Nelson Tucci
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social
(BNDES) aprovou, dia 19 último, financiamento de R$ 2,5 bilhões para a
aquisição de ônibus elétricos pelo município de São Paulo. A previsão é que
sejam comprados entre 1 mil e 1,3 mil ônibus movidos exclusivamente a bateria,
a depender dos modelos a serem selecionados. Isso permitirá a substituição de
10% da frota atual da capital (de 13 mil veículos).
O apoio ocorre por meio de linha de crédito tradicional,
chamada Bndes Finame Direto, e a implantação dos novos ônibus deverá ocorrer
até 2024, evitando a emissão de aproximadamente 63 mil toneladas de CO2
equivalente/ano na atmosfera. São Paulo tem um dos maiores sistemas de
transporte público por ônibus do mundo, transportando, em média, 7,3 milhões de
passageiros por dia útil, em 13 mil veículos e 1.347 linhas.
Será de R$ 8 bilhões o investimento total do município, com
previsão de aquisição de um total de 2.600 veículos e de substituição de cerca
de 20% da frota de ônibus da capital. Do total, R$ 6 bilhões serão recursos da Prefeitura
e R$ 2 bilhões das concessionárias que operam o transporte público por ônibus
na cidade. O montante a cargo da Prefeitura será financiado pelo Banco
Interamericano de Desenvolvimento (BID), Banco Mundial (Bird), Banco do Brasil,
Caixa e Bndes.
SEMIAUTÔNOMOS – A VLI, companhia de soluções logísticas que opera ferrovias, portos e terminais, expandiu o projeto Leader, criado para buscar o melhor desempenho de eficiência energética e, diretamente, também contribuir para a redução de emissão de CO2 para os corredores Sudeste e Leste, na Ferrovia Centro-Atlântica. Inicialmente, no segundo semestre do ano passado, 51 locomotivas com esta tecnologia de assistente de condução passaram a circular no Corredor Norte do país, trecho que liga Porto Nacional (TO) ao sistema portuário de São Luís (MA). Somam-se a elas outras 110 locomotivas no Corredor Sudeste e 29 no Leste, totalizando 190 com esse sistema.
O software permite que, ao atingir velocidade superior a 8
km/hora, o maquinista pode habilitar a condução semiautônoma do trem. O
gerente-geral de Engenharia, Desenvolvimento e Tecnologia Operacional da VLI,
Cesar Toniolo, ressalta que o Leader integra a estratégia de descarbonização da
empresa: “Esta tecnologia permite a identificação de fatores operacionais que
habilitam a sua condução de forma mais eficiente, reduzindo o consumo de
combustíveis fósseis”.
O executivo estima uma economia de combustível de 7% nos
Corredores Leste e Sudeste e de 3,5% no Corredor Norte, com o sistema. A
expectativa da companhia é de que as metas já possam ser alcançadas em 2024, a
partir do aperfeiçoamento contínuo da tecnologia.
PRÓPRIOS – A Webmotors, ecossistema automotivo e principal portal de negócios e soluções para o segmento, apresenta pesquisa que indica o comportamento dos usuários da plataforma em relação às preferências de mobilidade no período pós-pandemia.
De acordo com o levantamento realizado pelo Webmotors
Autoinsights, 67% dos entrevistados utilizam o carro próprio para ir e vir de
suas atividades, enquanto 31% optam pelos aplicativos como principal meio de
locomoção. Ainda nesta pesquisa, 89% dos respondentes manifestaram desejo em
trocar de carro 2024. Para 61% destes, o ideal é um modelo usado, SUV (38%) e
com motor flex (70%).
MUDANÇAS – A Stellantis anunciou Herlander Zola como vice-presidente sênior das marcas Fiat e Abarth para a América do Sul e Comercial de Operações Fiat Brasil. Ele assume cumulativamente a posição de VP sênior da Jeep e Ram Brasil. Ele é mestre em Marketing, Vendas e Serviço pela USCS e MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas.
Ainda no mesmo grupo, a Citroën anunciou Federico Goyret como
o novo vice-presidente sênior de Marketing e Comunicação da marca. Ele se
reporta a Thierry Koskas, CEO da marca Citroën e diretor de Vendas e Marketing
da Stellantis. É formado em engenharia pela Universidade de Buenos Aires e
pós-graduado em Negócios Internacionais pela HEC Montreal, INSEAD e Berlin
School of Creative Leadership.
Em sua nova função, Goyret será responsável pela consolidação
da imagem global da marca Citroën, orquestrando o lançamento de produtos e
garantindo que todos os esforços de marketing e comunicação estejam alinhados
com o plano estratégico e aumentem o valor da marca.
TOALHA – A marca sueca Volta Trucks jogou a toalha. A produtora de caminhões elétricos entrou com pedido de falência em seu país-sede, depois de encontrar problemas com seus fornecedores. Um desses era a Proterra, produtora de peças para caminhões elétricos, que faliu em agosto último.
A companhia ainda tentou driblar a crise, levantando € 300
milhões de investidores, uma vez que tinha encomendas de 5 mil unidades de
caminhões elétricos, mas a coisa não deu certo. Proximamente, a Volta Trucks
também deverá jogar a toalha na Grã-Bretanha.
Nelson Tucci é editor de Veículos & Negócios, do Jornal PERSPECTIVA.
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site www.jornalperspectiva.com.br
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