Nelson Tucci
No período entre 2019 e 2022, de incidência mais forte da
pandemia, o sistema de transporte público brasileiro por ônibus urbano
registrou queda de 24,4% na demanda. Isso significa que deixaram de ser
realizados quase 8 milhões de deslocamentos de passageiros por dia, em média,
no período. Enquanto eram realizadas aproximadamente 33 milhões de viagens por
passageiros pagantes por dia em todo o Brasil em 2019, no ano passado a demanda
atendida pelos ônibus urbanos brasileiros caiu para cerca de 25 milhões de
viagens de passageiros pagantes por dia.
A informação é do Anuário 2022-2023 da Associação Nacional
das Empresas de Transportes Urbanos, que traz a série histórica do desempenho
do setor nos últimos 30 anos, além de dados sobre investimentos em
infraestrutura, cidades com subsídios e que adotam a tarifa zero. A estatística
foi apresentada na abertura da 36º edição do Seminário Nacional NTU, realizado
nos dias 8 e 9 últimos, em Brasília.
“Temos observado os sinais de recuperação, mas é preciso
lembrar que a pandemia provocou uma perda acumulada de quase R$ 40 bilhões para o setor”, diz Francisco Christovam na NTU.
MOTOS – Estudo recente da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas (Abraciclo) mostrou que entre os anos de 2012 e 2022 o faturamento do setor de motocicletas simplesmente dobrou. Em 2022 a receita foi de R$ 26 bilhões, contra R$ 13 BI em 2012. No período de pandemia houve aumento de produção, indo de 961.986 unidades fabricadas em 2020 para 1.413.672 no último ano.
Quando se trata de motos elétricas, o crescimento também
ocorre. Dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores
(Fenabrave) apontam que só em 2022 foram emplacados cerca de 7.200 motos e
scooters elétricas. Por terem um valor de aquisição e locação mais baixo que
dos carros, a tendência é que o número de novas motos elétricas cresça mais
rápido que os veículos quatro rodas.
“Se quisermos descarbonizar o planeta, as frotas de países
como o Brasil – que tem uma das matrizes mais limpas do mundo –, devem ser
eletrificadas. Se temos 80% da matriz energética de fontes renováveis, como
energia hídrica, solar e eólica, faz muito sentido que essa energia limpa seja
usada para eletrificar a frota, principalmente de motocicletas, no Brasil”, pondera
Billy Blaustein, cofundador e CEO da Vammo.
LANÇAMENTO – A Silverado é o
próximo lançamento da Chevrolet no Brasil. O modelo será exposto ao público
pela primeira vez na Expointer, feira agropecuária que acontecerá de 26 próximo
a 3 de setembro, em Esteio/RS. Ela será ofertada numa configuração High Country
exclusiva para o mercado brasileiro.
“Além de uma combinação única de equipamentos, a Silverado
vai chegar ao mercado nacional com motor V8 de última geração, com 5.3L e capaz
de otimizar a ativação do número de cilindros conforme a condição de rodagem,
para melhorar a eficiência e o desempenho”, revela Chris Rego, diretora
executiva de Marketing da GM América do Sul.
AFASTE-SE – A fim de proteger os profissionais que atuam salvando vidas na prestação de atendimento médico em acidentes rodoviários, além das equipes de socorro mecânico, de obras e de manutenção, a EcoRodovias aderiu ao Movimento “Afaste-se”, lançado pela CCR Rodovias. “É comum vermos nas pistas alguns motoristas que, ao avistarem um atendimento a acidente em rodovia, por exemplo, se aproximam por curiosidade. Mas esse comportamento coloca em risco a segurança das equipes de atendimento e de todos que trafegam na via. Por isso, a importância dessa campanha de conscientização”, alerta Rui Klein diretor-presidente das Concessões Ecopistas, Ecovias, Ecosul, EcoNoroeste e Ecovias do Araguaia.
A EcoRodovias, que hoje é o grupo com a maior extensão de
rodovias do país, vai instalar faixas, painéis e cartazes da campanha ao longo
de mais de 4 mil quilômetros rodovias atualmente sob operação de 11
concessionárias em oito estados brasileiros. Nesse conjunto de rodovias,
trabalham 2.328 pessoas na operação do tráfego. Diariamente, as concessionárias
do grupo chegam a registrar 1.552 ocorrências nas pistas, em média. A maioria
são casos de panes (mecânica, elétrica ou seca) ou pneu furado que, no ano
passado, somaram 271.555 ocorrências.
“É uma satisfação ter a EcoRodovias aderindo ao movimento
Afaste-se, ação de segurança viária que tem como objetivo mudar a cultura dos
motoristas que trafegam pelas rodovias do Brasil”, comemora Eduardo Camargo,
presidente da CCR Rodovias.
PREFEITURA – A JAC vendeu 38
unidades do sedã 100% elétrico E-J7 à prefeitura de São José dos Campos, cidade
a 100 quilômetros da capital paulista. Trinta delas, já recebidas, serão usadas
pela Guarda Civil Municipal e as outras oito pela Polícia Militar, no Programa
Atividade Delegada. A cidade é uma das pioneiras no mundo a contar com frota
100% elétrica no patrulhamento urbano.
O modelo JAC Motors, adquirido por meio de locação, permite
uma operação ininterrupta das viaturas à disposição da instituição. Com custo
de manutenção bem inferior aos tradicionais modelos a combustão, além da
própria economia na recarga com energia elétrica em lugar de combustíveis
tradicionais, a prefeitura estima que irá poupar R$ 850 mil por ano para os
cofres públicos.
“Não é apenas a economia na ponta do lápis, mas o
investimento na consciência ambiental e a garantia de uso de um veículo que
exige menos dias parados para manutenção, o que otimiza a frota e aumenta a
segurança da população. Estamos muito orgulhosos em participar dessa ação
disruptiva promovida pela prefeitura de São José dos Campos”, comentou Sergio
Habib, presidente do Grupo SHC e da JAC Motors Brasil. O executivo da JAC
calcula que esses 40 JAC E-J7 irão poupar cerca de 1.200 toneladas anuais de
CO2 na atmosfera.
INVESTIMENTOS – A Toyota do Brasil anuncia novos investimentos para o país. Segundo o presidente da montadora, Rafael Chang, há conversas com os governos federal e estadual para estruturar o novo plano. Cabe destacar que o ciclo atual se encerra em 2024, com um total de R$ 7 bilhões investidos.
De acordo com Chang, a empresa negocia com o governo paulista
a entrada no Programa Pró Verde, lançado no final do ano passado, e com o
federal o foco é o Rota 2030.
IMPORTADOS – As 10 marcas filiadas à Associação Brasileira das Empresas Importadoras e Fabricantes de Veículos Automotores (Abeifa), com licenciamento de 2.872 unidades, das quais 2.703 unidades importadas e 169 veículos de produção nacional, anotaram em julho último alta de 19,3% nas vendas, em relação a junho (2.408 unidades), e crescimento de 78,3% frente a igual período de 2022, quando foram comercializadas 1.611 unidades.
No acumulado do ano, as associadas à Abeifa somam 17.003
unidades emplacadas nos primeiros sete meses do ano, sendo 49,7% mais se
comparado ao total de 11.360 veículos licenciados em 2022.
Nelson Tucci é editor de Veículos & Negócios, do Jornal PERSPECTIVA.
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site www.jornalperspectiva.com.br
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