com a Ram e seus fornecedores de powertrain, o motor 6.7L Turbo Diesel de 2025 foi otimizado com uma nova transmissão automática de 8 velocidades, garantindo a combinação ideal entre potência, resposta e dirigibilidade.


REFORÇO – A Cummins anuncia Marcos Nigro Schiesari como o novo gerente executivo de suporte ao cliente para sua divisão Off-Highway Latam. De acordo com sua assessoria, a criação do cargo reforça o compromisso da empresa “no fortalecimento contínuo do relacionamento com os clientes, visando sempre a excelência no atendimento”.

Em nova função, Marcos liderará iniciativas estratégicas focadas no suporte ao cliente, incluindo a otimização de processos, análise de métricas e feedbacks para promover melhorias contínuas.


Divulgação   Placa numerada, no câmbio, revela edição limitada

MUSTANG – A Ford divulgou um teaser do novo Mustang GT Performance com transmissão manual, que será lançado em breve no Brasil. A foto destaca a placa numerada, aplicada junto ao câmbio, mostrando que o modelo será oferecido em edição limitada de apenas 200 unidades.

O Mustang comemorou no ano passado seu 60º aniversário e também a liderança do segmento de carros esportivos no Brasil, com um crescimento de 95% nas vendas após o lançamento do GT Performance de sétima geração. A nova versão com transmissão manual chega para dar continuidade a esse sucesso, ampliando a galeria de modelos especiais do ícone.


HORSE – A Horse iniciou mais uma etapa no processo de nacionalização de motores ao colocar na linha da fábrica de São José dos Pinhais/PR o motor 1.3 turboflex de quatro cilindros, denominado HR13, modelo com 163 cv de 250 Nm (25,5 kgfm) de torque.

No Brasil, este motor já equipa os modelos Renault Duster e Oroch, mas até aqui importava-se da Espanha. Com a nacionalização, a Horse investiu R$ 100 milhões na unidade paranaense desde 2023 e já promete novo aporte de R$ 200 milhões, tendo em vista a capacidade para produção de 600 mil unidades/ano.


TRUCK – A 4Truck prevê um crescimento de 20% no volume de entregas neste ano. Essa projeção pega carona no atual momento por que passa o segmento de pesados no país. Para efeitos de comparação, em 2024 foram comercializadas 122.099 unidades vendidas, representando 17,4% a mais que o volume de 2023 (103.994).


DESEMPENHO – Dia 7 próximo a Anfavea (associação das montadoras) mostrará à imprensa especializada o desempenho do setor, apurados os números de janeiro deste ano.


RODOVIAS – O estado de Minas Gerais lidera o ranking nacional de acidentes fatais em rodovias, com 794 mortes em 2024. Isto representa aumento de 9% em relação ao ano anterior. As BR-116, BR-381 e BR-040 concentram 60% dos óbitos no estado, sendo a colisão frontal e os atropelamentos as principais causas. Para Rafaela Almeida, professora de urbanismo da Uninter, os dados reforçam a urgência de investimentos em infraestrutura, fiscalização e educação no trânsito.

A urgência dessas melhorias é evidente diante dos dados apresentados, diz ela, acrescentando que o quadro atual reflete a necessidade não só de melhorar a infraestrutura, mas também de se investir em educação no trânsito e fiscalização.


Nelson Tucci é editor de Veículos & Negócios, do Jornal PERSPECTIVA.

Leia também no site www.jornalperspectiva.com.br