Nelson Tucci
Em setembro, as vendas de automóveis usados e seminovos
registraram margem bruta de 12,3%, sendo recorde no ano. Neste ano, a melhor
performance registrada foi em fevereiro (11,5%), o segundo mês consecutivo de
alta do tíquete médio, que passou de R$ 77.578 em agosto para R$ 78.767. Os
dados são do Estudo Performance de Veículos Usados (PVU), realizado pela
MegaDealer com base no levantamento da plataforma Auto Avaliar. O resultado
chama a atenção por conta da queda nas vendas que, segundo a Fenabrave, foram
14% menores em relação ao mês anterior (agosto), de 875 mil unidades.
Apesar desta alta do tíquete médio, o valor no mercado ainda
está abaixo de junho (R$ 81.693). “Há uma tendência de recuperação dos preços
com a volta da normalidade após o impacto do programa de governo que estimulou
a venda de carros novos por um curto período e desestabilizou o mercado de
usados”, explica J.R. Caporal, CEO da Auto Avaliar.
Como ilustração, veículos produzidos entre 2012 e 2015
custavam, em média, R$ 45.135 em junho. Seus valores recuaram para R$ 41.190 em
julho. Mas em agosto tiveram uma leve recuperação para R$ 42.488 e em setembro
já estava em R$ 43.653. O tíquete médio é ainda 3,3% abaixo do junho, mas 2,7%
acima do registro de agosto.
STRADA – Há exatos 25 anos (24 de outubro de 1998) era materializado o projeto da Fiat que viria a ser um ícone no mercado. Nascia a picape Strada, veículo compacto que influenciaria não apenas para o seu segmento, mas também a indústria automotiva nacional.
São mais de 2 milhões de unidades produzidas, até aqui, desde
a sua chegada ao mercado. A Strada se tornou a única picape a chegar ao topo do
mercado brasileiro, sendo o carro mais vendido do país desde 2021. Neste ano de
2023 já foram comercializadas mais de 86 mil unidades do modelo (até setembro)
e a picape passa a ser exportada para o Uruguai, Paraguai e Argentina.
Para celebrar, a Fiat apresentou uma edição especial em
comemoração ao 25º, a Edizione 25 com 1.025 unidades disponíveis.
GIGANTE – A Stellantis N.V. e a Leapmotor anunciaram intenção da Stellantis em investir cerca de 1,5 bilhão de euros para adquirir 20% da Leapmotor, tornando esta uma acionista relevante. O acordo também descreve a formação da Leapmotor Internacional, joint venture 51/49 liderada pela Stellantis que tem direitos exclusivos para a exportação e venda, bem como para a fabricação de produtos da Leapmotor fora da China. Este será o primeiro relacionamento global de veículos elétricos do setor entre uma montadora líder e um OEM chinês (fabricante original de equipamento, na sigla em inglês) de NEV integrada.
A parceria visa impulsionar ainda mais as vendas da Leapmotor
na China, o maior mercado do mundo, ao mesmo tempo em que aproveita a presença
comercial global da Stellantis para acelerar significativamente as vendas da
marca em outras regiões, começando pela Europa.
A Stellantis diz que pretende aproveitar o ecossistema de
veículos elétricos “altamente inovador e econômico da Leapmotor” na China para
ajudar a cumprir as principais metas de eletrificação do Dare Forward 2030, com
a possibilidade de explorar novas sinergias. Cumpridos os protocolos, a joint
venture deverá iniciar suas entregas no segundo semestre de 2024.
SIMULAÇÃO – A concessionária SPMar
realizou, na semana anterior, um simulado de acidente com carga perigosa e
múltiplas vítimas no município de Arujá, altura do km 128, sentido interior, do
Rodoanel Mário Covas (SP-021).
A ação recriou um engavetamento envolvendo dois veículos de
passeio e uma carreta carregada com ácido sulfúrico (nº ONU 1831) causando
interdição total da via, por onde circulam 50 mil veículos dias, sendo 20 mil
caminhões. Participaram da ação as equipes da Artesp, Cetesb, Polícia Militar
Rodoviária (PMRv), Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Grupamento Aéreo Pmesp – Águia
e paramédicos da concessionária.
“Sempre que ocorre um acidente envolvendo veículo com produto
perigoso, tem-se uma situação muito delicada, com riscos para os veículos
envolvidos e também para o meio ambiente no entorno da rodovia, uma vez que
pode acontecer contaminação da água, solo, ar, fauna e flora”, explica Fausto
Cabral, gerente de operações da concessionária SPMar.
SELO – A Hyundai Motor Brasil foi
certificada, pelo quinto ano consecutivo, com o grau máximo do Programa
Brasileiro GHG Protocol, ferramenta originalmente desenvolvida nos Estados
Unidos, em 1998, para quantificar emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE). No
Brasil, o GHG Protocol foi implementado em 2008 pelo Centro de Estudos em
Sustentabilidade da Fundação Getúlio Vargas (GVces), em parceria com o
Ministério do Meio Ambiente.
O “Selo Ouro” é concedido após uma empresa demonstrar o
atendimento de todos os critérios de transparência na publicação de seus dados
de emissões. A certificação é referente aos inventários de emissões do ano base
de 2022. A edição teve recorde de participações, com 434 empresas participantes
e 1256 classificadas com o Selo Ouro, sendo apenas seis montadoras de
automóveis.
MEMÓRIA – No dia 25 de outubro de 1973, há
exatos 50 anos, os irmãos Wilson e Émerson Fittipaldi anunciaram a criação da
primeira e única equipe brasileira de Fórmula 1. A Dana participou ativamente
dessa iniciativa corajosa, pioneira e de grande projeção nacional. Primeiro
dando suporte tecnológico para o desenvolvimento e produção, na época, de um
semieixo de tração totalmente nacional para o eixo traseiro do modelo FD-01,
com componentes da marca Spicer.
Depois, em 2004, liderando o projeto de restauração e resgate
de dois modelos Fittipaldi, o FD-01, pilotado por Wilsinho, e o FD-04, pilotado
por Émerson. Nesse projeto de recuperação de dois veículos da equipe brasileira
de Fórmula 1 desenvolvido pela Dana, a equipe da empresa dedicou muita energia
e disposição para ajudar a resolver todos os desafios que uma ação inédita e
pioneira no Brasil.
Lembrando que Émerson foi campeão mundial em 1972 e 74, da
F1, com outras equipes que não a própria. O primeiro título veio com a Lótus e
o seu segundo com a McLaren. Depois obteve outros troféus pela Fórmula Indy.
DEMISSÕES – Em nossa edição impressa de outubro, em http://jornalperspectiva.com.br/secao/veiculos-e-negocios/, cantamos a bola: o país tem ociosidade acima de 50% e neste ano deve crescer pífios 3% na produção de automóveis.
Na semana seguinte a GM anunciou perto de 1.000 demissões,
das quais 330 só na fábrica-sede de S. Caetano do Sul/SP.
Sindicatos e governos (das três esferas) tentam negociar.
SEGURANÇA – O BYD Dolphin, veículo elétrico mais emplacado do mercado brasileiro em setembro, e o sport coupé elétrico BYD Seal, conquistaram a classificação máxima cinco estrelas no Programa Australiano de Avaliação de Novos Carros (Ancap), uma das mais tradicionais avaliações sobre segurança veicular da Austrália e Nova Zelândia.
Os dois modelos chineses foram submetidos a testes físicos de
proteção estrutural em colisões e também a testes das capacidades de evitar
ativamente batidas contra outros veículos, pedestres e ciclistas com seus
sensores, câmeras e radares de última geração.
Lembrando que a BYD chegou ao Brasil em 2015, inaugurando sua
primeira fábrica de montagem de chassis de ônibus 100% elétricos em
Campinas/SP.
PORTO – A primeira fase das obras do parque Valongo começará no próximo dia 21, em Santos. O projeto, com recursos da iniciativa privada, vai transformar áreas de antigos armazéns portuários, no Centro Histórico, em espaço de lazer, convivência e de atividades esportivas e culturais, com previsão de entrega desta fase até julho de 2024.
Na primeira etapa serão realizadas restauração e
revitalização do armazém 4 e da Casa de Pedra, localizada ao lado, além da
construção da infraestrutura da área de lazer, no vão dos armazéns 5 e 6.
As obras serão executadas pela Cofco International Brasil,
por meio do Termo de Responsabilidade de Implantação de Medidas Mitigadoras
e/ou Compensatórias (Trimmc) firmado entre Prefeitura de Santos e a empresa, em
maio deste ano. O Trimmc prevê o investimento de R$ 15 milhões por parte da
empresa. Além disso, estão previstos mais R$ 5 milhões (aportados pelo Trimmc)
fechados com a Ecoporto no mês passado – destinados para complementar a
primeira etapa do projeto, prevendo a construção da parte náutica, píeres e um
playground, demanda surgida e acatada durante audiência pública.
Nelson Tucci é editor de Veículos & Negócios, do Jornal PERSPECTIVA.
Leia também no
site www.jornalperspectiva.com.br
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