Nelson Tucci
O time da Fiat fechou o mês de outubro com motivos para
comemorar. A marca conquistou a liderança no mercado brasileiro tanto no
acumulado do ano como também repetiu a performance no encerramento do décimo
mês de 2024. Em outubro a marca alcançou 20,9% de market share e 51.867
unidades emplacadas – sendo mais de 9,5 mil à frente da segunda colocada (VW
com 15,9%).
A marca italiana emplacou três modelos entre os 10 carros
mais vendidos do mercado nacional: Strada, com 14.639 emplacamentos; o Argo,
com 9.265 unidades (seu maior volume de emplacamento do ano); e o Mobi, com
6.505 veículos comercializados.
No acumulado do ano, a Fiat também manteve o título de campeã
de vendas. Foram 422.116 unidades emplacadas entre os meses de janeiro e
outubro deste ano, atingindo 21% de market share.
2 MM –
A Strada atinge o marco histórico de 2 milhões de unidades vendidas. Lançada em
1998, a picape construiu uma trajetória de sucesso. Na segunda geração, que
chegou ao mercado em 2020, a Nova Strada também alcançou números expressivos,
com mais de 600 mil veículos produzidos.
O modelo desenvolvido e produzido no Polo Automotivo
Stellantis de Betim/MG, em outubro atingiu a marca de 2 milhões de unidades
emplacadas. Além do Brasil, a Strada também ganha ruas e rodovias do Uruguai,
Argentina e Paraguai.
FENATRAN – Principal feira do setor de transporte rodoviário de cargas, a Fenatran acontece nesta semana, entre segunda e sexta-feira, no São Paulo Expo.
Everton Lopes, VP da AEA, falará sobre Tendências
Tecnológicas, hoje, 4, e Ricardo França sobre o Combustível do Futuro, na
quinta, 7.
CARDE – A Fundação Lia Maria Aguiar convidou um grupo de jornalistas para o avant-première do Carde, projeto concebido a partir “do nosso profundo compromisso com a arte, a cultura, a saúde e o desenvolvimento social”, destaca. O Carde promete ser um encontro surpreendente com a história e o futuro do Brasil.
Evento ocorrerá no próximo dia 12, em Campos do Jordão/SP.
DESEMPENHO – No próximo dia 6 a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) se reunirá com jornalistas especializados para apresentar e comentar o desempenho do setor automotivo do último mês de outubro.
FREIO –
A ZF Aftermarket lança no mercado de reposição cilindro mestre de freio para
veículos Renault, aumentando sua atual cobertura da linha leve.
Para o modelo Logan, o componente atende os modelos
Authentique; já para o Sandero, os modelos atendidos são Authentique e
Authentique HI-FLEX 2007/2014.
CHAVE – Remover
filtro lubrificante de veículos automotivos, agora ficou facinho com a Chave
Saca Filtro Ajustável da Wurth do Brasil.
A nova ferramenta é essencial para a remoção de filtros de
óleo em veículos leves, pesados, agrícolas e equipamentos industriais. Tem
abertura ajustável de 60 à 120 mm e 11 posições. A chave possui mordentes de
precisão para evitar o deslizamento durante a operação. Com isto, mantém-se o
usuário distante do filtro de óleo, garantindo mais segurança e praticidade ao
longo da remoção.
CENTRO TÉCNICO –
A Cummins, empresa voltada à tecnologia, celebra um marco significativo em sua
trajetória no país com a transformação do Centro Técnico Brasil, após investimento
de R$ 9 milhões desde o início de 2023. Fundada em 1980, a planta evoluiu de um
espaço destinado a testes de motores a um laboratório altamente capacitado,
atendendo às exigências dos mercados local e internacional.
"Nosso objetivo é sermos a primeira escolha da Cummins,
de nossos clientes e parceiros na América Latina, além de um laboratório global
reconhecido. Com a infraestrutura adequada e a expertise de nossa equipe,
estamos prontos para atender às necessidades específicas de cada mercado,
incluindo legislações complexas como América do Norte e Europa", afirma
Rafael Torres, diretor executivo de Engenharia da Cummins.
O Centro Técnico Brasil realiza testes e promove uma
experiência colaborativa entre engenheiros da organização e seus parceiros. A
infraestrutura, composta pelo Centro Piloto, Laboratório de Mecânica Aplicada e
Laboratório de Desenvolvimento de Motores, oferece agilidade e flexibilidade no
desenvolvimento de novos projetos, por meio de um ambiente de testes rigorosos
e personalizados, garantindo a entrega de produtos de alta qualidade,
eficientes e sustentáveis, alinhados às necessidades do mercado e promovendo a
inovação contínua na indústria automotiva.
ESTÁGIO – A Petronas Lubrificantes Brasil (PLB), marca de lubrificantes e fluidos para motores, fará uma nova edição do Programa de Estágio da marca. As vagas são localizadas em Contagem/MG e São Paulo/SP e estão disponíveis para universitários de qualquer curso de graduação.
O processo seletivo será realizado de forma 100% virtual,
oferecendo praticidade e acessibilidade para candidatos de diferentes regiões.
A empresa também oferecerá vagas com localidade flexível, permitindo a atuação
de forma remota.
Para participar é necessário estar cursando o ensino
superior, sem restrição de curso, a partir do 1º semestre. Interessados devem
se inscrever pela plataforma Gupy, no link https://programadeestagiopetronas.gupy.io/
até o dia 10 deste mês.
Nelson Tucci é editor de Veículos & Negócios, do Jornal PERSPECTIVA.
Leia também no
site www.jornalperspectiva.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário