segunda-feira, 11 de novembro de 2024

Transporte Brasileiro na COP29

Divulgação     Setor discutirá desafios para mitigar os impactos ambientais

Nelson Tucci

O transporte brasileiro será protagonista na 29ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP29), ao participar de diversas atividades da programação. Evento vai de 11 (esta segunda) a 22 de novembro, em Baku, capital do Azerbaijão.

Representantes do setor discutirão os desafios impostos pelas mudanças climáticas e compartilharão experiências adotadas pela atividade transportadora brasileira para mitigar os impactos ambientais do setor.

No primeiro dia da COP29 (11/11), o presidente do Sistema Transporte, Vander Costa, participará do painel Consórcio Amazônia Legal (CAL), com o tema “Nova infraestrutura verde e adaptação: enfrentamento de grandes riscos no setor de transportes”. Em seguida será a vez do painel CNseg e Anfavea, com o tema “O papel da indústria automobilística, dos seguros e dos transportes na estratégia nacional de sustentabilidade”. A CNI falará no dia 12 e por aí vai.

LÍDERES – O dia 13 é considerado crucial na programação da COP29, quando ocorrerá a reunião plenária dos chefes de estado. No mesmo dia, haverá evento organizado pelo Pacto Global e com participação do transporte.

A programação da COP29, no dia 15 de novembro, terá a tarde dedicada a atividades relacionadas ao transporte. A chamada “Tarde do Transporte” será aberta pelo Sistema Transporte e contará com diversos painéis dedicados ao tema, sob coordenação da ApexBrasil, no Pavilhão Brasil, localizado na Blue Zone.

O Transporte Brasileiro estará presente no Azerbaijão até o dia 16.


SEGURANÇA – O Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas e Logística no Rio Grande do Sul (SETCERGS) promoverá, neste dia 12, o lançamento da 3ª edição do Programa de Segurança Viária, certificado com a ISO 39001, e a estreia da Certificação Jornada ESG.

Encontro reunirá empresários e gestores do setor de transporte rodoviário de cargas para discutir avanços em segurança e ações sustentáveis. O Programa de Segurança Viária, referência em gestão de segurança no trânsito, visa orientar empresas de transporte na redução de acidentes, com a certificação ISO 39001. Já a nova Certificação Jornada ESG SETCERGS aborda práticas de responsabilidade ambiental, social e de governança, incentivando o setor a adotar ações que reforcem o compromisso com a sustentabilidade.


HÍBRIDOS – Fiat apresenta Fastback e Pulse híbridos unindo performance, eficiência e custo-benefício. Proposta é se consolidar como protagonista no futuro da mobilidade.

Os dois modelos, que a Fiat trata como SUVs, foram escolhidos para estrear a tecnologia híbrida da marca. O novo motor T200 Hybrid passa a equipar as versões Audace e Impetus do Fastback e do Pulse. “Como marca que está no coração dos brasileiros e lidera o mercado nacional nos últimos anos, temos a obrigação de também liderar esta nova era de transformações, intensificando os nossos esforços em oferecer uma mobilidade cada vez mais limpa”, destaca Alexandre Aquino, vice-presidente da Marca Fiat para a América do Sul.

No ciclo urbano, o Fastback, teve uma redução no consumo de combustível de 11,5% na gasolina (9,8% no etanol), e no Pulse o percentual é de 10,7% tanto na gasolina, quanto no etanol. O sistema híbrido da Fiat possui motor elétrico multifuncional que substitui o alternador e motor de partida. Esse sistema híbrido dual-battery é capaz de gerar torque adicional para o motor térmico do veículo e energia elétrica para carregar as baterias de chumbo-ácido de 68Ah e de íon de lítio de 11Ah, ambas de 12V, que fornecem energia ao motor elétrico. O sistema gera potência de até 3kW, garantindo melhor performance ao automóvel e redução de consumo de combustível

Durante os próximos anos, mais de 40 novos modelos e 8 powertrains, incluindo opções híbridas e 100% elétricas, serão lançados pela Fiat e as demais marcas da Stellantis com parte dos R$ 32 bilhões em investimentos até 2030.


LATINOAMERICA – O Sindipeças divulgou balanço da rodada de negociações realizada em São Paulo no mês passado, da qual 69 associadas participaram em 695 reuniões com 19 compradores de nove países da América Latina: Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, México, Peru, Uruguai e Venezuela.

A estimativa de negócios fechados nos contatos realizados durante os três dias do evento, segundo pesquisa com os participantes brasileiros, divulgada pela entidade, é de US$ 2,9 milhões. A projeção para os próximos 12 meses é de US$ 16,6 milhões.

A rodada de negócios é uma das ações da parceira do Sindipeças com o BAP, Brasil Auto Parts, e a ApexBrasil, Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), que tem ajudado fabricantes brasileiros a conquistar ou ampliar participação no mercado externo.


Divulgação                                 “Volkswagen 70 anos, um ícone cultural...”

ELIS – Reconhecimento máximo do Effie Awards Brasil, o Grand Effie foi entregue à campanha “Volkswagen 70 anos, um ícone cultural de volta para o coração dos brasileiros”, criada pela AlmapBBDO. Bastante comentada pelo público, a campanha recriou a cantora Elis Regina, por meio da inteligência artificial, para cantar junto da filha Maria Rita.

Os vencedores da 17ª edição do prêmio de eficácia foram revelados em cerimônia realizada na semana passada, em São Paulo. A AlmapBBDO ficou com o troféu de Agência do Ano e um de seus principais clientes ganhou reconhecimento duplo: o Grupo Boticário conquistou o título de Anunciante do Ano, enquanto O Boticário foi nomeada Marca do Ano.

Unilever e Mercado Livre ocuparam o segundo e o terceiro lugares, respectivamente, no ranking de Anunciante do Ano. O marketplace também ficou com a segunda posição como Marca do Ano, seguida pela Volkswagen, em terceiro.


CARDE – A Fundação Lia Maria Aguiar convidou um grupo de jornalistas para o avant-première do CARDE, projeto concebido a partir “do nosso profundo compromisso com a arte, a cultura, a saúde e o desenvolvimento social”. O CARDE promete ser um encontro surpreendente com a história e o futuro do Brasil.

Evento ocorrerá no próximo dia 12, em Campos do Jordão/SP.


PODCAST – No POD+ Empresas da semana temos dois podcasts (excepcionalmente, pois o normal é um) focando a sustentabilidade. O primeiro é da Gedanken, com o CEO Lucas Madureira, tratando do Escopo 3, ou seja, o monitoramento do ESG em toda cadeia de produção. Veja em www.youtube.com/watch?v=ULHMMYc7Mdw

Já o segundo é sobre o Instituto Baccarelli e seu Impacto Social. Este colunista, que apresenta o podcast, entrevistou o maestro Edilson Ventureli, CEO do Instituto, que constrói o primeiro teatro em território de favela no mundo, dentro do Heliópolis, na capital paulista. Assista em https://youtu.be/ijGhfx6Z6x8


Nelson Tucci é editor de Veículos & Negócios, do Jornal PERSPECTIVA.

Leia também no site www.jornalperspectiva.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário