segunda-feira, 9 de outubro de 2023

Mobilidade sustentável em pauta

Divulgação                            Toda a cadeia produtiva precisa estar engajada

Nelson Tucci

De forma objetiva, a responsabilidade de reduzir a pegada de carbono do automóvel não deve se restringir ao fabricante. Toda a cadeia produtiva precisa estar engajada. É sob tal premissa que acontecerá a 16ª edição do Simpósio Internacional de Lubrificantes, Aditivos e Fluidos, dia 26 próximo, no Millenium Centro de Convenções, em São Paulo. O foco estará no impacto da qualidade de lubrificantes para a descarbonização. O simpósio pretende desenhar os caminhos da mobilidade sustentável.

A palestra de abertura será de Ana Mandelli, do Instituto Brasileiro de Petróleo (IBP), e o evento contará ainda com dois painéis, nove palestras e dois debates. Uma sessão de debates será mediada por Roberta Teixeira, diretora de Lubrificantes da Associação Brasileira de Engenharia Automotiva (AEA).

Na parte da tarde existirá a mesma dinâmica, com uma sessão de debates (após as apresentações), a ser mediada por Simone Hashizume, coordenadora do simpósio.


VENDAS – Com vendas internas em alta e os desafios para as exportações, a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) decidiu revisar as projeções para o fechamento do ano.

A nova previsão (levemente reduzida devido à queda das exportações) é de um fechamento anual com 2.732 mil autoveículos produzidos, algo como 0,1% a mais do que em 2022. Em janeiro deste ano, esperava-se um crescimento de 2,2% para 2023. A produção de automóveis e comerciais leves, por exemplo, tem previsão de 3,2% (outubro), contra os de 4,2% (de janeiro).

“Havia um temor de que o mercado se retrairia após o fim dos descontos oferecidos pelo governo federal, mas a média diária de vendas vem crescendo de forma consistente nos últimos dois meses”, afirmou Márcio de Lima Leite, presidente da associação. Com isso, a projeção de crescimento nos emplacamentos foi elevada de 3% para 6% sobre o volume de 2022, com uma expectativa de 2.230 mil unidades no acumulado deste ano, sendo que para os leves ela foi revista de 4,1% para 7,2% de alta.

Já as exportações vêm sendo o ponto nevrálgico dos primeiros nove meses do ano. A crise na Argentina, que fez nosso tradicional parceiro comercial perder para o México o posto de principal destino das nossas exportações, somada à queda de mercados domésticos no Chile e na Colômbia, fizeram com que os envios de carros brazucas no período recuassem 11,2% – na comparação com o mesmo período de 2022.


DISTRIBUIÇÃO – Já a Fenabrave, federação dos distribuidores, revela que os emplacamentos de veículos, em setembro tiveram queda de 5,4%, na comparação com agosto. Já em relação ao mesmo mês de 2022, registrou alta de 4,8%.

Assim, no acumulado do ano (janeiro a setembro), o setor registra crescimento de 12,5%, com quase todos os segmentos em alta – à exceção de caminhões – apresentando resultado positivo sobre o acumulado do ano passado.


Divulgação                   Viação Águia Branca está firme na campanha

OUTUBRO ROSA – A Viação Águia Branca, empresa de transporte rodoviário de passageiros do Grupo Águia Branca, preparou diversas ações em apoio ao movimento Outubro Rosa, desde o dia 2 último. A companhia mantém desde 2017 alguns veículos personalizados em tons de rosa, que circulam pelos estados do Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo e Bahia.

Neste ano, a cerimônia que marcou a abertura oficial do movimento, capitaneado no Espírito Santo pela Associação Feminina de Educação e Combate ao Câncer (Afecc), foi realizada no Palácio Anchieta, com a presença do ônibus Double Decker cor de rosa da Águia Branca. Entre as iniciativas, no mês, estão definidas viagens dias 6, 7 e 13 de outubro para levar mulheres do Município de Águia Branca para exames de mamografia em Nova Venécia.

No dia 23, cerca de 40 estudantes e profissionais de Enfermagem, Odontologia, Administração e Ciências Contábeis do Centro Universitário Faesa, junto com profissionais e voluntários da Afecc, serão transportados pela Águia Branca para um evento de conscientização na Aldeia Caieiras Velha, em Aracruz. A iniciativa inclui atendimento, realização de exames e palestra sobre prevenção e diagnóstico do câncer de mama na aldeia.


Divulgação                                Carro pode estacionar sozinho

APRENDENDO – A Hyundai Mobis Coreia do Sul anunciou o Mobis Parking System (MPS) 1.0 Premium, uma edição aprimorada de desempenho do primeiro sistema de controle de estacionamento de última geração do mundo (desenvolvido pela empresa em 2021).

Na função principal do sistema (Memory Parking Assist), o motorista estaciona no modo de aprendizado de rota e o veículo memoriza o trajeto. Depois disso, basta o toque de um botão para permitir o estacionamento autônomo na vaga. A essência dessa tecnologia de estacionamento é a fusão de sensores baseados em vídeo, mesclando sensores ultrassônicos e câmeras SVM (Surround View Monitor). Paralelamente foi aplicada uma tecnologia que mede simultaneamente a localização do veículo e mapeia usando as informações obtidas. Ao implementar essas técnicas originárias da robótica, foi constatado que os recursos de assistência à direção permitem uma distância de armazenamento de até 100 metros.


Divulgação                                           Volvo aposta nos modelos elétricos

ELÉTRICOS – A Marcopolo fortalece a sua estratégia de atuação no segmento de eletrificação com o desenvolvimento, para a Volvo Buses América do Sul, de uma versão do seu modelo de carroceria Attivi para o chassi 100% elétrico BZL da marca. O fornecimento reforça a parceria da companhia com as montadoras com operações no Brasil e na América Latina para o desenvolvimento de carrocerias para os diferentes modelos de chassis elétricos disponíveis no mercado.

O primeiro ônibus Volvo BZL com carroceria Marcopolo Attivi em operação na América Latina está sendo testado na cidade de Curitiba/PR, nas linhas Inter 2 e Interbairros II que interligam de forma circular dezenas de bairros daquela capital.

A redução de peso na estrutura da carroceria, importante para compensar o peso dos packs de baterias, foi conseguida com a utilização de aços especiais, garantindo maior rigidez do conjunto.


Nelson Tucci é editor de Veículos & Negócios, do Jornal PERSPECTIVA.

Leia também no site www.jornalperspectiva.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário