Nelson Tucci
Os
fãs de antigomobilismo podem se preparar para o som dos motores e o brilho das
relíquias. Tudo pronto para o 4º Encontro e Exposição de Carros Antigos Campo
de Marte nos dias 11 e 12 de março, na capital paulista, com entrada gratuita
para o público. A expectativa é de que mais de 1.800 automóveis dos mais
variados modelos, entre clássicos, hot rods e caminhões, participem da
exposição que será montada no hangar 1 do Aeroporto Campo de Marte.
São
esperadas 20 mil pessoas para o evento, que, além da exposição dos carros, terá
música ao vivo, praça de alimentação, área de venda de automóveis, feiras de
peças, de antiguidades e de miniaturas. Haverá ainda uma feira de saúde com
medição de pressão, teste de glicemia e outros procedimentos.
O
encontro vai arrecadar recursos para a Fundação Rotária, que promove ações
sociais no mundo inteiro. As arrecadações são usadas em iniciativas para
reduzir a incidência da poliomielite em até 99% em diferentes locais do
planeta, treinar promotores da paz, aumentar o acesso à água limpa e ajudar no
desenvolvimento econômico de comunidades.
GOL – Startup do segmento automotivo que mais cresceu em 2022 (aumento de 130% no faturamento) e um dos três maiores market places de carros usados do país, a Mobiauto acaba de fazer uma análise para esquadrinhar o comportamento no mercado de usados e seminovos do principal carro já fabricado no Brasil: o Volkswagen Gol.
Produzido
dede 1980, o hatch da marca alemã liderou as vendas de modelos 0 Km por 27 anos
(1987 a 2014), mas se despediu das linhas de montagem no dia 23 de dezembro
último.
A
Mobiauto divulgou uma outra pesquisa que apontava o Gol como o usado mais
procurado do país, com 3,71% de todos os acessos de compradores na plataforma
de anúncios da empresa, o que não deixa de ser algo natural, à medida que o
tamanho da frota se impõe. Mas e a valorização? Ou teria se transformado em
depreciação? Para o CEO da Mobiauto, Sant Clair Castro Jr., o comportamento “é
exemplar”, já que o Gol continua sendo um legítimo campeão de vendas: “Fizemos
um levantamento paralelo da variação de preços no último ano dos 20 carros mais
procurados do país. Na média, esses veículos tiveram uma depreciação de 2,45%,
enquanto o Gol valorizou 2,27%”.
FORD
–
A Ford lançou a camionete F-150 no Brasil, na última semana, e mostrou por que
é considerada um ícone. As 500 unidades disponíveis na pré-venda esgotaram-se
em tempo recorde.
A
marca, que deixou o Brasil em janeiro de 2021, demitindo 3.000 empregados e
fechando fábricas, comemora este lançamento em terras tupiniquins. “Sabíamos
que a F-150 é um produto altamente desejado pelos consumidores brasileiros e
isso foi comprovado pelo sucesso da pré-venda”, diz Marcel Bueno, diretor de
Marketing da Ford América do Sul.
O
modelo apresenta carroceria feita de alumínio e o motor V8 5.0, que, segundo a
montadora, é o mais potente da categoria, com 405 cv. A picape tem transmissão
automática de 10 marchas e vem com pacote off-road completo, incluindo tração
4x4, bloqueio eletrônico do diferencial e oito modos de condução.
CLIMA – Pela quinta vez consecutiva, a Pirelli foi confirmada líder global na luta contra as mudanças climáticas, obtendo uma posição na lista Climate A 2022 do CDP, organização sem fins lucrativos internacional que reúne, dissemina e promove informações sobre questões ambientais.
A
classificação "A", atribuída à Pirelli ao final do processo de
análise, é a nota mais alta e foi concedida a apenas 294 empresas das mais de
18.700 participantes, avaliadas com base na eficácia das ações implementadas
para reduzir emissões e riscos climáticos e desenvolver uma economia de baixas
emissões de carbono.
O
CDP – que também certificou a companhia aberta Loja Americanas, no Brasil – confirma
o compromisso da Pirelli na área de sustentabilidade, no qual a empresa
formalizou seu compromisso de Net Zero (reduções de emissão de CO²) com a
Iniciativa de Metas Baseadas na Ciência (SBTi, na sigla em inglês).
VOLUNTARIADO – Os 55 projetos sociais direcionados pela área de Responsabilidade Corporativa da Cummins Brasil impulsionam a prosperidade das comunidades onde a líder em tecnologia está estabelecida. No ano passado, a Cummins Brasil registrou 90% de participação dos voluntários nos projetos sociais, um crescimento de 7% em relação a 2021. O total de horas dedicadas nestas ações aumentou 28,5%, ou seja, 13.006 horas registradas no ano passado, contra 10.121 horas em 2021.
Como
forma de incentivar seus funcionários às atividades presenciais junto às suas
comunidades, em junho de 2022, a Cummins promoveu a Semana Global de
Voluntariado. Só nesta iniciativa 65 atividades foram realizadas em parceria
com 20 organizações, engajando 431 funcionários.
Em
educação, as ações da Cummins impactaram diretamente mais de 950 estudantes em
2022. Entre os projetos, o TEC - Educação Técnica para as Comunidades, no Rio
de Janeiro/RJ. A Cummins, em parceria com a Schneider Electric e com a Fundação
de Apoio à Escola Técnica (Faetec), apoiam os avanços dos jovens participantes
com equipamentos para atualização e progresso de todo o aprendizado.
Nelson Tucci é editor de Veículos & Negócios, do Jornal PERSPECTIVA.
Leia também no site www.jornalperspectiva.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário