Nelson Tucci
De forma objetiva, a responsabilidade de reduzir a pegada de
carbono do automóvel não deve se restringir ao fabricante. Toda a cadeia
produtiva precisa estar engajada. É sob tal premissa que acontecerá a 16ª
edição do Simpósio Internacional de Lubrificantes, Aditivos e Fluidos, dia 26
próximo, no Millenium Centro de Convenções, em São Paulo. O foco estará no
impacto da qualidade de lubrificantes para a descarbonização. O simpósio
pretende desenhar os caminhos da mobilidade sustentável.
A palestra de abertura será de Ana Mandelli, do Instituto
Brasileiro de Petróleo (IBP), e o evento contará ainda com dois painéis, nove
palestras e dois debates. Uma sessão de debates será mediada por Roberta
Teixeira, diretora de Lubrificantes da Associação Brasileira de Engenharia
Automotiva (AEA).
Na parte da tarde existirá a mesma dinâmica, com uma sessão de debates (após as apresentações), a ser mediada por Simone Hashizume, coordenadora do simpósio.
VENDAS – Com vendas internas em alta e os desafios para as exportações, a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) decidiu revisar as projeções para o fechamento do ano.
A nova previsão (levemente reduzida devido à queda das
exportações) é de um fechamento anual com 2.732 mil autoveículos produzidos,
algo como 0,1% a mais do que em 2022. Em janeiro deste ano, esperava-se um
crescimento de 2,2% para 2023. A produção de automóveis e comerciais leves, por
exemplo, tem previsão de 3,2% (outubro), contra os de 4,2% (de janeiro).
“Havia um temor de que o mercado se retrairia após o fim dos
descontos oferecidos pelo governo federal, mas a média diária de vendas vem
crescendo de forma consistente nos últimos dois meses”, afirmou Márcio de Lima
Leite, presidente da associação. Com isso, a projeção de crescimento nos
emplacamentos foi elevada de 3% para 6% sobre o volume de 2022, com uma
expectativa de 2.230 mil unidades no acumulado deste ano, sendo que para os
leves ela foi revista de 4,1% para 7,2% de alta.
Já as exportações vêm sendo o ponto nevrálgico dos primeiros
nove meses do ano. A crise na Argentina, que fez nosso tradicional parceiro
comercial perder para o México o posto de principal destino das nossas
exportações, somada à queda de mercados domésticos no Chile e na Colômbia,
fizeram com que os envios de carros brazucas no período recuassem 11,2% – na
comparação com o mesmo período de 2022.
DISTRIBUIÇÃO – Já a Fenabrave, federação dos distribuidores, revela que os emplacamentos de veículos, em setembro tiveram queda de 5,4%, na comparação com agosto. Já em relação ao mesmo mês de 2022, registrou alta de 4,8%.
Assim, no acumulado do ano (janeiro a setembro), o setor
registra crescimento de 12,5%, com quase todos os segmentos em alta – à exceção
de caminhões – apresentando resultado positivo sobre o acumulado do ano passado.
OUTUBRO ROSA – A Viação Águia Branca,
empresa de transporte rodoviário de passageiros do Grupo Águia Branca, preparou
diversas ações em apoio ao movimento Outubro Rosa, desde o dia 2 último. A
companhia mantém desde 2017 alguns veículos personalizados em tons de rosa, que
circulam pelos estados do Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo e Bahia.
Neste ano, a cerimônia que marcou a abertura oficial do
movimento, capitaneado no Espírito Santo pela Associação Feminina de Educação e
Combate ao Câncer (Afecc), foi realizada no Palácio Anchieta, com a presença do
ônibus Double Decker cor de rosa da Águia Branca. Entre as iniciativas, no mês,
estão definidas viagens dias 6, 7 e 13 de outubro para levar mulheres do
Município de Águia Branca para exames de mamografia em Nova Venécia.
No dia 23, cerca de 40 estudantes e profissionais de
Enfermagem, Odontologia, Administração e Ciências Contábeis do Centro
Universitário Faesa, junto com profissionais e voluntários da Afecc, serão
transportados pela Águia Branca para um evento de conscientização na Aldeia
Caieiras Velha, em Aracruz. A iniciativa inclui atendimento, realização de
exames e palestra sobre prevenção e diagnóstico do câncer de mama na aldeia.
APRENDENDO – A Hyundai Mobis Coreia
do Sul anunciou o Mobis Parking System (MPS) 1.0 Premium, uma edição aprimorada
de desempenho do primeiro sistema de controle de estacionamento de última
geração do mundo (desenvolvido pela empresa em 2021).
Na função principal do sistema (Memory Parking Assist), o
motorista estaciona no modo de aprendizado de rota e o veículo memoriza o
trajeto. Depois disso, basta o toque de um botão para permitir o estacionamento
autônomo na vaga. A essência dessa tecnologia de estacionamento é a fusão de
sensores baseados em vídeo, mesclando sensores ultrassônicos e câmeras SVM
(Surround View Monitor). Paralelamente foi aplicada uma tecnologia que mede
simultaneamente a localização do veículo e mapeia usando as informações
obtidas. Ao implementar essas técnicas originárias da robótica, foi constatado
que os recursos de assistência à direção permitem uma distância de
armazenamento de até 100 metros.
ELÉTRICOS – A Marcopolo fortalece
a sua estratégia de atuação no segmento de eletrificação com o desenvolvimento,
para a Volvo Buses América do Sul, de uma versão do seu modelo de carroceria
Attivi para o chassi 100% elétrico BZL da marca. O fornecimento reforça a parceria
da companhia com as montadoras com operações no Brasil e na América Latina para
o desenvolvimento de carrocerias para os diferentes modelos de chassis
elétricos disponíveis no mercado.
O primeiro ônibus Volvo BZL com carroceria Marcopolo Attivi
em operação na América Latina está sendo testado na cidade de Curitiba/PR, nas
linhas Inter 2 e Interbairros II que interligam de forma circular dezenas de
bairros daquela capital.
A redução de peso na estrutura da carroceria, importante para
compensar o peso dos packs de baterias, foi conseguida com a utilização de aços
especiais, garantindo maior rigidez do conjunto.
Nelson Tucci é editor de Veículos & Negócios, do Jornal PERSPECTIVA.
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site www.jornalperspectiva.com.br
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