Nelson Tucci
Ao
final do primeiro trimestre do ano, a Fiat está na liderança no mercado
interno, apresentando 22,1% de market share e a sua camionete Strada na ponta,
com 9.935 unidades emplacadas.
“Março
foi um mês importante para a Fiat porque conseguimos atingir nossa maior
participação no ano em picapes com a Toro (15,6%) e manter a liderança da
Strada no ranking geral do mercado brasileiro, mesmo com a chegada de um novo
player no segmento. Além disso, pela primeira vez, fomos a marca número um em
SUVs no varejo com quase 14% da categoria. É um ótimo começo para 2023”, afirma
Herlander Zola, vice-presidente sênior da Fiat e da Abarth na América do Sul.
No
acumulado do ano, a Fiat também comemora o primeiro lugar geral (22% de
participação com 96,6 mil unidades) quanto nos segmentos de Hatches (24,3%),
Picapes (44,9%) e Vans (36,7%).
IMPORTADOS – As 11 marcas filiadas à Associação Brasileira das Empresas Importadoras e Fabricantes de Veículos Automotores (Abeifa), somaram licenciamentos de 11.145 unidades, das quais 7.625 importadas e 3.520 veículos de produção nacional, no primeiro trimestre do ano. Em vendas, representa queda de 21,9% sobre igual período de 2022, quando foram comercializadas 14.271 unidades.
Na
importação, entretanto, as 7.625 unidades vendidas significaram alta de 95,3%
frente às 3.905 unidades do primeiro trimestre de 2022; enquanto na produção
nacional – com 3.520 unidades – a queda de vendas foi de 66% ante as 10.366
unidades do primeiro trimestre do ano passado.
Na
avaliação de João Henrique Garbin de Oliveira, presidente da associação, “o
mercado interno de autoveículos passa por um momento de instabilidade, ainda
decorrente da pandemia, processo de recuperação de renda das famílias,
restrição de crédito, entre outros fatores. Por conta disso, recentemente as
fábricas anunciaram paradas pontuais das linhas de produção, em média, por 15
dias. O nosso setor de importados, isoladamente, foi bem neste trimestre porque
havia e ainda há uma demanda reprimida por esses produtos mais tecnológicos e
há um histórico de venda à vista”.
JEEP
–
O dia 4 de abril, ou melhor 4/4, é mundialmente conhecido como Jeep® Day, em
referência a tração 4×4, que é um símbolo da marca, diz a fabricante do modelo
ao celebrar o marco de 1 milhão de veículos da Jeep, fabricados no Polo
Automotivo Stellantis de Goiana/PE. Produzido no fim do mês de março, o milionésimo SUV, foi o Commander, primeira versão Jeep
100% desenvolvido no Brasil.
Na
unidade são fabricados os Jeeps Renegade, Compass e Commander, além de outros
modelos Stellantis. A marca de 1 milhão agora conquistada leva em conta somente
os modelos Jeep produzidos em Goiânia, já que a unidade também é responsável
pela manufatura de outros modelos de sucesso da Stellantis.
RESULTADOS – Nesta segunda, 10, terá a coletiva de imprensa da Anfavea, associação das montadoras, revelando resultados do trimestre.
CIRCULAR – A Hyundai anuncia sua entrada no Hub de Economia Circular Brasil (Hub-EC), o primeiro hub criado na América Latina a integrar empresas de diversos segmentos e portes comprometidas com a transição circular. A companhia é a primeira do setor automobilístico a integrar o ecossistema, com o intuito de explorar oportunidades e, em parceria com os demais membros, viabilizar sistemas conjuntos de economia circular, com o olhar para novos materiais e descarbonização.
Criado
pela organização Exchange 4 Change Brasil (E4CB), que orienta a transição para
a economia circular no país, o Hub-EC reúne empresas como Gerdau, Electrolux,
Tomra, Covestro, Plastiweber e Wise Plásticos entre seus membros. O ecossistema
facilita o engajamento e, a partir de uma modelagem única de articulação,
promove relações de confiança e transparência, para garantir a troca de informações
confidenciais sobre os processos internos de cada empresa. Com isso, diretrizes
são criadas para potencializar o ciclo reverso dos materiais, o que
dificilmente seria estruturado de forma isolada pelas mesmas companhias. Como
exemplo, há projetos em andamento para fortalecer a cadeia reversa do plástico
filme e de linha branca.
As
iniciativas de sustentabilidade da Hyundai Motor Brasil têm sido reconhecidas.
Recentemente, a companhia foi destacada no 26º Prêmio Fiesp de Mérito
Ambiental, por suas iniciativas voltadas à sustentabilidade nos processos
produtivos. Também foi certificada com o selo Ouro GHG Protocol pelo quarto ano
consecutivo, que reconhece empresas que têm controle, gestão e transparência no
tratamento dos gases de efeito estufa. Entre as ações sociais, destacam-se, nos
últimos oito anos, o Projeto Sorriso Cidadão, em que a Hyundai, a Prefeitura de
Piracicaba e o Sindicato dos Metalúrgicos de Piracicaba beneficiaram mais de 60
mil pessoas oferecendo tratamento odontológico básico com consultórios
adaptados em trailers.
INCLUSÃO – Um dos pilares das ações de Responsabilidade Corporativa da Cummins Brasil, a educação, foi impulsionado pelo Grupo de Recursos de Colaboradores o ERG (Employee Resource Group) Multicultural Etnia Afro para reduzir a desigualdade educacional de jovens negros em situação de vulnerabilidade social da região de Guarulhos/SP.
No
total, 20 jovens foram selecionados para um curso preparatório com foco no
aumento do engajamento e experiência desta turma para o mercado de trabalho. Os
participantes também participaram do programa de estágio Cummins e quatro
estudantes foram contratados como estagiários da companhia nas áreas de
engenharia, finanças, RH labor e vendas de motores.
Durante
quatro meses, os 20 alunos tiveram reforços diários em português, matemática,
redação, inglês entre outras disciplinas e puderam aprender sobre carreira com
os voluntários da Cummins. Além disso, trabalharam suas habilidades
socioemocionais e participaram de sessões de workshop, onde puderam
compartilhar assuntos diversos, experiências e expectativas de crescimento
profissional e pessoal.
Nelson Tucci é editor de Veículos & Negócios, do Jornal PERSPECTIVA.
Leia também no site www.jornalperspectiva.com.br
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