Nelson Tucci
O transporte brasileiro será protagonista na 29ª Conferência
das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima
(COP29), ao participar de diversas atividades da programação. Evento vai de 11
(esta segunda) a 22 de novembro, em Baku, capital do Azerbaijão.
Representantes do setor discutirão os desafios impostos pelas
mudanças climáticas e compartilharão experiências adotadas pela atividade
transportadora brasileira para mitigar os impactos ambientais do setor.
No primeiro dia da COP29 (11/11), o presidente do Sistema
Transporte, Vander Costa, participará do painel Consórcio Amazônia Legal (CAL),
com o tema “Nova infraestrutura verde e adaptação: enfrentamento de grandes
riscos no setor de transportes”. Em seguida será a vez do painel CNseg e
Anfavea, com o tema “O papel da indústria automobilística, dos seguros e dos
transportes na estratégia nacional de sustentabilidade”. A CNI falará no dia 12
e por aí vai.
LÍDERES –
O dia 13 é considerado crucial na programação da COP29, quando ocorrerá a
reunião plenária dos chefes de estado. No mesmo dia, haverá evento organizado
pelo Pacto Global e com participação do transporte.
A programação da COP29, no dia 15 de novembro, terá a tarde
dedicada a atividades relacionadas ao transporte. A chamada “Tarde do
Transporte” será aberta pelo Sistema Transporte e contará com diversos painéis
dedicados ao tema, sob coordenação da ApexBrasil, no Pavilhão Brasil,
localizado na Blue Zone.
O Transporte Brasileiro estará presente no Azerbaijão até o dia
16.
SEGURANÇA – O Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas e Logística no Rio Grande do Sul (SETCERGS) promoverá, neste dia 12, o lançamento da 3ª edição do Programa de Segurança Viária, certificado com a ISO 39001, e a estreia da Certificação Jornada ESG.
Encontro reunirá empresários e gestores do setor de
transporte rodoviário de cargas para discutir avanços em segurança e ações
sustentáveis. O Programa de Segurança Viária, referência em gestão de segurança
no trânsito, visa orientar empresas de transporte na redução de acidentes, com
a certificação ISO 39001. Já a nova Certificação Jornada ESG SETCERGS aborda
práticas de responsabilidade ambiental, social e de governança, incentivando o
setor a adotar ações que reforcem o compromisso com a sustentabilidade.
HÍBRIDOS – Fiat apresenta Fastback e Pulse híbridos unindo performance, eficiência e custo-benefício. Proposta é se consolidar como protagonista no futuro da mobilidade.
Os dois modelos, que a Fiat trata como SUVs, foram escolhidos
para estrear a tecnologia híbrida da marca. O novo motor T200 Hybrid passa a
equipar as versões Audace e Impetus do Fastback e do Pulse. “Como marca que
está no coração dos brasileiros e lidera o mercado nacional nos últimos anos,
temos a obrigação de também liderar esta nova era de transformações,
intensificando os nossos esforços em oferecer uma mobilidade cada vez mais
limpa”, destaca Alexandre Aquino, vice-presidente da Marca Fiat para a América
do Sul.
No ciclo urbano, o Fastback, teve uma redução no consumo de
combustível de 11,5% na gasolina (9,8% no etanol), e no Pulse o percentual é de
10,7% tanto na gasolina, quanto no etanol. O sistema híbrido da Fiat possui motor
elétrico multifuncional que substitui o alternador e motor de partida. Esse
sistema híbrido dual-battery é capaz de gerar torque adicional para o motor
térmico do veículo e energia elétrica para carregar as baterias de chumbo-ácido
de 68Ah e de íon de lítio de 11Ah, ambas de 12V, que fornecem energia ao motor
elétrico. O sistema gera potência de até 3kW, garantindo melhor performance ao
automóvel e redução de consumo de combustível
Durante os próximos anos, mais de 40 novos modelos e 8
powertrains, incluindo opções híbridas e 100% elétricas, serão lançados pela
Fiat e as demais marcas da Stellantis com parte dos R$ 32 bilhões em
investimentos até 2030.
LATINOAMERICA – O Sindipeças divulgou balanço da rodada de negociações realizada em São Paulo no mês passado, da qual 69 associadas participaram em 695 reuniões com 19 compradores de nove países da América Latina: Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, México, Peru, Uruguai e Venezuela.
A estimativa de negócios fechados nos contatos realizados
durante os três dias do evento, segundo pesquisa com os participantes
brasileiros, divulgada pela entidade, é de US$ 2,9 milhões. A projeção para os
próximos 12 meses é de US$ 16,6 milhões.
A rodada de negócios é uma das ações da parceira do
Sindipeças com o BAP, Brasil Auto Parts, e a ApexBrasil, Agência Brasileira de
Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), que tem ajudado
fabricantes brasileiros a conquistar ou ampliar participação no mercado
externo.
ELIS –
Reconhecimento máximo do Effie Awards Brasil, o Grand Effie foi entregue à
campanha “Volkswagen 70 anos, um ícone cultural de volta para o coração dos
brasileiros”, criada pela AlmapBBDO. Bastante comentada pelo público, a
campanha recriou a cantora Elis Regina, por meio da inteligência artificial,
para cantar junto da filha Maria Rita.
Os vencedores da 17ª edição do prêmio de eficácia foram
revelados em cerimônia realizada na semana passada, em São Paulo. A AlmapBBDO
ficou com o troféu de Agência do Ano e um de seus principais clientes ganhou
reconhecimento duplo: o Grupo Boticário conquistou o título de Anunciante do
Ano, enquanto O Boticário foi nomeada Marca do Ano.
Unilever e Mercado Livre ocuparam o segundo e o terceiro
lugares, respectivamente, no ranking de Anunciante do Ano. O marketplace também
ficou com a segunda posição como Marca do Ano, seguida pela Volkswagen, em
terceiro.
CARDE – A Fundação Lia Maria Aguiar convidou um grupo de jornalistas para o avant-première do CARDE, projeto concebido a partir “do nosso profundo compromisso com a arte, a cultura, a saúde e o desenvolvimento social”. O CARDE promete ser um encontro surpreendente com a história e o futuro do Brasil.
Evento ocorrerá no próximo dia 12, em Campos do Jordão/SP.
PODCAST – No POD+ Empresas da semana temos dois podcasts (excepcionalmente, pois o normal é um) focando a sustentabilidade. O primeiro é da Gedanken, com o CEO Lucas Madureira, tratando do Escopo 3, ou seja, o monitoramento do ESG em toda cadeia de produção. Veja em www.youtube.com/watch?v=ULHMMYc7Mdw
Já o segundo é sobre o Instituto Baccarelli e seu Impacto
Social. Este colunista, que apresenta o podcast, entrevistou o maestro Edilson
Ventureli, CEO do Instituto, que constrói o primeiro teatro em território de
favela no mundo, dentro do Heliópolis, na capital paulista. Assista em https://youtu.be/ijGhfx6Z6x8
Nelson Tucci é editor de Veículos & Negócios, do Jornal PERSPECTIVA.
Leia também no
site www.jornalperspectiva.com.br
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