Nelson Tucci
O mercado interno cresceu 10,2% em julho, as exportações 14%
e os estoques ficaram estáveis, mas a produção não acompanhou esse movimento,
apontando retração de 4,4%. Esse é o quadro automotivo do Brasil, pintado pela
Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).
E enquanto a Argentina assiste ao desenrolar de sua crise
interna – com o pleito eleitoral ainda indefinido e economia desorganizada –, o
México faz as honras da casa e assume a posição de maior parceiro do Brasil no
setor. De janeiro a outubro, os embarques brasileiros para esse país
norteamericano aumentaram 66%, com 117,5 mil unidades embarcadas, considerando
inclusive caminhões e ônibus, que isoladamente avançaram 90%.
Já a produção nacional em outubro foi de 199,8 mil
autoveículos, o que significa 4,4% a menos que em setembro. No acumulado do
ano, a indústria totaliza 1.951 mil unidades, 11 mil a menos que em 2022,
registrando queda de 0,6%. As maiores retrações são nos segmentos de caminhões
(-37,8%) e ônibus (-35,2%), por conta da elevação dos custos provocada pelas
novas tecnologias obrigatórias de controle de emissões, diz a associação das
montadoras.
SEGURANÇA – A Carbon, empresa de segurança automotiva (blindagem), anuncia Eduardo Teixeira como novo diretor financeiro (CFO). A chegada do executivo “marca um passo significativo na contínua expansão e consolidação financeira da empresa”, diz a Carbon, em nota.
Ele tem formação em administração pela Fundação Armando
Álvares Penteado (FAAP) e MBA em finanças pela Business School São Paulo (BSP).
STRADA – Líder de mercado em três países (Brasil, Turquia e Itália), a Fiat continua a aumentar o seu alcance global ao entrar na região do Oriente Médio e África (MEA) com a picape compacta Strada, que chegará à região ainda em novembro.
Atualmente, a Fiat Strada é exportada pelo Brasil para alguns
países da América do Sul, como Uruguai, Paraguai e Argentina. No passado, com a
geração anterior, alcançou países como África do Sul, Grécia, Portugal e
Alemanha. Agora, a picape passará a oferecer a sua inovação e confiabilidade
aos seguintes mercados: Nigéria, Costa do Marfim, Camarões, Cabo Verde,
Guiné-Conacri, Madagascar, Ruanda e Gana.
RESIDÊNCIA – A Stellantis celebra a formatura da primeira e segunda turmas do Programa de Residência Tecnológica, em colaboração com a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e a Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe) através do edital Resitec. Esta parceria é um investimento no futuro da indústria automotiva, preparando mão de obra altamente qualificada e inovadora para suprir as crescentes demandas do setor. A Residência Tecnológica é um passo importante para a transformação da estrutura produtiva e social, através da lógica de produção de inovação da tríplice hélice, integração entre indústria, universidade e governo, contribuindo para um futuro mais promissor no cenário da indústria automotiva.
O Centro de Informática tem trabalhado com a Stellantis há oito
anos em projetos de inovação tecnológica e propiciado diversas iniciativas para
o setor, tais como: (i) o surgimento do LIVE (Laboratório de Inovação para
Cidades Inteligentes), (ii) programa de capacitação internacional com a Oakland
University, projetos de P&D, projetos de Extensão Tecnológica, alguns
desses atrelados ao programa dos Locus de Inovação do estado de Pernambuco,
onde o Centro de Informática coordena o Locus Automotivo.
O programa de residência tecnológica está concluindo a
segunda rodada e formando um total de 74 residentes, sendo 17 na primeira
rodada e outros 57 na segunda.
ELÉTRICO – A Kia América Central
e do Sul mais uma vez surpreendeu o mundo automotivo com o lançamento do SUV
elétrico de três fileiras. É o Kia EV9, marcando uma nova era de mobilidade
elétrica na América Central e do Sul, bem como no Caribe. O lançamento ocorreu
em um conceito inovador chamado “The Kia EV9 Village”, localizado em meio à
beleza do deserto do Atacama, no Chile.
A escolha da Kia pelo deserto do Atacama, conhecido pelas
suas paisagens fascinantes, proporcionou o cenário perfeito para o evento, uma
vez que o modelo representa a convergência entre inovação e beleza natural,
oferecendo uma experiência única no coração do deserto.
CAMINHÕES – A Scania e a Amaggi anunciam
uma venda histórica e pioneira no mercado. O cliente adquiriu os primeiros
caminhões Scania abastecidos com biodiesel 100% (B100). Após um longo período
de testes homologados, a companhia investiu na aquisição de 100 caminhões
totalmente prontos para rodar com o combustível sustentável e contará com a
maior frota rodoviária do agro movida com B100.
A importante ação faz parte da estratégia de descarbonização
da Amaggi, em linha com sua meta SBTi de reduzir suas emissões de gases de
efeito estufa até 2035. O lote total fechado entre as empresas é de 350
unidades e contou com outros 250 modelos 560 R 6x4 Super. O suporte diário para
as operações do cliente está sob responsabilidade da Casa Scania Rota Oeste.
Atualmente, a frota própria da empresa conta com 700
caminhões, devendo fechar o ano de 2024 com 1.100 unidades. “A Amaggi vem sendo
pioneira no uso de modais logísticos sustentáveis, como na navegação fluvial do
arco norte e entendemos que o uso do biodiesel vem na mesma direção, atendendo
os objetivos de descarbonização das operações da empresa”, comentou Judiney
Carvalho, CEO da Amaggi.
Nelson Tucci é editor de Veículos & Negócios, do Jornal PERSPECTIVA.
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site www.jornalperspectiva.com.br
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