segunda-feira, 10 de abril de 2023

Fiat na liderança

Divulgação                    Strada: na ponta, com 9.935 unidades emplacadas

Nelson Tucci

Ao final do primeiro trimestre do ano, a Fiat está na liderança no mercado interno, apresentando 22,1% de market share e a sua camionete Strada na ponta, com 9.935 unidades emplacadas.

“Março foi um mês importante para a Fiat porque conseguimos atingir nossa maior participação no ano em picapes com a Toro (15,6%) e manter a liderança da Strada no ranking geral do mercado brasileiro, mesmo com a chegada de um novo player no segmento. Além disso, pela primeira vez, fomos a marca número um em SUVs no varejo com quase 14% da categoria. É um ótimo começo para 2023”, afirma Herlander Zola, vice-presidente sênior da Fiat e da Abarth na América do Sul.

No acumulado do ano, a Fiat também comemora o primeiro lugar geral (22% de participação com 96,6 mil unidades) quanto nos segmentos de Hatches (24,3%), Picapes (44,9%) e Vans (36,7%).


IMPORTADOS – As 11 marcas filiadas à Associação Brasileira das Empresas Importadoras e Fabricantes de Veículos Automotores (Abeifa), somaram licenciamentos de 11.145 unidades, das quais 7.625 importadas e 3.520 veículos de produção nacional, no primeiro trimestre do ano. Em vendas, representa queda de 21,9% sobre igual período de 2022, quando foram comercializadas 14.271 unidades.

Na importação, entretanto, as 7.625 unidades vendidas significaram alta de 95,3% frente às 3.905 unidades do primeiro trimestre de 2022; enquanto na produção nacional – com 3.520 unidades – a queda de vendas foi de 66% ante as 10.366 unidades do primeiro trimestre do ano passado.

Na avaliação de João Henrique Garbin de Oliveira, presidente da associação, “o mercado interno de autoveículos passa por um momento de instabilidade, ainda decorrente da pandemia, processo de recuperação de renda das famílias, restrição de crédito, entre outros fatores. Por conta disso, recentemente as fábricas anunciaram paradas pontuais das linhas de produção, em média, por 15 dias. O nosso setor de importados, isoladamente, foi bem neste trimestre porque havia e ainda há uma demanda reprimida por esses produtos mais tecnológicos e há um histórico de venda à vista”.


Divulgação    Commander: o milionésimo SUV, 100% desenvolvido no Brasil

JEEP – O dia 4 de abril, ou melhor 4/4, é mundialmente conhecido como Jeep® Day, em referência a tração 4×4, que é um símbolo da marca, diz a fabricante do modelo ao celebrar o marco de 1 milhão de veículos da Jeep, fabricados no Polo Automotivo Stellantis de Goiana/PE. Produzido no fim do mês de março, o milionésimo SUV, foi o Commander, primeira versão Jeep 100% desenvolvido no Brasil.

Na unidade são fabricados os Jeeps Renegade, Compass e Commander, além de outros modelos Stellantis. A marca de 1 milhão agora conquistada leva em conta somente os modelos Jeep produzidos em Goiânia, já que a unidade também é responsável pela manufatura de outros modelos de sucesso da Stellantis.


RESULTADOS – Nesta segunda, 10, terá a coletiva de imprensa da Anfavea, associação das montadoras, revelando resultados do trimestre.


CIRCULAR – A Hyundai anuncia sua entrada no Hub de Economia Circular Brasil (Hub-EC), o primeiro hub criado na América Latina a integrar empresas de diversos segmentos e portes comprometidas com a transição circular. A companhia é a primeira do setor automobilístico a integrar o ecossistema, com o intuito de explorar oportunidades e, em parceria com os demais membros, viabilizar sistemas conjuntos de economia circular, com o olhar para novos materiais e descarbonização. 

Criado pela organização Exchange 4 Change Brasil (E4CB), que orienta a transição para a economia circular no país, o Hub-EC reúne empresas como Gerdau, Electrolux, Tomra, Covestro, Plastiweber e Wise Plásticos entre seus membros. O ecossistema facilita o engajamento e, a partir de uma modelagem única de articulação, promove relações de confiança e transparência, para garantir a troca de informações confidenciais sobre os processos internos de cada empresa. Com isso, diretrizes são criadas para potencializar o ciclo reverso dos materiais, o que dificilmente seria estruturado de forma isolada pelas mesmas companhias. Como exemplo, há projetos em andamento para fortalecer a cadeia reversa do plástico filme e de linha branca.

As iniciativas de sustentabilidade da Hyundai Motor Brasil têm sido reconhecidas. Recentemente, a companhia foi destacada no 26º Prêmio Fiesp de Mérito Ambiental, por suas iniciativas voltadas à sustentabilidade nos processos produtivos. Também foi certificada com o selo Ouro GHG Protocol pelo quarto ano consecutivo, que reconhece empresas que têm controle, gestão e transparência no tratamento dos gases de efeito estufa. Entre as ações sociais, destacam-se, nos últimos oito anos, o Projeto Sorriso Cidadão, em que a Hyundai, a Prefeitura de Piracicaba e o Sindicato dos Metalúrgicos de Piracicaba beneficiaram mais de 60 mil pessoas oferecendo tratamento odontológico básico com consultórios adaptados em trailers.


INCLUSÃO – Um dos pilares das ações de Responsabilidade Corporativa da Cummins Brasil, a educação, foi impulsionado pelo Grupo de Recursos de Colaboradores o ERG (Employee Resource Group) Multicultural Etnia Afro para reduzir a desigualdade educacional de jovens negros em situação de vulnerabilidade social da região de Guarulhos/SP.

No total, 20 jovens foram selecionados para um curso preparatório com foco no aumento do engajamento e experiência desta turma para o mercado de trabalho. Os participantes também participaram do programa de estágio Cummins e quatro estudantes foram contratados como estagiários da companhia nas áreas de engenharia, finanças, RH labor e vendas de motores.

Durante quatro meses, os 20 alunos tiveram reforços diários em português, matemática, redação, inglês entre outras disciplinas e puderam aprender sobre carreira com os voluntários da Cummins. Além disso, trabalharam suas habilidades socioemocionais e participaram de sessões de workshop, onde puderam compartilhar assuntos diversos, experiências e expectativas de crescimento profissional e pessoal.


Nelson Tucci é editor de Veículos & Negócios, do Jornal PERSPECTIVA.

Leia também no site www.jornalperspectiva.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário